
Futebol
Especialistas dizem que ficou cartão por mostrar no Santa Clara - Sporting em lance com Hjulmand
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Russiano trabalhou com Geny Catamo no Amora e tece rasgados elogios ao ala do Sporting. O atual treinador do Lusitano de Évora recordou a forma inesperada como descobriu o agora pupilo de Rui Borges e lembra que o jogador chegou a fazer testes no Porto, mas acabou por não ficar nos dragões.
"No Amora tínhamos investimento moçambicano"
"No Amora tínhamos investimento moçambicano. O Geny tinha acabado de fazer testes no Porto e estava só de passagem, porque tinha amigos no clube. Conversei com o investidor e disse para o miúdo treinar connosco antes de voltar para Moçambique. Quando ele fez o primeiro treino, disse logo que queria que assinasse contrato", começou por contar ao jornal 'A Bola'.
"Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje"
O elevado custo da inscrição de um jogador estrangeiro obrigou a que Pedro Russiano negociasse e garantisse à direção do emblema do Seixal que Geny seria utilizado: "Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje, muito forte no 1x1. Estreou-se connosco apenas com 17 anos sem vergonha nenhuma e já era o jogador mais desequilibrador da nossa equipa".
Pedro Russiano refere que não é surpreendente que o jogador de 24 anos de idade tenha chegado ao nível de um Clube como o emblema verde e branco: "Não era jogador para os patamares do Campeonato de Portugal. Facilmente ia chegar onde está agora".
O técnico não tem dúvidas de que o jogador ainda vai evoluir: "Está a crescer. É um jogador inteligente e quando se é inteligente joga-se bem em todo o lado. Adapta-se bem a qualquer tipo de posição" acrescentou sobre Geny Catamo, que marcou o golo decisivo na vitória dos leões frente ao Santa Clara (1-0).
Futebolista tem estado a contas com problemas físicos e só deverá voltar às opções do técnico em vésperas do duelo diante dos encarnados
|
O Sporting realizou, este domingo, dia 13 de abril, o primeiro treino após o triunfo (1-0) diante do Santa Clara. Os titulares no embate da 29.ª jornada fizeram apenas ginásio e massagens, enquanto os restantes elementos estiveram no relvado sob orientação de Rui Borges. No entanto Hidemasa Morita - que vive dias felizes na sua vida pessoal - continua de fora e só deverá voltar em vésperas do Benfica - Sporting.
A lesão no pé esquerdo contraída ao serviço da seleção do Japão na data FIFA de março obriga a cuidados redobrados e trabalho de recuperação demorado. Assim, o jogador só estará 100% na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio da Luz, no encontro que pode decidir o campeão nacional 2024/2025.
Além da ausência de Hidemasa Morita, o ala Nuno Santos, além dos médios Daniel Bragança e João Simões continuam a recuperar das respetivas lesões, que obrigaram a intervenções cirúrgicas, e continuam de fora do leque de opções para Rui Borges.
Perante os muitos problemas físicos no plantel, principalmente no meio-campo, o treinador tem sido obrigado a adaptar Zeno Debast. O plantel vai gozar de uma folga na próxima segunda-feira, dia 14 de abril, estando agendado o regresso para terça-feira, tendo em vista a receção ao Moreirense.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Jogador voltou aos relvados, entrando na reta final da vitória do Clube de Alvalade no reduto do Santa Clara (1-0), na 29.ª jornada da Liga
|
O regresso aguardado de Pedro Gonçalves aos relvados foi uma das grandes novidades no encontro que terminou com vitória do Sporting frente ao Santa Clara (1-0). Sérgio Krithinas não tem dúvidas de que o internacional português de 26 anos é um 'reforço' de peso para o que resta jogar até ao final da época.
"O dérbi na Luz, que cada vez mais se veste como uma espécie de final de campeonato"
"O jogo dos Açores era, à partida, aquele que mais perigos escondia para o Sporting antes do dérbi na Luz, que cada vez mais se veste como uma espécie de final de campeonato, duas semanas antes da mais que provável final de Taça de Portugal entre os dois grandes lisboetas", começou por escrever no seu espaço de opinião no jornal Record.
Sérgio Krithinas refere ainda que o triunfo deixou Rui Borges mais descansado: "A vitória, ainda que magra e com uma exibição pouco exuberante (os leões fizeram o mínimo de remates num jogo da Liga, apenas sete), deixa Rui Borges a respirar de alívio e a lançar, nem que seja por algumas horas, a pressão para o outro lado da Segunda Circular, onde os caminhos do calendário são bem mais sinuosos".
"Não precisará de muito tempo para voltar a ser decisivo"
Por fim, enaltece o regresso de Pote, que não jogava pelo Sporting desde dia 10 de novembro de 2024 na vitória por 4-2 no terreno do Braga: "Outra boa notícia foi obviamente o regresso de Pote, após cinco meses de paragem. Não precisará de muito tempo para voltar a ser decisivo", concluiu.
De recordar que, após o encontro, o internacional português falou sobre o problema físico que o afetou e lançou uma declaração enigmática, referindo que tudo se tratou de um erro seu: "Não foi nada de especial, apenas um erro meu e agora espero ter voltado de vez e ainda mais forte" (Recorde AQUI).
Técnico português treinou futebolista no Brasil e tece rasgados elogios ao avançado , que tem estado na órbita do Clube de Alvalade
|
Álvaro Pacheco treinou Clayton no Vasco da Gama e tece rasgados elogios ao avançado do Rio Ave - que tem estado na órbita do Sporting. O técnico de 53 anos diz que o interesse dos três grandes no ponta de lança não é surpreendente e que o jogador vai dar o salto para os grandes palcos.
"Acredito que Clayton já esteja preparado para dar o salto"
"O Clayton está a fazer uma época muito interessante, destacando-se, principalmente, ao fazer golos diante das equipas 'grandes'. Por isso, é perfeitamente normal surgir esse interesse e essa conexão. Depois de duas épocas ao serviço do Casa Pia e desta sua melhor temporada ao serviço do Rio Ave, ao já ter-se afirmado no futebol português, acredito que Clayton já esteja preparado para dar o salto", começou por dizer ao jornal Record.
Álvaro Pacheco defende que o atacante pode ser solução em qualquer sistema de jogo que o Sporting de Rui Borges venha a adotar: "Clayton já correspondeu afirmativamente. O Rio Ave do início desta época jogava numa estrutura idêntica à do Sporting e ele começou logo a fazer boas exibições e a marcar golos".
"Como jogador inteligente que é, Clayton poderá adaptar-se ao sistema em que a equipa venha a jogar"
O técnico não tem dúvidas de que o jogador irá adaptar-se ao contexto: "Agora, encontra-se a jogar num sistema com dinâmicas diferentes, mas continua com um rendimento alto e a marcar... ainda mais golos. Por isso, como jogador inteligente que é, Clayton poderá adaptar-se ao sistema em que a equipa venha a jogar, à imagem do que tem feito esta época".
O Clube de Alvalade, com a iminente venda de Viktor Gyokeres, pode ter maior disponibilidade financeira. Ainda assim, os leões não devem entrar em loucuras pelo avançado, que viu rejeitada uma proposta da Rússia, no valor de cerca de 7 milhões de euros.