
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Marcus Edwards e Jeremiah St. Juste vão deixar o Sporting. A dupla não entra nas contas de Rui Borges para a próxima temporada e os responsáveis leoninos já fizeram saber as intenções para 2024/25, sendo que o grande objetivo passa por um encaixe financeiro de alguns milhões de euros, evitando que saiam a custo zero como pode acontecer a três jogadores do plantel.
Edwards vinha mostrando falta de atitude e compromisso com o plantel desde o início da temporada. Ainda com Ruben Amorim no comando técnico, o inglês raramente saía do banco, tendo tido oportunidade como titular com João Pereira no cargo de treinador principal. A chegada de Rui Borges voltou a ser um retrocesso.
O britânico chegou atrasado à concentração do plantel antes da final da Taça da Liga, diante do Benfica, e ficou afastado das opções. No mercado de janeiro, o Sporting emprestou-o ao Burnley, sendo que os clarets têm uma cláusula de compra obrigatória, caso subam à Premier League, no valor de 11 milhões de euros, dos quais os leões apenas recebem 65% desse valor, visto que o Tottenham detém 35% do passe do jogador.
No que toca a Jeremiah St. Juste, o passado do neerlandês em Alvalade não é simpático, com várias lesões que o impedem de ser opção regular. A Direção de Frederico Varandas já não estava totalmente satisfeita com a situação do central, mas a partida com o Arouca, na qual entregou um golo aos beirões e jogou lesionado sem avisar Rui Borges, terá sido a gota de água.
O 'camisola 3' vai deixar o Sporting no verão e os responsáveis leoninos procuram reaver parte do investimento realizado aquando da sua contratação ao Mainz, em 2022/23. Os verdes e brancos pagaram aos alemães qualquer coisa como 9,5 milhões de euros.
Diretor-geral dos leões avançou com contactos preciosos no sentido de resolver dossiê antigo que envolve um outro clube português
|
A possibilidade de o Sporting garantir a totalidade do passe de Geny Catamo voltou a ganhar força. Após um período de impasse, os leões e o Amora reataram contactos com vista à resolução deste complexo dossiê, marcado por divergências antigas.
De acordo com o jornal Record, os dois clubes reuniram-se em mais do que uma ocasião nas últimas semanas, encontros que serviram para estabelecer as bases para uma nova ronda negocial agendada para o fim da temporada e para os quais foi crucial Bernardo Palmeiro.
O novo diretor-geral do Sporting, substituto escolhido para colmatar a saída de Hugo Viana para o Manchester City, foi elogiado, inclusivamente, por José María Gallego, presidente da SAD do Amora, com o dirigente espanhol a sublinhar mesmo que existe "uma boa sintonia" com o novo 'homem-forte' dos leões.
"A relação com o Bernardo é bastante boa. A sua atitude com o Amora sempre foi de respeito. Logicamente, ele defende os seus interesses e eu os meus, mas há muito boa sintonia", garantiu Gallego, ao jornal supra mencionado, isto depois do nosso jornal já ter dado conta dos planos de Frederico Varandas para Catamo.
Atualmente, o Sporting apenas detém 25% dos direitos económicos de Geny Catamo, enquanto que o Amora conserva os restantes 75%. O início desta história remonta a 2020, altura em que o Clube de Alvalade deixou passar o prazo para adquirir a totalidade do passe por 600 mil euros. Desde então, qualquer tentativa de entendimento esbarrou em obstáculos contratuais e divergências financeiras. O caso complica-se ainda mais com a presença dos Black Bulls de Moçambique, clube que formou Catamo, com este a alegar ter direito a 85% da quota de 75% gerida pelo Amora.
Para já, tanto Sporting como Amora estão focados nos respetivos objetivos competitivos: os leões na luta pelo título da Primeira Liga, e o emblema da Medideira na ambição de subida à Liga 3. Por esse motivo, ambas as direções optaram por adiar qualquer decisão final para o verão, quando as atenções já não estiverem centradas nos relvados.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - conta com 43 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.667 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto fez o gosto ao pé em sete ocasiões, tendo realizado ainda cinco assistências.
Futebolista foi cedido ao emblema algarvio, orientado por Tozé Marreco, mas cenário tem desagradado à SAD liderada por Frederico Varandas
|
A situação de Samuel Justo, médio emprestado pelo Sporting ao Farense, tem gerado desconforto aos responsáveis do Clube de Alvalade, sabe o Leonino. O jogador não entra nas contas de Tozé Marreco, cenário que tem deixada a SAD verde e branca bastante desagradada.
Ao que o nosso Jornal apurou, os responsáveis do Sporting queriam que o jogador somasse minutos no principal escalão do principal português, algo que ficou acordado no momento da cedência, mas o atleta contabiliza apenas uma partida, tendo sido lançado durante 34 minutos, na derrota dos algarvios frente ao Nacional (2-0), em encontro válido para a jornada 21 da Liga Portugal Betclic, a 9 de fevereiro.
O jogador de 21 anos não é convocado pelo Farense há mais de dois meses (num empate frente ao Arouca 2-2 da jornada 23), onde acabou por não sair do banco. Tal como o nosso Jornal já avançou, em Exclusivo, Samuel Justo vai assim deixar o Sporting no final da temporada - sendo que Frederico Varandas já procura um novo clube para o futebolista.
Samuel Justo, com formação feita no Sporting, foi emprestado na época passada ao Casa Pia, somando 25 jogos e um golo, mas no regresso aos leões não conseguiu fixar-se na equipa principal. Até janeiro, o português somava 16 jogos pela equipa B do Sporting na Liga 3, com um golo apontado, antes do empréstimo ao Farense.
Ao fim de 30 jornadas, os leões de Faro estão no 18.º e último posto, com 21 pontos. Com contrato até 2026, Samuel Justo era visto como trunfo de futuro do Sporting, algo que acabou por não se concretizar. A valorização do atleta na Liga Portugal Betclic acabou por não acontecer.
Clube de Alvalade beneficiou de um auto-golo aos 71 minutos para chegar ao triunfo que leva assim os leões à liderança da tabela classificativa
|
A equipa de juvenis do Sporting venceu o Vitória de Setúbal por 1-0, esta quarta-feira, dia 23 de abril, em jogo a contar para a 13.ª (antecipada) jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão. Os leões regressaram aos triunfos depois da derrota frente ao Braga na ronda anterior.
A jogar no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a primeira parte teve muito poucas ocasiões de golo. Nenhuma das equipas tentou arriscar em demasia, pelo que a igualdade a zeros no placard permaneceu até ao final dos primeiros 45 minutos do encontro.
Na segunda parte, os verdes e brancos superiorizaram-se à formação sadina, orientada por João Nicolau, e viriam a chegar ao triunfo à entrada para os últimos 20 minutos. Aos 71', o emblema verde e branco beneficiou de uma infelicidade de um adversário que fez um auto-golo que deu a vitória ao Clube de Alvalade.
Com esta vitória - a 21.ª em 31 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes somam agora 31 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela. O Benfica é segundo (29, mas menos dois jogos). O Braga é terceiro com 26 (menos dois). Na próxima jornada, o Sporting visita o Famalicão. O encontro está marcado para domingo, dia 27 de abril, às 11h00, no Minho.
Equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), José Garrafa, Daniel Ciesielski, Jakub Stasiak, Diego Coxi, Leonardo Tavares, Brandão Batista, Simão Soares, José Mendes, Afonso Ribeiro e Duarte Rosa.