
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geny Catamo voltou a ser o grande destaque da equipa do Sporting, na partida frente ao Santa Clara. Os leões entraram em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para disputar a partida frente ao açorianos, e no final da partida, o internacional moçambicano falou com os jornalistas acerca da disputa complicada.
Relembrar que foi exatamente Geny Catamo quem, à passagem do minuto 50 da partida, conseguiu, depois de um grande passe de Francisco Trincão, marcar o golo que deu a vantagem, e eventualmente a vitória, ao conjunto verde e branco.
"Foi uma vitória decisiva e estou muito feliz por ter marcado e ajudado a equipa", começou por explicar o internacional moçambicano, que nas últimas partidas tem sido aposta de Rui Borges numa posição mais interior do que vinha a ser habitual até agora.
"Já sabíamos que ia ser um jogo difícil mas conseguimos vencer e isso é o mais importante. Agora vamos continua a trabalhar pois temos novo jogo na sexta-feira", completou Geny Catamo, logo a seguir ao Santa Clara - Sporting.
A vitória por 1-0 frente ao Santa Clara significou o regresso do Sporting aos triunfos, depois do empate frente ao Braga na última jornada. Também significa que os leões dormiram no primeiro lugar da Liga Portugal Betclic, ainda que possam voltar a perder essa liderança já este domingo, em virtude da partida do Benfica.
Nome histórico do futebol mundial que passou pelo Clube de Alvalade enaltece feitos alcançados e devaloriza os registos dos principais rivais no campeonato
|
José Mourinho puxou dos galões e defendeu que a equipa do Chelsea que orientou, na temporada 2004/05, é a melhor de sempre do futebol inglês. Sem “papas na língua”, o ex-treinador adjunto do Sporting enalteceu as prestações dos blues, nesse ano, e desvalorizou os feitos alcançados por clubes rivais, como a histórica invencibilidade do Arsenal, em 2003/04, que levou os gunners à conquista da Premier League.
"Sinceramente, não me importa a maneira como as pessoas olham para isso. E espero que a comunidade do Chelsea, os adeptos do Chelsea, deem a mesma resposta do que eu. Estou-me a ca***", começou por afirmar José Mourinho, numa longa entrevista concedida ao jornal britânico The Telegraph.
O técnico português lembrou que, na época 2004/05, o Chelsea conquistou a Premier League, a Taça da Liga inglesa e a Supertaça, além de ter chegado às meias-finais da Liga dos Campeões. No campeonato inglês, a equipa londrina somou 95 pontos, com um saldo de 29 vitórias, oito empates e apenas uma derrota. Esse desaire – sofrido diante do Manchester City – não permitiu ao Chelsea alcançar a invencibilidade no campeonato, que foi conseguida pelo rival Arsenal no ano anterior.
Ainda assim, José Mourinho - que, recentemente, agrediu um treinador adversário - reforça a sua ideia e diz que o importante foi a alegria proporcionada aos adeptos do Chelsea: "Aquilo que me importa é a comunidade do Chelsea, porque, no final, os títulos pertencem à comunidade. As pessoas do Arsenal, do Manchester United e do Manchester City estão-se a ca*** para o Chelsea de 2004/05. Da mesma maneira, nós, o Chelsea, estamo-nos a ca*** para os Invencíveis ou para aquilo que eles fizeram. Aquilo que interessa é aquilo que nós sabemos. Nós sabemos aquilo que fizemos e aquilo que partilhamos entre nós".
Na presente temporada, José Mourinho – que foi treinador-adjunto do Sporting entre 1992 e 1993 – orienta os turcos do Fenerbahçe. A equipa de Istambul está no segundo lugar do campeonato, com 68 pontos, menos seis que o líder Galatasaray (que tem um jogo a mais). O Fenerbahçe joga este domingo, no terreno do Sivasspor, num encontro referente à 31ª jornada da liga turca.
Clube de Alvalade fez questão de voltar a prestar tributo ao "Senhor Formação" antes do encontro deste sábado da 29ª jornada do campeonato
|
Aurélio Pereira faleceu na passada terça-feira, aos 77 anos. Este sábado, a equipa do Sporting entrou em campo, pela primeira vez desde a morte do “Senhor Formação” e os leões fizeram questão de homenagear o histórico olheiro e coordenador do departamento de prospeção do Clube de Alvalade.
O balneário da equipa do Sporting, no Estádio de S. Miguel, nos Açores, foi decorado com uma frase marcante de Aurélio Pereira. Nas paredes do local, os atletas dos leões podiam ler: “Os jogadores do Sporting têm de ter paixão pelo treino, pelo jogo e pela profissão”. Mais tarde, no momento da entrada das equipas em campo, os onze titulares escolhidos por Rui Borges para a partida frente ao Santa Clara surgiram com uma camisola que homenageava o “Senhor Formação”.
Ainda antes do apito inicial do árbitro Cláudio Pereira, foi também respeitado um minuto de silêncio em memória de Aurélio Pereira. Recorde-se que a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portugal decretaram um minuto de silêncio em homenagem à lenda do Sporting, antes do início dos encontros deste fim de semana.
Aurélio Pereira, falecido após uma vida dedicada ao futebol, foi uma figura determinante na formação de atletas e descobridor de alguns dos maiores talentos que marcaram o futebol português e internacional. A sua morte gerou um grande lamento em todo o país, com ex-jogadores, dirigentes e amantes do futebol a enaltecerem a sua dedicação ao desporto e a sua capacidade única de identificar jovens promissores.
Entre os nomes mais conhecidos que passaram pela sua orientação estão Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Futre e outros grandes craques do futebol mundial. O atual jogador do Al Nassr foi um dos primeiros a reagir à morte do “Senhor Formação”: “Um dos grandes símbolos da formação mundial deixou-nos, mas o seu legado viverá para sempre. Nunca deixarei de estar grato por tudo o que fez por mim e por tantos outros jogadores. Até sempre, Senhor Aurélio, obrigado por tudo. Descanse em paz”, escreveu Cristiano Ronaldo, nas redes sociais.
Elemento importante da equipa de São Paulo comentou a vitória no jogo grande da jornada e demonstrou-se muito satisfeito com a capacidade do seu conjunto
|
O Palmeiras entrou em campo, no seu reduto, na noite de sábado para domingo, dia 12 para 13 de abril, para jogar a partida grande da terceira jornada do Brasileirão, frente ao Corinthians. A equipa de Abel Ferreira conseguiu vencer, por 2-0, e no final do jogo o treinador português mostrou-se muito agradado com a capacidade do seu conjunto. Relembrar que o técnico luso tinha, recentemente, perdido este mesmo duelo na final do Paulistão.
"Hoje poderíamos e deveríamos ter feito mais dois ou três golos e não conseguimos. Pena o resultado ter sido muito curto para a produção da nossa equipa", começou por explicar Abel Ferreira, acerca do Palmeiras - Corinthians, de onde a sua equipa saiu vitoriosa.
Aproveitou, de seguida, para responder a alguma críticas: "Fizemos o Paulistão praticamente sem reforços e o nosso melhor jogador lesionou-se. São factos. Eu entendo que as expectativas estão muito altas, nem mesmo o Verstappen [piloto da Red Bull] consegue ganhar sempre, as atualizações às vezes demoram", justificou o treinador português, ex Sporting.
Por último, falou do que vem daqui para a frente: "Não vou alterar nada com críticas que recebemos, há muito trabalho a fazer, muita atualização a fazer na máquina", concluiu Abel Ferreira, na ressaca da vitória por 2-0 no Palmeiras - Corinthians.
Relembrar que, para além de Abel Ferreira, também André Carrillo - jogador peruano que também teve passagem pelo Sporting - participou na partida, do lado do Corinthians. Destacar ainda que o jogo ficou marcado por um episódio insólito, em que os adeptos presentes no estádio mandaram, por mais que uma vez, cabeças de galinhas para o relvado.