Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Sportinguistas apoiam o novo movimento ‘Sem adeptos, não há futebol’, criado este sexta-feira, 25 de setembro. Com efeito, um conjunto de personalidades ligadas ao Sporting CP, sejam Sócios ou apoiantes, tais como Manuel Fernandes, Ricardo Sá Pinto, Beto, Domingos Castro, Fábio Coentrão, Paulo Futre, Carlos Vieira, Paulo Lopo, Tiago Fernandes, Rui Caeiro, André Geraldes e João Duarte juntaram-se, desde a primeira hora, à iniciativa que tem como objetivo “defender o Adepto de futebol, ao mesmo tempo que se defende os Clubes e as competições”. No manifesto, disponível nas redes sociais (Facebook AQUI e Twitter AQUI), o movimento não aceita que o futebol seja tratado de forma diferente: “Nós, Adeptos de futebol, exigimos respeito das entidades que gerem o futebol e de todas as instituições portuguesas. Não aceitamos ser discriminados face a outros espetáculos e atividades”. Porém, o “Sem Adeptos, Não há Futebol” garante que o regresso dos adeptos deve ser feito “de acordo com todas as regras impostas pela DGS, porque, para nós, Adeptos de futebol, a saúde está em primeiro lugar. As medidas de segurança que protegem os cidadãos e os adeptos são uma prioridade para nós”. Para Paulo Lopo, um dos promotores do movimento, “a indústria do futebol enfrenta nesta altura um dos seus maiores desafios. Por um lado, temos a pandemia, que está a estrangular clubes e competições, e por outro temos a concorrência feroz de outras formas de entretenimento que estão a seduzir sobretudo os mais jovens”. Paulo Lopo vai mais longe e não tem dúvidas de que “se nada for feito, a indústria do futebol morre. Sem a paixão dos Adeptos, o futebol não tem qualquer hipótese”, destacando que foi precisamente por isso que, em defesa do futebol, “um conjunto alargado de pessoas dos mais diversos quadrantes da sociedade decidiram dar voz a este Movimento porque Sem Adeptos Não Há Futebol”. Confira todos os 67 signatários do movimento:
Fotografia de Sporting CP
Galardões atribuídos a atletas e funcionários do Clube de Alvalade serão entregues no próximo dia 18 de dezembro, no Hotel Sheraton, em Lisboa
|
0O Sporting revelou, esta quinta-feira, dia 21 de novembro, os vencedores dos Prémios Stromp - galardões entregues pelo Clube de Alvalade às figuras - atletas e não só - que mais se destacaram no universo leonino durante o último ano.
Viktor Gyokeres é o grande destaque da edição de 2024: o avançado sueco venceu o prémio de jogador de futebol do ano, sendo uma das peça centrais na conquista do campeonato nacional em 2023/24. Contratado há pouco mais de um ano, por cerca de 20 milhões de euros, ao Coventry, o Viking de Alvalade provou todo o seu valor: são, neste momento, 66 golos e 18 assistências em 68 jogos de leão ao peito.
Outro dos destaques foi Geovany Quenda: o jovem ala de apenas 17 anos, que se estreou com a equipa principal do Sporting no primeiro jogo da época 24/25 - Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto - venceu o galardão de jogador revelação no futebol, fruto das exibições que fez que lhe valeram a chamada à Seleção nacional no seu primeiro ano de sénior.
Ainda a destacar: o prémio de atleta do ano, para Martim Costa, o de treinador do ano, entregue a Ricardo Costa, e de coordenador do ano, para Carlos Carneiro, todos da secção do andebol - equipa que, de resto, fez uma época tremenda onde voltou a conquistar o campeonato, estando a dar seguimento durante a presente época. A equipa de andebol venceu, em conjunto com a equipa de futebol, a distinção de equipa do ano. De resto, Jéssica Inchude, do atletismo do Sporting foi a atleta feminina do ano.
Os prémios Stromp - que são atribuídos interruptamente desde 1963 - já têm, assim, premiados, mas também data e local: a gala vai decorrer no próximo dia 18 de dezembro de 2024, pelas 20h00, no Hotel Sheraton Lisboa.
Diversos representantes do emblema verde e branco foram figura de destaque em mais uma iniciativa social da Fundação do Clube de Alvalade
|
0Em celebração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (15 de novembro), a Fundação Sporting, e vários atletas do Clube de Alvalade, visitaram a Escola Básica Quinta de Marrocos, em Lisboa, numa das muitas ações de responsabilidade social promvidas pelos leões.
Os futebolistas Vladan Kovacevic, Iván Fresneda, Rafael Besugo e Beatriz Fonseca, juntamente com as integrantes da equipa de atletismo Patrícia Silva e Vera Barbosa, estiveram presentes na atividade que incluiu alguns alunos da escola.
Durante a sessão, os jovens tiveram a oportunidade de conversar com os craques do emblema verde e branco, que estiveram presentes em algumas aulas de Língua Gestual Portuguesa nas quais aprenderam, inclusive, algumas palavras relacionadas com o Sporting.
Em declarações aos meios de comunicação leoninos, Vladan Kovacevic revelou: "Estivemos aqui, aprendemos algo novo e dá para ver que eles ficaram satisfeitos com a nossa presença. Estou muito feliz, foi um ótimo dia", garantindo ter sido um serão "muito bom".
Ainda em entrevista, Inês Seco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, explicou que, "no mês em que se celebra o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, quisemos assinalar essa data e trouxemos cá os atletas. Temos de ser um clube que acolhe toda a gente. Pelo tipo de perguntas feitas, viu-se que estavam muito curiosos. Poderem aprender com os atletas sobre como superar as adversidades é muito importante e é um lição que podem levar para o resto da vida".
Associados com mais de 25 e 50 anos de filiação ao Clube vão receber emblemas, numa cerimónia em que o Dirigente leonino estará presente
|
0Frederico Varandas vai entregar, este domingo, 17 de novembro, os emblemas aos Sócios com mais de 25 e 50 anos de filiação ao Sporting. A cerimónia comemorativa terá lugar no Estádio José Alvalade e decorrerá ao longo do dia, iniciando-se logo pela manhã.
Recorde-se que o número de Sócios do Clube tem vindo a crescer exponencialmente e, consequentemente, a lista de espera para adquirir a Gamebox também. Na sexta-feira, 15 de novembro, realizou-se mais uma gala dos Rugidos de Leão e Frederico Varandas revelou: "Temos o maior número de Sócios pagantes da história e cada vez mais crianças e jovens como novos Sócios do Sporting; temos mais de 8 mil pessoas em lista de espera para adquirir um lugar no Estádio", explicou o Presidente verde e branco.
"Hoje o Sporting é também reconhecido lá fora por uma gestão desportiva e financeira de sucesso. Um Clube com sucesso desportivo aliado a um constante lucro financeiro. E um dos sinais disso é que não há memória na história do futebol deste país de dois colossos europeus virem contratar o nosso treinador e o nosso diretor desportivo", atirou.
A época do Clube de Alvalade tem corrido de maneira muito favorável, principalmente na Liga Portugal. Até ao momento, a equipa agora comandada por João Pereira tem um registo imaculado, somando 11 vitórias em 11 jornadas disputadas, com 39 golos apontados e apenas cinco sofridos.
O emblema verde e branco já venceu jogos importantes na temporada 2024/25, tal como a vitória por 2-0 frente ao Porto e a reviravolta frente ao Braga por 4-2, no Minho. Alguns dos grandes destaques do plantel têm sido Viktor Gyokeres, Francisco Trincão, Morten Hjulmand e Ousmane Diomande.