Futebol
Ex vencedor da Bola de Ouro insultado por adeptos do Sporting: "Um parolo é sempre um parolo"
05 Nov 2025 | 22:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Dez 2019 | 21:00 |
No rescaldo da derrota frente ao LASK Linz, por 3-0, Jorge Silas, treinador leonino, afirmou que “tivemos um jogo difícil porque ficámos com menos um relativamente cedo (…) sabíamos que era um jogo difícil e, qualquer que fosse a equipa que apresentássemos, seria sempre difícil de ganhar”, começou por dizer.
Questionado sobre as nove mudanças que optou por fazer, o treinador do Sporting CP disse que “podíamos vir aqui com todos os nossos jogadores e não sei se ganharíamos, mas íamos, certamente, passar por dificuldades (…) a verdade é que o Bruno Fernandes estava castigado. O Mathieu estava limitado fisicamente. Wendel e Doumbia vinham de quatro jogos seguidos e apresentavam um risco de lesão muito elevado”. Sila concluiu frisando que “não podemos hipotecar o resto da nossa época por um jogo”, explicou.
Sobre o facto de ter lançado no 11 titular por cinco jogadores formados na Academia Sporting, o comandante verde e branco destacou que “queremos apostar na formação e não estamos dispostos a correr riscos? Então não apostamos na formação (…) é preciso paciência, valentia e coragem (…) nós apostámos e temos confiança neles e é nestes jogos que os queremos ver”. Quando perguntado sobre a avaliação que faz da prestação dos mesmos “até esse momento (da expulsão), alguns deles até estavam bastante bem. Os meus jogadores deram tudo e não deram mais porque não puderam (…) estou muito contente com eles”, referiu.
Jorge Silas lembrou ainda que o Sporting CP foi “a única equipa que ganhou ao LASK. O PSV veio aqui e perdeu, por 4-0, e não estava com menos”.
Por sua vez, Sebastian Coates, que foi o capitão leonino nesta partida, valorizou a exibição dos austríacos: “queríamos a vitória, mas defrontámos um adversário muito complicado”. O uruguaio considerou ainda que o golo sofrido bastante cedo foi determinante: “sofremos um golo de bola parada e não podemos cometer estes erros nestas andanças”. Sobre a expulsão, Coates referiu que “em competições europeias, jogar com um homem a menos é muito complicado”. Já relativamente aos jogadores menos utilizados, o central verde e branco afirmou que “todos os jogadores que jogam no Sporting CP tem de ter noção da dimensão deste clube e têm de estar preparados para, a qualquer momento, jogar. Hoje, o mister decidiu que iam jogar e eles tinham de aproveitar essa oportunidade”, disse.
Na análise ao jogo, Eduardo Henrique disse que “conseguimos ter bola, criámos oportunidades, mas acabámos por sair derrotados”. Já com os olhos postos no jogo frente ao CD Santa Clara, “vamos lá em busca dos três pontos. Sabemos que é um jogo muito difícil. A jogar em casa, o Santa Clara é uma boa equipa, mas vamos entrar para conseguir os três pontos”, terminou.
Antigo capitão do Clube de Alvalade reconhece que dupla do emblema verde e branco esteve abaixo do esperado, mas considera justa a igualdade
06 Nov 2025 | 03:00 |
Carlos Xavier analisou a prestação da equipa do Sporting frente à Juventus (1-1), em duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões. Em entrevista em Exclusivo ao Leonino, o antigo capitão do Clube de Alvalade reconhece que Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda estiveram abaixo dos colegas e elege Eduardo Quaresma como o melhor lateral direito do plantel.
"O empate é justo. Era previsível haver uma reação da Juventus, depois do golo. É uma grande equipa, com grandes jogadores. O Sporting soube aguentar a pressão. A ponta de sorte que faltou em Nápoles tivemos agora. Este ponto sabe a vitória", começa por dizer, antes de se debruçar sobre as unidades que considera não terem estado ao melhor nível.
C. Xavier: "O Quenda estava fora dela, não estava a ligar com Vagiannidis e Rui Borges viu bem isso"
"Estava a comentar durante o jogo e que o Quenda estava fora dela, não estava a ligar com Vagiannidis e Rui Borges viu bem isso ao alterar na segunda parte. O Eduardo Quaresma traz outras coisas em termos defensivos que os outros não dão. É a raça, é a rapidez. Até acredito que devia ser o titular da lateral direita, mesmo com Fresneda a 100%", explica o ex-leão que enalteceu a prestação de Rui Silva.
"O Kenan Yildiz esteve a um grande nível, mas o Rui Silva foi realmente o melhor em campo. Esteve excelente. A equipa, no geral, esteve muito bem, tirando as ambições do Quenda e do Vagiannidis". Relativamente às ambições do Sporting na prova, Carlos Xavier não traça metas concretas, mas espera que os comandados de Rui Borges cheguem o mais longe possível.
"Temos o jogo com o PSG, com o Bayern de Munique, que são realmente os favoritos a ganhar a competição. Nós não somos, mas temos ambições. Já no passado eliminámos grandes equipas. É esse pensamento que temos que ter durante todos os jogos e ir o mais longe possível".
C. Xavier e o 'caso Fábio Veríssimo': "O futebol português está cheio disto"
Carlos Xavier falou ainda da nova polémica do futebol português, nomeadamente a tentativa de condicionamento por parte do Porto ao árbitro Fábio Veríssimo: "O futebol português está cheio disto. O problema é esse. Enquanto não houver mão pesada para estas incidências, nada vai mudar. Os mais prejudicados são as equipas pequenas. Esses são os mais prejudicados e não se queixam porque não têm voto na matéria", conclui.
Futebolista que passou pelo emblema verde e branco viveu uma noite de sonho na receção à turma catalã, liderada por Hansi Flick
06 Nov 2025 | 00:00 |
Carlos Forbs, antigo jogador das camadas jovens do Sporting, viveu uma noite de sonho na receção do Club Brugge ao Barcelona (3-3), em partida da quarta jornada da fase de liga da Champions. O extremo internacional sub-21 português bisou e assistiu na partida.
Aos seis minutos, o ex-leão serviu Nicolo Tresoldi para o primeiro do jogo. Só que, dois minutos volvidos, Ferran Torres empatou as contas, ao finalizar na cara de Nordin Jackers. Aos 17', a equipa belga voltou para a frente do marcador (2-1), com uma excelente finalização do futebolista que passou pelo Clube de Alvalade.
O Barcelona voltou a empatar, na sequência de uma jogada finalizada por Lamine Yamal (61'), após entendimento com Fermín López. Os belgas voltaram para a frente do marcador no bis de Carlos Forbs (63'). Ainda assim, a turma catalã conseguiu empatar o duelo, num autogolo de Christos Tzolis (77').
Já na parte final do encontro, o Club Brugge esteve perto de aplicar a segunda derrota ao Barcelona na competição milionária, uma vez que Romeo Vermant ainda introduziu a bola na baliza de Wojciech Szczęsny (que fez recentemente uma revelação sobre Cristiano Ronaldo), mas o lance foi anulado.
Carlos Forbs esteve na formação do Sporting nas épocas de 2013/14 e 2014/15 antes de se sair livremente para o Manchester City. No verão de 2023 rumou ao Ajax por 14 milhões, antes de ser emprestado ao Wolverhampton. No último mercado, assinou em definitivo pela equipa belga por 8,5 milhões de euros.
Juventus não foi além de uma empate caseiro (1-1) frente aos leões, em jogo a contar para a quarta jornada da competição internacional
05 Nov 2025 | 22:53 |
Luciano Spalletti estreou-se num jogo da Liga dos Campeões ao leme da Juventus. A formação italiana não foi além de uma empate caseiro (1-1) frente ao Sporting, a contar para a quarta jornada da competição, e, no final do encontro, o técnico, que já venceu uma Serie A pelo Nápoles, deixou rasgados elogios aos leões.
L. Spalletti: "Sabem jogar bem futebol"
"Se olharmos para as equipas que já enfrentaram o Sporting, eles tiveram muito mais remates à baliza. Trata-se de um adversário complexo para jogar porque têm muitos jogadores internacionais, que sabem jogar bem futebol. Têm uma mentalidade ofensiva e nota-se que vêm para atacar", começou por dizer, em declarações citadas pelo Tuttosport.
L. Spalletti: "Rui Borges é um treinador jovem, mas revelou ser muito competente"
"Rui Borges é um treinador jovem, mas revelou ser muito competente pela forma como colocou a sua equipa a jogar. É difícil tirar-lhes o controlo de jogo. É certo que tivemos um arranque difícil na partida, mas reagimos e merecemos o empate. Ainda assim, perdemos a bola muitas vezes e, quando a recuperávamos, éramos um pouco displicentes, por vezes", atirou ainda.
Recorde-se que Luciano Spalletti sucedeu ao croata Igor Tudor no comando técnico da 'vecchia signora'. O treinador italiano disputou, para já, dois confrontos como treinador da Juve, tendo alcançado uma vitória - frente à Cremonese (2-1) e um empate.
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão no 13.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
Ex vencedor da Bola de Ouro insultado por adeptos do Sporting: "Um parolo é sempre um parolo"
05 Nov 2025 | 22:10
Comentador do Sporting incrédulo com 'caso Veríssimo': "Condicionaram o árbitro premeditadamente"
05 Nov 2025 | 20:30
Depois de golo ao Benfica na Champions, ex Sporting volta a marcar e impede Chelsea de vencer
05 Nov 2025 | 20:07