
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting: O mau tempo vai regressar a Portugal a partir da próxima terça-feira, dia 10 de junho. O país tem vivido dias bastante quentes, mas a chuva e a trovoada voltam a assolar o território nacional, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera - IPMA.
O feriado nacional que celebra o Dia de Portugal ficará marcado por fortes chuvas, trovoada e até queda de granizo em algumas regiões. Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo entre as 18h00 horas desta terça-feira até às 03h00 de quarta-feira,
Os especialistas realçam que no Sul do país a queda de temperatura é notória e, nas próximas horas, deverá atingir os vários concelhos, apesar de ser algo passageiro. No final da semana, é prevista uma melhoria, com a trovoada a dar 'tréguas' aos portugueses.
O IPMA admite ainda a possibilidade de ocorrência de alguns incêndios, com o nível de perigo elevado a manter-se pelo menos até quarta-feira. A estimativa é feita através de cálculos baseados na temperatura, humidade, velocidade do vendo e precipitação por períodos de 24 horas.
Gabriel Boric, presidente do país declarou que convocou o Comité de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid) "para consolidar informações e avaliar danos"
|
Um terremoto de magnitude de 6,4 foi registado na última sexta-feira, dia 5 de junho, na região do Atacama, no norte do Chile. O tremor de terra afetou vários serviços elétrico e ocasionou pequenos deslizamentos de terra, de acordo com relatórios oficiais que dão conta dos danos causados.
O sismo aconteceu às 13h15 locais, segundo o Centro Sismológico Nacional. Numa mensagem na sua conta oficial do 'X', o presidente, Gabriel Boric, disse que as autoridades locais informaram que "não há vítimas reportadas até o momento". Também declarou que convocou o Comité de Gestão de Riscos de Desastres (Cogrid) "para consolidar informações e avaliar danos".
Segundo a imprensa local, houve estragos em vários pontos da cidade de Copiapó, 800 quilómetros ao norte de Santiago. A pré-candidata à presidência Carolina Toha conversava com dois jornalistas num podcast local sobre suas propostas de campanha quando o estúdio começou a tremer.
Os entrevistadores e Toha interromperam a transmissão, levantaram-se imediatamente de suas cadeiras e deixaram o estúdio. "Como resultado deste terremoto, 23.000 clientes tiveram o fornecimento de eletricidade interrompido na região do Atacama" e foram registrados pequenos deslizamentos de terra, disse Miguel Ortiz, vice-diretor de gestão de emergências do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres.
O Chile é um dos países com mais terremotos no mundo. Três placas tectónicas convergem no território: Nazca, Sul-Americana e Antártica. Em 1960, a cidade de Valdivia foi devastada por um terramoto de magnitude 9,5, considerado o mais forte já registado, que matou 9.500 pessoas.
Prodígio italiano e glória sérvia encontraram-se nas meias-finais do segundo grand-slam de 2025, levando o público do Philippe Chatrier à loucura
|
Extra Sporting: Jannik Sinner é finalista de Roland Garros e vai encontrar Carlos Alcaraz no duelo decisivo do segundo grand-slam de 2025. O italiano bateu Novak Djokovic por 3-0 (6-4, 7-5, 7-6), apesar de os sets terem sido bastante nivelados e disputados.
Apesar da enorme experiência e do vasto currículo, Djokovic entrava no court Philippe Chatrier como não favorito ao triunfo, face ao sucesso recente de Sinner, atual líder do ranking ATP. Ainda assim, o sérvio - considerado por muitos o melhor tenista de todos os tempos - deu luta ao jovem de prodígio.
O primeiro set sorriu a Jannik Sinner, que conseguiu quebrar o serviço de Novak Djokovic ao quinto jogo. O italiano viria a dispor de mais dois break-points, podendo tornar o resultado pesado, mas não concretizou qualquer das oportunidades e venceu 6-4.
O segundo parcial desenrolou-se de forma semelhante, com o italiano a ter chances para vencer um jogo de serviço do sérvio. O break surgiu mesmo no 4-3 e Sinner teve oportunidade de fechar com novo 6-4. No entanto, Djokovic aproveitou os primeiros break-points e repôs a igualdade, sendo quebrado de seguida. O italiano venceria por 7-5.
O terceiro parcial era crucial para Novak Djokovic, que teria de vencer para continuar a disputar o encontro. O recordista de grand-slams (24 conquistas) chegou a ter três pontos de set para vencer 6-4, mas Sinner viria a defender-se com excelência e acabaria por vencer no tie-break (7-6).
O encontro que dita o vencedor da edição 2025 de Roland Garros está agendado para as 14h00 do próximo domingo, dia 8 de junho, naquele que será o primeiro duelo entre Jannik Sinner e Carlos Alcaraz numa final de grand-slam. A história recente sorri ao espanhol, que venceu quatro das últimas cinco partidas entre ambos.
Incidente ocorreu numa dependência bancária do Crédito Agrícola, pouco antes das 09h00, desta quinta-feira, dia 5 de junho, no concelho de Redondo
|
Os três homens suspeitos do assalto realizado esta quinta-feira a uma dependência bancária situada na localidade de Montoito, no concelho de Redondo, distrito de Évora, já foram detidos. A GNR procedeu à detenção dos três suspeitos, revelando que têm 30, 39 e 42 anos.
O assalto aconteceu "muito perto das 9 horas", já com o banco em funcionamento, e envolveu três homens encapuzados, um deles armado. "Não há feridos, o pessoal da dependência bancária sabe que foi levado dinheiro, mas não sabe ainda quanto e os suspeitos fugiram numa viatura", acrescentou anteriormente à Agência Lusa uma outra fonte.
Os homens pararam numa loja de chineses para comprar roupa. As autoridades apreenderam as peças de vestuário e dinheiro. A GNR conseguiu intercetar um dos suspeitos. Depois de diligências, os outros dois suspeitos foram apanhados no supermercado Continente.
Em comunicado, as autoridades explicou que os suspeitos foram detidos por militares do Comando Territorial de Évora pela prática do crime de roubo com recurso a arma de fogo. O assalto, envolvendo “três indivíduos encapuzados, um deles armado”, aconteceu “por volta das 08h45”, já com o banco aberto.
A GNR recebeu uma denúncia de roubo na dependência bancária, com recurso a arma de fogo, e efetuou diligências que permitiram apurar que os suspeitos tinham ido para Reguengos de Monsaraz. O caso vai passar para a alçada da Polícia Judiciária, que ficará responsável pela investigação.