Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Pote tem feito estragos e já aponta para os grandes goleadores do Sporting

Titular dos verdes e brancos voltou a fazer o gosto ao pé frente ao Famalicão e deu continuidade a um grande início de temporada 2025/26

Pote deu continuidade ao seu grande momento de forma e chega-se aos lugares cimeiros da lista de goleadores do Sporting
Pote deu continuidade ao seu grande momento de forma e chega-se aos lugares cimeiros da lista de goleadores do Sporting

15 Set 2025 | 09:30 |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves voltou a marcar frente ao Famalicão, na vitória do Sporting do passado sábado, dia 13 de setembro. Desta forma, o ‘camisola 8’ dos leões somou mais um golo ao serviço dos leões e está já a aproximar-se de grandes goleadores da história recente do Clube de Alvalade, como Bas Dost ou Viktor Gyokeres.


O remate certeiro de Pote frente à sua ex-equipa marcou o 86º tento do natural de Vidago de leão ao peito, em 204 jogos, números que lhe valem a entrada no top-20 da lista dos maiores artilheiros leoninos. Desta forma, deixou para trás Marinho e os nomes que se seguem na lista são Bas Dost com 93 e Viktor Gyokeres com 97.


Pedro Gonçalves tem vindo a dar uma grande resposta depois de uma temporada complicada. O criativo teve uma lesão grave na deslocação a Braga na temporada passada, que o afastou das competições durante cinco meses. Já neste início de campeonato já deu várias provas de que não perdeu o jeito, ao ser o jogador com mais contribuições para golo na nova edição da Liga Portugal.


O bom momento de Pote não tem passado despercebido pelos adeptos, nem pela direção do Sporting. A SAD do Clube de Alvalade tem intenções de renovar com o seu ‘camisola 8’, num acerto contratual válido até 2030 e onde passará a auferir de um salário anual entre os 2M e os 3 milhões de euros.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros -  soma já seis jogos: cinco para a Liga Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 513 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou quatro golos e três assistências.



Futebol

Fernando Mendes atira que reforço do Sporting "perde a nível físico"

Antigo jogador dos verdes e brancos fez a sua análise sobre uma das contratações para o plantel de Rui Borges para a temporada 2025/26

Fernando Mendes abordou as principais diferenças entre Luis Suárez e Viktor Gyokeres, além de ter comentado as mudanças na frente de ataque do Sporting
Fernando Mendes abordou as principais diferenças entre Luis Suárez e Viktor Gyokeres, além de ter comentado as mudanças na frente de ataque do Sporting

15 Set 2025 | 09:03 |

Icon Comentário0

Fernando Mendes comparou Luis Suárez a... Viktor Gyokeres, questão incontornável, uma vez que o avançado colombiano chegou ao Sporting com o claro objetivo de se tornar o substituto do internacional sueco, que rumou ao Arsenal neste verão. O antigo jogador dos leões admite que o 'camisola 97' está a ser uma "agradável surpresa".


Suárez? Fernando Mendes: "Agradável surpresa"


"Admito que não conhecia o jogador, apesar dos 31 golos anotados na época passada pelo Almeria [2.ª divisão de Espanha]. Está a ser uma agradável surpresa e permite que o Sporting jogue de uma maneira mais coletiva no ataque", começa por dizer, em declarações ao Desporto ao Minuto.


Fernando Mendes: "Se Suárez conseguisse imitar Gyokeres..."

De seguida, o antigo jogador do Clube de Alvalade falou sobre as principais diferenças entre os dois avançados: "O Gyokeres foi um achado. Durante as duas temporadas em que esteve cá, ganhou jogos sozinho. Foram 50 ou mais golos por época. Se o Luís Suárez conseguisse imitar, era um sinal que o Sporting estava quase sempre perto das vitórias. Ninguém lhe coloca essa pressão. Tem características distintas. O Luis Suárez é similar no trabalho de pressão, mas perde a nível físico, não porque ele seja frágil, mas sim porque o Gyokeres era impressionante nesse aspeto".


Ioannidis? Fernando Mendes: "É forte fisicamente"

Acabado de se estrear pelo Sporting, também Fotis Ioannidis foi contratado para reforçar a frente de ataque dos leões nesta época, algo que Fernando Mendes acredita que pode vir a dar os seus frutos: "É forte fisicamente e poderá formar uma boa parceria com o Luís Suárez, assim que ambos entenderem melhor as ideias do técnico Rui Borges. A aposta em dois avançados não me causa estranheza, dado que será algo necessário ao longo da temporada, sobretudo nos jogos do campeonato realizados em Alvalade. Na sua grande maioria, as equipas apresentam blocos baixos e é preciso alternativas para 'furar' essas muralhas".

Por fim, o antigo jogador teceu elogios a Pote: "O Gyokeres era tão bom, que a equipa colocava de forma imediata a bola na frente, porque, lá está, ele resolvia os jogos sozinho. Este ano é diferente. O Pedro Gonçalves gosta muito de estar envolvido em zonas interiores, com várias tabelas de ligação. Toda a gente tem essa missão de fazer golos e estamos a ver uma versão do 'Pote' semelhante à aquela que vimos na época 2020/21, na qual sagrou-se melhor marcador [23 golos]. Acredito que poderá repetir esse feito, é um jogador excelente, com uma capacidade de finalização acima da média", rematou Fernando Mendes, com mais de uma centena de jogos pelo "clube do coração".


Futebol

Sporting acredita em reforço de última hora para a Liga dos Campeões

Equipa orientada por Rui Borges estreia-se na prova milionária já na próxima quinta-feira, 18 de setembro, frente ao Kairat

Sporting faz tudo por tudo para poder contar com Ousmane Diomande na estreia dos leões nesta edição da Liga dos Campeões, frente ao Kairat
Sporting faz tudo por tudo para poder contar com Ousmane Diomande na estreia dos leões nesta edição da Liga dos Campeões, frente ao Kairat

15 Set 2025 | 08:47 |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande continua a ser dúvida do Sporting para o encontro diante do Kairat Almaty, que marcará a estreia da equipa de Rui Borges nesta edição da Liga dos Campeões. No entanto, os leões têm bons novos indicadores sobre a recuperação do costa-marfinense.


Segundo informações reveladas pelo jornal A Bola, o 'camisola 26' dos verdes e brancos já faz trabalho no relvado, ainda que de forma condicionada e ainda numa fase inicial. Para já, ainda parece difícil que o defesa possa entrar nas contas de Rui Borges para o embate da prova milionária, mas a situação será avaliada.


A mesma fonte adianta que os responsáveis do Sporting, juntamente com a unidade de performance, estão satisfeitos com a recuperação do jogador. No entanto, vale lembrar que o departamento clínico dos leões não pretende forçar o seu regresso à competição.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomandeavaliado em 45 milhões de eurosparticipou em duas partidas. O central internacional pela Costa do Marfim foi titular na Supertaça Cândido de Oliveira, cumprindo 68 minutos diante do Benfica, e ainda frente ao Casa Pia, estando em campo 58', antes de se lesionar.

Sporting volta a entrar em campo na quinta-feira, dia 18 de setembro, frente ao Kairat Almaty. O encontro diante da turma liderada por Rafael Urazbakhtin, válido para a primeira jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Estádio José Alvalade e tem pontapé de saída agendado para as 20h00.



Futebol

'Roubo' de titularidade no Sporting? Mário Jorge dá dica a Borges: "Tem condições para..."

Antigo médio dos verdes e brancos abordou as escolhas no recente duelo diante do Famalicão e acredita que o técnico terá várias opções

Mário Jorge acredita que Georgios Vagiannidis tem condições para tirar Iván Fresneda do onze do Sporting e comentou a frente de ataque de Rui Borges
Mário Jorge acredita que Georgios Vagiannidis tem condições para tirar Iván Fresneda do onze do Sporting e comentou a frente de ataque de Rui Borges

15 Set 2025 | 08:35 |

Icon Comentário0

Mário Jorge acredita que Georgios Vagiannidis está em condições para tirar a titularidade a Iván Fresneda, algo que aconteceu pela primeira vez no Famalicão - Sporting, do último sábado, dia 13 de setembro. O antigo médio do Clube de Alvalade analisou, ainda, a contratação de Fotis Ioannidis e a concorrência que poderá dar a Luis Suárez.


Mário Jorge: "Vagiannidis pode ganhar lugar a Fresneda"


"Vagiannidis já tinha dado boas indicações nos jogos que tinha feito. Tem condições para ganhar o lugar a Fresneda, apesar de o Fresneda não ter comprometido quando jogou", começou por dizer, em recentes declarações ao jornal Record.


Ioannidis? Mário Jorge: "Ainda é muito cedo"

Sobre a estreia de Ioannidis, o ex-jogador dos leões acabou por não se alongar nesta fase: "Ainda é muito cedo para fazer uma análise mais profunda sobre o Ioannidis. Fez os primeiros minutos (22) com o Famalicão, mas, por aquilo que mostrou, vai seguramente aportar mais qualidade à equipa".


Quanto questionado sobre a possibilidade de Ioannidis e Suárez poderem jogar juntos na frente de ataque do Sporting, Mário Jorge lembrou que "vai depender muito da estratégia do treinador e pode variar de jogo para jogo, de adversário para adversário".

No que toca ao internacional colombiano, que apontou um dos golos da vitória dos leões em Famalicão, Mário Jorge teceu elogios: "Gostei do Suárez. Também teve uma oportunidade desperdiçada, mas foi com um golo dele, pleno de oportunismo, que o Sporting conseguiu a vitória".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Conhecido o tempo de paragem de Geny Catamo no Sporting
Futebol

Conhecido o tempo de paragem de Geny Catamo no Sporting

15 Set 2025 | 08:12

Icon Comentário0
Há novidades sobre a lesão de Rui Silva no Sporting
Futebol

Há novidades sobre a lesão de Rui Silva no Sporting

15 Set 2025 | 08:02

Icon Comentário0
Conrad Harder fala da saída do Sporting e 'ignora' Rui Borges: "Semanas agitadas.."
Futebol

Conrad Harder fala da saída do Sporting e 'ignora' Rui Borges: "Semanas agitadas.."

15 Set 2025 | 07:51

Icon Comentário0