
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Out 2025 | 17:12 |
O Sporting realizou esta quarta-feira, dia 15 de outubro, mais um treino de preparação para o jogo em Paços de Ferreira, da Taça de Portugal. Rui Borges contou com o regresso de cinco nomes de peso: Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Georgios Vagiannidis, Morten Hjulmand e Fotis Ioannidis.
O técnico ainda não pôde contar com 10 atletas que estiveram ao serviço das seleções nas últimas horas: Rui Silva, Franciso Trincão e Pote por Portugal, João Simões e Geovany Quenda nos sub-21, além de Rodrigo Ribeiro que esteve ao serviço dos sub-20; Iván Fresneda foi presença nos sub-21 de Espanha, Giorgi Kochorashvili (Geórgia), Geny Catamo (que marcou por Moçambique) e Luis Suárez (Colômbia).
Aos ausentes, juntam-se ainda Nuno Santos e Daniel Bragança (12), que recuperam de graves lesões contraídas na temporada passada. Os jovens Rafael Nel, Rodrigo Dias, Samuel Justo, Rafael Besugo, David Moreira, José Silva e Rômulo Júnior foram chamados pelo treinador.
Após três dias de folgas concedidos pelo treinador dos bicampeões nacionais, foram vários os destaques no quartel-general dos verdes e brancos. Amanhã, os leões voltam às sessões, tudo indica com a chegada da maioria dos futebolistas que ainda não integraram os trabalhos.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Com um 2-2 no marcador, o passaporte para o Mundial pode ser alcançado na próxima jornada, na deslocação à República da Irlanda
15 Out 2025 | 16:48 |
A Seleção Nacional esteve muito perto de assegurar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, mas o empate com a Hungria deixou o apuramento adiado para novembro. A vencer por 2-1 aos 90 minutos, os lusos viram os húngaros selaram o empate já em tempo de compensação. Tomás da Cunha analisou a exibição da equipa das quinas e visou a prestação de Renato Veiga, antigo jogador do Sporting e atual futebolista do Villarreal.
T. da Cunha: "O percurso de Veiga é meritório, mas não se justifica o estatuto dado"
"Lá nos livrámos do discurso sobre qualificações implacáveis e restantes mensagens que em nada correspondem ao que se vê. Só com bola houve conforto a defender. Tudo o resto fez da Hungria uma seleção de topo. O percurso de Veiga é meritório, mas não se justifica o estatuto dado", escreveu na rede social 'X'.
O analista respondeu ainda nos comentários a alguns internautas e também o selecionador Roberto Martínez foi alvo de críticas: "Não fui eu nem foste tu a escolher Renato Veiga como alternativa ao Inácio nem a meter Nuno Tavares para os minutos finais", pode ler-se.
Com um 2-2 no marcador, o passaporte para o Mundial pode ser alcançado na próxima jornada, na deslocação à República da Irlanda, agendada para o próximo dia 13 de novembro, antecedendo a receção à Arménia, no Estádio do Dragão, no dia 16 do referido mês, a fechar a contas do grupo F.
Renato Veiga – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – fez a formação na Academia do Sporting, mas nunca conseguiu chegar ao plantel principal dos leões, na altura orientados por Ruben Amorim. No entanto, foi capitão e representou a equipa B, tendo realizado 31 jogos na formação secundária.
Atacante brasileiro que chegou ao emblema andaluz ainda não convenceu os adeptos e ainda nem sequer é um titular indiscutível
15 Out 2025 | 16:32 |
Luis Suárez deixou um legado pesado no Almería. Thalys foi comprado pelo emblema espanhol por sete milhões de euros para fazer esquecer o agora avançado do Sporting. No entanto, o atacante brasileiro que chegou do Palmeiras ainda não convenceu os adeptos do emblema andaluz.
No total, o jogador apenas atuou em três partidas, tendo sido suplente não utilizado em outros três (87 minutos), sem qualquer golo marcado. Leo Baptistão assumiu a posição de ponta de lança titular, mas o goleador da equipa tem sido Adrián Embarba, com cinco golos e duas assistências em oito jogos.
O Almería soma 15 pontos em nove jornadas, ocupando o sexto lugar da La Liga 2. Thalys ainda deverá receber várias oportunidades por parte de Rubi, já que é visto como uma jovem promessa com bastante futuro, mas ainda longe dos 31 golos marcados por Luis Suárez em 2024/25.
Apesar do bom momento do colombiano, Fotis Ioannidis deve estar prestes a fazer a sua estreia a titular nas competições nacionais, ao serviço do Sporting. Rui Borges pode estar a preparar uma 'prenda' para o helénico e fazer descansar o 'camisola 97' no duelo da Taça de Portugal frente ao Paços de Ferreira
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – soma 11 partidas. O jogador do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: oito para Liga Portugal, dois para a Liga dos Campeões e outro para a Supertaça. Nos 791 minutos que tem em campo, o avançado apontou sete golos e três assistências.
Ala lesionou-se a 26 de outubro de 2024, há praticamente um ano, sendo a terceira vez que o jogador sofre uma lesão grave na carreira
15 Out 2025 | 15:42 |
Nuno Santos prossegue com a recuperação à uma rotura no tendão rotuliano do joelho direito que sofreu ainda nas jornadas inaugurais da temporada passada. O regresso aos relvados do esquerdino de 30 anos está cada vez mais próximo, sendo que o jogador fez uma partilha enigmática nas redes sociais.
Enquanto não volta a jogar, e em jeito de 'teaser' para esse regresso que estará agora mais próximo, Nuno Santos publicou uma fotografia sua a festejar um golo em Paços de Ferreira há duas temporadas, postada pelo Sporting, acrescentou um emoji com uma ampulheta.
O Sporting joga sábado na Mata Real para a Taça e os leões recordaram então algumas imagens a recordar das últimas deslocações do clube leonino à capital do móvel, entre elas a de Nuno Santos a festejar um golo na época 2022/23, num jogo que os leões venceram por 4-0, com o esquerdino a assinar aí um golo de grande classe.
O ala lesionou-se a 26 de outubro de 2024. Relembrar que esta é a terceira vez na carreira do jogador sofre uma lesão grave no joelho direito. O jogador já tinha sofrido uma rotura do tendão rotuliano nessa parte do corpo em 2015, quando alinhava no Benfica, e também em 2018, quando representava o Rio Ave.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – somou apenas 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Veja a publicação: