
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Raphinha continua a realizar uma grande época desportiva em 24/25. O jogador brasileiro, extremo do Barcelona de Hansi Flick, que passou pelo Sporting, vai reforçando a sua candidatura à vitória da Bola de Ouro, jogo após jogo.
A última grande exibição do extremo veio no Brasil - Colômbia, jogo que se disputou na noite de quinta para sexta feira, dia 20 para 21 de março. Um jogo difícil, com início às 00h45, que decorreu em Brasília, e contou para a 13ª. jornada da qualificação sul americana para o Mundial 2026.
A partida começou da melhor forma para o Brasil e para o ex Sporting Raphinha. Logo aos seis minutos do encontro, o extremo do Barcelona não perdoou, e marcou o golo inaugural da partida a partir da marca de grande penalidade. Num jogo com muita ação, a Colômbia ainda chegou ao empate antes do intervalo, com duas caras conhecidas: James Rodríguez assistiu Luis Díaz para a igualdade, já muito perto do descanso, que chegou de seguida.
A etapa complementar começou com muita ação, mas o jogo foi ficando cada vez mais morno, com as duas equipas também preocupadas em não perder. Foi já muito perto do fim que o Brasil chegou ao golo que marcou a diferença na partida: aos 90+9', Vinicius Júnior, extremo do Real Madrid, chegou ao golo da vantagem, com assistência de... Raphinha. Não houve tempo para mais e os brasileiros conseguiram uma vitória complicada em casa.
Com 13 partidas disputadas na qualificação para o Campeonato do Mundo 2026, o Brasil segue em segundo no torneio sul americano, com 21 pontos, mais um que o Uruguai - que tem menos um jogo e hoje defronta a primeira classificada, Argentina. A Colômbia está no sexto posto, com 19 pontos.
Veja, aqui, um vídeo com os melhores momentos de Raphinha no Brasil - Colômbia:
Ex jogador do emblema verde e branco falou sobre coqueluche do Clube de Alvalade que promete dar que falar nos próximos anos no futebol mundial
|
Geovany Quenda tem sido um dos jogadores em destaque na presente temporada do Sporting. Litos, antigo jogador do Clube de Alvalade, mostra ser um fã do jovem prodígio do emblema verde e branco - que surgiu recentemente numa lista de prestígio - e diz que Paulo Futre e Cristiano Ronaldo não apresentavam tanta qualidade aos 17 anos.
"Nunca ninguém conseguiu o que ele já fez"
"Já o disse várias vezes e repito: nunca vi ninguém com 17 anos como Quenda. Nem Paulo Futre, nem Cristiano Ronaldo, nunca vi um jogador com esta maturidade e à-vontade tão jovem. Nunca ninguém conseguiu o que ele já fez", começou por dizer o ex-leão ao jornal 'A Bola'.
O agora pupilo de Rui Borges já foi utilizado na ala direita, na ala esquerda e até no trio da frente, versatilidade que Litos valoriza no jogador: "Só prova o que estou a dizer. Adaptou-se a uma posição que não era a dele, pois fez toda a formação a extremo e com uma naturalidade fantástica". O meu padrinho, o senhor Aurélio Pereira, dizia muitas vezes que jogador destes já não há: com futebol de rua".
"Estes jogadores com futebol de rua são cada vez mais raros"
Litos diz ainda que jogadores como Geovany Quenda são cada vez menos comuns no futebol: "Para ele estar na Liga dos Campeões, na Liga ou estar a jogar na rua com os amigos é perfeitamente igual. O meu padrinho, o senhor Aurélio, dizia muitas vezes que estes jogadores com futebol de rua são cada vez mais raros. E é esse futebol de rua que Quenda tem" completou.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - leva 49 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 3.511 minutos. O internacional sub-21 português tem, para já, seis assistências para os companheiros de equipa e três golos apontados na conta pessoal.
Antigo juiz deu o seu parecer sobre casos polémicos no último encontro do Clube de Alvalade, a contar para a Liga Portugal Betclic
|
Iturralde González analisou os principais casos da jornada 30 da Liga Portugal Betclic. O ex-juiz avaliou um lance que aconteceu aos 87 minutos do Sporting - Moreirense (3-1) entre Jeremiah St. Juste e Rúben Ismael na área leonina, garantido que não existe qualquer falta por parte do central neerlandês.
"Não há nada. St. Juste ganha posição e Ismael não consegue chegar à bola, nem consegue saltar. É uma jogada de futebol, há contacto, mas sem infração, o defesa agiu primeiro, ganhou posição e controlou a situação. Não há motivo nenhum para assinalar penálti, não há nada", escreveu ao jornal Record.
Apesar de ter entrado no decorrer da partida, Jeremiah St. Juste está de saída do Sporting. O central de 28 anos deverá cumprir os derradeiros encontros de leão ao peito na reta final da temporada. O emblema liderado por Frederico Varandas já comunicou a decisão ao jogador e está e pedir 8 milhões de euros aos interessados, tal como o Leonino adiantou em Exclusivo.
Rui Borges aprovou a saída do 'camisola 3' e a Direção de Frederico Varandas definiu o valor acima mencionado como preço para os eventuais interessados, admitindo perder parte do investimento realizado no defesa, que chegou ao Sporting no verão de 2022.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Futebolista nipónico tem estado afastado das convocatórias do Clube de Alvalade, depois de ter sofrido uma lesão ao serviço da seleção
|
Hidemasa Morita continua de fora dos treinos do Sporting. No entanto, há a esperança de que o jogador regresse aos treinos esta segunda-feira, dia 21 de abril, e integre a convocatória do Clube de Alvalade para o duelo frente ao Boavista, no Estádio do Bessa, em jogo a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
A lesão no pé esquerdo contraída ao serviço da seleção do Japão na data FIFA de março obrigou o jogador a estar afastados dos últimos jogos. Assim, o jogador só estará 100% na reta final da temporada, segundo o jornal 'A Bola', nos encontros que podem decidir o campeão nacional de 2024/2025.
Além da ausência de Hidemasa Morita (que pode sair do Sporting por 10 milhões), o ala Nuno Santos, além dos médios Daniel Bragança e João Simões continuam a recuperar das respetivas lesões, que obrigaram a intervenções cirúrgicas, e continuam de fora do leque de opções para Rui Borges.
Perante os muitos problemas físicos no plantel, principalmente no meio-campo, o treinador tem sido obrigado a adaptar Zeno Debast. O plantel já prepara o próximo encontro frente ao Rio Ave, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, depois da vitória por 2-0, em Alvalade.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Golo de Morita ao Estoril esta temporada: