![Sporting mostra bastidores do empate no Dragão... e pormenor salta à vista](/storage/media-items/images/2025/02/morten-hjulmand-porto-sporting_20250208025439.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A 24 de novembro de 2021, o Estádio José Alvalade foi palco de uma noite memorável para o Sporting. Os leões, liderados por Ruben Amorim, receberam e venceram o Borussia Dortmund por 3-1, garantindo a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, um feito que não alcançavam desde a temporada 2008/09.
O 11 inicial da formação verde e branca era composto por Antonio Adán, Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal, o capitão Sebastian Coates e Matheus Reis na defesa, João Palhinha e Matheus Nunes no meio campo, e na frente Pablo Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves. Desta equipa, apenas três atletas ainda estão no Sporting (Inácio, Matheus Reis e Pote).
O jogo começou com o Dortmund a dominar a posse de bola, mas foi o Sporting que inaugurou o marcador aos 30 minutos. Pedro Gonçalves aproveitou uma falha defensiva dos alemães e, com um remate certeiro, colocou os leões em vantagem. Aos 39 minutos, Pote voltou a brilhar, ampliando a vantagem com um remate de fora da área, após recuperar a bola na sequência de um alívio defeituoso da defesa adversária.
No segundo tempo, o Dortmund tentou reagir, mas viu as suas esperanças diminuírem quando Emre Can foi expulso aos 74 minutos, após uma entrada dura sobre Pedro Porro. Aos 81 minutos, Pedro Gonçalves teve a oportunidade de fazer o hat-trick, mas falhou uma grande penalidade. No entanto, na recarga, Pedro Porro cabeceou para o terceiro golo do Sporting, praticamente selando a vitória.
Já nos descontos, aos 90+3 minutos, Donyell Malen reduziu para o Dortmund, mas o golo revelou-se insuficiente para alterar o desfecho da partida. Com este resultado, o Sporting assegurou a segunda posição do Grupo C, atrás do Ajax, e carimbou a passagem aos oitavos de final da competição. Esta vitória não só quebrou um jejum de 13 anos sem marcar presença na fase eliminatória da Liga dos Campeões, como também representou a primeira vitória do Sporting sobre o Borussia Dortmund em competições europeias.
Esta terça-feira, 11 de fevereiro, às 20h00, o Sporting liderado por Rui Borges, volta a defrontar os alemães do Dortmund para a primeira mão do playo-off para os oitavos de final da Liga dos Campeões no Estádio José Alvalade. Recorde os quatro jogadores que vestiram as duas camisolas, com destaque para um antigo internacional português.
Datas e horas dos jogos da 23.ª jornada do campeonato nacional já foram divulgados de forma oficial, com destaque para o jogo dos leões em Vila das Aves
|
A Liga Portugal confirmou os horários das próximas jornadas do campeonato nacional. A ronda 23 tem como destaque o embate entre AVS e Sporting, marcado para as 18h00 do próximo domingo, dia 23 de fevereiro, no Estádio do clube desportivo das Aves, em Vila das Aves.
Ainda não eram, até ao momento, conhecidas as datas da 23ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O dia dos jogos do Clube verde e branco ganha maior importância nesta fase da época, em que os leões disputam partidas para várias frentes, com índices elevados de dificuldade, e com poucos dias de descanso.
De momento, o Sporting é líder da prova, com 51 pontos conquistados. Benfica é segunda classificado, com 47 pontos, e o Porto segue em terceiro lugar, com 43 pontos. O Braga ocupa a quarta posição, mas em igualdade pontual com os dragões desde a última jornada do campeonato.
No entanto, Sporting e AVS ainda têm os seus compromissos referentes à 22.ª jornada antes de se enfrentarem. Os verdes e brancos recebem o Arouca, este sábado, dia 15 de fevereiro, às 20h30, no Estádio José Alvalade. A equipa de Vila das Aves desloca-se ao reduto do Rio Ave dia 16 de fevereiro, às 15h30.
Esta temporada, Sporting e AVS já se enfrentaram por uma ocasião, ainda com Ruben Amorim ao leme da equipa leonina. No primeiro embate, a contar para a sexta jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting levou a melhor, em Alvalade, com o resultado final a fixar-se nos 3-0, e com golos apontados por Conrad Harder e Viktor Gyokeres (2).
Árbitro que ajuizou o último Porto - Sporting e que deu que falar com polémicas decisões na reta final já tem calendário para a próxima quinta-feira
|
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu, esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, um comunicado que adianta que João Pinheiro e António Nobre fazem parte da lista de árbitros divulgada pela UEFA para os jogos europeus que serão disputados esta quinta-feira.
Depois do Clássico da última sexta-feira, a contar para a 21.ª jornada do campeonato nacional e que terminou com um empate a um golo, João Pinheiro irá apitar o AZ Alkmaar-Galatasaray, no playoff da Liga Europa, jogo que irá ser disputado no AFAS Stadion, nos Países Baixos.
Neste encontro, Pinheiro será assistido por Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto que João Gonçalves será o quarto árbitro. Tiago Martins, que um dia antes vai ser o AVAR do Celtic-Bayern, assumirá o videoárbitro, contando com assistência do espanhol Juan Martínez Manuera.
João Nobre, por outro lado, vai ajuizar o encontro que irá opor TSC e Jagiellonia, a contar para a Liga Conferência, e terá como assistentes Pedro Ribeiro e Nélson Pereira. Fábio Veríssimo vai assumir a função de quarto árbitro, Hélder Malheiro vai estar no videoárbitro e Fábio Melo será o AVAR.
Vale lembrar que João Pinheiro, ainda em relação ao encontro entre Porto e Sporting, no Dragão, foi amplamente criticado por não ter assinalado grande penalidade na sequência do corte de carrinho levado a cabo por Zé Pedro sobre Geovany Quenda, já na reta final do encontro. Para além disso, mostrou dois cartões vermelhos de seguida, a Matheus Reis e Diomande, sendo que o último já foi, até, considerado indevido.
Avançado sueco está em dúvida para a partida da Liga dos Campeões entre leões e alemães, mas mesmo assim os jogadores rivais não se esquecem dele
|
O Sporting entra em campo esta terça feira, dia 11 de fevereiro, em partida a contar para o primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os leões defrontam o conjunto alemão do Borussia Dortmund, em Alvalade, e os germânicos já fizeram a habitual conferência de imprensa de antevisão ao embate. Para além de Niko Kovac, treinador principal, Emre Can também falou com os jornalistas.
Entre vários assuntos, o médio alemão comentou o avançado sueco do Sporting, Viktor Gyokeres, que tem estado em grande forma esta época, apesar dos problemas físicos que tem sentido nas semanas recentes. O jogador dos alemães disse o seguinte:
"Vou preparar-me de forma igual, vamos dar tudo de forma igual, esperamos que ele não consiga fazer muito", responde Emre Can. Mesmo sem certezas de que o ponta de lança estará no 11 titular de Rui Borges, Gyokeres parece ser uma preocupação para o Borussia Dortmund.
Emre Can esteve, de resto, na última partida que o Borussia Dortmund disputou em Alvalade, em novembro de 2021, e que terminou com vitória verde e branca. O jogador foi convidado a falar sobre o que mudou nos dois emblemas desde esse jogo, há mais de três anos - que na altura deu, praticamente, o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões ao Sporting.
"Ganharam mais vezes a liga, têm bons jogadores, têm um treinador diferente, um avançado diferente. Eles são uma equipa diferente, como nós, vamos ver como vai ser amanhã", atirou Emre Can, médio do Borussia Dortmund, que fará parte do embate com os leões esta terça feira, dia 11 de fevereiro, pelas 20h00.