
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A 24 de novembro de 2021, o Estádio José Alvalade foi palco de uma noite memorável para o Sporting. Os leões, liderados por Ruben Amorim, receberam e venceram o Borussia Dortmund por 3-1, garantindo a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, um feito que não alcançavam desde a temporada 2008/09.
O 11 inicial da formação verde e branca era composto por Antonio Adán, Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal, o capitão Sebastian Coates e Matheus Reis na defesa, João Palhinha e Matheus Nunes no meio campo, e na frente Pablo Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves. Desta equipa, apenas três atletas ainda estão no Sporting (Inácio, Matheus Reis e Pote).
O jogo começou com o Dortmund a dominar a posse de bola, mas foi o Sporting que inaugurou o marcador aos 30 minutos. Pedro Gonçalves aproveitou uma falha defensiva dos alemães e, com um remate certeiro, colocou os leões em vantagem. Aos 39 minutos, Pote voltou a brilhar, ampliando a vantagem com um remate de fora da área, após recuperar a bola na sequência de um alívio defeituoso da defesa adversária.
No segundo tempo, o Dortmund tentou reagir, mas viu as suas esperanças diminuírem quando Emre Can foi expulso aos 74 minutos, após uma entrada dura sobre Pedro Porro. Aos 81 minutos, Pedro Gonçalves teve a oportunidade de fazer o hat-trick, mas falhou uma grande penalidade. No entanto, na recarga, Pedro Porro cabeceou para o terceiro golo do Sporting, praticamente selando a vitória.
Já nos descontos, aos 90+3 minutos, Donyell Malen reduziu para o Dortmund, mas o golo revelou-se insuficiente para alterar o desfecho da partida. Com este resultado, o Sporting assegurou a segunda posição do Grupo C, atrás do Ajax, e carimbou a passagem aos oitavos de final da competição. Esta vitória não só quebrou um jejum de 13 anos sem marcar presença na fase eliminatória da Liga dos Campeões, como também representou a primeira vitória do Sporting sobre o Borussia Dortmund em competições europeias.
Esta terça-feira, 11 de fevereiro, às 20h00, o Sporting liderado por Rui Borges, volta a defrontar os alemães do Dortmund para a primeira mão do playo-off para os oitavos de final da Liga dos Campeões no Estádio José Alvalade. Recorde os quatro jogadores que vestiram as duas camisolas, com destaque para um antigo internacional português.
Futebolista que venceu título com o Clube de Alvalade vai ser adversário dos leões de Rui Borges na Liga Portugal Betclic de 2025/26
|
É oficial! Diogo Pinto já não é jogador do Sporting. O guarda-redes de 21 anos utilizou as suas redes sociais para despedir-se dos adeptos verdes e brancos, numa altura em que irá ser apresentado como reforço do Estrela da Amadora, deixando Alvalade a custo zero.
Diogo Pinto: "Dei sempre tudo pelo Sporting"
"Foram oito anos de leão ao peito. Cheguei muito novo, cheio de sonhos, e saio com o coração cheio. Cresci aqui como jogador e como pessoa. Aprendi muito, vivi momentos únicos e fiz amigos para a vida. Dei sempre tudo pelo Clube, com orgulho em cada minuto que estive em campo", começou por dizer o guardião.
Diogo Pinto destaca "a conquista do campeonato no ano passado" como "um dos momentos mais especiais" da carreira. "Nunca vou esquecer as emoções que vivemos. Quero agradecer aos treinadores, colegas, staff, direção e a todos os adeptos que me acompanharam em cada etapa. O vosso apoio fez a diferença", acrescentou o formado no Sporting.
Diogo Pinto: " Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal"
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", terminou o antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic.
Apesar de reforçar o Estrela da Amadora sem qualquer compensação monetária para o Sporting, o guarda-redes internacional sub-21 por Portugal ainda poderá render aos verdes e brancos. Frederico Varandas assegurou 50% de uma futura venda do jogador.
Médio internacional sub-20 pelo Brasil renovou contrato no início do ano e está ligado ao timão até dezembro de 2029, com cláusula milionária
|
Breno Bidon, médio do Corinthians, está referenciado pelo Sporting. O timão está aberto a vender o médio, embora tivesse decidido no início da temporada que o internacional sub-20 do Brasil seria um dos indispensáveis. Agora, a direção pede 15 milhões de euros.
Além do Sporting, também o Benfica tem Breno Bidon bem referenciado. Fora de Portugal, Arsenal e Brighton chegaram a fazer propostas pelo futebolista, que também é altamente cotado nos campeonatos italiano e alemão, podendo valer bom encaixe ao Corinthians.
A possível venda de Breno Bidon servirá para equilibrar as contas do Corinthians, que já decidiu manter os três principais ativos do plantel. Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto - cobiçado pelo Sporting - não devem deixar a Neo Química Arena.
Vale recordar que, no início de 2025, Breno Bidon renovou contrato com o Corinthians. O novo vínculo do médio é válido até dezembro de 2029 e ficou blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros para clubes estrangeiros e cerca de 58M para emblemas brasileiros.
No ano civil de 2025, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou 26 partidas. Durante os 1.592 minutos em que foi utilizado, o médio brasileiro de 20 anos marcou um golo e fez uma assistência para os companheiros.
Antiga estrela do futebol francês acredita o ponta-de-lança sueco dos leões pode não ser o melhor encaixe e deixa sugestão de jogador
|
William Gallas acredita que Viktor Gyokeres pode não ser o jogador mais indicado para o Arsenal. Não é a primeira vez que a antiga estrela do futebol francês, que teve passagem pelos gunners, fala negativamente do avançado dos leões, aproveitando também para deixar outra sugestão para a frente de ataque da sua antiga equipa.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.