![Jorge Jesus 'baba-se' por craque do Sporting: "Joga em qualquer parte do mundo"](/storage/media-items/images/2024/05/Jorge-Jesus-Al-Hilal-Sporting.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Borussia Dortmund medem forças nesta terça-feira, às 20h00, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Neste dia, recordamos quatro atletas que representaram os dois emblemas: Paulo Sousa, Tinga, Jovan Kirovski e Marcelo Salinas. Confira o histórico recente de embates entre leões e alemães.
1 - Paulo Sousa: 43 jogos e dois golos pelo Sporting
Paulo Sousa, médio português de renome e atualmente treinador do Al Ahli, iniciou a sua carreira no Benfica, antes de se transferir para o Sporting em 1993. Após uma passagem bem-sucedida pelos “leões”, o antigo internacional português rumou ao estrangeiro, onde representou clubes como Juventus e Borussia Dortmund. No histórico alemão, o português fez parte da equipa que conquistou a Liga dos Campeões em 1997, destacando-se pela sua visão de jogo e capacidade de passe.
2 - Tinga: da fraca passagem pelo Sporting à afirmação no Dortmund
O brasileiro Tinga chegou ao Sporting na época 2003/2004, proveniente do Grêmio. Embora a sua passagem por Alvalade tenha sido breve, o médio deixou a sua marca pela entrega em campo. Em 2006, o futebolista já retirado transferiu-se para o Borussia Dortmund, onde atuou durante duas épocas e conquistou a Taça da Alemanha em 2008 (113 partidas e 12 golos).
3 - Jovan Kirovski: curta passagem pelo Sporting, mas campeão europeu pelo Dortmund
Jovan Kirovski, avançado norte-americano, teve uma breve passagem pelo Sporting na época 2000/2001. Antes disso, entre 1996 e 2000, o avançado representou o Borussia Dortmund, onde fez parte do plantel que venceu a Liga dos Campeões em 1997, embora com participações limitadas.
4 - Marcelo Salinas: guardião passou pelas camadas jovens do Sporting
Marcelo Salinas, guarda-redes brasileiro menos conhecido, integrou as camadas jovens do Sporting em 2002. Posteriormente, 11 anos mais tarde, o guardião teve uma breve passagem pelo Borussia Dortmund, embora sem grande destaque na equipa principal. Ao dia de hoje, com 29 anos, o atleta não representa qualquer emblema.
Leões recebem, esta terça-feira, o emblema alemão, em Alvalade, mas os problemas físicos do plantel continua a ser a grande preocupação de Rui Borges
|
O Sporting defronta o Borussia Dortmund, esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, e para além de saber das dúvidas relacionadas com Viktor Gyokeres e Morten Hjulmand, Rui Borges também terá de lidar com as preocupações em torno da forma física de Gonçalo Inácio, cuja titularidade ainda está em risco.
O central português, de 23 anos, poderá mesmo ter de ficar de fora deste importante duelo em Alvalade e a certeza em relação à possibilidade de ser (ou não) utilizado só acontecerá horas antes do jogo. Esta dependerá dos sinais dados nos testes físicos, durante o estágio, de acordo com informação divulgada pelo Record.
Inácio, que fez os 90 minutos diante Nacional, Bolonha, Farense e Porto, apresentou fadiga muscular nos últimos treinos, sendo que dar descanso ao jogador poderá ser a única solução para que este volte a estar apto para o confronto com o Arouca, já no próximo sábado, a contar para a 22.ª jornada da Primeira Liga.
Os cartões vermelhos mostrados a Diomande e Matheus Reis no Clássico fazem com que estes dois jogadores fiquem de fora da receção aos comandados de Vasco Seabra, o que significa que será ainda mais necessária a utilização de Gonçalo Inácio no jogo do campeonato.
Vale lembrar que, caso Gonçalo Inácio falhe os testes físicos antes do encontro com o Dortmund, esta será, possivelmente, a oportunidade de que St. Juste precisava para voltar à titularidade. Matheus Reis e Maxi Araújo podem, igualmente, desempenhar essa função.
Leões recebem esta terça-feira a equipa alemã, no Estádio José Alvalade, dando início aos play-off dos oitavos-de-final da maior competição europeia
|
Esta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, o Estádio José Alvalade será palco do reencontro entre o Sporting e o Borussia Dortmund, desta vez nos play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O pontapé de saída está marcado para as 20h00, num jogo que promete emoções fortes para os adeptos de ambas as equipas.
O historial recente entre os dois clubes remonta à fase de grupos da Liga dos Campeões edição 2021/22 da competição. No primeiro confronto, a 28 de setembro de 2021, o Dortmund venceu em casa por 1-0, com um golo de Malen. Na segunda mão, os leões procuraram redimir se, a 24 de novembro do mesmo ano, o Sporting triunfou por 3-1, em Lisboa, com dois golos de Pedro Gonçalves e um de Pedro Porro, enquanto Malen voltou a marcar para os alemães. Essa vitória garantiu um lugar nos oitavos de final para o clube verde e branco.
De resto, esse triunfo do Sporting foi mesmo o único diante do Dortmund. Nos outros três encontros, o Clube de Alvalade foi derrotado pelo histórico alemão. Para lá do desaire na edição 2021/22, os verdes e brancos foram derrotados, por duas vezes, nos embates da prova milionária na temporada 2016/17.
No reduto do Sporting, o Dortmund triunfou, por 2-1, com golos de Pierre Aubameyang e Julian Weigl. O tento dos verdes e brancos foi da autoria de Bruno César. Na partida na Alemanha, o Clube de Alvalade foi novamente derrotado, por 1-0, com finalização certeira de Adrián Ramos. Nessa edição da competição, os leões terminaram no último lugar do grupo F, com três pontos.
A equipa tem demonstrado consistência nas competições europeias, com o avançado sueco Viktor Gyökeres em destaque, que soma 22 golos em 20 jogos na liga e seis em sete partidas na Champions. No entanto, para este duelo, o ponta de lança ainda se encontra em dúvida, enquanto o capitão Morten Hjulmand não vai mesmo marcar presença devido à acumulação de amarelos.
Por outro lado, o Borussia Dortmund enfrenta desafios na Bundesliga, ocupando a 11.ª posição, e vem de uma derrota caseira por 2-1 frente ao Stuttgart. Sob a recente liderança do técnico Niko Kovač, que assumiu o comando há pouco mais de uma semana, a equipa alemã procura redimir-se na Europa e reencontrar o caminho das vitórias.
Francisco Trincão, que jogou no Barcelona na época 2021/22, contou detalhes sobre a relação que o astro argentino mantém com os colegas de equipa
|
Francisco Trincão aceitou dar uma nova entrevista ao jornal espanhol Relevo, tendo esta sido divulgada na última segunda-feira, dia 10 de fevereiro, e nela, como seria de esperar, falou sobre a sua passagem pelo Barcelona, que lhe permitiu, entre outras coisas, partilhar o balneário com Lionel Messi.
"No início, foi um pouco estranho. Há algo cultural na Argentina e no Uruguai, em que eles se beijam para se cumprimentar. O Messi dava-me um beijo de manhã", começou por revelar o extremo do Sporting, que continuou: "Claro que chegar ao Barça e ver o Messi a cumprimentar-me com um beijo é um pouco estranho. Depois habituei-me, mas foi difícil nas primeiras duas semanas. São pessoas como nós. É a mesma coisa".
Trincão deixou, depois, vários elogios ao astro argentino, referindo, por exemplo, que este é "muito calmo". "Dava mais o exemplo do que falava. Ajudava-me campo, dizia-me onde deveria estar ou ficar em determinado lugar. No fundo, ele dizia algo e tu ouvias, porque sabias que o que ele estava a dizer era verdade. Ele entende o jogo muito bem", completou.
Francisco Trincão atuou no Barcelona somente na época 2021/22, sendo emprestado depois pelos catalães ao Wolverhampton e, também, ao Sporting. Agora, em definitivo no emblema de Alvalade, tem contrato válido até junho de 2026.
Esta época, Trincão já soma oito golos e 11 assistências em 36 jogos realizados. O internacional português tem-se assumido como uma das peças-chave de Rui Borges e é esperado que esta terça-feira, diante do Borussia Dortmund, na 1.ª mão do play-off de acesso à próxima fase da Liga dos Campeões, seja novamente utilizado.