
Futebol
Exclusivo Leonino - Hélder Amaral aponta culpado por Jota Silva não ter assinado pelo Sporting
02 Set 2025 | 18:16
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Fev 2025 | 12:05 |
Esta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, o Estádio José Alvalade será palco do reencontro entre o Sporting e o Borussia Dortmund, desta vez nos play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O pontapé de saída está marcado para as 20h00, num jogo que promete emoções fortes para os adeptos de ambas as equipas.
O historial recente entre os dois clubes remonta à fase de grupos da Liga dos Campeões edição 2021/22 da competição. No primeiro confronto, a 28 de setembro de 2021, o Dortmund venceu em casa por 1-0, com um golo de Malen. Na segunda mão, os leões procuraram redimir se, a 24 de novembro do mesmo ano, o Sporting triunfou por 3-1, em Lisboa, com dois golos de Pedro Gonçalves e um de Pedro Porro, enquanto Malen voltou a marcar para os alemães. Essa vitória garantiu um lugar nos oitavos de final para o clube verde e branco.
De resto, esse triunfo do Sporting foi mesmo o único diante do Dortmund. Nos outros três encontros, o Clube de Alvalade foi derrotado pelo histórico alemão. Para lá do desaire na edição 2021/22, os verdes e brancos foram derrotados, por duas vezes, nos embates da prova milionária na temporada 2016/17.
No reduto do Sporting, o Dortmund triunfou, por 2-1, com golos de Pierre Aubameyang e Julian Weigl. O tento dos verdes e brancos foi da autoria de Bruno César. Na partida na Alemanha, o Clube de Alvalade foi novamente derrotado, por 1-0, com finalização certeira de Adrián Ramos. Nessa edição da competição, os leões terminaram no último lugar do grupo F, com três pontos.
A equipa tem demonstrado consistência nas competições europeias, com o avançado sueco Viktor Gyökeres em destaque, que soma 22 golos em 20 jogos na liga e seis em sete partidas na Champions. No entanto, para este duelo, o ponta de lança ainda se encontra em dúvida, enquanto o capitão Morten Hjulmand não vai mesmo marcar presença devido à acumulação de amarelos.
Por outro lado, o Borussia Dortmund enfrenta desafios na Bundesliga, ocupando a 11.ª posição, e vem de uma derrota caseira por 2-1 frente ao Stuttgart. Sob a recente liderança do técnico Niko Kovač, que assumiu o comando há pouco mais de uma semana, a equipa alemã procura redimir-se na Europa e reencontrar o caminho das vitórias.
Confira o momento em que Pedro Gonçalves bisa frente ao Dortmund, na Liga dos Campeões:
Ponta de lança foi contratado pelos leões ao Almería e tem como grande missão tentar fazer esquecer o goleador Viktor Gyokeres em Alvalade
03 Set 2025 | 07:13 |
Luis Suárez foi convocado pela Colômbia - e viu um ex-treinador desvendar um ponto fraco - para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. O avançado do Sporting regressa ao lote de eleitos após um bom arranque em Alvalade e admite que é preciso bastante concentração para evitar um "falhanço" coletivo.
"Estamos todos com uma energia positiva pois queremos que este jogo nos deixe mais perto do Mundial. Queremos voltar a marca presença nesta prova e sentimos que temos a melhor energia para o que aí vem", disse, aos meios de comunicação dos cafeteros.
A qualificação é um dos objetivos da Colômbia, o que fez o avançado do Sporting avisar toda a comitiva: "Temos que estar tranquilos para nada falhe e isso não acontece só com os jogadores, acontece com todos os trabalhos, onde todos temos dias bons e maus".
"Quando se falha uma ocasião temos de pensar na seguinte para não correres o risco de ficares encalhado nesse falhanço. Há muitas equipas que vêm jogar fechadas mas temos de encontrar solução para esse problema", admitiu Luis Suárez.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Luis Suárez – avaliado em 8 milhões de euros – soma cinco partidas. O colombiano do Sporting participou em todos os encontros oficiais neste início de época: quatro para Liga Portugal e outro para a Supertaça. Nos 373 minutos que tem em campo, o avançado apontou dois golos e três assistências.
'Camisola 6' dos leões fez balanço do primeiro ano com a Listada verde e branca, após ser contratado ao Anderlecht no mercado de verão de 2024/25
03 Set 2025 | 06:58 |
Zeno Debast garante que será defesa-central esta temporada. O 'camisola 6' do Sporting está convocado para os próximos compromissos da Bélgica e acabou por fazer um resumo da primeira temporada com a Listada verde e branca, abordando a mudança de posição para o meio-campo.
Zeno Debast: "Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a Taça é fenomenal!"
"Foi um ano fantástico. Joguei futebol no Anderlecht por quinze anos. Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a taça é fenomenal!. O meu pai recordou-me que trabalhei 16 anos para isto. De todos os grandes momentos foi esse que memorizei. Os meus pais são tão apaixonados pela minha carreira quanto eu e devo-lhes tudo! Aconteça o que acontecer, eles sempre serão as primeiras pessoas em quem penso. A minha família é a minha força", disse, ao jornal Humo.
Zeno não esconde a felicidade pelo ano de estreia, não esquecendo as adversidades pelo caminho: "Tivemos três técnicos... isso diz alguma coisa. Primeiro Ruben Amorim, o treinador que me trouxe do Anderlecht e saiu ainda cedo para o Manchester United. Ao mesmo tempo, o diretor desportivo (Hugo Viana) também foi para o Manchester City. As mudanças de treinador não são novidade para mim, claro, mas esta foi a minha primeira transferência".
Zeno Debast: "Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me"
"Quando as duas pessoas que me trouxeram saem depois de apenas alguns meses começamos a pensar... 'e se entrar alguém que não esteja interessado em mim?' O novo técnico, João Pereira, foi demitido novamente depois de apenas seis semanas. Assim como com Amorim, comecei no banco mas rapidamente consegui afirmar-me. O mesmo aconteceu com o terceiro técnico, o Rui Borges - que elogiou muito o jogador -. Ele ainda cá está", acrescentou.
Originalmente contratado para o eixo da defesa, Debast acabou por terminar a época a médio. No entanto, garante que esta época será usado na posição de origem: "Devido às lesões e às suspensões acabei no meio-campo do Sporting... Como joguei muito bem naquele primeiro jogo acabei aí a temporada... Por que deveria estar dececionado? Estava feliz a jogar. Depois na seleção da Bégica entrou um novo selecionador (Rudi Garcia) que me perguntou a posição que mais gostava de jogar... Expliquei-lhe que só joguei no meio-campo devido às circunstâncias e disse-lhe que me sinto mais à vontade na defesa. O Sporting já esclareceu que sou um defesa-central".
Central neerlandês está fora das contas de Rui Borges, treina afastado em Alcochete e em janeiro pode assinar a custo zero por qualquer clube
03 Set 2025 | 06:48 |
Jeremiah St. Juste ficou no Sporting por 'culpa' de Diogo Leite. O central não tem espaço no plantel de Rui Borges e foi negociado durante o mercado de transferências de verão, acabando por permanecer em Alvalade, uma vez que o ex Porto não saiu do Union Berlim.
O 'camisola 3' dos leões até começou a janela a ser apontado ao Osasuna, tendo mesmo feito uma deslocação a Pamplona para ouvir as condições dos espanhóis. Todavia, Jer nunca se mostrou entusiasmado com a ideia e acabou por recusar.
O Union Berlim entrou na corrida e ofereceu ao jogador a possibilidade de regressar à Bundesliga, algo que era apreciado pelo veloz defesa. Porém, o negócio com o Sporting dependia da saída de Diogo Leite para a Fiorentina, cenário que acabou por não se verificar.
O Sporting pedia 4 milhões de euros por St. Juste, valor bastante inferior em comparação ao que foi pago ao Mainz, em 2022/23. Com o falhanço das negociações e o jogador a chegar ao final do contrato, auferindo um dos maiores salários do plantel, é possível que assine por outro emblema em janeiro a custo zero.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.