Futebol
Só há quatro futebolistas do Sporting que ainda não falharam jogos por causa das lesões
24 Abr 2026 | 15:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Fev 2025 | 12:05 |
Esta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, o Estádio José Alvalade será palco do reencontro entre o Sporting e o Borussia Dortmund, desta vez nos play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O pontapé de saída está marcado para as 20h00, num jogo que promete emoções fortes para os adeptos de ambas as equipas.
O historial recente entre os dois clubes remonta à fase de grupos da Liga dos Campeões edição 2021/22 da competição. No primeiro confronto, a 28 de setembro de 2021, o Dortmund venceu em casa por 1-0, com um golo de Malen. Na segunda mão, os leões procuraram redimir se, a 24 de novembro do mesmo ano, o Sporting triunfou por 3-1, em Lisboa, com dois golos de Pedro Gonçalves e um de Pedro Porro, enquanto Malen voltou a marcar para os alemães. Essa vitória garantiu um lugar nos oitavos de final para o clube verde e branco.
De resto, esse triunfo do Sporting foi mesmo o único diante do Dortmund. Nos outros três encontros, o Clube de Alvalade foi derrotado pelo histórico alemão. Para lá do desaire na edição 2021/22, os verdes e brancos foram derrotados, por duas vezes, nos embates da prova milionária na temporada 2016/17.
No reduto do Sporting, o Dortmund triunfou, por 2-1, com golos de Pierre Aubameyang e Julian Weigl. O tento dos verdes e brancos foi da autoria de Bruno César. Na partida na Alemanha, o Clube de Alvalade foi novamente derrotado, por 1-0, com finalização certeira de Adrián Ramos. Nessa edição da competição, os leões terminaram no último lugar do grupo F, com três pontos.
A equipa tem demonstrado consistência nas competições europeias, com o avançado sueco Viktor Gyökeres em destaque, que soma 22 golos em 20 jogos na liga e seis em sete partidas na Champions. No entanto, para este duelo, o ponta de lança ainda se encontra em dúvida, enquanto o capitão Morten Hjulmand não vai mesmo marcar presença devido à acumulação de amarelos.
Por outro lado, o Borussia Dortmund enfrenta desafios na Bundesliga, ocupando a 11.ª posição, e vem de uma derrota caseira por 2-1 frente ao Stuttgart. Sob a recente liderança do técnico Niko Kovač, que assumiu o comando há pouco mais de uma semana, a equipa alemã procura redimir-se na Europa e reencontrar o caminho das vitórias.
Confira o momento em que Pedro Gonçalves bisa frente ao Dortmund, na Liga dos Campeões:
Num duelo disputado no emblema verde e branco, leões chegaram ao golo do triunfo ainda nos primeiros 45 minutos e conseguiram derrotar eterno rival
24 Abr 2026 | 17:58 |
A equipa sub-23 do Sporting venceu o Benfica por 2-1, esta sexta-feira, dia 24 de abril, em partida da 13.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação. Depois da derrota pesada frente ao Torreense na ronda anterior, os leões voltaram aos triunfos.
Num jogo disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, os leões entraram melhor e chegaram ao golo logo aos 5 minutos graças a um autogolo de Guilherme Gaspar. Depois, as águias reagiram e conseguiram empatar a partida com um golo de cabeça de Diogo Rocha (21'). O 1-1 não durou muito já que, apenas três minutos depois, Diogo Martins (24') voltou a colocar os leões na frente.
No regresso dos balneários, a partida foi novamente bastante equilibrada e com ambas as formações a disporem de boas oportunidades para voltar a alterar o placard. Ainda assim, o Clube de Alvalade manteve a vantagem e derrotou o eterno rival.
Com esta vitória - a 11.ª em 33 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto têm oito pontos e continuam na oitava e última posição. O Benfica é quarto com 18. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo a 28 de abril, terça-feira, frente ao Santa Clara, pelas 17h30, nos Açores.
A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Tiago Leitão (Guarda-redes), Konstantin Nikitenko, Daniel Ciesielski, Miguel Alves, Afonso Lee, Guilherme Santos, Ivanildo Mendes, Rafael Camacho, Diogo Martins, Délcio Aurélio e Rayhan Momade.
Duelo entre leões e dragões continua a criar polémica fora das quatro linhas e há um episódio que promete incendiar ainda mais a rivalidade
24 Abr 2026 | 17:58 |
O Porto decidiu avançar com uma participação disciplinar contra Gonçalo Inácio, na sequência de um lance ocorrido nos minutos iniciais da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao Sporting, na qual os leões conseguiram o acesso à final da Prova Rainha.
Em causa está uma entrada do central leonino sobre William Gomes, na qual o jogador terá pisado o tornozelo direito do adversário. O lance não foi sancionado pela equipa de arbitragem liderada por Miguel Nogueira, decisão que gerou forte contestação por parte dos dragões.
Na perspetiva do Porto, a jogada justificaria cartão vermelho direto. Os dragões entendem que a falta colocou em risco a integridade física do extremo brasileiro e impediu uma clara oportunidade de golo, uma vez que William Gomes poderia ficar isolado na área.
Os azuis e brancos criticam ainda a ausência de intervenção do VAR, considerando que o lance deveria ter sido revisto. Este episódio surge num momento de grande tensão entre os dois clubes, após um clássico marcado por vários casos polémicos.
Recorde-se que esta queixa surge apenas um dia depois de o Sporting ter anunciado uma ação semelhante contra Gabri Veiga, por uma falta sobre Morten Hjulmand no mesmo encontro, aumentando ainda mais o clima de conflito entre leões e dragões.
Técnico dos leões tem lidado com um boletim clínico cada vez mais preenchido nesta altura decisiva da temporada desportiva
24 Abr 2026 | 17:52 |
Depois de um dia de folga dado ao plantel na sequência do apuramento para a final da Taça de Portugal, o Sporting retomou, esta sexta-feira, o trabalho em Alcochete, tendo já em vista a deslocação ao terreno do AVS SAD, no próximo domingo, às 20h30, no encontro da 31.ª jornada do campeonato.
A sessão matinal ficou marcada por uma recuperação ativa, fruto de trabalho de ginásio como também de alguns exercícios e preparação no relvado. De resto, Rui Borges continua com o boletim clínico preenchido, já que conta com um quinteto de jogadores entregues à Unidade de Performance, pelo que não treinaram esta sexta-feira.
Assim sendo, Morten Hjulmand, com entorse no tornozelo direito, Gonçalo Inácio, com entorse traumático no tornozelo esquerdo, João Simões, operado ao quinto metatarso do pé direito, Iván Fresneda, com sintomas pubálgicos e, Ioannidis, com lesão ligamentar no joelho esquerdo são baixas para a visita ao Norte nesta jornada que se aproxima.
Por sua vez, Nuno Santos é dúvida para o jogo diante do AVS SAD. O esquerdino, que se encontra a recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda, já faz trabalho no relvado, pelo que alimenta a esperança de regressar este sábado aos convocados de Rui Borges.
Os leões voltam a treinar este sábado, de manhã, à porta fechada, na ala profissional da Academia, antes do técnico dos leões fazer o lançamento do encontro, em conferência de imprensa, a partir das 12h00, no Auditório António Capela, em Alcochete. De modo a colmatar o desgaste das viagens, e tal como se sucedeu na visita ao Estádio do Dragão, na Taça de Portugal, a comitiva leonina rumará novamente ao Norte este sábado à tarde, de avião.