
Futebol
Rui Borges dá pista sobre futuro de St. Juste antes do Sporting - Porto
29 Ago 2025 | 12:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jul 2025 | 12:19 |
Apesar da saída oficial de Viktor Gyokeres do Sporting para o Arsenal ser notícia recente, a sua falta já se começa a sentir. Litos, antigo médio do Clube de Alvalade, abordou a saída do internacional sueco e o efeito sortido no plantel leonino, falando ainda do encontro dos leões com o Benfica na próxima quinta-feira, dia 31, a contar para a Supertaça Cândido Oliveira.
Litos: "Para este ano, há que reinventar a forma de jogar"
“Os adeptos do Sporting já esperavam a transferência. Ainda assim, é um rombo no porta-aviões. Nos três jogos abertos ao público, existiu essa falta de profundidade e agressividade ao ataque ao espaço, características que a equipa sabia aproveitar com o Gyokeres em campo. Para este ano, há que reinventar a forma de jogar e acreditamos no potencial do Conrad Harder e na experiência do Luis Suárez”, começou por dizer o antigo futebolista ao jornal Desporto ao Minuto.
De seguida, Litos deu a sua perspectiva acerca do dérbi eterno desta semana, realizado no Estádio do Algarve, às 20h45, tendo ainda em mente a ausência do ponta-de-lança, de 27 anos: “Em teoria, o Sporting com o Gyokeres era considerado o favorito. Acredito que a Supertaça vai servir como resposta àqueles que desconfiam da capacidade da equipa sem a principal estrela nas duas últimas temporadas. Mas é sempre um jogo de 50-50. O plantel continua a ser o mesmo e há que ter a noção de que os jogadores vão chegar a esse jogo 'soltinhos', inseridos num ciclo normal de época, sem elevada carga física.”
Litos: "Voltaram a investir forte no mercado de transferências"
“Não se pode julgar o Benfica, apenas porque teve pouco mais de duas semanas de trabalho na pré-temporada. Voltaram a investir forte no mercado de transferências com a contratação de bons jogadores, que naturalmente vão precisar de tempo para acolherem as ideias de Bruno Lage”, continuou por dizer o agora treinador português.
Por fim, Litos não se esqueceu de comentar as novas abordagens táticas de Rui Borges, que têm dado que falar nesta pré-temporada: “Espero que o 'desconforto' desapareça com o avançar do tempo. Não há assim grandes novidades, pois a posição do Trincão por zonas interiores, como segundo avançado, já era algo que víamos na época passada. Há um alarme exagerado pelo facto do Pedro Gonçalves estar colocado como médio esquerdo no 4x4x2, mas ele ainda precisa de tempo para recuperar a forma física. Todos sabemos a sua importância na equipa”.
Antigo técnico do Benfica foi questionado sobre atleta que está muito perto de chegar ao Clube de Alvalade e a resposta não foi afirmativa
29 Ago 2025 | 14:20 |
Fotis Ioannidis está de chegada ao Sporting, mas Rui Vitória, após o Samsunspor – Panathinaikos, não quis confirmar a conclusão do negócio. Após o avançado ter abordado o tema, o ex-treinador do Benfica referiu que o negócio ainda não está finalizado e preferiu olhar para os jogadores que tem à sua disposição.
Rui Vitória sobre chegada de Ioannidis ao Sporting: "Não está finalizado"
“Neste caso específico não quero falar sobre o Ioannidis pois não gosto de falar do que não está finalizado”, atirou Rui Vitória, colocando em causa que o negócio entre Sporting e Panathinaikos pelo ponta-de-lança esteja fechado. Porém, ao que tudo indica, a transferência vai mesmo acontecer.
“De um modo geral posso dizer que fizemos as transferências que pretendíamos e estou muito satisfeito com os jovens que chegaram. Todos querem jogar ao mais alto nível e conquistar títulos. Acredito que neste momento posso fazer dois onzes de grande qualidade”, finalizou Rui Vitória, mostrando-se contente com os atletas à sua disposição.
Relativamente a Fotis Ioannidis, o Sporting deve pagar qualquer coisa como 22 milhões de euros fixos, mais 3 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. Os leões deixam, ainda, na mão do Panathinaikos uma percentagem de uma futura mais-valia significativa.
Na última temporada de 2024/25, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis - avaliado em 15 milhões de euros - teve números abaixo do esperado. Em 42 partidas disputadas, o avançado marcou por 11 ocasiões e assinou duas assistências. Na presente época, soma quatro jogos ainda sem qualquer contribuição para golo.
Técnico do Clube de Alvalade entra no clássico do próximo sábado desfalcado, com a ausência de tripla fundamental para as aspirações leoninas
29 Ago 2025 | 12:59 |
Rui Borges confirmou a ausência de Maxi Araújo, Ousmane Diomande e Hidemasa Morita no clássico frente ao Porto. Esta tripla de jogadores do Sporting não poderá ser utilizada no clássico do próximo sábado, uma vez que se encontram lesionados. Inclusivamente, o selecionador da Costa do Marfim deixou o defesa central fora dos convocados do seu país, para que o jogador recupere da melhor forma.
Rui Borges confirma ausências de Diomande, Maxi e Morita para o Sporting - Porto: "Estão os três fora"
“Os nossos lesionados estão os três fora deste jogo”, afirmou o técnico do Clube de Alvalade na conferência de imprensa em antevisão à partida contra os pupilos de Francesco Farioli. Antes do final da conferência, o natural de Mirandela ainda teve tempo para falar das possíveis ausências da formação forasteira.
“Acredito que o Samu vai jogar em vez do De Jong. O Porto tem muitas soluções, muita qualidade, tem grande jogadores capazes de dar resposta”, revelou Rui Borges, considerando que as soluções para a frente de ataque do Porto são ambas de grande valia, mas apostando na titularidade do espanhol.
“O De Jong dá umas características, o Samu dá outras, mas olho mais para o coletivo. Mas o Porto não está fragilizado, deu grande resposta no último jogo, mas acho que vai jogar o Samu”, concluiu Rui Borges sobre os lesionados das duas equipas para o primeiro clássico da temporada 2025/26.
O Sporting – Porto está agendado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à quarta jornada da Liga Portugal Betclic e coloca frente a frente dois dos atuais três líderes da competição, para lá do Moreirense. O encontro será apitado pelo árbitro João Gonçalves.
Selecionador Nacional anunciou 23 jogadores que irão representar a turma das quinas nos embates diante da Arménia e da Hungria
29 Ago 2025 | 12:56 |
Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves. Foram estes os quatro jogadores do Sporting - que tem baixa de peso para o jogo com o Porto - convocados por Roberto Martínez para representar Portugal nos compromissos diante da Arménia e da Hungria, relativos à qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
Para lá dos quatro jogadores do Sporting, Roberto Martínez chamou Diogo Costa, José Sá, Diogo Dalot, João Cancelo, Nuno Mendes, Rúben Dias, António Silva, Renato Veiga, João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix, Francisco Conceição, Pedro Neto, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.
A grande ‘surpresa’ acaba por ser Pedro Gonçalves, que tinha ficado de fora das escolhas de Roberto Martínez em momentos anteriores. Os três golos diante do Nacional, em que foi a grande figura da partida, terão certamente pesado na escolha do selecionador na hora de optar pelo craque do Sporting.
Ao todo, dos 23 convocados, 10 já representaram o Sporting, seja pela equipa principal ou nos escalões de formação. Contas feitas, cerca de 43,3% desta convocatória de Roberto Martínez tem ligação ao Clube de Alvalade, o que demonstra bem o poderio e importância dos verdes e brancos.
Portugal irá medir forças com a Arménia no próximo dia 6 de setembro, às 17h00, com a partida a realizar-se fora de portas. Pouco depois, no dia 9 de setembro, às 19h45, a turma de Roberto Martínez terá uma partida de maior grau de dificuldade, na visita ao reduto da Hungria. Os jogos dizem respeito à fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
Confira os 23 convocados de Roberto Martínez:
• Guarda-redes: Diogo Costa, Jose Sá e Rui Silva
• Defesas: Diogo Dalot, João Cancelo, Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Rúben Dias, António Silva e Renato Veiga
• Médios: João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Pote e Bernardo Silva
• Avançados: João Félix, Trincão, Francisco Conceição, Pedro Neto, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo
Rui Borges dá pista sobre futuro de St. Juste antes do Sporting - Porto
29 Ago 2025 | 12:28
Samu ou De Jong? Rui Borges diz quem Farioli utilizará no Sporting – Porto: "Soluções"
29 Ago 2025 | 12:38
Harder e Ioannidis? Rui Borges esclarece situação do ataque do Sporting: "Depende"
29 Ago 2025 | 12:24