Futebol
Nuno Correia da Silva arrasa tratamento dado a craque do Sporting: "O seu valor é indiscutível"
28 Ago 2026 | 15:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jul 2025 | 13:19 |
Apesar da saída oficial de Viktor Gyokeres do Sporting para o Arsenal ser notícia recente, a sua falta já se começa a sentir. Litos, antigo médio do Clube de Alvalade, abordou a saída do internacional sueco e o efeito sortido no plantel leonino, falando ainda do encontro dos leões com o Benfica na próxima quinta-feira, dia 31, a contar para a Supertaça Cândido Oliveira.
Litos: "Para este ano, há que reinventar a forma de jogar"
“Os adeptos do Sporting já esperavam a transferência. Ainda assim, é um rombo no porta-aviões. Nos três jogos abertos ao público, existiu essa falta de profundidade e agressividade ao ataque ao espaço, características que a equipa sabia aproveitar com o Gyokeres em campo. Para este ano, há que reinventar a forma de jogar e acreditamos no potencial do Conrad Harder e na experiência do Luis Suárez”, começou por dizer o antigo futebolista ao jornal Desporto ao Minuto.
De seguida, Litos deu a sua perspectiva acerca do dérbi eterno desta semana, realizado no Estádio do Algarve, às 20h45, tendo ainda em mente a ausência do ponta-de-lança, de 27 anos: “Em teoria, o Sporting com o Gyokeres era considerado o favorito. Acredito que a Supertaça vai servir como resposta àqueles que desconfiam da capacidade da equipa sem a principal estrela nas duas últimas temporadas. Mas é sempre um jogo de 50-50. O plantel continua a ser o mesmo e há que ter a noção de que os jogadores vão chegar a esse jogo 'soltinhos', inseridos num ciclo normal de época, sem elevada carga física.”
Litos: "Voltaram a investir forte no mercado de transferências"
“Não se pode julgar o Benfica, apenas porque teve pouco mais de duas semanas de trabalho na pré-temporada. Voltaram a investir forte no mercado de transferências com a contratação de bons jogadores, que naturalmente vão precisar de tempo para acolherem as ideias de Bruno Lage”, continuou por dizer o agora treinador português.
Por fim, Litos não se esqueceu de comentar as novas abordagens táticas de Rui Borges, que têm dado que falar nesta pré-temporada: “Espero que o 'desconforto' desapareça com o avançar do tempo. Não há assim grandes novidades, pois a posição do Trincão por zonas interiores, como segundo avançado, já era algo que víamos na época passada. Há um alarme exagerado pelo facto do Pedro Gonçalves estar colocado como médio esquerdo no 4x4x2, mas ele ainda precisa de tempo para recuperar a forma física. Todos sabemos a sua importância na equipa”.
Treinador português de 54 anos destacou ainda a evolução do futebolista desde os tempos em que era orientado por Ruben Amorim
28 Ago 2026 | 17:34 |
A continuidade de Geny Catamo no Sporting continua a ser tema de discussão, sobretudo depois do interesse do Sunderland no extremo moçambicano. Luís Gonçalves, que trabalhou com o jogador na seleção de Moçambique, considera que o internacional é fundamental neste momento para a equipa.
"Sem dúvida que o Geny Catamo tem estado muito bem neste arranque de temporada, já conta com três assistências em três jogos. Geny conquistou o seu espaço naturalmente. O facto de Trincão e Pote saírem, este último vamos ver, não significa que terá mais espaço. O que é facto é que, nesta equipa do Sporting, Geny Catamo é fundamental, é precioso para Rui Borges. É um jogador que atingiu a sua maturidade futebolística e está num excelente momento de forma", começou por dizer ao 'Notícias ao Minuto'.
O treinador português destacou ainda a evolução do extremo desde os tempos em que era orientado por Ruben Amorim: "Efeitvamente, o Geny Catamo tem vindo a evoluir futebolisticamente, o que é bom. Recordo que nunca fase inicial, ainda sob o comando de Ruben Amorim, evoluiu muito a nível defensivo, ajudando a sua equipa no processo de transição defensiva e organização defensiva. Sendo um jogador explosivo e que tem um drible poderoso e que também finaliza, agora está mais refinado na questão do último passe, descobrindo colegas de equipa que fazem as desmarcações de rutura para o último terço. Daí as três assistências esta época. Com o passar dos anos, o Geny tem vindo a refinar e a evoluir tecnicamente. Atualmente é um jogador muito mais completo", prosseguiu.
Apesar de admitir que Geny poderá ambicionar uma mudança para Inglaterra, Luís Gonçalves entende que, desportivamente, o Sporting teria muito a perder com a saída: "O Sporting, do ponto de vista do clube, da equipa e dos objetivos da equipa, naturalmente deveria manter Geny Catamo. Ele é uma peça fundamental na manobra da equipa, principalmente em termos ofensivos, como é claro. Mas, por outro lado, também há a questão do valor de mercado do jogador, há a questão negocial. Se realmente O Geny sair pelos valores que o Sporting pretende, não deixa de ser um bom negócio. A questão que se coloca sempre é se têm substituto na altura. Acredito que o departamento de scouting do Sporting esteja a trabalhar nesse sentido, articulado com a equipa técnica, liderada por Rui Borges, e também pelo presidente", referiu.
L. Gonçalves: "Sair agora, faz com que a equipa do Sporting fique muito mais enfraquecida"
No entender do antigo selecionador moçambicano, perder Geny nesta fase seria particularmente complicado para os leões: "Uma decisão olhando só à questão técnica, ao plano técnico de Catamo sair agora, faz com que a equipa do Sporting fique muito mais enfraquecida, até porque, como todos sabemos, já houve saídas muito importantes nesta época do plantel do Sporting. Contudo, o futebol é assim mesmo, e os jogadores vão e vêm, e realmente este não é o momento ideal para que o Sporting perca mais um jogador da qualidade de Geny", finalizou.
Mudança para Alvalade representa um novo desafio na carreira, depois de uma passagem pelo futebol português ao serviço de Farense e Nacional
28 Ago 2026 | 16:42 |
Kaique Pereira está cada vez mais perto de ser oficializado como reforço do Sporting e, antes de iniciar uma nova etapa em Alvalade, despediu-se do Palmeiras, de Abel Ferreira, através das redes sociais. O guarda-redes brasileiro, de 23 anos, deixou uma mensagem emotiva ao clube onde cumpriu grande parte da formação.
Kaique: "Obrigado, Palmeiras! Hoje despeço-me deste clube que mudou a minha vida"
"Obrigado, Palmeiras! Hoje despeço-me deste clube que mudou a minha vida. Cheguei em 2019 e pude viver momentos que ficarão eternizados na minha memória", escreveu o guardião numa publicação no Instagram, recordando os anos passados no emblema paulista.
Kaique fez questão de destacar também o papel das camadas jovens no seu percurso: "Faço questão de agradecer todo o período vivido nas categorias de base, no qual evoluí como profissional e pessoa, conquistei títulos e me fez chegar preparado ao profissional. Foi uma honra vestir essa camisa", acrescentou.
O guarda-redes já se encontra em Portugal para concluir os últimos passos antes de ser apresentado oficialmente. A mudança para Alvalade representa um novo desafio na carreira, depois de uma passagem pelo futebol português ao serviço de Farense e Nacional.
O reforço vai assumir o papel de concorrente de Rui Silva na baliza leonina, chegando ao Sporting com contrato até 2031. O Clube investiu 4 milhões de euros na contratação do jogador, que agora inicia uma nova aventura depois de se despedir do 'verdão'.
Negociações estão praticamente concluídas e o internacional português de 27 anos de idade deverá mesmo sair dos italianos do Milan
28 Ago 2026 | 16:20 |
Rafael Leão está muito perto de trocar o Milan pelo Galatasaray, numa transferência que terá impacto direto no Sporting. O avançado português já terá dado o aval à mudança para a Turquia, com o clube de Istambul a preparar-se para pagar 45 milhões de euros fixos, aos quais poderão acrescer mais 5 milhões mediante objetivos.
De acordo com Sacha Tavolieri, as negociações estão praticamente concluídas e o internacional português de 27 anos deverá mesmo rumar ao campeão turco. A operação coloca, assim, ponto final numa novela que se prolongava há várias semanas e que poderá levar Leão a uma nova aventura no futebol europeu.
Nicolò Schira acrescenta que o jogador deverá assinar um contrato válido por quatro temporadas, até 2030, com um salário de 12 milhões de euros por ano. O Galatasaray prepara-se, por isso, para oficializar nos próximos dias uma contratação de peso para a sua participação na Liga dos Campeões.
E é precisamente na principal competição europeia de clubes que surge o reencontro com o Sporting. O Galatasaray vai defrontar os leões na fase de liga, o que significa que Rafael Leão regressará a Alvalade, estádio onde deixou de jogar em 2018, depois da polémica rescisão na sequência do ataque à Academia de Alcochete.
O avançado português também esteve nas contas do Aston Villa, mas acabou por dar preferência ao emblema turco. Leão junta-se a um plantel onde já figuram nomes como Davinson Sánchez, Ilkay Gündogan, Leroy Sané e Victor Osimhen.
Nuno Correia da Silva arrasa tratamento dado a craque do Sporting: "O seu valor é indiscutível"
28 Ago 2026 | 15:43
Oficial! William Carvalho tem novo clube; Ex médio do Sporting ruma ao...
28 Ago 2026 | 12:52
Médio despede-se do Sporting, mas diz que não guarda rancor: "Não me arrependo"
28 Ago 2026 | 12:40