
Futebol
Rui Borges justifica não aposta de jogador no Benfica - Sporting: "Veio de algum tempo parado"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica vão disputar o dérbi decisivo para as contas do título de campeão nacional, a partir das 18h deste sábado, no Estádio da Luz. Em caso de vitória, o Clube de Alvalade assegura a conquista do bicampeonato, no reduto do rival. Litos, antigo jogador dos leões, revelou os seus prognósticos para o encontro e espera que Ousmane Diomande não cometa erros.
Em declarações ao jornal Record, o ex-médio internacional português começou por destacar Viktor Gyokeres como “o jogador mais provável de decidir o dérbi”. Sobre a equipa que marcará primeiro no desafio, Litos – que considera que o Benfica tem vantagem, devido ao ‘fator casa’ - apostou no Sporting.
Questionado sobre o jogador mais provável de ver cartão amarelo no dérbi, o antigo atleta indicou Matheus Reis. Vale sublinhar que, na presente temporada, o defesa do Sporting já foi admoestado por seis vezes – todas no campeonato – e foi ainda expulso, por acumulação de ‘amarelos’ no clássico frente ao Porto, em fevereiro, no Estádio do Dragão.
Em relação ao jogador mais provável de “perder a cabeça” no dérbi, Litos falou de Ousmane Diomande: “Espero que não seja o Diomande. Acredito que ele está mais estável e acho que foi importante a conversa que os colegas tiveram com ele, após os jogos em que ele não esteve sereno. Espero que não seja ele, mas pode acontecer, por aquilo que é a sua atitude, a sua forma de disputar cada lance”.
Por fim, questionado sobre o clube que está mais perto de se sagrar campeão nacional, Litos – que representou os verdes e brancos entre 1982 e 1992, tendo conquistado uma Supertaça – optou pelo Sporting: “Por tudo aquilo que significa para o Clube, para os adeptos, para o grupo de trabalho. Por tudo aquilo que passou”.
Veja a antevisão de Litos:
Campeão nacional não ficou decidido, uma vez que os rivais da Segunda Circular empataram a uma bola no Estádio da Luz, em jogo da 33.ª jornada
|
O Sporting terá que esperar até a última jornada da Liga Portugal Betclic para tentar confirmar o título, após empatar por 1-1 com o Benfica, vice-líder, neste sábado, dia 10 de maio, no Estádio da Luz. As duas equipas chegavam empatadas em pontos para o dérbi, mas os leões tinham vantagem no confronto direto.
A turma de Rui Borges deu um passo importante logo aos quatro minutos, quando Viktor Gyokeres, à sua imagem, recebeu na esquerda, acelerou em direção à baliza adversária e serviu Francisco Trincão que, à entrada da área, rematou colocado, de forma certeira, para o canto inferior esquerdo da baliza encarnada.
Perto do minuto 20, as águias cresceram na partida, mas não conseguiram capitalizar as oportunidades de que beneficiaram. Primeiro, Carreras não conseguiu finalizar ao segundo poste após desvio de Eduardo Quaresma, depois Kerem Akturkoglou, isolado, obrigou Rui Silva a boa intervenção.
Os primeiros 45 minutos ficaram marcados por uma intensidade digna de um jogo de campeões e, com este resultado, o Sporting era virtualmente campeão, mas nada estava decidido. Na segunda parte, a turma adversária teve mais bola e chegou ao golo da igualdade.
Aos 63 minutos, Kerem Akturkoglou aproveitou uma jogada individual de Vangelis Pavlidis para restabelecer o empate. Aos 84 minutos, Viktor Gyokeres teve espaço na zona frontal, mas a bola acabou nas mãos de Trubin. O marcador não voltou a mexer e o "dérbi das decisões", que acabou por não ser, terminou mesmo empatado.
O Sporting, no entanto, parte em vantagem para o duelo frente ao Vitória de Guimarães, em Alvalade, já que só depende de si para conquistar o cetro de campeão nacional. Já o Benfica, que se desloca a Braga, terá sempre de esperar um deslize dos leões.
Veja o resumo do dérbi:
Futebolista do Clube de Alvalade foi expulso após apito final do dérbi frente aos encarnados (1-1) e não vai estar disponível para o último jogo
|
O Benfica - Sporting (1-1) terminou com ânimos algo exaltados, no relvado. O árbitro do encontro, João Pinheiro, mostrou cartão vermelho a Ricardo Esgaio, jogador do Clube de Alvalade, durante a altercação em pleno Estádio da Luz. O ala falha assim o encontro da última jornada.
"Quem foi expulso? Foi o Ricardo Esgaio que viu cartão vermelho"
Rui Borges confirmou que foi o 'camisola 47' a ser expulso pelo juiz da Associação de Futebol de Braga: "Quem foi expulso? Foi o Ricardo Esgaio que viu cartão vermelho", confirmou o técnico antes de falar no encontro e negar que esta igualdade tem sido saborosa para si.
"Saboroso é ter que ganhar o último jogo, senão não vale de nada o empate, por isso. E os jogadores, o grito é de sentimento, de felicidade no sentido que sabemos que ganhamos nós, e nossa casa, e isso é importante sentir e é natural que eles expressem essa felicidade, mas sabem, e foi algo que também passámos".
"Falta um jogo, não ganhámos nada"
Rui Borges explica que ainda nada está ganho: "Falta um jogo, não ganhámos nada, por isso temos que nos focar, um empate difícil, valorizar tudo o que fizemos hoje aqui, valorizar os adeptos, como já disse, mas falta um jogo, perante um adversário difícil, e no fim do jogo aí veremos".
O treinador conhece bem o Vitória de Guimarães e garante que os vimaranenses vão tentar conquistar a vitória em Alvalade: "Acredito que sim, porque de alguma forma até os adeptos ficaram magoados, uma parte deles, por o Rui Borges sair a meio da época. Levo isso para o lado positivo, para o lado que tinham um carinho grande pelo treinador e não queriam ver sair. Vi jogadores do Vitória a levar quinto amarelo para não jogarem neste jogo e jogarem contra o Sporting, por isso, acima de tudo olho para a vitória".
Pupilo de Rui Borges falou após igualdade na Luz (1-1) e diz que equipa verde e branca tentou alcançar os três pontos no reduto encarnado
|
Francisco Trincão, autor do golo do Sporting no dérbi com o Benfica (1-1), falou após a igualdade verificada no Estádio da Luz. O internacional português de 25 anos salienta o facto de os leões dependerem apenas de si próprios para vencer o título, apesar de lamentar o empate.
"Queríamos aguentar a vantagem, mas infelizmente não conseguimos"
"Entrámos bem, sabíamos o que tínhamos de fazer. Conseguimos chegar à vantagem, depois sofremos o empate, mas o futebol é isto. Sabíamos depois de termos marcado eles iam pressionar mais, queríamos aguentar a vantagem, mas infelizmente não conseguimos".
"Vamos fazer o nosso melhor para ganhar na última jornada para dar este título aos nossos adeptos"
O canhoto do emblema verde e branco diz ainda que a equipa vai lutar para dar o troféu de campeão aos adeptos: "Mas temos tudo nas nossas mãos para ser campeões. Vamos fazer o nosso melhor para ganhar na última jornada para dar este título aos nossos adeptos", referiu à BTV.
Os leões ficam a um triunfo do título, bastando vencer em casa na última ronda o Vitória de Guimarães, uma vez que em caso de empate, tem vantagem sobre o rival da Segunda Circular. O Benfica precisa de vencer o Braga na Pedreira e esperar por uma escorregadela do Clube de Alvalade para ser campeão.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 30 milhões de euros – realizou 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.474 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou 10 golos e fez 16 assistências.