Futebol
Peter Schmeichel regozija com saída de Rúben Amorim do Sporting: "Tem de ser resolvido agora"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rio Ferdinand, antigo capitão do Manchester United e da seleção inglesa, recorreu à rede social 'X' para interagir com os seus seguidores e perguntou aos fãs o que acham sobre a possibilidade de Rúben Amorim ser o próximo treinador do emblema de Old Trafford.
"Rúben Amorim... opiniões?", questionou na sua conta oficial daquela rede social. O lugar de Ten Hag foi repetidamente posta em causa nas últimas semanas após vários resultados sem brilho, com o ex-futebolista a não se mostrar surpreendido com a saída do neerlandês.
"Se estou surpreendido? Não. Mantiveram o homem no comando, a época começou, pensei mesmo que estávamos a começar a ver alguns sinais novos nos primeiros dois ou três jogos, e depois fomos derrotados pelo Liverpool (3-0)e nunca mais recuperámos", começou por explicar.
"Foi como se um pugilista fosse atingido e derrubado no terceiro assalto e nunca mais recuperasse, sendo derrubado, derrubado, todos os assaltos até ao 12.º. E, finalmente, chegámos aqui. O combate foi cancelado no último assalto por causa do treinador", acrescentou.
"O que mais me preocupa é o facto de ter demorado tanto tempo. Um dos melhores candidatos era provavelmente Thomas Tuchel, mas ele foi-se embora, tornou-se selecionador da Inglaterra... Acho que o Man United vai olhar para isso e questionar talvez tenha perdido uma oportunidade", concluiu.
Veja a publicação de Rio Ferdinand:
Jornalista especialista no mercado de transferências comentou eventual mudança do técnico para o Clube de Alvalade rumo ao Manchester United
|
0Fabrizio Romano, jornalista especialista no mercado de transferências, comentou a possível saída de Rúben Amorim do Sporting rumo ao Manchester United. O italiano confirma que o técnico é o favorito ao lugar de Erik ten Hag e que as negociações estão "em andamento".
"Rúben Amorim deu sinal verde inicial ao Man United. Ele está interessado em juntar-se ao clube, aceitando o projeto e os termos discutidos. Amorim respeita o Sporting... e por isso agora depende da negociação clube a clube. A cláusula de saída para os principais clubes é de cerca de 10 milhões", pode ler-se na rede social 'X'.
Erik ten Hag não resistiu à derrota neste domingo com o West Ham (2-1), em Londres, que empurrou o histórico clube de Manchester para o 14.º lugar da Premier League. O neerlandês estava no cargo desde abril de 2022. Desde então, venceu dois troféu - a Taça da Liga em 2023 e a Taça de Inglaterra na época passada.
Em 2022/23 ainda obteve um terceiro lugar, mas na temporada passada não foi além do oitavo posto a 31 pontos do campeão Manchester City. Ruud van Nistelrooy, até agora adjunto de Ten Hag, vai ficar como treinador interino até à escolha de um novo timoneiro.
Já Rúben Amorim conquistou cinco títulos ao serviço do Sporting: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Veja a publicação de Fabrizio Romano:
Técnico dos leões deve assinar pelo Manchester United, com o Clube de Alvalade a receber uma verba a rondar os 10 milhões de euros
|
0A saída de Rúben Amorim do Sporting teve dedo de Hugo Viana e Antero Henrique. De acordo com o jornal ‘Record’, o ainda diretor desportivo dos leões, bem como o cunhado do técnico português, foram peças essenciais na operação do Manchester United. Os leões já preparam a sucessão do ainda treinador verde e branco.
“Um dos fatores que mais contribuiu para o desfecho que agora parece iminente foi a intervenção de Hugo Viana. O ainda diretor de futebol do Sporting acabou por ‘ajudar’ o influente Pini Zahavi a colocar Amorim em Old Trafford, ao convencer o United que perderia o técnico para o... City no dia em que Pep Guardiola saísse do Etihad”, revela o jornal ‘Record’, na edição desta terça-feira.
O diário desportivo adianta, ainda, que Pini Zahavi é bastante próximo de Antero Henrique, cunhado de Rúben Amorim e uma das pessoas com ligação direta a André Villas-Boas, no Porto, pese embora nunca apareça em público ao lado do líder dos dragões.
"O Antero Henrique terá sido dos melhores profissionais que vi no fenómeno do futebol, com uma visão única. A sua carreira evoluiu de tal forma que agora opera de forma superior. É meu amigo, esteve nos meus 40 anos, foi um CEO que tentei levar para todos os clubes onde estive e nunca consegui”, referiu André Villas-Boas, na campanha eleitoral do Porto.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, com os leões a pagarem, curiosamente, 10 milhões de euros, sendo que esse valor haveria de ser ligeiramente superior. Desde então, o técnico regista 227 encontros (160 vitórias, 34 empates e 33 derrotas) e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Técnico dos leões está muito perto de suceder a Erik Ten Hag no Manchester United, com os verdes e brancos a encaixarem 10 milhões de euros
|
0Bernardo Ribeiro considera que a decisão de Rúben Amorim em rumar ao Manchester United acaba por ser compreensível, apesar de deixar algumas farpas ao treinador. Num artigo de opinião, o diretor do jornal ‘Record’ deixa no ar a ideia de Antero Henrique teve um papel essencial na saída do técnico dos leões do Clube de Alvalade e comenta a escolha em João Pereira.
Bernardo Ribeiro: "Abandonar Alvalade nesta altura é o contrário de tudo o que sempre disse"
“A saída de Viana no final da época e agora a mais do que provável de Amorim é um terramoto desportivo de que o Sporting terá muitas dificuldades em recompor-se. A importância de ambos é gigantesca, maior a do treinador provavelmente, sendo que abandonar Alvalade nesta altura é o contrário de tudo o que sempre disse. Passou de adorar o Clube e o país em que vive a negociar com o United numa semana. Uau”, começa por dizer Bernardo Ribeiro.
“Uma das curiosidades desta saída é como o recordarão os adeptos. O técnico candidatava-se a lenda do clube conquistando o bicampeonato. Agora vira diabo em menos de um fósforo”, argumenta Bernardo Ribeiro.
Bernardo Ribeiro: "Resta analisar qual o papel de Antero Henrique no enfraquecimento da época desportiva do leão"
“Curiosamente, a decisão dos sportinguistas caberá muito ao sucessor. Ganhando João Pereira, Rúben será perdoado. Caso o leão se perca na selva do dinheiro inglês, a coisa será mais feia. É a vida do futebol, mas algo triste acabar assim”, afirma Bernardo Ribeiro.
“Difícil não entender o adeus de Rúben. Os profissionais têm de fazer escolhas, por difíceis que sejam. É este o poder do dinheiro. Um United será sempre maior do que um grande português. Mesmo com juras de amor. Dias difíceis para Frederico Varandas. Resta analisar qual o papel de Antero Henrique no enfraquecimento da época desportiva do leão. Boa sorte com isso”, finaliza Bernardo Ribeiro.