
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Roberto Martínez riscou Pedro Neto e o ex Sporting Renato Veiga do Portugal - Dinamarca. O avançado e o médio estarão indisponíveis para a partida frente à seleção de Morten Hjulmand e Conrad Harder, que chega ao Estádio José Alvalade com vantagem na eliminatória.
A decisão do técnico espanhol foi anunciada pela UEFA, revelando quais os jogadores que estariam riscados da convocatória. Em contrapartida, Francisco Conceição e Gonçalo Ramos foram chamados e poderão somar alguns minutos nesta partida decisiva para a armada lusa.
A convocatória de Renato Veiga esteve até em equação, uma vez que o médio - que vem alinhando como defesa-central - apresentou muitas queixas físicas na Juventus. No entanto, acabou por integrar o lote de escolhidos e foi titular em Copenhaga, cometendo uma grande penalidade que Diogo Costa acabaria por defender.
Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Ruben Amorim para alguns jogos da equipa principal, mas nunca foi aposta para o agora treinador do Manchester United. O jogador acabou por rumar ao Basileia, por 4,6 milhões de euros.
A segunda mão está agendada para este domingo, dia 23 de março, às 19h45, no Estádio José Alvalade. Cristiano Ronaldo e companhia vão ter de 'remontar' a eliminatória, caso queiram continuar na Liga das Nações e vencer o troféu pela segunda vez, nesta que é a quarta edição da prova.
Rui Borges já tomou decisão sobre plantel dos verdes e brancos para a próxima temporada e jogador luso será opção para o técnico do Clube de Alvalade
|
Manuel Mendonça vai fazer a pré-época com o plantel principal do Sporting. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, os planos de Rui Borges passam por testar o internacional sub-20 português na equipa A, de modo a ganhar algumas rotinas e, eventualmente, ser opção durante 2025/26.
A ideia do técnico verde e branco foi tomada tendo em conta as boas exibições do capitão dos B's no conjunto secundário do Clube de Alvalade e do grande problema com o meio-campo do Sporting esta temporada, devido às constantes lesões no centro do terreno.
Nos últimos tempos, Rui Borges foi obrigado a adaptar Zeno Debast, para fazer parceria com Morten Hjulmand. Além do belga, passaram pela posição Alexandre Brito, Eduardo Felicíssimo e, a espaços, Henrique Arreiol e Kauã Oliveira, sendo que até Ricardo Esgaio desempenhou a função de '8', nos últimos minutos da vitória sobre o Moreirense (3-1).
As lesões de Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita, Daniel Bragança e João Simões (os últimos só voltam mesmo na próxima temporada), deixaram o técnico do Sporting sem opções. Manuel Mendonça apresenta-se em bom plano na equipa B e terá oportunidade.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Manuel Mendonça fez, no total, 36 jogos: 29 na equipa B e sete nos sub-19, com sete golos apontados e outras tantas assistências. A liderança do jovem também é tida em conta e Rui Borges está muito atento, tendo até sido criticado por ainda não te usado o médio.
Treinador verde e branco abordou questão difícil depois da vitória dos leões frente aos vila condenses, em jogo a contar para a Taça de Portugal
|
O Sporting entrou em campo esta terça feira, dia 22 de abril, para defrontar a equipa do Rio Ave, em encontro a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Os leões venceram por 2-1, e carimbaram a passagem à final da Taça de Portugal. No final da partida, Rui Borges, treinador do Sporting, abordou a forma de Pedro Gonçalves, médio verde e branco que voltou recentemente de lesão.
Antes, começou por analisar o jogo: "Tentámos ser sérios e muito pressionantes desde o início. Queríamos fazer golo cedo para nos tranquilizarmos e foi o que fizemos, aconteceu. Fizemos o 1-0, fomos melhores e mais pressionantes. O Rio Ave equilibrou depois até ao intervalo. Pedi para fazermos novamente o golo na segunda parte e a equipa fez. A equipa começou a fazer gestão, deixámos o Rio Ave acreditar durante 10 minutos, tem o golo e uma bola na barra e nessa fase foi mais equilibrado, mas fomos muito competentes, deu para gerir alguma malta nessa fase e é muito importante também", explicou, em declarações na flash interview da SportTv.
Falou, também, da substituição de Viktor Gyokeres: "Aborrecido? Mas isso passava-lhe passado cinco minutos. Faz parte da competitividade dele. É um colega excecional, estava a dizer aos colegas para chutar e tudo. É um fora de série na competitividade, na fome. Estou feliz porque fez mais um golo e oxalá que ele faça muitos porque acredito que possa vencer a Bota de Ouro", disse Rui Borges.
Depois, o caso de Pote, que voltou de lesão: "Acho que o Pote vai ser muito importante nesta reta final. Tínhamos essa margem hoje, dar-lhe esses minutos. É sobre confiança, sobretudo. É um jogador que parou muito tempo, é diferenciado, tem pormenores de um fora de série, mas precisa de confiança e foi isso que tentámos fazer, dar-lhe confiança. Acreditamos que será um jogador importante nesta reta final da época", explicou sobre Pedro Gonçalves.
Por último, falou do acesso à final da Taça de Portugal: "É um sonho tornado realidade. Acredito que seja no Jamor porque tem a sua história. Estamos novamente noutra final, conseguimos quase a Supertaça também. Somos um grande clube e queremos estar nas finais. Compreendo a questão da segurança, mas aquilo que é história e o sonho para mim enquanto treinador, é claro que o Jamor é sempre mítico", rematou Rui Borges, treinador do Sporting.
Jogador que alinhou de início da partida entre leões e vila condenses revelou tudo acerca da mentalidade da equipa depois da vitória
|
O Sporting entrou em campo esta terça feira, dia 22 de abril, para defrontar o Rio Ave, em partida a contar para a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Os leões venceram por 2-1, e carimbaram a passagem à final da prova rainha. No final do encontro, Gonçalo Inácio falou com os jornalistas da RTP1 na zona de entrevistas rápidas.
O defesa central do Sporting foi fulcral na vitória do Sporting. Alinhou de início, demonstrou grande solidez e consistência defensiva durante todo o encontro, e conseguiu inaugurar o marcador, após pontapé de canto, logo aos 11 minutos de jogo.
Sobre a partida frente ao Rio Ave, disse o seguinte: "Conseguimos entrar bem no jogo, depois conseguimos fazer golo cedo e acabámos por controlar mais ainda. Agora o foco é já no próximo jogo", começou por explicar.
Depois, abordou já a final da Taça de Portugal, que os leões deverão jogar frente ao eterno rival de Lisboa, o Benfica: "Estamos confiantes, vai ser até ao fim. Mas a equipa está preparada para isso", atirou Gonçalo Inácio acerca do jogo decisivo na prova rainha em Portugal.
Depois de vencerem a primeira mão por 2-0, os leões triunfaram no segundo jogo da eliminatória por 2-1, e conseguiram o acesso à final da Taça de Portugal com o agregado de 4-1. A turma comandada por Rui Borges foca-se, agora, no campeonato, onde vai defrontar o Boavista, na próxima partida, a contar para a 31ª jornada da Liga Portugal Betclic.