
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda está a ter um arranque de época fascinante, que culminou na chamada à seleção nacional, com apenas 17 anos. Com a confiança de Roberto Martínez, o extremo do Sporting pode fazer história, caso seja utilizado pelo técnico nos próximos encontros.
Portugal enfrenta a Croácia (quinta-feira, dia 5 de setembro) e a Escócia (domingo, 8 de setembro) e o diamante leonino poderá bater o recorde de Cristiano Ronaldo. Aquando da estreia com as Quinas ao peito, CR7 tinha 18 anos, mais um do que o 'camisola 57' de Rúben Amorim.
José Gralha e João dos Santos, ambos com 16 anos, ocupam o primeiro lugar do ranking dos mais novos a jogar pela armada lusa. No entanto, Geovany Quenda poderá assumir protagonismo e ultrapassar o maior goleador de todos os tempos e cinco vezes Bola de Ouro.
Na conferência de imprensa de início de estágio da seleção, Cristiano Ronaldo foi o escolhido para falar aos jornalistas e abordou a interação com a pérola do Sporting: "Muitos deles têm vergonha de falar comigo (risos). Ainda há bocado estava a subir para o quarto, vi o miudinho novo, de 17 anos, o Quenda. E fui ter com ele. Ele estava lá no fundo do corredor e eu: “Então, jogador? Estás recuperado do jogo?”. E ele ficou ali um bocado envergonhado".
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Em 2024/25, o ala soma já um golo em cinco encontros, num total de 443 minutos dentro das quatro linhas.
Atleta que se destacou no Campeonato Nacional, na última temporada, ao serviço do Clube de Alvalade, assina contrato com os azuis e brancos
|
É oficial. O Porto anunciou a contratação de Saska Durovic, ex-jogadora da equipa de voleibol feminino do Sporting. Após uma temporada no Clube de Alvalade, na qual conquistou a Taça de Portugal, a central internacional montenegrina, de 23 anos de idade, assina contrato com o emblema azul e branco.
Saska Durovic foi uma das grandes figuras da última edição da Liga Solverde, tendo sido mesmo a melhor servidora da competição, com um total de 40 ases somados. A central foi ainda a quarta melhor blocadora (86), além de ter terminado na sexta posição da tabela de pontuadoras mais eficazes do campeonato, com 174 pontos em 361 remates, o que representa uma taxa de sucesso de 48%.
Em 2024/25, Saska Durovic participou num total de 34 partidas, ao serviço da equipa de voleibol feminino do Sporting, comandada por Rui Pedro Silva, entre Liga Solverde e Taça de Portugal. Vale sublinhar que, para fazer face à saída da atleta, o Clube de Alvalade está em vias de assegurar o regresso de Jady Gerotto ao Pavilhão João Rocha, depois de uma experiência no Olomuc, da República Checa, além da contratação de Ana Clara, proveniente do Colégio Efanor.
Antes de chegar ao campeonato português, Saska Durovic representou as montenegrinas do Moraca, o Tent e o Estrela Vermelha, da Sérvia, e ainda as francesas do Saint-Raphael. No plano internacional, a central soma 25 internacionalizações pela seleção principal de Montenegro, tendo assinado 178 pontos.
De resto, vale lembrar que, na temporada que agora termina, a equipa de voleibol feminino do Sporting disputou um total de 36 jogos, com o saldo de 28 vitórias e oito derrotas. A equipa verde e branca celebrou a conquista da Taça de Portugal e, no campeonato, foi eliminada pelo Braga (3-2), nas meias-finais.
Veja a publicação do Porto:
Há mais um emblema transalpino associado ao goleador internacional sueco, que soma muitos pretendentes no mercado de transferências
|
Viktor Gyokeres é um dos avançados colocados na órbita do Milan, tendo em vista o reforço do ataque da equipa ‘rossoneri’, no mercado de verão. O goleador do Sporting, que também é associado à Juventus, reúne as características pretendidas pelos responsáveis dos milaneses, que têm vários nomes bem referenciados.
O jornal italiano La Gazzetta dello Sport elaborou uma extensa lista de avançados que apresentam o perfil desejado pelos dirigentes do Milan para concorrer com Santiago Giménez, o habitual titular da equipa transalpina. Igli Tare, diretor desportivo do clube italiano, já afirmou publicamente que o objetivo é contratar “um jogador que faça a diferença, que ajude a equipa a dar um passo em frente”.
Neste sentido, Gyokeres é o “sonho” dos responsáveis do Milan, embora o elevado valor exigido pelo Sporting para aceitar a saída do atleta seja incomportável para o clube italiano. O referido jornal escreve mesmo que "seria necessário um milagre" para os ‘rossoneri’ garantirem a contratação do goleador internacional sueco – que pode reencontrar Ruben Amorim, no Manchester United.
De resto, o Milan estuda outras alternativas para o reforço do setor ofensivo, com destaque para avançados que atuam no futebol italiano, tais como Mateo Retegui (Atalanta), Dusan Vlahovic (Juventus), Artem Dovbyk (Roma) e Lorenzo Lucca (Udinese). A lista apresentada pela Gazzetta dello Sport inclui ainda outros atletas, nomeadamente Victor Boniface (Bayer Leverkusen), Dominic Solanke (Tottenham), Alexandre Sorloth (Atlético Madrid), Vangelis Pavlidis (Benfica) e Samu (Porto).
Vale lembrar que, em 2024/25, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Jovem avançado dinamarquês concedeu uma entrevista recente onde abordou um dos maiores triunfos da temporada verde e branca em 2024/25
|
Conrad Harder voltou a relembrar a vitória do Sporting na final da Taça de Portugal, quase um mês depois do triunfo. O avançado dinamarquês falou da partida onde saiu do banco para ser decisivo, e lembrou o que sentiu numa conversa com o portal 'Campo'.
Conrad Harder: "Entrei e mudei tudo. Estou muito orgulhoso por isso"
"Eles [Benfica] jogaram melhor durante a maioria do jogo, mas a nossa equipa nunca desiste. Antes de ser entrar (aos 75’) só pensava que tinha de conseguir mudar o jogo. E depois aconteceu. Entrei e mudei tudo. Estou muito orgulhoso por isso", atirou Conrad Harder sobre essa partida e sobre o seu desempenho.
Para o avançado dinamarquês, nesse jogo ficou perfeitamente espelhado a "forte mentalidade" do Sporting, equipa que este ano se tornou bicampeã nacional, após uma época com muitos altos e baixos que chegou a contar com três treinadores principais.
Relembrar que nesse jogo da final da Taça de Portugal, que o Sporting venceu com 3-1 após prolongamento, Conrad Harder só entraria em campo aos 75', quando os leões perdiam por 1-0. O avançado verde e branco foi muito importante na partida e acabou por ser considerado o MVP do encontro - que ainda está a ter consequências para o plantel dos leões.
Conrad Harder seguiu, depois da final da Taça de Portugal, para o estágio da sua Seleção sub-21, conjunto que esteve a ajudar no Campeonato da Europa da categoria, onde a Dinamarca atingiu os quartos-de-final. O ponta-de-lança vai, agora, tal como Geovany Quenda, gozar um período de férias antes de se juntar aos colegas nos trabalhos da equipa do Sporting.