Futebol
E esta? Jogador que custou 'pipa de massa' ao Sporting afinal pode ser autêntica 'pechincha'
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A Liga inglesa de futebol manteve o castigo da perda de quatro pontos ao Notthingham Forest, devido à violação das regras de lucro e sustentabilidade, após ter rejeitado o recurso interposto pela equipa onde joga o futebolista do Sporting, Rodrigo Ribeiro.
Em causa está a acusação de o emblema da Premier League ter violado as regras de sustentabilidade financeira da Liga, entre 2020 a 2023, pelo valor de perdas (40 milhões de euros) ter sido ultrapassado. O atual 17.º classificado da Liga Inglesa tentou recorrer e permanece assim um lugar acima dos lugares de despromoção.
Até ao final da campanha, Rodrigo Ribeiro e companhia terão pela frente o Chelsea e o Burnley, dois embates que colocarão todas as fichas, na tentativa de se manterem no primeiro escalão da Inglaterra. Os duelos estão marcados próximos dias 11 e 19 de maio, sendo que o Notthingham Forest recebe o Chelsea e desloca-se ao reduto do Burnely.
Esta temporada, Rodrigo Ribeiro – avaliado em 3 milhões de euros – leva apenas quatro jogos pela equipa treinada por Nuno Espírito Santo, nos quais disputou apenas 13 minutos, média de 3,25 por partida. O avançado cedido pelo Sporting já viveu melhores dias e, além de não ser aposta do técnico português, também não é utilizado nos escalões de formação dos ingleses.
Antes de rumar à Premier League, o jovem craque renovou contrato com os verdes e brancos, até 2028. No novo vínculo com o Clube de Alvalade, ficou estipulada uma cláusula de rescisão na ordem dos 80 milhões de euros, ao nível de nomes como Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand e Iván Fresneda, que alinham no plantel principal.
Antigo guarda-redes do Porto aponta algumas lacunas em jogador que tem sido aposta de Rúben Amorim na época dos verdes e brancos
|
0Vladan Kovacevic tem uma entorse no tornozelo esquerdo e já se conhece o tempo de paragem. Franco Israel vai assumir a baliza do Sporting na ausência do bósnio, que é, para já, totalista de Rúben Amorim. Jorge Amaral admite que o uruguaio traz maior segurança aos leões.
"(Kovacevic) Ainda não mostrou ter uma técnica de guarda-redes. O Franco Israel, no tempo que jogou, mostrou ser mais sereno, mais tranquilo e foi evoluindo. Não quer dizer que com Kovacevic não possa acontecer", começou por dizer o ex-guardião do Porto, na CMTV.
"Pode crescer com os jogos, aumentar níveis de confiança com a Liga dos Campeões... Pode acontecer, mas, até ao momento, por aquilo que vi dos dois, acho o Israel 'mais baliza' e mais guarda-redes", terminou Jorge Amaral, mostrando preferência pelo 'camisola 1' de Rúben Amorim.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento do uruguaio. Pelo Sporting, o bósnio soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Já Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting, em 2023/24: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Antigo jogador, treinador e dirigente do Clube de Alvalade acredita que jogador pode deixar o plantel de Rúben Amorim se brilhar na Europa
|
0Viktor Gyokeres é a estrela maior do Sporting. Recentemente, o avançado abordou a sua cláusula de rescisão, admitindo que o valor é "demasiado alto", ainda assim, Augusto Inácio acredita que o avançado pode deixar Alvalade pelos 100 milhões de euros estipulados, mas precisa de "fazer uma grande Liga dos Campeões".
"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.
"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Ponta de lança do Feyenoord esteve na mira dos leões, mas vai ser reforço de equipa inglesa
|
0Santiago Giménez está a caminho do Nottingham Forest por 33 milhões de euros. O 1908.nl escreve esta segunda, feira, dia 26 de agosto, que o ponta de lança - que foi apontado ao Sporting, em caso de saída de Viktor Gyokeres, vai ser reforço para o atual sétimo classificado da Premier League.
O clube orientado por Nuno Espírito Santo ofereceu uma primeira proposta do emblema inglês, de 25 milhões de euros, foi prontamente rejeitada pela turma dos Países Baixos que, contudo, mantiveram abertas negociações até que as mesmas chegassem a bom porto.
O internacional pelo México está a ter um arranque de época em grande, tendo já marcado quatro golos em quatro jogos. Já na temporada passada, as boas exibições valeram-lhe que a cobiça por parte dos responsáveis do Clube de Alvalade que equacionaram avançar para a sua contratação, em caso de saída de Viktor Gyokeres.
Ainda assim, a realidade é que Fotis Ioannidis continua a ser o alvo prioritário de Rúben Amorim e, por isso mesmo, o Sporting pretende esticar as negociações o máximo possível, com o objetivo de, com a ajuda do jogador, fazer o Panathinaikos ceder em aceitar o negócio proposto pelos verdes e brancos.
Em 2023/24, ao serviço do Feyenoord, Santiago Giménez - avaliado em 40 milhões de euros - realizou uma temporada de alto nível. Nos 41 encontros que disputou, totalizando 3.205 minutos, o atacante conseguiu 26 finalizações certeiras e, ainda, oito passes para golo na sua conta pessoal.