Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
01 Out 2021 | 11:24 |
No seguimento das reações aos resultados oficiais da Assembleia Geral comum ordinária da noite passada (30 de setembro), Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), comentou a forma como correu a sessão no Pavilhão João Rocha. "A Assembleia Geral decorreu da forma que entendemos que é a adequada. Toda a gente que se inscreveu teve ocasião para falar, os esclarecimentos foram prestados e as pessoas decidiram como entenderam decidir", realçou, no Hall VIP do Estádio José Alvalade, justificando, de seguida, o dia da AG. "Infelizmente, não se conseguiu fazer aquilo que era a nossa intenção inicial, que era fazer a Assembleia Geral no sábado, dia 25, por razões que têm a ver com a necessidade do tempo para que os documentos a submeter à Assembleia estivessem prontos. Estamos com algumas sequelas da pandemia, mas, apesar de tudo, as pessoas comportaram-se muito bem, respeitaram as normas e a manutenção da máscara. O Sporting cumpriu o que tinha de ser cumprido, fizemos de acordo com o que a Direção-Geral de Saúde ajustou connosco porque foi pedido e entregue um plano de contingência. As coisas decorreram com toda a normalidade e não há nada a apontar ao desenvolvimento dos trabalhos, que decorreram da forma prevista, no horário previsto, com o conteúdo previsto e, depois, as pessoas votaram. À Mesa da Assembleia Geral compete criar condições para que a Assembleia se faça de acordo com a lei e com os Estatutos. Isso foi o que fizemos e vamos sair todos daqui com a consciência do dever cumprido", vincou. Confira AQUI os comentários de Frederico Varandas, depois do chumbo triplo nesta Assembleia Geral (LER MAIS AQUI).
Fotografia de Sporting
Presidente do Clube leonino reuniu-se na companhia de representantes dos Grupos Organizados de Adeptos para discutir um possível novo protocolo entre as partes
03 Jun 2026 | 17:49 |
Frederico Varandas voltou a reunir-se com representantes das claques do Sporting, numa tentativa de aproximar posições depois de vários anos marcados por tensão entre a direção leonina e os Grupos Organizados de Adeptos (GOA). Em cima da mesa esteve a possibilidade de um novo protocolo de cooperação entre as partes, num encontro realizado esta semana em Alvalade.
Segundo o jornal Record, o presidente verde e branco colocou em discussão a hipótese de voltar a reconhecer oficialmente Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI e Torcida Verde. Atualmente, apenas a Brigada Ultras mantém estatuto de GOA legalizado pelo Clube, estando integrada na zona ZCEAP do Estádio José Alvalade.
A mesma fonte refere ainda que a questão das zonas de 'safe standing' voltou a ser debatida entre direção e adeptos organizados. Frederico Varandas já tinha admitido anteriormente contactos com a UEFA para perceber a viabilidade da implementação deste modelo em Alvalade, embora a obrigatoriedade de identificação individual dos adeptos continue a gerar reservas junto de algumas claques.
Outro dos temas discutidos terá passado pela situação das sedes dos grupos organizados. A Brigada Ultras continua sem acesso ao respetivo espaço, enquanto Juventude Leonina, Directivo e Torcida Verde enfrentam processos relacionados com a desocupação das chamadas “casinhas” nas imediações do Estádio José Alvalade.
De acordo com a respetiva fonte, um eventual entendimento poderá permitir que as claques voltem a ser reconhecidas oficialmente pela estrutura leonina. Recorde-se que, em 2019, Frederico Varandas terminou unilateralmente os protocolos existentes com Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI, enquanto a Torcida Verde perdeu o estatuto de grupo legalizado já em 2025.
Atualmente, a Brigada Ultras ocupa o setor B12 da bancada Sul, no segundo anel de Alvalade. Já a Juventude Leonina e a Torcida Verde mantêm-se localizadas no primeiro anel da Superior Sul, enquanto o Directivo Ultras XXI continua instalado no setor A17, na bancada Norte, apesar das divisões internas que o grupo atravessa nesta altura.
Com o filme que protagoniza a estrear no mês de junho, atriz portuguesa foi convidada a marcar presença num programa de televisão espanhol
02 Jun 2026 | 12:12 |
Margarida Corceiro foi convidada do programa espanhol La Revuelta, da RTVE, para falar sobre o filme “Todo lo que nunca fuimos”, ao lado de Maxi Iglesias. Durante a emissão, a atriz portuguesa surpreendeu o apresentador David Broncano com uma camisola autografada por todo o plantel do Sporting.
A camisola dos verdes e brancos trazia o número 7 e o nome Broncano nas costas, segundo detalhes partilhados pela produção. A peça foi oferecida pela atriz ao apresentador, como símbolo de reconhecimento entre o público português e a equipa lusa.
Antes do momento de entrega do presente ao anfitrião, Margarida descreveu a camisola do Sporting como sendo “do melhor clube do Mundo”. O gesto decorreu do contexto da entrevista, onde também foram abordados pormenores do filme que protagoniza.
Assumidamente Sportinguista, Margarida Corceiro nunca escondeu a sua afinidade clubística. Recorde-se que, mesmo durante o namoro com João Félix, na altura, jogador do Benfica, a atriz tinha presença assídua nos jogos dos verdes e brancos, no Estádio José Alvalade - onde continua a assistir às partidas do seu Clube.
A emissão contou ainda com a participação de Maxi Iglesias, consolidando o debate sobre o filme e fortalecendo a presença de artistas portugueses em programas de televisão fora de portas. A troca de presentes gerou interesse entre o público que segue conteúdos de cinema e desporto.
Veja o vídeo:
Tensão tornou-se notória no encontro da última jornada da Liga Portugal Betclic, diante do Gil Vicente, e preparam-se novas movimentações
18 Mai 2026 | 11:54 |
O encontro entre o Sporting e o Gil Vicente, do último sábado, dia 16 de maio, ficou também marcado por um reforço significativo do dispositivo policial no topo norte de Alvalade, zona habitualmente ocupada pela Directivo Ultras XXI.
Segundo revela agora o jornal A Bola, o aumento da segurança esteve relacionado com informações recolhidas pela Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, através dos spotters destacados para o encontro no Estádio José Alvalade.
Os dados recolhidos pelas autoridades apontavam para uma forte divisão interna no grupo organizado de adeptos, cenário que levantou receios de possíveis confrontos físicos entre elementos ligados às diferentes fações da claque leonina.
A mesma fratura interna poderá, inclusivamente, estar na origem da criação de um novo grupo organizado no mesmo setor do Estádio José Alvalade. Na base do conflito estará um recente processo eleitoral vivido no seio do Directivo Ultras XXI.
Segundo uma das correntes envolvidas, o ato eleitoral terá sido marcado por alegadas irregularidades, situação que culminou na mudança da estrutura diretiva da claque e agravou as tensões entre os apoiantes, que agora se dividiram.
Atualmente, o topo sul de Alvalade continua ocupado por outras claques ligadas ao universo leonino, como a Juventude Leonina, a Torcida Verde e a Brigada Ultras. Ainda assim, entre os grupos organizados de adeptos presentes no estádio, apenas a última é oficialmente reconhecida pelo Conselho Diretivo do Sporting.