Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rogério Azevedo 'rasga' Diomande por erro no AVS - Sporting: "É preciso ter controlo emocional..."

Jornalista português assinou o seu espaço de opinião no jornal 'A Bola', acerca dos erros que foram cometidos durante o jogo dos leões em Vila das Aves

Rogério Azevedo fez questão de deixar algumas críticas a Diomande depois do AVS - Sporting que marcou a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic
Rogério Azevedo fez questão de deixar algumas críticas a Diomande depois do AVS - Sporting que marcou a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic

24 Fev 2025 | 14:53 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou em campo no passado domingo, dia 23 de fevereiro, para partida a contar para a 23ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões não foram além de um empate a duas bolas, com o destaque negativo a recair sobre Ousmane Diomande, que apesar de ter marcado o primeiro golo, cometeu um penálti, e foi expulso pouco depois. Rogério Azevedo, jornalista do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço de opinião para falar sobre os erros do costa marfinense.


"Diomande anda a dar passos maiores do que as pernas. Gonçalo Inácio diz (e bem) que Diomande não fez por mal. Era o que faltava ter feito por mal, caro Gonçalo. Porém, depois da cena no Dragão face a Fábio Vieira, surge a estalada em Piazón e o pisão em Mendonça. Tudo em sete minutos", começou por escrever.


Prosseguiu: "Há algo que, seja em que profissão for, é preciso ter: controlo emocional. Todos, por vezes, a perdemos, a não ser quem tem sangue de barata. Raro é um jogador que viu um cartão amarelo sete minutos antes não tenha o cuidado necessário para não cometer segundo erro. Rui Borges não quis castigar o jogador na conferência de imprensa pós-jogo. Percebe-se. Mas tem de dar corretivo ao costa-marfinense", atirou Rogério Azevedo.


O jornalista português lembrou, de seguida, que os leões levam, agora, cinco jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. Relembrou também que uma sequência pior remonta a 2012/2013, com Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz e Franky Vercauteren.

Terminou, com alguma reflexões sobre o que falta do campeonato: "Perdeu em três jogos os seis pontos que tinha de vantagem sobre o Benfica e vê o FC Porto com francas possibilidades de reentrar na luta. Se ganhar hoje ao V. Guimarães, fica a quatro pontos dos dois de Lisboa. E receberá o Benfica (jornada 28), sabendo que Benfica e Sporting se defrontarão no final (33.ª). E o SC Braga, a seis pontos da liderança e ainda jogando com os três? Terá perna para este passo?", rematou Rogério Azevedo.



Futebol

Schmeichel toma posição sobre Ruben Amorim: "Não consigo compreender"

Antigo guarda-redes do Sporting mostrou-se profundamente surpreendido e crítico com medida do Manchester United em relação ao português

Peter Schmeichel, glória do Sporting, não entende a decisão do Manchester United em demitir Ruben Amorim neste momento
Peter Schmeichel, glória do Sporting, não entende a decisão do Manchester United em demitir Ruben Amorim neste momento

09 Jan 2026 | 15:44 |

Icon Comentário0

Peter Schmeichel, dono da baliza dos leões entre 1999 e 2000, não consegue entender e critica o despedimento de Ruben Amorim, técnico português, nesta fase da temporada, por parte da direção dos red devils, clube que também representou.


“Não consigo compreender”


“Foi a decisão errada despedir Ruben Amorim, a esta altura, quando não tens outro plano. Fiquei realmente surpreendido, não vi isso a chegar. Não consigo compreender, ainda não consigo compreender a razão”, questionou, em declarações ao viaplay.


O dinamarquês, que representou o clube inglês em quase toda a década de 1990, defendeu que se fosse para despedir o ex-técnico dos leões  devia ter ser despedido há mais tempo, e não neste início de ano. “Porquê agora? Porque não em outubro, por exemplo?” .

“Não é o ego que determina ou decide quem é o treinador”


Se o Jason Wilcox sente que foi insultado, não é o seu ego que determina ou decide quem é o treinador. Colocar o clube nesta situação novamente não faz sentido”, criticando duramente a direção do clube, que decidiu escolher Darren Fletcher para ocupar o cargo de treinador interino.

Ao serviço do emblema de Old Trafford, Ruben Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. A irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o despedimento do antigo treinador do Sporting, no dia 5 de janeiro.


Futebol

Rui Borges com boas e más notícias no regresso aos treinos do Sporting

Plantel verde e branco regressou à Academia Cristiano Ronaldo nesta sexta-feira, dia 9 de janeiro, com novidades para o técnico campeão nacional

Geny Catamo foi reintegrado nos trabalhos do Sporting às ordens de Rui Borges, mas Zeno Debast continua ausente
Geny Catamo foi reintegrado nos trabalhos do Sporting às ordens de Rui Borges, mas Zeno Debast continua ausente

09 Jan 2026 | 15:35 |

Icon Comentário0

O Sporting retomou esta quinta-feira os trabalhos, em Alcochete, depois de dois dias de descanso concedidos por Rui Borges na sequência da derrota frente ao Vitória de Guimarães (1-2), nas meias-finais da Allianz Cup. No regresso aos treinos, o treinador contou com uma novidade no plantel.


Geny Catamo voltou a integrar a sessão, após ter estado ao serviço da seleção de Moçambique na Taça das Nações Africanas. Apesar de a equipa africana não ter conseguido o apuramento para os oitavos de final, o extremo leonino somou minutos na competição.


Tal como tem sido habitual, Rui Borges voltou a recorrer à equipa B, chamando aos trabalhos os jovens Daniel Ciesielski, Guilherme Silva, Rodrigo Dias e Flávio Gonçalves, tal como foi revelado pelo próprio Sporting através dos seus meios oficiais.


Quem ainda não marcou presença no relvado foi Zeno Debast. O central belga encontra-se praticamente recuperado da lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro, no encontro frente ao Marselha, da terceira jornada da UEFA Champions League, sendo expectável que possa estar disponível para o próximo jogo do campeonato, frente ao Casa Pia, marcado para o dia 16.

No boletim clínico mantêm-se Salvador Blopa, Eduardo Quaresma, Mangas, Quenda, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Fotis Ioannidis. Ausente esteve igualmente Ousmane Diomande, que continua a representar a seleção da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas.



Futebol

Morten Hjulmand, capitão do Sporting, volta a babar-se para jogador do Porto

Mais recentes declarações do internacional dinamarquês são tema de conversa no Clube de Alvalade, devido a vários elogios a dragões

Morten Hjulmand, capitão da equipa principal do Sporting, deixou novos elogios a Victor Froholdt, jogador do Porto
Morten Hjulmand, capitão da equipa principal do Sporting, deixou novos elogios a Victor Froholdt, jogador do Porto

09 Jan 2026 | 14:56 |

Icon Comentário0

A afirmação de Victor Froholdt em 2025 continua a merecer reconhecimento além-fronteiras e valeu-lhe a distinção de Futebolista do Ano na Dinamarca. Entre os muitos elogios recebidos, destacam-se os de Morten Hjulmand, capitão do Sporting, que não hesitou em voltar a sublinhar o impacto do médio do Porto tanto no clube como na seleção dinamarquesa.


"Pude ver desde o início, quando o Victor se juntou a nós [na seleção dinamarquesa], que o ritmo era muito alto. Joga rápido. Aquela capacidade de corrida e a energia que traz, tanto para o clube como para a seleção... Isso faz com que nos sintamos seguros por tê-lo, porque sabemos quão grandes são os espaços que ele cobre e como ele preenche o campo. Isso dá muito à equipa", destacou o médio leonino, que foi um dos nomes superados por Froholdt na corrida ao prémio.


Também Pierre-Emile Hojbjerg, internacional dinamarquês e médio do Marselha, deixou palavras de grande admiração pelo jovem centrocampista, elogiando não apenas o rendimento em campo, mas também o perfil humano: "Acho que o Victor tem uma atitude fantástica em campo e fora dele. Trabalha arduamente. Se alguém de 13, 14 ou 15 anos olhar para cima e perguntar: 'Que tipo de abordagem devo ter perante as coisas?', acho que o Victor Froholdt é um excelente exemplo. Trabalha arduamente e é humilde, mas mantém-se firme e entrega-se ao jogo".


Hojbjerg deixou ainda uma nota de apoio pessoal ao companheiro de seleção: "Se ele precisar de um bom conselho ou quiser apoiar-se um pouco num colega, será sempre bem-vindo. Caso contrário, tem permissão para continuar a cavalgar por aí fora".

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 26 partidas: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga outra na Supertaça. Nos 2.342 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Treinador do Sporting revoltado com derrota pesada com o Benfica
Futebol

Treinador do Sporting revoltado com derrota pesada com o Benfica

09 Jan 2026 | 12:57

Icon Comentário0
Titular de Rui Borges chama referência a jogador 'odiado' no Sporting
Futebol

Titular de Rui Borges chama referência a jogador 'odiado' no Sporting

09 Jan 2026 | 14:21

Icon Comentário0
Lenda do Sporting defende reintegração de Jeremiah St. Juste: "Já deu créditos"
Futebol

Lenda do Sporting defende reintegração de Jeremiah St. Juste: "Já deu créditos"

09 Jan 2026 | 12:32

Icon Comentário0