
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting vai entrar no duelo frente ao Benfica com possibilidades de se sagrar campeão nacional graças ao golo de Eduardo Quaresma frente ai Gil Vicente (2-1). Rogério Azevedo comenta essa hipótese e atribui 50% de probabilidade de os leões vencerem na Luz.
Num artigo de opinião no jornal A Bola, o jornalista fala nos altos e baixos na carreira do central de 23 anos. O jornalista começa por elogiar a leitura de Rui Borges na vitória sobre o Gil Vicente, sublinhando a ousadia na gestão de Morten Hjulmand: “Rui Borges inventou mais uma: Hjulmand jogava um bocadinho e o Sporting vencia. O treinador ganhou a aposta.”
Com humor, ironia e números, Azevedo explica como todas as possibilidades da jornada 33 foram reduzidas à mais óbvia: “ganharam os dois. E com a mesma margem: 2-1.” Para o autor, tudo se resume agora ao talento dentro das quatro linhas: “Na jornada 33 (como na 34) tudo será resolvido pelo talento de 32 jogadores. Por Aursnes e Maxi e por Otamendi ou Quaresma. Os quatro que adiaram tudo para o próximo fim de semana.”
“Há, pois, cerca de 50 por cento de possibilidades de haver campeão já na próxima jornada"
O jornalista apresenta ainda diferentes cenários para a reta final do campeonato, destacando a importância do próximo dérbi. “Há, pois, cerca de 50 por cento de possibilidades de haver campeão já na próxima jornada: Sporting ganhar ou Benfica ganhar por mais de um,” escreve. E vai mais longe, antecipando os possíveis desfechos na última jornada em caso de empate na Luz: “havendo empate na Luz, Sporting terá 66,7 por cento de ser campeão frente ao Guimarães e o Benfica terá 33,3 por cento de possibilidades de ser campeão perante o Braga.”
"Quaresma caiu algumas vezes e levantou-se outras tantas”
Mas é no final que Rogério Azevedo deixa uma nota emocional e muito especial para Eduardo Quaresma, autor do golo da vitória dos leões em Alvalade frente ao Gil Vicente. “PS: ser Eduardo Quaresma a marcar o golo da vitória do Sporting é bem interessante. Subir e descer faz parte da vida. Tal como cair e levantar-se. Quaresma caiu algumas vezes e levantou-se outras tantas.”
O Sporting vai defrontar o Benfica, no Estádio da Luz no próximo sábado, 10 de maio, às 18h00. O jogo promete ser de grande emoção e de competitividade. Além do dérbi que se avizinha, a equipa verde e branca volta a encontrar-se com as águias, na final da prova rinha, marcada para 24 de maio, no Estádio do Jamor, às 17h15.
Técnico que abandonou Clube de Alvalade a meio da temporada analisa evolução do defesa central que brilhou no último jogo dos leões
|
Pedro Coelho foi treinador de Eduardo Quaresma - que brilhou frente ao Gil Vicente - nos escalões de formação do Sporting e augura um futuro muito risonho ao defesa do Clube de Alvalade. O técnico, que abandonou a equipa B dos leões a meio da época, lembra que faltava regularidade exibicional ao atleta.
"Ele sempre foi fisicamente muito forte, quer nos duelos quer na marcação, e tecnicamente também, para a posição que ocupa. Além disso, era um central diferente, que saía a jogar, conduzia a bola e não receava enfrentar os adversários. Era muito completo a nível tático, conhecia bem o jogo para a idade que tinha", começou por dizer o ex treinador da equipa B dos leões ao jornal Record.
"Faltava-lhe consistência, sobretudo em termos mentais"
Pedro Coelho fala nos pontos fracos que o jogador apresentava na Academia: "Faltava-lhe consistência, sobretudo em termos mentais. Quando digo consistência, refiro-me à competitividade que é necessária todos os dias para atingir o alto rendimento. Esse foi o principal desafio na passagem dele para o futebol profissional", explicou.
O técnico de 36 anos, atualmente sem clube, lembra declarações de Ruben Amorim que abordava o aspeto psicológico do atleta: "Tanto que ele foi submetido a vários empréstimos, que nem sempre correram bem. Até que, por decisão do Ruben, regressou ao Sporting e acabou por confirmar as expetativas que todos nós, da estrutura de formação, tínhamos relativamente a ele", prosseguiu.
"Pode vir a ser uma referência do Sporting"
O ex-leão não descarta a hipótese de Eduardo Quaresma se tornar um ícone em Alvalade: "É jogador do Sporting, atualmente é titular, já está no topo, manter-se aqui é o grande desafio dele. Tem condições para fazer uma carreira longa no Sporting. Pode vir a ser uma referência do Sporting e será... seguramente. Tem muitos anos de anos de Sporting e muitos mais pela frente, mais de 150 jogos como profissional, a grande maioria pelo Clube, pode tornar-se uma referência no futuro", concluiu.
Holofotes recaíram sobre defesa central do emblema verde e branco, contudo houve um outro jogador a merecer rasgados elogios
|
Eduardo Quaresma foi eleito o MVP do Sporting - Gil Vicente (2-1), depois de ter marcado um grande golo aos 90+3 minutos que valeu o triunfo aos leões. Ainda assim, Luís Avelãs deu destaque a Morten Hjulmand, que começou o jogo no banco, explicando que o capitão dos leões tinha 'obrigatoriamente' de entrar na partida, mesmo estando em risco de ver cartão amarelo.
"O facto dos leões não terem conseguido entrar da melhor maneira acabou por ajudar os minhotos a solidificar a sua estratégia que, antes de tudo o mais, passava por não ceder um milímetro a Gyökeres. Depois, os visitantes ainda marcaram através de um penálti e tudo se complicou. O Sporting carregou, é verdade, mas nem sempre da melhor maneira. Mas, mesmo em cima do final, a estrelinha deu uma ajuda e o ‘tiro’ de Eduardo Quaresma só parou no fundo das redes", pode ler-se no jornal Record.
Luís Avelãs considera que o golo marcado já para lá da hora dá força à equipa de Rui Borges: "Naturalmente. E não só porque assim o Sporting pode jogar para dois resultados (o empate permitir-lhe-á manter a liderança, sendo que na última ronda joga em casa com o Vitória de Guimarães, enquanto o Benfica vai a Braga).
"Ganhar desta forma dá uma força tremenda, a confiança fica fortalecida. Talvez mais do que com uma goleada"
O jornalista crê que os moldes em que os leões alcançaram o triunfo pode ser extremamente motivador para o próximo duelo que se avizinha frente ao Benfica: "Ganhar desta forma dá uma força tremenda, a confiança fica fortalecida. Talvez mais do que com uma goleada".
"A perder, só podia ir lá para dentro"
Termina falando em Morten Hjulmand e no perfume que o capitão dinamarquês imprime ao jogo do Clube de Alvalade: "Com ele, o Sporting é outro, para melhor. E ontem, a perder, só podia ir lá para dentro. Um eventual amarelo, de repente, não era o mais importante", concluiu.
Pupilo de Rui Borges está na mira dos atuais campeões da Premier League que vão operar algumas mudanças para a próxima temporada
|
O Liverpool está à procura de reforços para o ataque e pode contratar no Sporting. Viktor Gyokeres está na lista de alvos do atual campeão inglês, que procura um 'número 9' que seja titular de caras para a próxima temporada, dado o fraco rendimento de Darwin Nuñez, único ponta de lança de raiz no plantel.
Além do nome do goleador sueco de 26 anos, também Benjamin Šeško, avançado dos alemães do Leipzig, e Victor Osimhen (jogador do Nápoles emprestado ao Galatasaray) são outros dos futebolistas em cima da mesa para reforçar o plantel de Arne Slot.
"Viktor Gyokeres, Benjamin Sesko e Victor Osimhen são todos candidatos a liderar a linha do Liverpool na próxima temporada", pode ler-se na rede social 'X' na conta oficial de Alex Crook, jornalista especialista em assuntos relacionados com o mercado de transferências.
No entanto, a contratação do goleador do Sporting não se avizinha fácil para os responsáveis ingleses. As exigências financeiras envolvidas (propostas nunca abaixo dos 70 milhões de euros) e a elevada concorrência apresentam-se como obstáculos difíceis de contornar.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.