Futebol
Negócio fechado! Defesa despachado do Sporting por Rui Borges ruma à 2.ª divisão
30 Ago 2026 | 16:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Jul 2024 | 08:40 |
Com a pré-época já iniciada, Rúben Amorim aproveita a ausências de algumas peças-chave para encontrar soluções no plantel do Sporting. O súbito anúncio do regresso de Coates ao Uruguai levou o técnico português a procurar o 'patrão' da defesa leonina.
A ausência de Gonçalo Inácio abriu portas a Ousmane Diomandé e Jeremiah St.Juste. O jornal Record destaca que os dois defesas já "mostraram serviço" e deram bons indicadores à equipa técnica do Sporting, no entanto, um destacou-se.
O camisola 26 dos leões é o principal candidato a suceder o antigo capitão do Sporting. Enquanto St. Juste tem sido mais utilizado à direita no trio de centrais, o internacional pelo Costa do Marfim é visto como o mais próximo a assumir a nova responsabilidade no plantel de Rúben Amorim.
É de recordar que Gonçalo Inácio ainda não integrou a comitiva leonino para a pré-época, uma vez que está a usufruir de um período de descanso, depois de ter estado ao serviço de Portugal no Euro 2024. É esperado que o central regresse aos trabalhos nos próximos dias.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia.
Médio internacional pelas camadas jovens de Portugal tem tudo apalavrado com o Torino, mas ida para Itália pode não acontecer
31 Ago 2026 | 09:46 |
Daniel Bragança está perto de deixar o Sporting e prosseguir a carreira em Itália. O médio de 27 anos encontra-se a um passo de ser reforço do Torino, num negócio que deverá permitir aos leões encaixar 6 milhões de euros. No entanto, o desfecho do negócio pode ser totalmente inesperado.
Segundo o jornal 'A Bola', a transferência para o clube de Turim está em risco. Em causa, o interesse demonstrado pelos italianos em Rolando Mandragora, médio da Fiorentina. Caso o Torino feche o jogador italiano, então Daniel Bragança deixará de ter espaço no plantel do clube transalpino.
Ainda assim, a mesma fonte garante que os leões continuam confiantes nesta via negocial. Neste momento, o PAOK ainda não está descartado das negociações, mas como não apresentou qualquer proposta oficial, o foco leonino passa pelo negócio com o Torino.
Bragança pode terminar uma ligação ao Clube onde foi formado e pelo qual se afirmou na equipa A. Na última temporada, o futebolista de 27 anos participou em 24 partidas, tendo contribuído com seis golos e uma assistência. Apesar de nem sempre ter assumido um papel de primeira linha, continuou a ser uma solução utilizada pelo conjunto leonino.
A mudança para o futebol italiano representa um novo capítulo na carreira do esquerdino. O acordo pode estar próximo de ficar fechado e tudo aponta para que o mesmo deixe o Sporting depois de vários anos ligado ao emblema de Alvalade, mas há a possibilidade da permanência.
No entanto, existe um obstáculo significativo para uma negociação; Emblema britânico não aceita negociar futebolista por menos de 15M
31 Ago 2026 | 03:00 |
O Sporting tem Jhon Solís referenciado e acompanha o médio colombiano desde a época passada, período durante o qual o jogador despertou o interesse, sabe o Leonino. O jogador do Birmingham City é visto em Alvalade como um futebolista com características interessantes e margem para continuar a evoluir.
No entanto, ao que o nosso Jornal apurou, existe um obstáculo significativo para uma negociação: o emblema inglês não aceita negociar o atleta por menos de 15 milhões de euros, valor considerado demasiado elevado pelos responsáveis verdes e brancos.
O atleta, de 21 anos, atua preferencialmente no meio-campo e destaca-se pelo perfil físico, capacidade para ocupar diferentes zonas e disponibilidade para participar nos momentos defensivos. O futebolista iniciou a formação no Racing de Guacarí antes de chegar ao Atlético Nacional, clube pelo qual se estreou como profissional em 2022. Em 2023 deu o salto para a Europa, sendo contratado pelo Girona.
A passagem pelo futebol espanhol permitiu-lhe ganhar experiência ao mais alto nível, antes de, em janeiro de 2026, rumar por empréstimo ao Birmingham City. A aventura em Inglaterra acabou por convencer o clube, que exerceu a opção de compra de 7,5M e garantiu definitivamente o médio.
Na temporada de 2026/27, Jhon Solis - avaliado em 4,5 milhões de euros - disputou cinco jogos: três no Championship e dois na Taça da Liga inglesa. Nos 450 minutos de utilização, o futebolista ainda não fez qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Atletas têm características distintas e treinador leonino já definiu uma estratégia para tirar máximo rendimento de ambos ao longo da época
30 Ago 2026 | 17:42 |
O Sporting prepara uma época particularmente exigente e Rui Borges já tem em mãos uma questão importante para gerir: a utilização de Luis Suárez e Fotis Ioannidis no ataque. Os dois avançados partiram para o encontro com o Rio Ave em igualdade de circunstâncias físicas, mas o treinador leonino voltou a apostar no colombiano como titular, depois de também o ter feito diante do Alverca.
A decisão acabou por dar frutos da melhor forma possível. Suárez respondeu com dois golos no Estádio dos Arcos e passou a liderar a lista de melhores marcadores dos leões neste início de temporada, com três remates certeiros. O "cafetero" recuperou, assim, o estatuto de principal candidato ao lugar de avançado.
O regresso ao trabalho aconteceu mais tarde devido à participação no Mundial e, entretanto, o avançado também atravessou um período complicado na relação com os adeptos, depois de ter sido associado a uma candidatura derrotada à presidência do Fenerbahçe. O episódio que protagonizou com a equipa técnica, ao abandonar o relvado mais cedo do que os companheiros, aumentou ainda mais a tensão. Apesar disso, a SAD não recebeu qualquer proposta concreta pelo jogador e Frederico Varandas mantém a posição de que uma eventual saída apenas acontecerá pelo valor da cláusula de 80 milhões de euros ou por uma verba muito próxima.
Do outro lado está Ioannidis, jogador que Rui Borges continua a considerar determinante. O internacional grego já ultrapassou os problemas físicos que o impediram de defrontar o Alverca e continuará muito próximo de Suárez nas opções do treinador. A intenção da equipa técnica passa por aumentar a rotatividade entre os dois avançados e evitar uma situação semelhante à da época passada, quando uma lesão do helénico obrigou o colombiano a acumular jogos consecutivos sem o descanso desejado.
O calendário do Sporting, com a presença na fase de liga da Champions, deverá obrigar a uma gestão ainda mais cuidadosa. Rui Borges não descarta sequer a utilização simultânea dos dois avançados em determinados encontros, fórmula que já foi testada frente ao Rio Ave durante 22 minutos e que também funcionou em 2025/26. Luis Suárez oferece capacidade técnica, versatilidade e qualidade na ligação, enquanto Ioannidis acrescenta explosão, força física e capacidade para disputar duelos com os defesas.