Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rúben Dias confirma data de saída do Sporting: "Chega ao City em fevereiro" (vídeo)

Na gala Quinas de Ouro, o internacional português, que atua no campeão da Premier League, prestou declarações sobre mudança no Clube de Alvalade

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Nov 2024 | 12:17 |

Icon Comentário0

No decorrer da gala Quinas de Ouro, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, no dia 11 de novembro, algumas caras conhecidas do futebol foram entrevistadas. Rúben Dias, defesa do Manchester City, confirmou que Hugo Viana deixa o Sporting, rumo ao atual campeão inglês, no início do próximo ano.


Face à pergunta realizada, o internacional português afirmou, "Creio que por volta de fevereiro juntar-se-á, assim veremos. Não sei bem como será o processo [de integração], mas fico feliz por ter mais um português ao mais alto nível", o que não vai ao encontro do que foi anunciado pelo Clube de Alvalade.


Quando a saída do atual diretor desportivo dos verdes e brancos foi anunciada, foi transmitido que Hugo Viana ficaria em Alvalade até ao fim de 2025/26 e, só depois rumaria ao clube da Premier League. No entanto, a informação transmitida pela equipa de Rúben Dias fugiu um pouco da inicialmente divulgada, "Viana começará o seu trabalho em tempo integral no verão de 2025, mas colaborará com Txiki [Begiristain] nos meses anteriores para garantir uma transição tranquila", o que, supostamente, o colocará a trabalhar para dois rivais europeus em simultâneo, mesmo que de forma não oficial.


O diretor desportivo, natural de Barcelos, exerce as funções de dirigente no Sporting desde a época 18/19 - foi Frederico Varandas que trouxe Hugo Viana para o Clube quando venceu as eleições para Presidente em 2018. Desde então, realizou um trabalho notável que viu o Manchester City interessar-se nos seus serviços.

Desde que está no Sporting, o diretor desportivo de 41 anos não foi só responsável pelas maiores compras da história dos leões (com destaque óbvio para Gyokeres e Hjulmand), e também valorizou muito o plantel leonino: avaliado em 161,6 milhões na altura, valorizou 282 milhões para valer hoje 443,5 milhões. Desde 2018, o Sporting foi o oitavo clube no mundo cujo plantel mais valorizou, estando atrás de seis clubes da Premier League e do Real Madrid. 


Veja a entrevista no vídeo abaixo:


Futebol

Quanto mais tarde, mais milhões: Sporting está à espera de proposta por titular

Verdes e brancos ainda não terão voltado a receber qualquer oferta formal por parte do jogador indiscutível para Rui Borges na época 2026/27

 Sporting mantém uma posição firme em relação a Geny Catamo e prepara-se para aumentar as exigências financeiras à medida que o fecho do mercado se aproxima
Sporting mantém uma posição firme em relação a Geny Catamo e prepara-se para aumentar as exigências financeiras à medida que o fecho do mercado se aproxima

20 Ago 2026 | 11:27 |

Icon Comentário0

O Sporting mantém uma posição firme em relação a Geny Catamo e prepara-se para aumentar as exigências financeiras à medida que o fecho do mercado se aproxima. O Sunderland continua interessado no extremo, mas ainda não formalizou uma nova proposta depois da primeira rejeição.


Segundo o jornal A Bola, os ingleses apresentaram 30 milhões de euros fixos, mais 10 milhões em variáveis, oferta que foi recusada pela SAD verde e branca. O Sunderland transmitiu desde logo a intenção de subir a parada, embora esse novo avanço ainda não tenha chegado aos gabinetes de Alvalade.


A estratégia do Sporting é clara: quanto mais próximo estiver o dia 4 de setembro, mais difícil será convencer os leões a vender. Uma saída tardia deixaria pouco tempo para encontrar um substituto para o corredor direito do ataque, fazendo subir ainda mais o preço exigido pela estrutura.


Caso Geny Catamo deixe Alvalade, Rui Borges ficaria com Luís Guilherme como principal opção de raiz para a posição. Salvador Blopa poderá igualmente ser utilizado, mas o jovem deverá dividir-se entre os treinos da equipa principal e os jogos da equipa B quando recuperar da lesão muscular que o mantém afastado.

Do lado do jogador, um eventual acordo com o Sunderland não deverá ser problemático. Geny teria em Inglaterra um salário cerca de cinco vezes superior ao atual, além da possibilidade de atuar na Premier League e na Liga Europa. Para já, porém, falta o mais importante: uma proposta capaz de fazer o Sporting mudar de posição.



Futebol

Irankunda mostra alguma 'preocupação' na chegada ao Sporting, mas já dá que falar

Internacional australiano foi o último reforço a juntar-se aos trabalhos da equipa orientada por Rui Borges e começa a dar nas vistas

Nestory Irankunda ainda só realizou duas sessões de trabalho com o plantel do Sporting, mas já começou a deixar boas indicações em Alcochete
Nestory Irankunda ainda só realizou duas sessões de trabalho com o plantel do Sporting, mas já começou a deixar boas indicações em Alcochete

20 Ago 2026 | 11:00 |

Icon Comentário0

Nestory Irankunda ainda só realizou duas sessões de trabalho com o plantel do Sporting, mas já começou a deixar boas indicações em Alcochete. O extremo australiano, de 20 anos, chegou determinado a recuperar terreno e a lutar rapidamente por um lugar no onze de Rui Borges.


Segundo o jornal Record, a intensidade, velocidade e compreensão dos comportamentos com e sem bola têm impressionado os responsáveis leoninos. Irankunda sabe que Flávio Gonçalves e Jesse Derry partem com vantagem por terem realizado toda a pré-época, pelo que pretende acelerar ao máximo a adaptação.


Essa preocupação começou ainda antes da chegada a Portugal. Assim que percebeu que o futuro passaria pelo Sporting, o internacional australiano começou a aprender português, apesar de comunicar naturalmente em inglês. A intenção passa por facilitar a integração no balneário e compreender cada vez melhor as indicações da equipa técnica.


O Sporting investiu 15 milhões de euros, mais 3 mediante objetivos, para contratar Irankunda ao Watford. O jogador ainda aguarda pela conclusão da inscrição na Liga devido a questões meramente burocráticas, mas o processo está bem encaminhado e não existe qualquer preocupação em Alvalade.

Mais à frente na temporada, Rui Borges poderá ter de lidar com uma ausência prolongada do reforço. A Austrália disputa a Taça Asiática entre janeiro e fevereiro e, caso seja convocado, Nestory Irankunda poderá falhar vários compromissos dos leões, incluindo a final four da Taça da Liga e as últimas jornadas da fase regular da Liga dos Campeões.



Futebol

Jorge Mendes chamado para blindar nova pérola do Sporting por 100M

Leões estão a aguardar pelo final do mercado de transferências para reunirem com o conhecido empresário português e tomarem novas decisões

Flávio Gonçalves está a convencer a estrutura do Sporting e deverá ser recompensado pelo impacto que tem tido neste início de época. Leões chamam Jorge Mendes
Flávio Gonçalves está a convencer a estrutura do Sporting e deverá ser recompensado pelo impacto que tem tido neste início de época. Leões chamam Jorge Mendes

20 Ago 2026 | 10:32 |

Icon Comentário0

Flávio Gonçalves está a convencer a estrutura do Sporting e deverá ser recompensado pelo impacto que tem tido neste início de temporada. Os responsáveis verdes e brancos já preparam uma revisão salarial para o extremo de 19 anos e admitem mesmo prolongar o atual contrato.


De acordo com o jornal A Bola, o processo deverá acelerar depois do fecho do mercado, a 4 de setembro, altura em que Jorge Mendes terá maior disponibilidade para negociar as novas condições. O vínculo atual é válido até 2030 e contempla uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.


Uma eventual renovação poderá fazer subir essa fasquia para 80 ou mesmo 100 milhões de euros. A estratégia segue uma linha semelhante à utilizada com Geovany Quenda, procurando blindar rapidamente um dos principais talentos da formação perante o interesse dos grandes clubes europeus.


Flávio Gonçalves assinou contrato profissional há pouco mais de um ano e já tem previstos aumentos mediante determinados objetivos de utilização. Ainda assim, a SAD pretende antecipar essa valorização e premiar de imediato o rendimento do jogador, que se estreou a marcar pela equipa principal frente ao Vitória de Guimarães.

O extremo está no Sporting desde 2019, quando chegou proveniente do Rio Ave, e já tinha despertado atenção internacional antes da afirmação nos seniores. O Almería chegou a tentar a contratação, mas encontrou uma resposta negativa dos leões. Em 2025/26, Flávio somou ainda cinco golos em sete jogos na Youth League, antes de ganhar espaço definitivo nas opções de Rui Borges.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting levou nega milionária por Yeremay, mas cenário muda por completo: Saída à vista
Futebol

Sporting levou nega milionária por Yeremay, mas cenário muda por completo: Saída à vista

20 Ago 2026 | 09:35

Icon Comentário0
Moussa Diaby pode mesmo desbloquear saída de Pote do Sporting
Futebol

Moussa Diaby pode mesmo desbloquear saída de Pote do Sporting

20 Ago 2026 | 09:23

Icon Comentário0
Excedentário de Rui Borges chumba nos exames médicos e falha saída do Sporting
Futebol

Excedentário de Rui Borges chumba nos exames médicos e falha saída do Sporting

20 Ago 2026 | 09:13

Icon Comentário0