Futebol
Benfica - Sporting (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
05 Dez 2025 | 06:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Mai 2025 | 15:15 |
Rui Borges esteve este sábado no Alta Definição, da SIC. Em entrevista a Daniel Oliveira, o técnico que levou o Sporting à conquista da dobradinha recordou o avô Zé Pedro, por quem sente um grande amor, revelando ter sido a primeira pessoa em quem pensou após vencer a Liga Portugal Betclic.
Rui Borges: "Foi a pessoa que mais me custou perder"
"(Saudades) Do meu avô. Foi a primeira pessoa que perdi. Saudades tenho do meu avô. Significou muito, acima de tudo a maneira de ser própria, a forma tranquila de viver, sem grandes luxos, simples no seu caráter e personalidade. Foi a pessoa que mais me custou perder. Sinto a presença dele todos os dias, tenho-o tatuado no braço. Era sapateiro. Tem-me ajudado muito. Quando fomos bicampeões foi a primeira pessoa que me veio à cabeça. Deve estar orgulhoso. Claro que adoro todos os meus avós, foram muito rapidamente nos últimos anos. Mas ele marcou-me porque tínhamos uma ligação muito forte", disse o treinador do Sporting.
Questionado sobre o que o avô sentiria ao ver o neto bicampeão, Rui Borges não escondeu: "Acho que deve estar muito orgulhoso, mas não sonhava com isso. Deve estar orgulhoso. Tenho pequenas atitudes que me marcam muito. Para ele ir às compras com 80/90 trazer rebuçados de mentol era uma coisa do outro mundo. Enchia-me de felicidade. As pessoas eram mais frias, sei que em alguns momentos foi frio para com os meus primos, mas tinha uma relação mais própria comigo. Para mim era muito claro. Essas pequenas demonstrações de carinho diziam muito. Era um gosto enorme ouvir as suas histórias".
Rui Borges: "Acho que não quis ir sem se despedir do neto"
O técnico do Sporting recordou ainda o trágico dia em que perdeu o avô e os últimos momentos que passaram juntos: "A minha mãe disse-me 'o avô está sempre a perguntar por ti'. E eu respondi 'já passo aí em casa'. Passei lá, vi-o durante uns 20 ou 30 minutos, falei com ele um bocadinho. A minha mãe só dizia 'hoje o avô não está bem, só pergunta por ti...'. Estive com ele um bocadinho, fui para casa e, passado umas horas, a minha mãe liga-me a dizer que ele estava a passar mal. E isso marcou-me. Acho que não quis ir sem se despedir do neto... Só isso. Tenho muitas saudades dele".
"Foi uma conversa normal. Ele estava mais triste, mas tive um bocadinho perto dele. Longe de mim pensar que era a última vez que estaria com ele. Mas marcou-me porque sinto que ele esperou por mim. Há coisas que não se explicam. Esperou por mim só para me ver, a pessoa mais importante. O meu avô tem uma presença diferente. Foi uma pessoa que trabalhou imenso, esse é o maior exemplo que posso ter, a simplicidade e humildade. Para mim é um herói. Peço muito ao meu avô Zé Pedro", recordou Rui Borges.
Clube de Alvalade desloca-se até ao reduto do Benfica nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, enquanto o treinador ainda tem algumas dúvidas para o onze
05 Dez 2025 | 07:28 |
Rui Borges tem duas grandes dúvidas para o onze inicial do Sporting frente ao Benfica. Geovany Quenda ou Geny Catamo? Hidemasa Morita ou João Simões? Apesar de o técnico ter optado por não abrir o jogo na antevisão ao encontro, há quem parta na frente para o dérbi.
Começando no meio-campo, o jovem médio dos leões tem sido escolha por mais vezes na presente temporada. No entanto, a experiência do internacional japonês e a melhoria de rendimento nos últimos desafios pelo Sporting podem levar o treinador leonino a optar exatamente por Morita, que fará naturalmente dupla com Morten Hjulmand, indiscutível a titular.
Depois, o regresso de Pote às opções de Rui Borges veio complicar um pouco as contas. Enquanto Quenda tem feito um arranque de temporada notável - quebrando todos os seus objetivos pessoais -, o histórico do internacional moçambicano frente ao Benfica pode valer-lhe um lugar no onze. Com Catamo a titular, o 'camisola 7' pode entrar e dar frescura a partir do banco de suplentes.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 31 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 28, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 34 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
Internacional grego tem estado lesionado e os leões continuam sem qualquer certeza de que poderão contar com o contributo do jogador no dérbi
05 Dez 2025 | 07:11 |
Fotis Ioanndis foi convocado, à condição, para o Benfica - Sporting. O internacional grego apresentou-se sem dores na véspera do dérbi e, esta manhã de sexta-feira, 5 de dezembro, ainda fará um derradeiro teste para que os leões tenham a certeza da condição física em que se encontra.
De acordo com o jornal Record, o avançado seguiu mesmo com a restante comitiva dos verdes e brancos para estágio e, caso tenha luz verde por parte da Unidade de Performance do Sporting, Rui Borges não terá qualquer problema em levá-lo para a partida, sendo opção a partir do banco de suplentes.
Também como prevenção, Rodrigo Ribeiro foi chamado à concentração dos leões. O jovem avançado do Sporting é a alternativa de Rui Borges na eventualidade de Ioannidis não ser dado como apto. No entanto, ainda que o grego faça parte da ficha de jogo, o técnico sabe que este está limitado a uma utilização entre 15 a 20 minutos.
Vale lembrar que, na antevisão à partida, Rui Borges não escondeu que ainda não existia, à data, qualquer decisão tomada sobre o jogador: “O Ioannidis está em dúvida ainda. Não sei se será convocado... Pode acontecer, pode não acontecer”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 22 milhões de euros – soma 13 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 563 minutos, nos quais já apontou quatro golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Verdes e brancos disputam o dérbi eterno à passagem pela 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, no Estádio da Luz
05 Dez 2025 | 06:55 |
Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e Hidemasa Morita; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional.
Rui Borges vai levar a jogo a dupla de centrais mais forte à sua disposição, uma vez que Zeno Debast continua lesionado. No que toca aos corredores, tudo deverá manter-se igual à partida diante do Estrela da Amadora, com Fresneda e Maxi em cada lado. Rui Silva continua a ser dono e senhor da baliza.
No miolo, Morten Hjulmand deverá fazer dupla com Hidemasa Morita, com João Simões a estar novamente no banco de suplentes, uma vez que o japonês oferece mais experiência. Apesar desta ser das maiores dúvidas, Geny pode ficar à direita, com Geovany Quenda a ficar fora do onze. Pote regressa à titularidade na meia-esquerda, com Trincão no apoio ao ponta de lança, que deverá voltar a ser Luis Suárez.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 31 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 28, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 34 pontos.
Benfica - Sporting (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...
05 Dez 2025 | 06:46
Exclusivo Leonino: Matheus Reis foi peça-chave na preparação do Benfica - Sporting
04 Dez 2025 | 11:38
Agente de jogador do Sporting elogia Rui Borges e atira: "Amorim entendia que..."
04 Dez 2025 | 20:57