Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges emociona-se ao recordar tragédia familiar e faz revelação sobre bicampeonato do Sporting

De lágrimas nos olhos, técnico que levou leões à conquista da dobradinha relembra pessoa importante que deixou marca vincada na sua vida

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Mai 2025 | 16:15 |

Icon Comentário0

Rui Borges esteve este sábado no Alta Definição, da SIC. Em entrevista a Daniel Oliveira, o técnico que levou o Sporting à conquista da dobradinha recordou o avô Zé Pedro, por quem sente um grande amor, revelando ter sido a primeira pessoa em quem pensou após vencer a Liga Portugal Betclic.


Rui Borges: "Foi a pessoa que mais me custou perder"


"(Saudades) Do meu avô. Foi a primeira pessoa que perdi. Saudades tenho do meu avô. Significou muito, acima de tudo a maneira de ser própria, a forma tranquila de viver, sem grandes luxos, simples no seu caráter e personalidade. Foi a pessoa que mais me custou perder. Sinto a presença dele todos os dias, tenho-o tatuado no braço. Era sapateiro. Tem-me ajudado muito. Quando fomos bicampeões foi a primeira pessoa que me veio à cabeça. Deve estar orgulhoso. Claro que adoro todos os meus avós, foram muito rapidamente nos últimos anos. Mas ele marcou-me porque tínhamos uma ligação muito forte", disse o treinador do Sporting.


Questionado sobre o que o avô sentiria ao ver o neto bicampeão, Rui Borges não escondeu: "Acho que deve estar muito orgulhoso, mas não sonhava com isso. Deve estar orgulhoso. Tenho pequenas atitudes que me marcam muito. Para ele ir às compras com 80/90 trazer rebuçados de mentol era uma coisa do outro mundo. Enchia-me de felicidade. As pessoas eram mais frias, sei que em alguns momentos foi frio para com os meus primos, mas tinha uma relação mais própria comigo. Para mim era muito claro. Essas pequenas demonstrações de carinho diziam muito. Era um gosto enorme ouvir as suas histórias".

Rui Borges: "Acho que não quis ir sem se despedir do neto"


O técnico do Sporting recordou ainda o trágico dia em que perdeu o avô e os últimos momentos que passaram juntos: "A minha mãe disse-me 'o avô está sempre a perguntar por ti'. E eu respondi 'já passo aí em casa'. Passei lá, vi-o durante uns 20 ou 30 minutos, falei com ele um bocadinho. A minha mãe só dizia 'hoje o avô não está bem, só pergunta por ti...'. Estive com ele um bocadinho, fui para casa e, passado umas horas, a minha mãe liga-me a dizer que ele estava a passar mal. E isso marcou-me. Acho que não quis ir sem se despedir do neto... Só isso. Tenho muitas saudades dele".

"Foi uma conversa normal. Ele estava mais triste, mas tive um bocadinho perto dele. Longe de mim pensar que era a última vez que estaria com ele. Mas marcou-me porque sinto que ele esperou por mim. Há coisas que não se explicam. Esperou por mim só para me ver, a pessoa mais importante. O meu avô tem uma presença diferente. Foi uma pessoa que trabalhou imenso, esse é o maior exemplo que posso ter, a simplicidade e humildade. Para mim é um herói. Peço muito ao meu avô Zé Pedro", recordou Rui Borges.


Futebol

Luis Suárez vira o jogo e ameaça lugar de Ioannidis no Sporting

Internacional colombiano foi titular pela primeira vez na temporada 2026/27 frente ao Alverca, uma vez que o avançado grego estava lesionado

Luis Suárez e Fotis Ioannidis voltam a protagonizar uma luta direta pela titularidade no ataque do Sporting
Luis Suárez e Fotis Ioannidis voltam a protagonizar uma luta direta pela titularidade no ataque do Sporting

25 Ago 2026 | 10:35 |

Icon Comentário0

Luis Suárez e Fotis Ioannidis voltam a protagonizar uma luta direta pela titularidade no ataque do Sporting. Depois de o colombiano ter sido escolhido frente ao Alverca e respondido com um golo, Rui Borges tem novamente uma decisão por tomar para a deslocação ao terreno do Rio Ave.


Segundo o jornal A Bola, a condição física deverá ter um peso importante na escolha. Ioannidis ainda sentia algum desconforto na zona lombar antes da última partida e acabou por ser poupado, tendo em conta também o historial clínico da última temporada, na qual falhou 29 dos 56 encontros dos verdes e brancos.


O avançado grego deverá agora estar totalmente recuperado, mas já não tem o lugar garantido. Suárez aproveitou a oportunidade diante do Alverca, marcou o terceiro golo da vitória leonina e agradou a Rui Borges também pela pressão exercida sobre a primeira fase de construção adversária.


A decisão terá ainda uma componente estratégica. Ioannidis oferece maior capacidade física e jogo de costas para a baliza, enquanto Suárez é mais rápido, procura melhor os espaços curtos e encaixa com maior naturalidade num futebol associativo.

Com os dois avançados a darem argumentos, Rui Borges terá de decidir quem lidera o ataque em Vila do Conde. O estado do relvado e as garantias físicas apresentadas ao longo da semana poderão acabar por ser determinantes numa disputa que permanece totalmente em aberto no Sporting.



Futebol

Negócio fechado! Kaique vai ser reforço do Sporting, mas obriga a uma saída

Guarda-redes brasileiro prepara-se para rumar a Alvalade neste mercado de transferências e já são conhecidos os valores da transferência

Está feito: Kaique Pereira vai ser reforço do Sporting. Os leões chegaram a acordo com o Palmeiras, mas agora João Virgínia deverá deixar Alvalade
Está feito: Kaique Pereira vai ser reforço do Sporting. Os leões chegaram a acordo com o Palmeiras, mas agora João Virgínia deverá deixar Alvalade

25 Ago 2026 | 10:01 |

Icon Comentário0

Está feito: Kaique Pereira vai ser reforço do Sporting. Os leões chegaram a acordo com o Palmeiras e com o guarda-redes brasileiro para a transferência para Alvalade, num negócio que ficou definitivamente fechado esta segunda-feira.


De acordo com o jornal A Bola, o jogador de 23 anos vai viajar nas próximas horas para Lisboa, onde realizará os habituais exames médicos antes de assinar um contrato válido por cinco temporadas. A SAD leonina vai pagar cerca de 4 milhões de euros pelo passe.


Kaique chega para ser concorrente de Rui Silva e é visto pela estrutura verde e branca como uma solução não apenas para o presente, mas também para o futuro da baliza. No Palmeiras, o brasileiro era a terceira opção, atrás de Carlos Miguel e Marcelo Lomba, apesar de ter contrato até 2028.


A contratação determina também o fim da passagem de João Virgínia pelo Sporting. O guarda-redes português, utilizado em apenas oito encontros na última temporada, tem a porta de saída aberta e já recebeu propostas provenientes da Turquia, tendo recusado uma possibilidade na Arábia Saudita.

Kaique regressa assim ao futebol português, depois das passagens por empréstimo por Farense e Nacional. O brasileiro prepara-se agora para cumprir os últimos procedimentos antes de ser apresentado oficialmente como jogador do Sporting.



Futebol

Sporting terá garantido Zekri por valor mais baixo que o esperado

Jogador marroquino prepara-se para ser apresentado em Alvalade como o nono reforço da equipa de Rui Borges para a temporada 2026/27

Moncef Zekri prepara-se para ser oficializado como o nono reforço do Sporting para 2026/27 e Varandas terá conseguido baixar o preço da contratação
Moncef Zekri prepara-se para ser oficializado como o nono reforço do Sporting para 2026/27 e Varandas terá conseguido baixar o preço da contratação

25 Ago 2026 | 09:39 |

Icon Comentário0

Moncef Zekri prepara-se para ser oficializado como o nono reforço do Sporting para 2026/27. O lateral-esquerdo de 17 anos já está em Lisboa desde domingo e vai assinar um contrato válido por cinco temporadas, até junho de 2031.


Segundo o jornal A Bola, os leões chegaram a acordo com o Mechelen por 3 milhões de euros fixos, aos quais poderão acrescentar-se bónus mediante objetivos. O valor fica abaixo dos 4 milhões inicialmente apontados e a oficialização poderá acontecer a partir desta terça-feira, depois de concluídos os exames médicos e restantes procedimentos.


O internacional jovem marroquino chega para ocupar a vaga deixada por Ricardo Mangas, entretanto cedido ao Monza, e será a alternativa imediata a Maxi Araújo no corredor esquerdo. A aposta, porém, também é feita a pensar no futuro, já que o Sporting pretende preparar Moncef Zekri para poder assumir maior protagonismo na próxima temporada perante uma eventual saída do uruguaio.


Natural de Bruxelas e formado no Mechelen, Zekri destacou-se na última época, na qual realizou 17 encontros pela equipa principal. O jovem, que completa 18 anos a 20 de setembro, conquistou ainda a CAN Sub-17 por Marrocos e já tinha começado a presente temporada como titular no conjunto belga antes de a transferência para Alvalade ganhar forma.

Caso confirme o potencial identificado pela estrutura leonina, o Sporting acredita que Zekri poderá também proporcionar uma importante valorização financeira no futuro. O lateral deverá ficar protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting faz 'saldos' por Daniel Bragança e médio está entre PAOK e Torino
Futebol

Sporting faz 'saldos' por Daniel Bragança e médio está entre PAOK e Torino

25 Ago 2026 | 09:17

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - José Eduardo explica quebra do Sporting: “Mau trabalho”
Futebol

Exclusivo Leonino - José Eduardo explica quebra do Sporting: “Mau trabalho”

24 Ago 2026 | 12:17

Icon Comentário0
Sorteio à vista! Conheça os possíveis adversários do Sporting na Champions League
Futebol

Sorteio à vista! Conheça os possíveis adversários do Sporting na Champions League

24 Ago 2026 | 17:22

Icon Comentário0