Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges foi apresentado esta quinta feira, dia 26 de dezembro, como novo treinador do Sporting. Contratado ao Vitória de Guimarães, o português trouxe consigo grande parte da equipa técnica, mas alguns elementos anteriores permaneceram em Alvalade.
Com Rui Borges, mudam-se para o Clube verde e branco Tiago Aguiar e Ricardo Chaves, treinadores adjuntos; Fernando Morato, preparador físico; e ainda José Meireles, com funções de analista. Tirando Tiago Aguiar, que se juntou ao staff durante a passagem no Moreirense, todos os outros elementos estão com o novo treinador desde o início da carreira, no Mirandela.
Em sentido contrário, rescindem a ligação com o Sporting, além do antigo técnico principal João Pereira, três elementos da equipa técnica: Tiago Teixeira, António Caldeira e António Calça e Pina, que faziam parte do antigo contingente.
Há, no entanto, alguns nomes que se vão manter em Alvalade, e transitar para uma nova era. Luís Neto (treinador adjunto) Pedro Cardoso (cientista desportivo) e Gonçalo Álvaro (preparador físico), com destaque para o antigo capitão dos leões, que é visto como o elo de ligação entre o conjunto de técnicos e o plantel do Sporting, do qual tem conhecimento profundo por ter partilhado balneário com grande parte dos jogadores.
Por último, destacar a continuidade de Tiago Ferreira e Hugo Tecelão, que vão manter as responsabilidades de treinadores de guarda-redes. Esta situação era, de resto, já esperada, uma vez que em Guimarães, Rui Borges também trabalhou com os orientadores de guardiões que já estavam na cidade berço antes da sua chegada
Observatório do Futebol levou a cabo estudo intensivo que coloca diamante do Clube de Alvalade como 'número 1' de prestigiada lista
|
0Geovany Quenda é o melhor lateral sub-21 do Mundo. O jovem promessa do Sporting vem sendo a grande surpresa da temporada verde e branca, o que lhe vale lugar no topo de uma prestigiada tabela, levada a cabo pelo CIES - Observatório do Futebol.
De acordo com o estudo realizado, o português é, a par de Martim Fernandes, do Porto, o 'número 1' da lista, com uma pontuação média de 80,4. Apesar de estarem empatados, o 'camisola 57' do Clube de Alvalade é mais novo, o que beneficia o coeficiente.
As exibições do internacional luso não só são enaltecidas pelos especialistas, mas também se traduzem em interesse de grandes tubarões europeus. Para já, a lista é extensa, com desejo vindo da Premier League, Ligue 1 e Bundesliga. No entanto, o Manchester United, de Ruben Amorim, parece estar na pole position.
Em 2024/25, Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 24 partidas, nas quais disputou 1.610 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Esta é a época de estreia de Geovany Quenda na equipa principal do Sporting. O ano passado fez 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, apontou 11 golos e fez sete assistências na conta pessoal.
Confira o estudo em questão:
Ponta de lança tem somente seis golos esta temporada, mas adição de uma compensação monetária poderá desbloquear negócio
|
0O Barcelona não desiste da contratação de Viktor Gyokeres. O emblema catalão está decidido em levar o avançado do Sporting e, para tentar agilizar as negociações com Frederico Varandas, está disposto a incluir Vítor Roque na transação.
O jogador brasileiro já tinha sido apontado a uma possível mudança para Alvalade, no último verão, mas rejeitou assinar com os leões. Agora, Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garante que a formação culé quer usar o jovem como moeda de troca.
Certo é que, após negar rumar aos verdes e brancos, Roque reforçou o Bétis. Pelo emblema de Sevilha disputou 1.235 minutos em 25 jogos, tendo marcado apenas seis golos. Apesar da utilização frequente, o atleta de 19 anos ainda não encontrou a melhor forma.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 26 encontros: 15 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.210 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 76 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Confira a publicação:
Gigantes do campeonato espanhol estão muito atentos às exibições do futebolista e Frederico Varandas poderá receber propostas brevemente
|
0Dário Essugo tem encantado na La Liga. Fruto das boas exibições, Real Madrid e Barcelona terão começado a seguir o médio do Sporting e Pablo Fuentes, jornalista espanhol, confirma a cobiça ao jogador, deixando muitos elogios ao trabalho que tem vindo a realizar no Las Palmas.
"Está a fazer uma época muito boa, surpreendente, porque aqui ninguém o conhecia. Chegou no último dia do mercado, como o Fábio Silva. Toda a gente conhecia o Fábio Silva, do Wolverhampton, Rangers, mas ninguém conhecia o Essugo. Nos primeiros jogos, queria correr para todo o lado e aos 60 minutos estava morto. O Real Madrid e o Barcelona estão a segui-lo, houve pessoas que vieram cá vê-lo. É um jogador perfeitamente qualificado para a Premier League ou para a Liga espanhola", disse, ao jornal O Jogo.
O interesse dos dois rivais da La Liga já tinha sido muito noticiado, sendo que, recentemente, dois emblemas da Premier League entraram também na disputa pelo jovem centrocampista. Uma das propostas que poderá chegar às mãos de Frederico Varandas prevê um empréstimo com opção de compra.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. No clube das Canárias, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 12 encontros na La Liga, somando 956 minutos e um golo marcado.
Dário Essugo estreou-se pela equipa principal do Sporting a 20 de março de 2021, numa vitória frente ao Vitória de Guimarães. Na altura, com apenas 16 anos, entrou aos 84 minutos para substituir João Mário, num jogo que marcou o início da sua carreira como profissional. Desde essa data, o jovem médio somou 25 jogos pela equipa principal do Sporting, tendo conquistado dois Campeonatos Nacionais, em 2020/21 e 2023/24.