
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Parece ser já uma certeza: Ricardo Esgaio vai continuar no Sporting para a temporada 2025/26, tal como o próprio tinha avançado anteriormente. Rui Borges é um admirador das qualidades do lateral direito, e apesar do defesa ser um dos mais contestados no plantel verde e branco, vai permanecer com a confiança do treinador verde e branco, que o vê como um elemento importante na equipa, mesmo fora dos relvados.
Rui Borges olha para Esgaio como sendo "fundamental nos equilíbrios da gestão do balneário e, também, como uma espécie de guardião dos valores do Clube", revela o jornal A Bola, destacando as já 18 épocas totais em que o defesa envergou a Listada verde e branca.
Ricardo Esgaio faz também parte do lote de capitães de equipa, ao qual se irão juntar Rui Silva e Francisco Trincão. Morten Hjulmand, Gonçalo Inácio e Daniel Bragança são os principais donos da braçadeira, mas o técnico leonino reforçou a estrutura.
Ricardo Esgaio: "Ficar? Claro que sim"
Ricardo Esgaio vai assim ficar em Alvalade até ao final da sua ligação com os verdes e brancos, tal como tinha indicado, aquando da realização do jantar de fim de época: "(Ficar) Claro que sim. Tenho mais um ano de contrato, acredito que sim”.
Em 2024/25, Ricardo Esgaio - avaliado em 1,5 milhões de euros - somou 18 jogos ao serviço do Sporting: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Na época que acaba de terminar, o lateral-direito marcou um golo, no duelo frente ao Amarante, referente à quarta eliminatória da prova rainha do futebol português.
Confira a entrada de Ricardo Esgaio no Marquês de Pombal, depois da conquista do bicampeonato:
Depois do lance protagonizado com Andrea Belotti na final da Taça de Portugal, Direção decide o futuro do lateral brasileiro
|
Numa altura em que se encontra a gozar de umas férias em família, o Sporting discute o futuro e possível renovação do vínculo com Matheus Reis. O lateral-esquerdo brasileiro é uma das várias preocupações contratuais da Direção de Frederico Varandas neste período entre o final da última temporada e o início da próxima, embora exista uma vontade que aponta para a continuidade.
Com vínculo até junho do próximo ano, Matheus Reis tem o seu futuro em aberto, mas, segundo informações avançadas pelo jornal Record, o Sporting irá avançar, este mês, com conversas de negociação com vista em prolongar o contrato do brasileiro de 30 anos.
Encarregue das negociações de renovações de contrato está o diretor-geral do futebol dos leões, Bernardo Palmeiro, que terá de se encontrar com o agente desportivo do camisola número 2 do Clube de Alvalade, com o objetivo de chegar ao melhor entendimento entre as duas partes.
Quem já manifestou o seu interesse em continuar ao serviço da equipa de Rui Borges foi o próprio Matheus Reis, em declarações à imprensa, após a conquista do campeonato: "Quero muito continuar a vestir esta camisola, continuar a construir a minha história no clube, como já referi. Dou-me muito bem com as pessoas ligadas ao futebol e já há conversas para renovar. Acho que vai acontecer naturalmente”.
Esta, vale lembrar, não é a única dor de cabeça do Sporting no que toca a renovações de contratos. Para além do camisola 2, a direção de Frederico Varandas quer ainda resolver o futuro de Jeremiah St. Juste, Hidemasa Morita e Ricardo Esgaio, assuntos que são prioridade no Clube.
Já são conhecidos jogos de preparação dos leões para a próxima temporada, marcada pela realização fora de portas do Troféu Cinco Violinos
|
Os planos de pré-temporada do Sporting avançam a todos o gás. Depois de conhecida a data do início dos trabalhos do plantel de Rui Borges, o Clube anunciou agora, nas suas redes sociais, a realização de um estágio e os adversários de três encontros de preparação.
O Sporting anunciou na página oficial de Instagram que fará dois encontros de treino no Estádio do Algarve contra o Celtic (16 de julho) e o Sunderland (21 de julho). Estes encontros serão realizados no habitual estágio de pré-época em Lagos, no Cascade Wellness Resort, local que tem vindo a ser escolhido pelos leões desde os trabalhos de preparação da temporada 2020/21.
Os leões anunciaram, ainda, a realização do Troféu Cinco Violinos, o seu habitual jogo de apresentação aos adeptos e Sócios, onde terão como adversário os espanhóis do Villarreal. Esta será a segunda vez que o submarino amarelo é a formação convidada, depois de perderem a edição de 2023 por 3-0, com golos de Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Paulinho.
A realização da edição de 2024 do troféu conta com uma particularidade, visto que pela primeira vez em 12 edições, a partida não se irá realizar no Estádio José Alvalade. O reduto dos leões encontra-se em obras de remodelação e, como tal, o jogo será disputado no Estádio Nacional do Jamor.
Como seria de esperar, o Sporting é o maior vencedor do Troféu Cinco Violinos, que tem vindo a ser realizado desde 2012, com o primeiro adversário convidado a ser o Olympiacos. Os leões já conquistaram a taça por nove ocasiões diferentes, com os restantes vencedores a serem o Empoli (2018), Valencia (2019) e Sevilha (2022).
Confira, abaixo, a publicação de Instagram:
Clube não tem chances de manter atleta campeão em Alvalade, ainda que o técnico verde e branco também não conte com os seus serviços
|
Rafael Pontelo está de volta ao Sporting, mas apenas por um curto espaço de tempo. O defesa brasileiro irá regressar ao Clube de Alvalade depois de um empréstimo ao emblema do Auda, mas não integra os plano de pré-época de Rui Borges, que deverão ter início no dia 1 de julho na Academia Cristiano Ronaldo.
Segundo informações apuradas pelo jornal Record, apesar de ser uma das principais opções na linha defensiva do Auda, o clube da primeira liga da Letónia não tem condições para avançar com a transferência a definitivo do central brasileiro, que estará de regresso ao Sporting, apesar de não contar para o treinador leonino.
Rafael Pontelo estará assim de regresso ao Sporting, ainda que por pouco tempo. O Clube de Alvalade planeia emprestar, novamente, o jogador de 21 anos naquele que será o terceiro empréstimo enquanto jogador dos leões, depois de cedências ao Pafos (Chipre) e Auda (Letónia).
Ao todo, Pontelo tem apenas dois jogos realizados pelo Sporting. O jogador estreou-se pela equipa principal a 9 de janeiro de 2024, na receção dos leões ao Tondela, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal e em que a turma de Alvalade venceu por 4-0, com golos de Pote (bis) e Gyokeres (bis). O defesa começou de início e foi substituído ao intervalo, tendo somado apenas mais um minuto na deslocação a Vizela.
Rafael Pontelo - avaliado em 600 mil euros - chegou ao Sporting em janeiro de 2024, oriundo do Leixões, num negócio que levou Frederico Varandas a investir cerca de 700 mil euros no jogador que era seguido de muito perto pelo Benfica. O defesa-central assinou contrato até 2028 e tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.