
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting desloca-se ao terreno do Estrela da Amadora, na 27.ª jornada do campeonato nacional. Com a pausa para seleções a fazer mossa, Rui Borges vai mexer no onze inicial, devido a lesões e baixas por cartões amarelos. Eduardo Felicíssimo será titular no lado verde e branco.
Com Morten Hjulmand suspenso, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves ainda lesionados, Zeno Debast deixa o centro da defesa e junta-se ao meio-campo. No entanto, ao lado do belga a dúvida levanta-se para Rui Borges, mas o técnico já terá tomado a decisão de ser o 'camisola 73' a segurar o lugar.
A situação obriga também a mexidas na defesa, com os verdes e brancos a terem dois regressos. Jeremiah St. Juste e Eduardo Quaresma não estão lesionados e podem ser opção para o treinador dos leões, que está a a analisar os últimos detalhes para o duelo.
Em 2024/25, Eduardo Felicíssimo soma já 14 partidas pela equipa B do Sporting, com dois passes para golos. Além disso, marcou presença em seis jogos disputados pela turma de juniores (sub-19), nos quais apontou duas finalizações certeiras em seis encontros registados. Na equipa principal tem apenas quatro jogos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - , diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.
Mudança para Alvalade deixou jogador bastante ansioso e situações pessoais sobrepuseram-se aos interesses do clube, acabando castigado
|
Alisson Santos é reforço do Sporting para 2025/26, sendo o segundo reforço para Rui Borges, depois de Geovany Quenda. O extremo já trabalha na Academia Cristiano Ronaldo, depois de ter deixado a União de Leiria devido a alguns problemas disciplinares.
Segundo o jornal A Bola, o atleta trabalhava no mesmo espaço que o plantel do emblema do Lis, mas sozinho. O jogador foi afastado por Jorge Silas, antigo treinador dos leões, depois de ter feito um 'forcing' para assinar com o Clube de Alvalade ainda no passado mercado de transferências de inverno.
A União de Leiria tinha uma opção de compra pelo atleta no valor de 750 mil euros. No entanto, o futebolista recusou assinar em definitivo pelo emblema de Lis e, desta forma, acelera a sua integração numa realidade diferente como é o Sporting, sendo que o jogador estava ansioso pela mudança.
Agora, Alisson irá ficar a treinar na Academia Cristiano Ronaldo, mas, até ao final da temporada, irá estar junto da equipa B. Em 2025/26, já ambientado ao que é o dia a dia e a exigência no Sporting, Alisson Santos mudar-se-á para a equipa principal, sob comando de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola da União de Leiria, Alisson Santos - avaliado em 250 mil euros - soma 18 encontros. No total, o brasileiro foi utilizado ao longo de 1.089 minutos, nos quais fez o gosto ao pé por seis ocasiões, não registando qualquer assistência na conta pessoal.
Resultados recentes alcançados pelo emblema verde e branco não têm sido nada satisfatórios para a Direção do Clube de Alvalade
|
Micael Sequeira pode deixar o comando técnico da equipa de futebol feminino do Sporting no final da temporada, sabe o Leonino. Os resultados recentes não têm sido satisfatórios para Frederico Varandas, que equaciona mesmo terminar o vínculo com o técnico de 51 anos.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, os responsáveis verdes e brancos acreditam haver condições para que a equipa realize e apresente melhores resultados, algo que não tem acontecido desde a saída de Mariana Cabral do comando técnico, em meados de outubro de 2024.
O registo histórico recente frente ao Benfica também pesa, e muito, na avaliação feita. As duas recentes derrotas frente ao Benfica nos quartos-de-final da Taça de Portugal (3-2) e na final da Taça da Liga (2-1), bem como o empate diante das encarnadas (1-1) na jornada 15 da Liga BPI fragilizam a situação do técnico.
Além do mais, o fosso entre os dois emblemas da Segunda Circular é cada vez mais acentuado. Praticamente arredado da luta pelo título - já a oitos pontos do Benfica - nos últimos 19 dérbis frente ao eterno rival, as leoas venceram apenas quatro, empataram três e perderam em 12 ocasiões.
Ao serviço do Sporting, Micael Sequeira já realizou 22 encontros. No total, o treinador - que chegou a Alvalade pela mão de Ruben Amorim, com quem trabalhou no Braga - alcançou 15 vitórias, somou três empates e sofreu quatro derrotas, sendo que a equipa do Clube de Alvalade já não vence há três partidas.
Antigo treinador dos iniciados do Clube de Alvalade antevê futuro brilhante a jogador das camadas jovens do emblema verde e branco
|
Bernardo Bruschy, antigo treinador dos iniciados do Sporting, antevê um futuro brilhante a Flávio Gonçalves, jogador das camadas jovens do Clube de Alvalade, que vai ter um lugar na pré-temporada da equipa principal na época 2025/26, tal como o nosso Jornal adiantou em Exclusivo.
O técnico recorda o percurso do jovem prodígio: "Iniciou a temporada nos sub-19, sendo ainda sub-18. Deu uma resposta muito boa e, rapidamente, passou para os sub-23. Por lá, conseguiu estar sempre a um bom nível e dar uma resposta afirmativa. Foi um dos jogadores em destaque na campanha da equipa e, na B, tem sido um jogador de muita influência e é diferenciado", referiu o técnico, em entrevista ao jornal Record.
O treinador de 35 anos aborda a possibilidade de o jovem de 17 anos ser opção regular com Rui Borges em 2025/26: "É difícil responder, mas acredito que tem talento para isso. Depois, é preciso perceber se terá assim tanto espaço e um volume de jogo que permita continuar a sua evolução ou se será mais ajustado continuar integrado nos trabalhos da equipa A e a jogar na equipa B, para continuar o seu trajeto".
Bernardo Bruschy não tem dúvidas de que o jogador vai brilhar em Alvalade: "É inegável. É um miúdo que tem uma característica difícil de encontrar, que são os números. Tem uma relação com a baliza fora do normal, marca muitos golos, é um jogador muito decisivo no último terço, também ao nível de assistências. É muito completo na bola parada, bate muito bem cantos, livres e penáltis".
Ainda assim, o ex-leão aponta alguns pontos menos fortes de Flávio Gonçalves: "Tem algumas lacunas que ainda tem que melhorar, principalmente ao nível da velocidade a que se consegue deslocar nos momentos de transição, mas é diferenciado e tem talento para integrar-se na equipa principal do Sporting. Se não for já na próxima temporada, acredito que seja na seguinte", concluiu o treinador.