
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting empatou diante do Borussia Dortmund (0-0), esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro. Apesar da igualdade, os leões estão assim eliminados da Liga dos Campeões (3-0 no agregado). Rui Silva foi eleito o melhor em campo. Na flash interview, o guarda-redes reconheceu que era complicado dar a volta à eliminatória e preferiu destacar os jovens da equipa B que entraram em campo.
"Depois dos 3-0 em Alvalade sabíamos da dificuldade que era conseguir a eliminatória. A equipa esteve muito bem e temos que destacar o grupo que temos. Mostrámos personalidade e lutámos por um bom resultado. Agora temos de focar no campeonato", começou por dizer o guarda-redes.
Rui Silva lamentou as oportunidades desperdiçadas: "Tínhamos de ter essa solidez defensiva para aguentar ao máximo e não sofrer. Depois tivemos algumas jogadas, mas não concretizámos da melhor forma. Todos os jogos acontece alguma coisa, que nos traz frustração. Destacar os jovens da B que entraram muito bem", completou.
Após derrubar Karim Adeyemi e cometer grande penalidade, Rui Silva redimiu-se. Com uma grande esticada, o guarda-redes português defendeu a grande penalidade batida por Serhou Guirassy aos 59 minutos e somou ainda várias defesas que permitiram aos leões sair com um empate da Alemanha.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou seis encontros, tendo sido utilizado ao longo de 630 minutos. No total, o guardião sofreu quatro golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos.
Clube de Alvalade não conseguiu recuperar desvantagem de três golos trazida do encontro em Alvalade e fica pelo caminho na prova internacional
|
O Sporting empatou diante do Borussia Dortmund (0-0), esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, em jogo a contar para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. A precisar de recuperar de uma desvantagem de 3-0 trazia do encontro em Alvalade, os leões não foram além do nulo. Veja AQUI como decorreu a partida.
No Signal Iduna Park, a primeira parte não trouxe grandes ocasiões de golo. A turma de Niko Kovac controlou os ritmos do jogo. Nota para uma grande intervenção de Rui Silva, aos 27 minutos, a remate de fora da área de Marcel Sabitzer e uma nova contrariedade para os leões, com João Simões a sair lesionado perto do intervalo.
No segundo tempo, a formação germânica demonstrou maior ascendente no encontro e podia ter inaugurado o marcador aos 59 minutos, através de uma grande penalidade. Rui Silva cometeu falta sobre Karim Adeyemi, mas, na conversão, o guardião leonino redimiu-se e defendeu castigo máximo de Serhou Guirassy. Emre Can (73') ainda introduziu a bola na baliza do Sporting, mas o alemão estava em posição irregular.
Com este empate – o oitavo em 39 encontros na presente temporada desportiva –, os comandados de Rui Borges ficam pelo caminho na prova milionária depois de terem ficado na 23.ª posição da fase de liga da Champions. Os leões lutam agora pela conquista da Taça de Portugal e pelo Campeonato Nacional.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga Portugal Betclic. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AFS, em jogo da 23.ª jornada. O encontro diante da turma liderada por Rui Ferreira jogar-se-á às 18h00, na Vila das Aves.
Leões querem tirar proveito das estatísticas para ganharem balanço na segunda mão dos playoffs de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões
|
O Borussia Dortmund vive uma temporada irregular, mesmo quando joga no próprio estádio. Até ao momento, a equipa alemã sofreu três derrotas em casa, sendo duas na Bundesliga e uma na Liga dos Campeões. Fora de casa, já foi batida por mais 10 ocasiões. Esta instabilidade pode ser um fator determinante para o Sporting que, esta quarta-feira, disputa a segunda mão dos playoffs de acesso aos oitavos de final da competição europeia.
A turma alemã não tem conseguido erguer a sua tradicional fortaleza no Signal Iduna Park. No campeonato alemão, perdeu diante do Stuttgart (1-2) e do Bayer Leverkusen (2-3), resultados que contribuíram para a sua posição na tabela. Com apenas 29 pontos em 22 jogos, o Dortmund ocupa o 11º lugar na Bundesliga, longe da luta pelo título.
Na Liga dos Campeões, a equipa caiu frente ao Barcelona, por 2-3. Na primeira mão dos playoffs da Liga dos Campeões, o Dortmund visitou Alvalade e venceu o Sporting por 3-0, um resultado que deixa os alemães com uma vantagem confortável. No entanto, o histórico recente mostra que os comandados de Niko Kovac não são invencíveis em casa, o que mantém a esperança leonina viva para a reviravolta.
O Sporting, apesar de estar ciente da enorme dificuldade que vai ser conseguir passar a eliminatória, terá de ser eficaz no ataque e evitar os erros defensivos que permitiram ao Dortmund construir uma vantagem de três golos.
O encontro desta tarde, agendado para às 17h45, promete ser decisivo para ambas as equipas. O Borussia Dortmund quer afastar as dúvidas sobre o seu rendimento caseiro e garantir a vitória e o apuramento, enquanto o Sporting tem de dar tudo para poder sonhar com a passagem aos oitavos de final da Champions.
Técnico português chegou ao Clube leonino em 2010, mas enfrentou dificuldades num período instável, deixando Alvalade em apenas oito meses
|
Paulo Sérgio Bento Brito nasceu em Lisboa, a 19 de fevereiro de 1968, e esta quarta-feira celebra o seu 57º aniversário. Começou a jogar futebol em clubes portugueses como o Vilafranquense, o Petrogal, o Sanjoanense e o Moscavide, antes de ter expandido a sua carreira futebolística além fronteiras, no Grenoble de França. Após esse período, construiu a sua carreira de treinador em vários clubes nacionais e internacionais, com destaque para a passagem pelo Paços de Ferreira, marcada pela chegada à final da Taça de Portugal, que acabou por perder frente ao Porto. Quando orientava o Vitória de Guimarães, recebeu o convite para treinar o Sporting, numa altura em que os leões atravessavam um período difícil.
Em abril de 2010, foi anunciado como treinador do Sporting para a época seguinte, assinando um contrato de duas temporadas. No entanto, desde o início, o seu percurso por Alvalade foi marcado por dificuldades, agravado por um plantel sem grandes reforços e pela venda de jogadores fundamentais, como Liedson, em janeiro de 2011, que passados 14 anos, em 2025, viu um dos seus recordes no Sporting ser ameaçado por outro jogador.
A equipa de Alvalade afastou-se da luta pelo título e foi eliminada da Taça de Portugal. Na Liga Europa, sofreu grandes dificuldades e acabou eliminado pelo Glasgow Rangers, já nos descontos, num jogo dramático em casa- Os maus resultados e a falta de estabilidade levaram a um crescente descontentamento entre os adeptos. A crise interna do Clube, com a saída do presidente José Eduardo Bettencourt e do diretor desportivo, piorou ainda mais a situação do treinador.
A 26 de fevereiro de 2011, após mais uma derrota, Paulo Sérgio chegou a acordo com a Direção leonina para a rescisão do contrato. Foi substituído por José Couceiro, encerrando um ciclo curto e marcado por dificuldades.
Após a saída do Sporting, Paulo Sérgio teve um percurso internacional, começando no Hearts, da Escócia, onde conseguiu vencer a Taça do país. Seguiram-se passagens pelo Cluj, na Roménia, onde surpreendeu ao vencer o Manchester United na Liga dos Campeões, e pelo APOEL, onde conquistou a Supertaça do Chipre.
O seu regresso a Portugal aconteceu em 2014, ao serviço da Académica de Coimbra, mas a experiência não correu bem, levando à sua saída antes do final da época. Nos anos seguintes, passou por clubes na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irão, sem grandes sucessos.
Em 2020, voltou ao futebol português para comandar o Portimonense, conseguindo manter a equipa no primeiro escalão. No entanto, após algumas temporadas, acabou por descer de divisão em 2024, ficando novamente sem clube.
*Atualizado a 19 de fevereiro de 2025