
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
A equipa de andebol do Sporting CP defronta este sábado, 24 de outubro, o Madeira SAD, em jogo a contar para a oitava jornada do Campeonato Placard Andebol 1. Na antevisão à partida, Rui Silva, técnico leonino, falou sobre o triunfo europeu diante do CS Dinamo Bucuresti, recordando que é necessário manter a intensidade para vencer. “Foi um bom jogo e uma boa vitória, mas agora é importante colocar no campeonato essa mesma intensidade, o espírito de luta e a motivação extra que os jogos da Europa trazem para assim conseguirmos conquistar o título”, começou por dizer o treinador leonino. Rui Silva prevê um encontro difícil na deslocação à Madeira: “O Madeira SAD é uma das poucas equipas profissionais que há em Portugal e diante dos ‘grandes’ tenta sempre superar-se, tem jogadores com muita qualidade e um treinador com muita valia e experiência. Temos de olhar para este jogo de forma extremamente séria para não sermos surpreendidos”. Relativamente à possibilidade de rodar a equipa, para descansar alguns jogadores para o próximo confronto europeu, o líder dos leões deixou a garantia de que a “gestão da equipa é feita pelos jogadores. Os que estiverem melhor são os que vão jogar e depois a rotatividade vai depender da história do jogo”. Por fim, Rui Silva garantiu que, apesar desta vitória poder dar aos leões o oitavo triunfo consecutivo na prova, não quer entrar em euforias: “Era expectável que assim fosse. Até ao momento não defrontámos equipas da nossa valia no campeonato, por isso era nossa obrigação ter vencido esses jogos, assim como no sábado temos a obrigação de vencer na Madeira. Todas essas vitórias foram naturais e obrigatórias”. Os homens da listada verde e branca ocupam atualmente a terceira posição do Campeonato Placard Andebol 1, em igualdade pontual com o FC Porto, sendo que ambos têm 21 pontos. O atual líder é o Benfica, que já conta com 24 pontos, mas leva mais uma partida que os rivais diretos, assim sendo, em caso de vitória, os homens de Rui Silva ascendem à liderança, em igualdade pontual com os homens de Carnide.
Fotografia de Sporting CP
Primeira jornada está marcada para 10/11 de setembro de 2025 e a fase de grupos vai estender-se até 11/12 de março de 2026
|
A equipa de andebol do Sporting ficou a conhecer, esta sexta-feira, dia 27 de junho, a conhecer os adversários da Liga dos Campeões. Os comandados de Ricardo Costa ficam inseridos no Grupo A, juntamente com Aalborg (Dinamarca), Fuchse Berlin (Alemanha), Veszprém (Hungria), Kielce (Polónia), Nantes (França), Kolstad (Noruega) e Dínamo Bucureste (Roménia).
Já o Grupo B será composto por equipas como o Wisla Plock (Polónia), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), GOG (Dinamarca), Magdeburgo (Alemanha e atual campeão europeu), Pick Szeged (Hungria), Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte) e o Zagreb (Croácia).
A formação comandada por Ricardo Costa - que marcou o melhor golo em 2024/25 - volta, assim, a medir forças com adversários que defrontou na época anterior, com destaque para o Nantes, emblema francês que eliminou o emblema verde e branco nos quartos de final da prova na temporada transata.
A primeira jornada está marcada para 10/11 de setembro de 2025 e a fase de grupos vai estender-se até 11/12 de março de 2026, datas para as quais estão agendados os jogos da última ronda. O formato mantém-se com um total de 14 jornadas. As duas equipas melhor classificadas de cada grupo se qualificarão diretamente para os quartos de final. As equipas que terminarem nos terceiro, quarto, quinto e sexto lugares disputarão os play-offs.
Depois de uma campanha histórica na temporada passada, os leões preparam-se para voltar à carga e novamente como representantes únicos do andebol português, uma vez que a instituição máxima que regula a modalidade a nível europeu não ter atribuído um dos wild cards ao Porto.
Veja a publicação do Sporting:
Jogador do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma africana por quatro tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol derrotou o Egito nesta quinta-feira, dia 26 de junho, por 30-26 e carimbou o passaporte para a próxima fase da competição. Rafael Vasconcelos, lateral do Sporting, apontou seis golos e, desta forma, os jovens lusos ainda não perderam qualquer jogo na competição. Filipe Monteiro, que vai reforçar o Sporting e esteve em destaque frente à Suécia, foi opção na partida.
A primeira parte foi bastante emotiva com constantes alterações no marcador. As duas equipas começaram com um ritmo bastante elevado, sendo que foram os portugueses a estar ligeiramente por cima. Diogo Rêma ajudou na baliza lusitana, enquanto o ataque dos comandados de Carlos Martingo funcionou com boa fluidez.
Os egípcios acabaram por subir de rendimento e rubricaram minutos de qualidade no final da primeira parte, algo que causou dificuldades a Portugal, que não conseguiu converter com sucesso as últimas posses de bola a que teve direito. 13-13 era o resultado ao intervalo.
Na segunda metade, a armada lusa mostrou muita eficácia na hora de visar a baliza. Como tal, o resultado tornou-se mais abonatório com o decorrer dos minutos e o triunfo foi assegurado. Em termos individuais, além de Rafael Vasconcelos, também Tomás Teixeira (Póvoa) esteve em destaque com sete golos.
A equipa das quinas vai assim disputar pela terceira vez as meias-finais de um Campeonato do Mundo do escalão, depois do terceiro lugar, em 1995, na Argentina, e do quarto posto, em 2019, em Espanha, onde perdeu diante dos egípcios na disputa pelo bronze.
Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os adversários para a edição 2025/2026 da prova internacional, dia 27 de junho, a partir das 14h00
|
A equipa de andebol do Sporting vai ficar a conhecer os adversários para a edição 2025/2026 da Liga dos Campeões, já esta sexta-feira, dia 27 de junho, a partir das 14h00. A formação de Ricardo Costa sabe que vai ficar no pote 3 da competição internacional.
Serão 16 equipas na prova mais importante do Velho Continente. Além dos leões - que marcaram o melhor golo na época passada - estão mais quatro emblemas no mesmo pote, entre as quais o Dinamo Bucuresti (Roménia), Zagreb (Croácia), Kolstad Håndball (Noruega) e Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte)
O pote 1 será composto por Füchse Berlin (Alemanha), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Aalborg Håndbold (Dinamarca), Orlen Wisla Plock (Polónia) e Veszprém (Hungria). O segundo pote terá o Magdeburg (Alemanha), Nantes (França), GOG (Dinamarca), Industria Kielce (Polónia) e PICK Szeged (Hungria).
Depois de uma campanha histórica na temporada passada, os leões preparam-se para voltar à carga e novamente como representantes únicos do andebol português, uma vez que a instituição máxima que regula a modalidade a nível europeu não ter atribuído um dos wild cards ao Porto.
A primeira jornada está marcada para 10/11 de setembro de 2025 e a fase de grupos vai estender-se até 11/12 de março de 2026, datas para as quais estão agendados os jogos da última ronda. O formato mantém-se com um total de 14 jornadas. As duas equipas melhor classificadas de cada grupo se qualificarão diretamente para os quartos de final. As equipas que terminarem nos terceiro, quarto, quinto e sexto lugares disputarão os play-offs.