Futebol
Pedro Henriques sem dúvidas sobre cor do cartão no lance de Pedro Lima no Casa Pia - Sporting
31 Out 2026 | 12:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Fev 2024 | 18:40 | Por Redação
O Sporting desloca-se a Berna, capital da Suíça, para defrontar o Young Boys, em jogo válido para a primeira mão do playoff da Liga Europa. O reduto dos helvéticos tem a particularidade de ser um relvado sintético, contrariamente àqueles em que que os verdes e brancos estão habituados a jogar regularmente. Rúben Amorim recorda a lesão que teve - ainda ao serviço do Benfica - num piso semelhante e garante ser o motivo pelo qual está em, de momento, em Alvalade.
"Aconteceu comigo mas não com muitos outros jogadores. E há males que vêm por bem. Se não fosse por isso não seria treinador do Sporting com esta idade. Foi uma bênção", garantiu o técnico dos verdes e brancos, questionado sobre os perigos que o terreno apresenta.
Sobre o mesmo assunto, Filipe Martins deixou um aviso ao técnico dos verdes e brancos, alertando para as necessidades de adaptação ao relvado artificial. As possíveis mazelas dos jogadores leoninos foram um dos destaques dados pelo antigo treinador do Casa Pia.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, a troco de uma verba a rondar os 10 milhões de euros. Desde então, o técnico liderou os leões em 192 encontros, tendo vencido 134, empatado 28, perdido 30 e conquistado um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
O Sporting entra em campo em campo na quinta-feira, 15 de fevereiro, para o embate da primeira mão do playoff da Liga Europa. A partida diante do emblema helvético está agendada para as 17h45, no Stade de Suisse. O segundo encontro entre Sporting e Young Boys será jogado pelas 20h00 de dia 22, no Estádio José Alvalade.
Registo ganha particular importância numa fase em que leões procuram manter consistência exibicional e recuperar terreno na luta pela Liga
31 Out 2026 | 15:03 | Por Redação
Iván Fresneda está a atravessar uma fase positiva ao serviço do Sporting e alcançou um registo inédito na carreira. O lateral direito espanhol foi decisivo na vitória por 2-0 frente ao Casa Pia, ao servir os autores dos dois golos, e passou a somar quatro assistências na temporada 2026/27.
Aos 22 anos, o defesa já superou o melhor registo que tinha conseguido numa só época. Em 2025/26, o ala tinha terminado a campanha com dois passes para golo, marca que duplicou ainda antes de novembro, confirmando a influência crescente no processo ofensivo da equipa orientada por Rui Borges.
O desempenho diante do Casa Pia também prolongou uma sequência positiva a nível individual. Este foi o segundo encontro consecutivo na Liga em que o espanhol participou diretamente num golo dos leões, depois de ter assistido Luis Suárez na partida anterior, frente ao Académico de Viseu, apesar do desaire.
A outra assistência da época tinha surgido no empate diante do Arouca. Desde então, Fresneda continuou a ganhar protagonismo e voltou a demonstrar capacidade para contribuir no último terço, desta vez com dois passes decisivos no mesmo encontro.
O registo ganha particular importância numa fase em que o Sporting procura manter a consistência exibicional e recuperar terreno na luta pelo campeonato. Com quatro assistências, Iván Fresneda não só estabeleceu um novo máximo pessoal, como reforçou o lugar de intocável no onze.
Comentador considerou que Presidente leonino já terá tomado consciência de que o ciclo do técnico em Alvalade está perto do fim
31 Out 2026 | 13:41 | Por Redação
O futuro de Rui Borges no Sporting continua a dar que falar e Mário Figueiredo acredita que a saída do treinador está próxima. O jornalista analisou a posição de Frederico Varandas e considerou que o Presidente leonino já terá tomado consciência de que o ciclo do técnico em Alvalade está perto do fim.
O comentador entende que a ausência de uma posição pública do líder dos leões sobre a continuidade de Rui Borges aumenta a incerteza. Na sua leitura, o silêncio de Varandas alimenta a ideia de que a mudança poderá acontecer a qualquer momento e de que a estrutura estará já a avaliar alternativas.
M. Figueiredo: "Frederico Varandas já percebeu que vai despedir o Rui Borges"
"Frederico Varandas já percebeu que vai despedir o Rui Borges", afirmou o jornalista na edição deste sábado da Liga NOW, acrescentando que o próprio técnico também estará consciente da fragilidade da sua situação: "Já percebeu que está a prazo".
A análise não se ficou pela relação entre a direção e o treinador. Mário Figueiredo apontou também a irregularidade exibicional do Sporting e as desconcentrações que têm marcado alguns jogos, considerando que o triunfo por 2-0 diante do Casa Pia não foi suficiente para apagar os problemas identificados na equipa.
Com o encontro frente aos ucranianos do Shakhtar Donetsk no horizonte e uma sequência exigente de compromissos pela frente, o jornalista deixou ainda uma previsão sobre o futuro do técnico leonino: "O fim da linha está próximo", concluiu.
Vitória do Clube de Alvalade frente ao Casa Pia, por 2-0, permitiu ao técnico aliviar a pressão que tem sentido nas últimas semanas
31 Out 2026 | 13:28 | Por Redação
A vitória do Sporting frente ao Casa Pia, por 2-0, permitiu a Rui Borges aliviar a pressão que tem sentido nas últimas semanas. Ainda assim, Sérgio Krithinas considera que o treinador continua numa posição delicada e que o seu futuro deverá ficar selado na próxima pausa para as seleções.
Na análise ao momento dos leões, o comentador reconhece que a equipa tem conseguido vencer, mas sublinha que o ambiente continua marcado pela incerteza: "Mesmo dominando e vencendo sem grandes dúvidas, há um desconforto evidente a cada jogo do Sporting", escreveu no jornal 'Record'.
S. Krithinas: "O treinador parece continuar a prazo"
Krithinas entende que o triunfo representou uma oportunidade para o técnico respirar até ao próximo compromisso europeu, frente ao Shakhtar Donetsk, em Londres: "Foi um balão de oxigénio que permite a Rui Borges respirar, pelo menos até ao duelo de Londres com o Shakhtar. O treinador parece continuar a prazo, é cada vez mais óbvio de que o seu futuro está um deslize de distância, mas a cada vitória, por pífia e tremida que seja, tudo vai sendo adiado".
A próxima paragem para os jogos das seleções poderá, por isso, assumir particular importância na avaliação da continuidade de Rui Borges. Para o analista, será uma das últimas oportunidades da temporada para a direção leonina parar e analisar a situação antes de entrar numa fase de calendário muito mais exigente.
"A paragem FIFA que se aproxima é o último momento da temporada para parar e pensar. Para o Sporting, que no campeonato já leva um substancial atraso relativamente aos dois maiores rivais, serão também dias de decisão definitiva", concluiu.
Pedro Henriques sem dúvidas sobre cor do cartão no lance de Pedro Lima no Casa Pia - Sporting
31 Out 2026 | 12:55
Rui Borges pode mesmo sair do Sporting e já há data para possível adeus
31 Out 2026 | 12:21
Pedro Lima convence R. Dias: "Tornou-se na grande figura do Casa Pia - Sporting"
31 Out 2026 | 11:54