Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A ausência de Bruno Fernandes em Linz, para o jogo contra o Lask, já era conhecida desde o jogo com o PSV, uma vez que o capitão do Sporting CP viu o terceiro cartão amarelo e, com isto, foi castigado por um jogo. Esta temporada, o camisola 8 leonino só falhou um jogo, também por castigo, tendo os leões perdido por 2-1 o encontro frente ao FC Famalicão. Silas disse, recentemente, que Bruno Fernandes é o único jogador “intocável” do plantel verde e branco e, apesar da amostra ser curta, pode perceber-se o motivo.
Fotografia do facebook do jogador.
Bruno Fernandes é, neste momento, o melhor marcador da Liga Europa, com cinco golos – em conjunto com outros dois jogadores – e o segundo jogador com mais assistências, em conjunto com vários outros jogadores, estando, portanto, envolvido em oito dos 11 golos marcados até agora nas competições europeias. E nos 34 golos marcados esta temporada, o jogador esteve envolvido em 22 deles, ou seja, quase 65% dos golos do Sporting CP tiveram o capitão envolvido. Curiosamente, em todas as derrotas desta temporada em que os verdes e brancos conseguiram marcar, Bruno Fernandes esteve presente em todos os golos, com exceção do de Pedro Mendes na Holanda contra o PSV. Um Sporting CP sem Bruno Fernandes é, à partida, uma equipa com menos recursos, quer seja a nível criativo, quer seja a nível de eficácia. O jogo de hoje também é importante para que surjam jogadores a mostrar que podem ser uma alternativa ao capitão.
Jogador do Barcelona esteve perto de rumar aos leões no último verão, mas acabou por ser emprestado ao Bétis; Avançado ouviu das boas
|
0Antes da partida amigável entre "Barça Legends", equipa de ex-jogadores do Barcelona, e "Pelé Pequeno Príncipe", Romário foi questionado sobre Vitor Roque, avançado que recusou rumar ao Sporting no último verão. A lenda da seleção brasileira aproveitou para criticar a nova geração canarinha.
O campeão do mundo pelo Brasil (1994) destacou que o jogador ainda precisa aprimorar várias dinâmicas em campo. No entanto, aproveitou a ocasião para relembrar um episódio que envolve o técnico do Real Betis. Manuel Pellegrini perguntou a Vítor se já tinha visto vídeos de Romário, que é considerado uma das maiores figuras do futebol brasileiro.
"Não é só o Vítor Roque que deve ver os meus vídeos para aprender, há muitos jogadores que o deveriam fazer", começou por dizer, "Não é possível, não adianta dar conselhos a ele ou a outros porque eles não aprendem. Eles têm de ver os vídeos vezes sem conta, sempre, sempre, sempre... e talvez um dia percebam", terminou.
Relembre-se que Vítor Roque já foi muito associado ao Sporting, que tentou uma transferência em definitivo no passado mercado de transferências, mas o brasileiro preferiu continuar a sua carreira na La Liga. A certo ponto, Hugo Viana chegou a deslocar-se a Espanha, para dialogar com Deco, diretor desportivo dos blaugrana.
Vítor Roque - avaliado em 30 milhões de euros - foi contratado pelo emblema da Catalunha no passado mercado de transferências de janeiro. No total, apontou dois golos num total de 16 jogos realizados pelos culés na última temporada, já depois do investimento de cerca de 40 milhões de euros investidos junto do Athletico Paranaense. Em 2024/25, leva cinco golos em 14 jogos pelo Bétis.
Figura histórica do clube da Luz juntou-se a coro de críticas em torno do selecionador nacional a propósito do último jogo de Portugal
|
0Álvaro Magalhães considerou que o jogo entre Croácia e Portugal (1-1) era "um jogo bom" para Geovany Quenda, jovem do Sporting, ter cumprido a primeira internacionalização. O antigo jogador do Benfica manifestou insatisfação pela ausência do jogador dentro do relvado.
"Quenda tem demonstrado muita qualidade no Sporting, está num bom momento. Foi inadmissível, era um jogo bom para cumprir a primeira internacionalização. Para o Quenda também seria motivante, mas o selecionador levou o miúdo e não o colocou em campo. É uma pena, lamento essa situação", começou por dizer.
A glória do clube da Luz considerou que o jovem jogador de 17 anos ainda terá mais oportunidades para jogar pela equipa das quinas: "Tem bons conselheiros e estará disponível para outras convocatórias, ainda é muito novo. Ele deve ter ficado triste, mas há que reagir porque ainda é um jovem".
Caso fosse utilizado pelo selecionador nacional, Quenda, novo pupilo de João Pereira, tornar-se-ia no mais jovem internacional da história do futebol português, batendo o recorde de Paulo Futre. Se tivesse entrado em campo no Estádio Poljud, Quenda iria estrear-se com 17 anos e 202 dias, superando o ex-leão, que se estreou em 21 de setembro de 1983, com 17 anos e 205 dias, num 5-0 à Estónia, em Alvalade.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.
Antigo Presidente do emblema verde e branco expressou publicamente desagrado com Roberto Martínez após decisão tomada na Liga das Nações
|
0Roberto Martínez voltou a convocar Geovany Quenda, mas não utilizou o jovem do Sporting. Pedro Santana Lopes, antigo presidente dos verdes e brancos, deixou duras críticas ao selecionador nacional Roberto Martínez na rede social 'X', tendo-o considerado "desrespeitoso".
"Uma vergonha o modo como o selecionador Roberto Martinez agiu em relação ao jogador Geovany Quenda. Sádico e desrespeitoso. Nem que fosse um minuto", escreveu o atual presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz na rede social 'X'.
Recorde-se que o ala preparava-se para bater um recorde que tinha mais de 40 anos e pertencia a Paulo Futre: o jogador mais jovem de sempre a representar a equipa das quinas. Este marco histórico foi estabelecido a 21 de setembro de 1983, quando o extremo entrou, contra a Finlândia, para substituir Jaime Pacheco. Relembrar que na altura o avançado era jogador do Sporting, tal como Quenda.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, com o jogador a ser uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 18 partidas na presente temporada, nas quais disputou 1.228 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, uma assistência e dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.