
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sérgio Magalhães não ficou convencido com a decisão de Rui Borges em poupar alguns jogadores do Sporting. Os leões empataram 0-0 no Signal Iduna Park, frente ao Dortmund, regressando ao sistema de três centrais e lançando vários jovens no plantel principal.
"É verdade que seria difícil para o Sporting inverter a desvantagem na Alemanha, mas a decisão de Rui Borges em poupar alguns dos seus melhores jogadores acabou por colocar um ponto final na eliminatória ainda antes de o jogo iniciar-se. A mensagem que passa é que o treinador do Sporting abdicou de lutar pelo apuramento para os ‘oitavos’ da Champions...", disse, ao jornal Record.
Sérgio Magalhães acredita que o técnico verde e branco devia ter apostado no onze inicial base dos leões, não deixando Viktor Gyokeres e Francisco Trincão em Lisboa. Certo é que as lesões são diversas e parecem não terminar, o que deixa o Clube de Alvalade com pouca margem de manobra.
Por outro lado, João Lopes dá razão a Rui Borges: "Apesar de não haver resultados impossíveis e de existir a hipótese remota de os leões conseguirem dar a volta à eliminatória, a realidade é que esta era uma missão impossível para o Sporting. Daí que faça sentido o treinador leonino começar a centrar as atenções no bicampeonato, mesmo antes do jogo da segunda mão, poupando algumas das suas principais armas".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga Portugal Betclic. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AVS, em jogo da 23.ª jornada do campeonato nacional. O encontro diante da turma liderada por Rui Ferreira tem pontapé de saída agendado para as 18h00, na Vila das Aves.
Treinador do Dortmund não esperava decisão de Rui Borges e deixou ainda elogios aos muitos jovens convocados para a partida pelo técnico leonino
|
Niko Kovac mostrou-se admirado por Viktor Gyokeres e Francisco Trincão não terem viajado com o plantel do Sporting para a Alemanha. Os leões empataram 0-0 com o Dortmund e estão fora da Liga dos Campeões, mantendo foco no total na revalidação do título de campeão nacional.
"Foi surpreendente desde logo o facto de os dois principais jogadores não terem sido convocados. Esperávamos que viessem a Dortmund. Soubemos que eles não tinham viajado. Creio que terá sido um sinal de que o Sporting quer atacar o título da liga portuguesa, que é muito importante para eles, e as equipas estão muito próximas", disse, após o apito final.
Rui Borges apresentou-se no Signal Iduna Park com um regresso a um passado recente dos leões, ao utilizar uma três centrais ao invés de uma defesa a quatro, algo que, para Kovac, não foi uma surpresa: "Sobre o sistema, sim, esperava a linha de três, ou de cinco, porque criámos muitas oportunidades em Lisboa. Quiseram proteger a baliza".
Para terminar, o técnico croata deixou elogios à idade do plantel que o Sporting apresentou na Alemanha. "O futebol português em geral é muito bom, baseado na posse de bola, com jogadores de classe. Olhei para a ficha e vi muitos jogadores talentosos de 17 ou 18 anos. É quase, entre aspas, uma equipa da Youth League, mas vimos toda a qualidade e potencial de Portugal e do Sporting. No futuro veremos de certeza jogadores portugueses não só na Bundesliga mas principalmente em Espanha e em Inglaterra, que são mais os mercados para eles".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga Portugal Betclic. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AVS, em jogo da 23.ª jornada do campeonato nacional. O encontro diante da turma liderada por Rui Ferreira tem pontapé de saída agendado para as 18h00, na Vila das Aves.
Comentador mostrou-se bastante surpreendido com situação peculiar vivida no Clube de Alvalade e ainda fez balanço da saída da Liga dos Campeões
|
O Sporting está fora da Liga dos Campeões, após empate em Dortmund (0-0), que não chegou para reverter a desvantagem da primeira mão da eliminatória (3-0). Luís Avelãs crê que a estratégia utilizada por Rui Borges acabou por ser a ideal e que tantas lesões no plantel "parecem mentira".
"Numa eliminatória nada fica decidido na primeira partida, mas nem o mais fervoroso adepto leonino consideraria provável que a equipa fosse à Alemanha ganhar, pelo menos, por três golos para anular a desvantagem de Alvalade. Assim, poupar elementos nucleares num conjunto tão afetado por mazelas era o recomendável. A opção tinha riscos, mas o grupo deu uma resposta bem positiva", disse, ao jornal Record.
Para o comentador, "os alemães tinham a qualificação controlada, mas quiseram ganhar. O Sporting soube resistir, teve cabeça e mereceu a estrelinha aqui e ali, com destaque para a bola que bateu no poste. Mas muito mais que sorte houve mérito. E má pontaria dos germânicos, bem patente no penálti".
Avelãs destaca a partida de Rui Silva, classificando a boa exibição do guarda-redes do Sporting como sendo uma "boa forma de reagir ao percalço que custou caro diante do Arouca". Quanto às lesões, recorda que João Simões saiu lesionado e que "e Hjulmand voltou a assustar!", numa situação que "parece mentira, mas é verdade. As dores de cabeça de Rui Borges não param".
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Liga Portugal Betclic. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AVS, em jogo da 23.ª jornada do campeonato nacional. O encontro diante da turma liderada por Rui Ferreira tem pontapé de saída agendado para as 18h00, na Vila das Aves.
Frederico Varandas e respetiva estrutura leonina temem mão pesada da UEFA, mas aguardam decisão do organismo soberano do futebol europeu
|
Sporting e Dortmund empataram 0-0 na segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Durante o encontro, alguns adeptos dos verdes e brancos voltaram a utilizar pirotecnia, algo que não foi bem visto inclusive pelo speaker dos alemães, que pediu para a situação não se repetir.
O Clube de Alvalade tem sido muito visado pela UEFA, que já proibiu a deslocação de Sócios e adeptos leoninos ao reduto do Lepizig, fechando também todo o setor A14 do Estádio José Alvalade na receção ao Bolonha, devido a comportamentos que o organismo considera erráticos.
No Signal Iduna Park foram abertas tochas, rebentados petardos e usados flashlights, o que levou o speaker do Dortmund a pedir em português para que a porção de adeptos em causa não o voltasse a fazer, algo que acabou por acontecer, mas que deixou os responsáveis leoninos bastante preocupados.
O Sporting teme mão pesada da UEFA e nova multa ou castigo devido aos seus adeptos. Vale recordar que a situação chegou ao limite na Liga Europa 2022/23, diante do Midtjylland, com o Clube a ficar com pena suspensa durante dois anos devido ao uso de pirotecnia que, segundo notícias e relatos, terá ferido adeptos locais.
Anteriormente, o Presidente da SAD Leonina, Frederico Varandas já tinha apelado aos Sócios e adeptos do Clube de Alvalade, para que estes moderassem o seu comportamento, para que o Sporting não tenha de pagar mais multas que, esta temporada, já ascenderam aos mais de 300 mil euros.