Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SILAS VENCE POUCO E ANTECESSORES AINDA MENOS

Treinadores contratados por Frederico Varandas ganham pouco mais de metade dos jogos. Jorge Silas é o que tem melhor média, mas Keizer somou dois títulos. Análise Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Leonino fez as contas e chegou à conclusão de que os cinco treinadores que passaram no Sporting CP desde que Frederico Varandas está à frente dos destinos do Clube ganharam apenas cerca de 60% dos seus jogos. Apesar dos maus resultados, Jorge Silas, com 62,96%, é o timoneiro com melhor percentagem de vitórias. Logo de seguida, surge José Peseiro, com 60%. O último lugar do pódio é ocupado por Marcel Keizer, com 59,52%. No entanto, na temporada de 2018/2019, o treinador holandês venceu dois títulos – Taça da Liga e Taça de Portugal. Nesta lista, incluímos Tiago Fernandes (66,67% de vitórias) e Leonel Pontes (que não venceu qualquer encontro), mas não fazemos a comparação com os restantes, fruto de terem realizado apenas três e quatro jogos, respetivamente. Jorge Silas assumiu o comando dos leões no dia 30 de setembro de 2019. Nessa ocasião, num jogo disputado no norte do país diante do Desportivo das Aves, a turma de Alvalade venceu, por 1-0, com Bruno Fernandes a converter, com sucesso, uma grande penalidade já nos minutos finais. No jogo seguinte, novo triunfo. Desta vez no Estádio José de Alvalade, frente ao LASK Linz, os comandados de Silas venceram os austríacos, por 2-1. No entanto, no jogo seguinte, quando nada o fazia esperar, o Sporting CP foi eliminado na Taça de Portugal pelo Alverca, por 2-0. Desde então, a vida de Silas não tem sido fácil.


Até ao momento, nos 27 jogos em que liderou os leões, o treinador português registou 17 triunfos, um empate e nove derrotas, ou seja, uma média de 62,96% de vitórias. Exceção feita a Tiago Fernandes e Leonel Pontes, que estiveram poucos jogos à frente da equipa principal, Jorge Silas, por pequena margem, apresenta a melhor percentagem de vitórias dos três treinadores em análise. No entanto, também é verdade que, contrariamente, por exemplo, a Marcel Keizer, que conquistou dois títulos, Silas, pelo menos na presente temporada, já não vai celebrar a vitória em qualquer trofeu.


Peseiro resistiu dez jogos


O primeiro treinador que Frederico Varandas teve enquanto responsável máximo do Sporting CP foi José Peseiro. Embora tenha sido contratado pela Comissão de Gestão liderada por Artur Torres Pereira, com Sousa Cintra na SAD, o Presidente anunciou, em campanha eleitoral, que José Peseiro seria o seu treinador. No entanto, após uma dezena de jogos, o treinador foi despedido. Nas dez partidas em que esteve ao comando dos leões, Peseiro ganhou seis vezes e perdeu quatro.

A vitória mais gorda que conseguiu aconteceu a 28 de outubro de 2018, no Estádio José de Alvalade, frente ao Boavista. Nessa ocasião, Nani, por duas vezes, e Bruno Fernandes apontaram os golos do triunfo leonino, por 3-0. Todavia, na partida seguinte, Peseiro haveria de ser despedido. Em jogo relativo à fase de grupos da Taça da Liga, o Sporting CP foi derrotado, em casa, pelo Estoril Praia, por 2-1. Wendel até inaugurou o marcador aos oito minutos, mas, já na parte final, um golo de Sandro Lima e um autogolo de André Pinto ditaram o desaire verde e branco. Nessa mesma noite, a Direção comunicou a José Peseiro que já não contava com ele.


Nesta estatística, estão incluídos apenas os jogos que Peseiro fez enquanto treinador do Sporting CP com Frederico Varandas a Presidente do Clube. Desta forma, os triunfos diante do Moreirense, por 3-1, do Vitória de Setúbal, por 2-1, do Feirense, por 1-0, e ainda o empate com o SL Benfica, a uma bola, foram excluídos da lista em causa.

Tiago Fernandes não perdeu e empatou em Londres

Na sequência do despedimento de Peseiro, Tiago Fernandes foi convidado para treinador interino. O filho de Manuel Fernandes liderou os destinos da equipa principal do Sporting CP apenas por três jogos. No entanto, não registou qualquer derrota, tendo, inclusive, empatado, a zero, no Emirates Stadium, com o Arsenal. De resto, o ex-treinador do Estoril Praia estreou-se com uma vitória nos Açores, por 2-1, frente ao Santa Clara.

Naquele que viria a ser o seu último jogo como técnico dos leões e o único no Estádio José de Alvalade, Tiago Fernandes triunfou, também por 2-1, sobre o Desportivo de Chaves. Bas Dost, por duas vezes, apontou os golos da vitória verde e branca.

Dois títulos para Marcel Keizer

O terceiro treinador contratado por Frederico Varandas, e o primeiro escolhido por si, foi Marcel Keizer. O treinador holandês chegou proveniente do Al Jazira e teve um começo implacável, somando sete vitórias consecutivas e contabilizando um total de 30 golos marcados e oito sofridos. A primeira derrota aconteceu frente ao Vitória de Guimarães no Afonso Henriques, por 1-0, no dia 23 de dezembro de 2018.

Em 42 jogos, Keizer venceu 25, empatou nove e perdeu oito, perfazendo uma percentagem de vitórias de 59,52%. Todavia, e apesar de, por exemplo, registar valores inferiores aos de José Peseiro e Jorge Silas, o treinador holandês conquistou dois títulos – Taça da Liga e Taça de Portugal –, curiosamente sempre frente ao FC Porto e sempre nas grandes penalidades. Nesta estatística, esses dois encontros, bem como o empate nos 90 minutos nas meias finais da Taça da Liga frente ao SC Braga, foram contabilizados como empates, apesar de, no fim das contas, os leões terem saído vencedores. Se fossem contabilizados como vitórias, Keizer subiria para 62,22% de vitórias.

No início da presente temporada, o Sporting CP foi goleado, por 5-0, pelo SL Benfica, empatou no Estádio dos Barreiros, a uma bola, com o Marítimo e foi ainda derrotado, em casa, por 3-2, pelo Rio Ave. Fruto destes maus resultados, Frederico Varandas entendeu que o treinador holandês já não servia mais os interesses do Clube e decidiu despedir Marcel Keizer. Seguiu-se Leonel Pontes.

Leonel Pontes nunca venceu

No curto período de tempo em que esteve como treinador interino do Sporting CP, Leonel Pontes não foi capaz de somar qualquer vitória. Em quatro jogos, o técnico dos sub-23 verdes e brancos registou três derrotas e um empate. Na estreia, o antigo treinador adjunto de Paulo Bento foi empatar, a uma bola, ao Estádio do Bessa, com o Boavista. A ‘gota de água’ viria a ser a derrota caseira diante do Rio Ave, por 2-1, em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Pelo meio, desaires frente ao PSV (3-2) e também diante do Famalicão FC (2-1).

Desta forma, se ainda tinha algumas hipóteses de continuar como treinador principal do Clube de Alvalade, as mesmas desvaneceram-se. A seguir, o Presidente do Sporting CP escolheu Jorge Silas para sucessor.


Futebol

Estrela do Sporting recorda ataque terrorista e deixa mensagem sentida

Futebolista do Clube de Alvalade viu-se envolvido nas consequências de situação que vitimou fatalmente dois adeptos, dia 16 de outubro de 2023

Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, recorda vítimas de ataque terrorista
Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, recorda vítimas de ataque terrorista

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres - que vem sendo apontado ao Manchester City - não esqueceu o arrepiante ataque terrorista, que vitimou fatalmente dois adeptos suecos, dia 16 de outubro de 2023. Um ano depois do fatídico episódio, o avançado do Sporting deixou uma mensagem sentida nas suas redes sociais.


"Passou um ano desde o terrível ato terrorista em Bruxelas - hoje vestimos a camisa azul e amarela para vocês, Patrick e Kent. Descansem em paz", escreveu o 'camisola 9' de Rúben Amorim, junto de uma fotografia com o equipamento da seleção.


Vale recordar que, no dia em questão, a Suécia defrontava a Bélgica na qualificação para o Euro 2024. Viktor O encontro terminou empatado (1-1), com Gyokeres a marcar o golo escandinavo. O jogo viria a ser interrompido ao intervalo, por um ataque que tirou a vida a dois adeptos suecos.


Viktor Gyokeres avaliado em 70 milhões de eurosfoi utilizado em 11 encontros (1.005 minutos) esta temporada ao serviço do Sporting, onde apontou 12 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.

Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.


Confira a publicação do avançado:



Futebol

Mudança no Sporting? Amorim na pole position para assumir clube que ganhou uma Liga dos Campeões

Técnico leonino vem sendo muito falado e há quem o coloque como favorito a trocar Alvalade por emblema que triunfou na prova milionária da UEFA

Rúben Amorim pode rumar ao City, adversário do Sporting na Liga dos Campeões,«
Rúben Amorim pode rumar ao City, adversário do Sporting na Liga dos Campeões,«

  |

Icon Comentário0

Rúben Amorim é o favorito a suceder a Pep Guardiola no Manchester City. O treinador do Sporting poderá rumar ao emblema que venceu a Liga dos Campeões em 2022/23, caso o técnico espanhol decida não prolongar a sua ligação ao clube inglês.


A informação está a ser avançada pelo The Guardian, com o jornal britânico a garantir que o treinador leonino está na 'pole position' e que os citizens e "estão a considerar de forma vincada" avançar para o português se Guardiola não renovar.


A fonte em questão recorda que Amorim esteve muito próximo de suceder a Jurgen Klopp, no Liverpool, mas Arne Slot acabou por ficar com o cargo. O jornal inglês menciona ainda a cobiça prolongada do Chelsea e as negociações, no final da temporada passada, com o West Ham.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 224 encontros, tendo vencido 157, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

"Cristiano Ronaldo ou Messi?" Mesut Ozil surpreende com resposta inesperada

Antigo médio alemão, e ex-jogador do Real Madrid, evitou a clássica comparação entre grandes craques e revelou nome de outro futebolista que promete dar que falar

Ozil jogou com Cristino Ronaldo no Real Madrid e não escolheu Lionel Messi
Ozil jogou com Cristino Ronaldo no Real Madrid e não escolheu Lionel Messi

  |

Icon Comentário0

O eterno debate entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi continua a gerar controvérsia, mesmo entre os grandes nomes do futebol. Desta vez, foi Mesut Ozil, ex-internacional alemão e antigo companheiro de equipa de Ronaldo no Real Madrid, que decidiu lançar uma resposta inesperada à tão famosa pergunta: "Quem é o melhor?"


Aao ser questionado recentemente sobre qual dos dois craques é o 'GOAT', o ex-médio não escolheu nenhum dos dois. Em vez disso, mencionou o jovem prodígio turco Arda Güler, atual promessa do Real Madrid, como uma alternativa ousada.


O médio turco, de apenas 19 anos, é considerado um dos jovens mais promissores do futebol europeu e já está a impressionar nos treinos do clube espanhol. Ozil, ele próprio de origem turca, parece ter visto algo especial no talento jovem que muitos acreditam poder ter um futuro brilhante nos relvados. Para o alemão, Guler pode ser um jogador capaz de marcar uma nova era, tal como Ronaldo e Messi fizeram.


Ainda assim, o gesto de Ozil em não se posicionar diretamente entre Cristiano Ronaldo e Messi deixou os fãs a refletir sobre o impacto do jovem turco. Guler é o primeiro jogador da Turquia a vestir a camisa do Real Madrid, e muitos especialistas já o comparam a grandes nomes do passado, como Zinédine Zidane e até mesmo a CR7 em termos de impacto potencial.

No entanto, o legado de Cristiano Ronaldo no Real Madrid é inegável, e a ligação entre Özil e o português é algo que os adeptos de futebol sempre recordarão com carinho. Ainda que o ex futebolista tenha decidido não participar do debate sobre Ronaldo e Messi, a sua resposta deu visibilidade ao jovem Arda Güler e alimentou a expectativa sobre a próxima grande estrela do Real Madrid.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Saída de Gyokeres, estrela do Sporting, volta a dar que falar: “Se estivessem em casa dele…” (vídeo)
Futebol

Saída de Gyokeres, estrela do Sporting, volta a dar que falar: “Se estivessem em casa dele…” (vídeo)

 

Icon Comentário0
"Lei não está feita para apanhar corruptos": Campeonato sonegado pelo Benfica ao Sporting dá que falar
Futebol

"Lei não está feita para apanhar corruptos": Campeonato sonegado pelo Benfica ao Sporting dá que falar

 

Icon Comentário0
Amorim eleito para prémio internacional: Técnico do Sporting compete com Guardiola e não só
Futebol

Amorim eleito para prémio internacional: Técnico do Sporting compete com Guardiola e não só

 

Icon Comentário0