Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SILAS VENCE POUCO E ANTECESSORES AINDA MENOS

Treinadores contratados por Frederico Varandas ganham pouco mais de metade dos jogos. Jorge Silas é o que tem melhor média, mas Keizer somou dois títulos. Análise Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Leonino fez as contas e chegou à conclusão de que os cinco treinadores que passaram no Sporting CP desde que Frederico Varandas está à frente dos destinos do Clube ganharam apenas cerca de 60% dos seus jogos. Apesar dos maus resultados, Jorge Silas, com 62,96%, é o timoneiro com melhor percentagem de vitórias. Logo de seguida, surge José Peseiro, com 60%. O último lugar do pódio é ocupado por Marcel Keizer, com 59,52%. No entanto, na temporada de 2018/2019, o treinador holandês venceu dois títulos – Taça da Liga e Taça de Portugal. Nesta lista, incluímos Tiago Fernandes (66,67% de vitórias) e Leonel Pontes (que não venceu qualquer encontro), mas não fazemos a comparação com os restantes, fruto de terem realizado apenas três e quatro jogos, respetivamente. Jorge Silas assumiu o comando dos leões no dia 30 de setembro de 2019. Nessa ocasião, num jogo disputado no norte do país diante do Desportivo das Aves, a turma de Alvalade venceu, por 1-0, com Bruno Fernandes a converter, com sucesso, uma grande penalidade já nos minutos finais. No jogo seguinte, novo triunfo. Desta vez no Estádio José de Alvalade, frente ao LASK Linz, os comandados de Silas venceram os austríacos, por 2-1. No entanto, no jogo seguinte, quando nada o fazia esperar, o Sporting CP foi eliminado na Taça de Portugal pelo Alverca, por 2-0. Desde então, a vida de Silas não tem sido fácil.


Até ao momento, nos 27 jogos em que liderou os leões, o treinador português registou 17 triunfos, um empate e nove derrotas, ou seja, uma média de 62,96% de vitórias. Exceção feita a Tiago Fernandes e Leonel Pontes, que estiveram poucos jogos à frente da equipa principal, Jorge Silas, por pequena margem, apresenta a melhor percentagem de vitórias dos três treinadores em análise. No entanto, também é verdade que, contrariamente, por exemplo, a Marcel Keizer, que conquistou dois títulos, Silas, pelo menos na presente temporada, já não vai celebrar a vitória em qualquer trofeu.


Peseiro resistiu dez jogos


O primeiro treinador que Frederico Varandas teve enquanto responsável máximo do Sporting CP foi José Peseiro. Embora tenha sido contratado pela Comissão de Gestão liderada por Artur Torres Pereira, com Sousa Cintra na SAD, o Presidente anunciou, em campanha eleitoral, que José Peseiro seria o seu treinador. No entanto, após uma dezena de jogos, o treinador foi despedido. Nas dez partidas em que esteve ao comando dos leões, Peseiro ganhou seis vezes e perdeu quatro.

A vitória mais gorda que conseguiu aconteceu a 28 de outubro de 2018, no Estádio José de Alvalade, frente ao Boavista. Nessa ocasião, Nani, por duas vezes, e Bruno Fernandes apontaram os golos do triunfo leonino, por 3-0. Todavia, na partida seguinte, Peseiro haveria de ser despedido. Em jogo relativo à fase de grupos da Taça da Liga, o Sporting CP foi derrotado, em casa, pelo Estoril Praia, por 2-1. Wendel até inaugurou o marcador aos oito minutos, mas, já na parte final, um golo de Sandro Lima e um autogolo de André Pinto ditaram o desaire verde e branco. Nessa mesma noite, a Direção comunicou a José Peseiro que já não contava com ele.


Nesta estatística, estão incluídos apenas os jogos que Peseiro fez enquanto treinador do Sporting CP com Frederico Varandas a Presidente do Clube. Desta forma, os triunfos diante do Moreirense, por 3-1, do Vitória de Setúbal, por 2-1, do Feirense, por 1-0, e ainda o empate com o SL Benfica, a uma bola, foram excluídos da lista em causa.

Tiago Fernandes não perdeu e empatou em Londres

Na sequência do despedimento de Peseiro, Tiago Fernandes foi convidado para treinador interino. O filho de Manuel Fernandes liderou os destinos da equipa principal do Sporting CP apenas por três jogos. No entanto, não registou qualquer derrota, tendo, inclusive, empatado, a zero, no Emirates Stadium, com o Arsenal. De resto, o ex-treinador do Estoril Praia estreou-se com uma vitória nos Açores, por 2-1, frente ao Santa Clara.

Naquele que viria a ser o seu último jogo como técnico dos leões e o único no Estádio José de Alvalade, Tiago Fernandes triunfou, também por 2-1, sobre o Desportivo de Chaves. Bas Dost, por duas vezes, apontou os golos da vitória verde e branca.

Dois títulos para Marcel Keizer

O terceiro treinador contratado por Frederico Varandas, e o primeiro escolhido por si, foi Marcel Keizer. O treinador holandês chegou proveniente do Al Jazira e teve um começo implacável, somando sete vitórias consecutivas e contabilizando um total de 30 golos marcados e oito sofridos. A primeira derrota aconteceu frente ao Vitória de Guimarães no Afonso Henriques, por 1-0, no dia 23 de dezembro de 2018.

Em 42 jogos, Keizer venceu 25, empatou nove e perdeu oito, perfazendo uma percentagem de vitórias de 59,52%. Todavia, e apesar de, por exemplo, registar valores inferiores aos de José Peseiro e Jorge Silas, o treinador holandês conquistou dois títulos – Taça da Liga e Taça de Portugal –, curiosamente sempre frente ao FC Porto e sempre nas grandes penalidades. Nesta estatística, esses dois encontros, bem como o empate nos 90 minutos nas meias finais da Taça da Liga frente ao SC Braga, foram contabilizados como empates, apesar de, no fim das contas, os leões terem saído vencedores. Se fossem contabilizados como vitórias, Keizer subiria para 62,22% de vitórias.

No início da presente temporada, o Sporting CP foi goleado, por 5-0, pelo SL Benfica, empatou no Estádio dos Barreiros, a uma bola, com o Marítimo e foi ainda derrotado, em casa, por 3-2, pelo Rio Ave. Fruto destes maus resultados, Frederico Varandas entendeu que o treinador holandês já não servia mais os interesses do Clube e decidiu despedir Marcel Keizer. Seguiu-se Leonel Pontes.

Leonel Pontes nunca venceu

No curto período de tempo em que esteve como treinador interino do Sporting CP, Leonel Pontes não foi capaz de somar qualquer vitória. Em quatro jogos, o técnico dos sub-23 verdes e brancos registou três derrotas e um empate. Na estreia, o antigo treinador adjunto de Paulo Bento foi empatar, a uma bola, ao Estádio do Bessa, com o Boavista. A ‘gota de água’ viria a ser a derrota caseira diante do Rio Ave, por 2-1, em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Pelo meio, desaires frente ao PSV (3-2) e também diante do Famalicão FC (2-1).

Desta forma, se ainda tinha algumas hipóteses de continuar como treinador principal do Clube de Alvalade, as mesmas desvaneceram-se. A seguir, o Presidente do Sporting CP escolheu Jorge Silas para sucessor.


Futebol

Ten Hag está aflito, mas há quem defenda o técnico: "Lidou bem com situação de Cristiano Ronaldo"

Antigo adjunto do treinador neerlandês conta mais detalhes sobre desavença entre treinador dos 'red devils' e atual craque do Al Nassr

Steve McClaren critica postura de Cristiano Ronaldo com Erik ten Hag no Man United
Steve McClaren critica postura de Cristiano Ronaldo com Erik ten Hag no Man United

  |

Icon Comentário0

Steve McClaren, antigo treinador-adjunto de Erik ten Hag no Manchester United, saiu em defesa do neerlandês. Apesar dos maus resultados, o atual selecionador da Jamaica deixa elogios ao técnico e diz acreditar que este esteve bem na polémica que levou à saída de Cristiano Ronaldo de Old Trafford.


"Não posso criticar a sua abordagem. Ele lidou muito bem com a situação. Disse na altura que ele era o homem certo para entrar. Isso ficou demonstrado na forma como lidou com a saída de Cristiano Ronaldo. Ten Hag chegou com padrões definidos, regras definidas, uma forma de jogar e se não se corresse, não se jogava. Ele era rígido nisso, como os holandeses são. Ele sabia que era isso que era necessário. Não podia haver flexibilidade, não havia forma de os jogadores poderem fugir a essa responsabilidade", começou por explicar.


"Era isto que se tinha de fazer… ou não se jogava. Outros treinadores tentaram adaptar-se, o Erik não achou que fosse necessário fazer isso. O Ralf Rangnick tinha tentado e não tinha resultado e o Ole Solskjaer também. Por isso, ele manteve-se firme e desenvolveu outros jogadores", acrescentou.


Cristiano Ronaldodepois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza cinco encontros na nova temporada desportiva e já soma quatro golos e duas assistências pela equipa de Riade.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande, em termos individuais, apesar dos resultados coletivos menos positivos. O Al Nassr vira agora atenções para o encontro do campeonato saudita e vai medir forças com o Al Wehda, pelas 16h20 da próxima sexta-feira, dia 27 de setembro.



Futebol

Olha que pena! Avançado que recusou assinar pelo Sporting lesiona-se

Futebolista podia ter rumado ao plantel dos verdes e brancos no último mercado de verão, mas optou por outros projetos desportivos

Vítor Roque lesionado; Avançado cobiçado por Amorim no Sporting de fora
Vítor Roque lesionado; Avançado cobiçado por Amorim no Sporting de fora

  |

Icon Comentário0

Vítor Roque lesionou-se na derrota caseira do Betis, por 2-1, frente ao Maiorca, na última segunda-feira, tendo sido substituído ao minuto 69, e vai ficar de fora dos relvados durante duas semanas. O jogador, que foi cobiçado pelo Sporting no último mercado de verão, vai assim falhar os próximos jogos do emblema sevilhano.


O clube espanhol anunciou, esta quarta-feira, dia 25 de setembro a gravidade da sua lesão – uma entorse de baixo grau no ligamento interno do tornozelo. Sendo assim, o avançado vai falhar garantidamente os próximos do clube, nomeadamente contra o Las Palmas, o Espanhol e o Sevilha para a La Liga e com o Légia Varsóvia na Liga Conferência.


Apesar do pouco tempo no Bétis, Vitor Roque já começou a ser criticado pela falta de golos. O técnico Manuel Pellegrini pede paciência aos adeptos: "Quando o trouxemos, sabíamos que era um jogador em formação. Se tivesse marcado nas oportunidades que teve, estaríamos mais acima na tabela. O importante é que está a criar as oportunidades e esperamos que logo possa convertê-las", declarou o chileno na conferência desta quarta-feira, dia 25 de setembro.


O jogador foi muito associado ao Clube de Alvalade, que tentou uma transferência em definitivo, mas Vitor Roque desejou continuar a sua carreira na La Liga e rumou ao Bétis. Hugo Viana, deslocou-se mesmo a Espanha, para dialogar com Deco, diretor desportivo dos blaugrana.

Vítor Roque - avaliado em 30 milhões de euros - foi contratado pelo emblema da Catalunha no passado mercado de transferências de janeiro. No total, apontou dois golos num total de 16 jogos realizados pelos culés na última temporada, já depois do investimento de cerca de 40 milhões de euros investidos junto do Athletico Paranaense. Em 2024/25, leva um golo em quatro jogos.



Futebol

Sporting coloca bilhetes à venda para o dérbi; Preços começam nos 10 euros

Clube verde e branco emitiu nota no site oficial sobre as informações relativas ao encontro que se vai realizar no dia 5 de outubro, em Alvalade

Sporting recebe em casa o Casa Pia, dia 5 de outubro
Sporting recebe em casa o Casa Pia, dia 5 de outubro

  |

Icon Comentário0

O Sporting anunciou no site oficial a abertura da venda dos bilhetes para o dérbi contra o Casa Pia, que será disputado no Estádio José Alvalade, no dia 5 de outubro, pelas 20h30. Os preços dos ingressos para Sócios começam nos 10 euros e vão até aos 25. Para os não-Sócios, os valores variam entre os 22€ e os 40€. A compra pode ser feita tanto online como nas bilheteiras do Estádio, abertas todos os dias entre as 10h e as 20h.


Além do duelo contra o Casa Pia, estão também disponíveis os bilhetes para o jogo da equipa feminina com o Benfica, dia 30 e para a receção ao Manchester City e ao Arsenal (5 e 26 de novembro, respetivamente), a contar para a fase de liga da Champions League. 


A média de adeptos nos jogos em casa do Sporting na temporada passada foi de cerca de 37.589 mil por jogo, por isso espera-se que a afluência de espetadores para as próximas partidas vá ao encontro das expetativas do Clube. Prevê-se que os verdes e brancos se consigam aproximar dos rivais Benfica e Porto (médias de 57.438 e 39.253, respetivamente).


Na época passada, os leões saíram vitoriosos dos dois confrontos, tendo, na 19ª jornada da Liga Portugal, goleado a equipa de Pina Manique por 8-0. A última vez que a equipa de Alvalade tinha conseguido um resultado assim nesta competição foi há 50 anos, ainda durante o Estado Novo, contra o Oriental

Atualmente, os leões detém o primeiro lugar da Liga Portugal com 18 pontos, segurando uma vantagem de três pontos sobre o Porto e cinco pontos sobre o Benfica. Antes de defrontar o Casa Pia, a equipa de Rúben Amorim desloca-se na sexta-feira, 27, ao Estádio António Coimbra da Mota, para jogar contra o Estoril. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Ele foi maltratado num treino" - Lenda do Man United conta episódio com Cristiano Ronaldo
Futebol

"Ele foi maltratado num treino" - Lenda do Man United conta episódio com Cristiano Ronaldo

 

Icon Comentário0
Árbitro que prejudicou Sporting forte e feio é 'castigado' pela FPF
Futebol

Árbitro que prejudicou Sporting forte e feio é 'castigado' pela FPF

 

Icon Comentário0
Assim está bem! Atualização sobre o estado de Quaresma dá alegria ao Sporting
Futebol

Assim está bem! Atualização sobre o estado de Quaresma dá alegria ao Sporting

 

Icon Comentário0