
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o Guimarães, em jogo a contar para a 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões jogam em Alvalade, e são campeões nacionais em caso de vitória. Para assistir, casa cheia dentro do estádio, e ruas cheias à volta dele.
O ambiente é de euforia em Alvalade. Depois de uma fase inicial de venda dos bilhetes para o derradeiro jogo da Liga Portugal Betclic, onde a grande maioria dos ingressos desapareceu rapidamente, os leões colocaram à venda as restantes entradas.
Estes bilhetes eram para Lugares Especiais, ou Gameback - referentes a adeptos com Gamebox que não possam estar presentes para esse jogo no estádio. As notícias de que existiam mais ingressos disponíveis correram rápido entre os sócios leoninos, que se apressaram a dirigir-se para as bilheteiras do estádio de Alvalade, numa última tentativa de estarem em Alvalade no próximo sábado.
Com as bilheteiras a abrir às 10h00, houve até quem acampasse, desde a madrugada do dia anterior, para tentar assegurar bilhete. As filas tornaram-se grandes, rapidamente, mas desmobilizaram rapidamente, uma vez que os ingressos esgotaram em poucos minutos, devido à possibilidade de cada pessoa comprar quantos quisesse.
Os bilhetes já começaram a ser, entretanto, vendidos no mercado negro, por valores que podem chegar aos 1000 euros. Essa euforia inicial já passou, e os preços mais elevados já desapareceram. Dentro ou fora do estádio, os adeptos não dão tréguas: já está a ser preparada uma receção ímpar ao autocarro da equipa, no dia do jogo contra o Guimarães. Relembrar que o título seria um feito inédito para os leões.
Elemento com grande ligação ao Clube de Alvalade eternizou um dos gestos mais simbólicos do futebol português, e abordou o tema
|
A vitória do campeonato nacional é, hoje em dia, festejada pelos clubes de Lisboa na rotunda do Marquês de Pombal - os planteis acompanhados da estátua do leão, aos quais se juntam milhares de pessoas em êxtase devido à conquista do seu emblema. Nem sempre foi assim - a tradição nasceu com Iordanov, em 2000, depois da conquista do título nacional. O jogador falou com o jornal Record, e explicou esse momento.
Iordanov elevou-se numa grua, e deixou um cachecol do Sporting colocado na estátua que está no centro da rotunda do Marquês de Pombal, e criou-se uma das mais bonitas tradições do futebol português. O antigo jogador verde e branco começou por confessar: "Foi pensado antes".
Sobre esse momento, explicou mais um pouco: "Os responsáveis do Sporting ajudaram. Como era capitão não pensei duas vezes; foi a primeira e última vez que alguém fez isso", atirou, explicando que no momento de euforia, esqueceu os riscos que poderia estar a correr.
Sobre essa equipa que conquistou o campeonato, da qual Iordanov é uma das figuras principais, explicou o seguinte: "Eu era a figura que dava a cara, mas havia vários capitães no plantel e digo sempre que os jogadores é que fazem a equipa", partilhou.
Nélson, outra das figuras históricas que fazia parte dessa equipa do Sporting, também deu o seu testemunho: "Foi uma ideia espontânea pelo facto do Marquês ter o leão ao lado, e isso espoletou a vontade de colocar esse cachecol", lembrou, desse dia de festejos em Alvalade.
Camadas jovens verdes e brancas são um dos estandartes do Clube de Alvalade, e durante anos um motivo de orgulho para os adeptos
|
O Sporting voltou a ver a sua formação distinguida com uma dos maiores símbolos de excelência no futebol mundial. Os leões viram as suas camadas jovens conquistarem a cotação de cinco estrelas de forma transversal no futebol.
Isto porque, a formação do futebol masculino do Sporting já era, há muito, reconhecida com a distinção de cinco estrelas da Federação Portuguesa de Futebol - os leões formaram, nos últimos anos, seis Bolas de Ouro, entre Luís Figo e Cristiano Ronaldo, que até pode voltar a Alvalade.
Mas eis que esta distinção deixou, agora, de ser apenas dirigida ao futebol masculino. A formação do Sporting passa a ser de cinco estrelas também no que ao futebol feminino, e ao futsal, diz respeito, segundo a Federação Portuguesa de Futebol.
A época desportiva 24/25 marca, assim, a segunda temporada consecutiva em que o Sporting consegue alcançar todas estas distinções nas diferentes categorias que trabalham nas instalações do Clube e levam o leão ao peito.
Relembrar que, para além da estrutura completa no futebol masculino, alocada na Academia Cristiano Ronaldo, o Sporting tem futebol feminino desde os sub-13 até aos bês, para além da equipa principal. No futsal, os leões têm equipa desde o escalão sub-9 até ao sub-20, sobrando ainda o plantel principal.
Clube de Alvalade está muito perto de atingir o título nacional esta temporada, através de circunstâncias que nunca foram vistas em Portugal
|
O Sporting entra em campo esta sábado, dia 17 de maio, para defrontar o Guimarães, em jogo a contar para a 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Em caso de vitória (ou de resultado semelhante ao do Benfica), o Sporting é campeão nacional, bem como os seus três treinadores principais esta temporada - algo que aconteceria pela primeira vez no Clube.
Há um trio de técnicos muito interessados na vitória de Rui Borges frente ao Guimarães: juntam-se aos transmontano Ruben Amorim e João Pereira. Os três podem-se sagrar campeões nacionais no próximo sábado, depois do jogo com o Guimarães, devido à passagem pelo banco de suplentes verde e branco durante a época.
Essa situação pode, desde logo, criar uma ocasião inédita em Alvalade. Nunca o Sporting conquistou um título nacional numa temporada em que tenham passado três treinadores pelo comando técnico do emblema verde e branco.
Há alguns exemplos de duplas de treinadores que compartilharam os louros de um campeonato nacional no Sporting: Álvaro Cardoso e Joseph Szabo (1953/1954), Juca e Otto Glória (1961/1962 e 1965/1966), Rodrigues Dias e Fernando Mendes (1979/1980), Giuseppe Materazzi e Augusto Inácio (1999/2000) são os casos.
O trio, no entanto, é inédito, e entra automaticamente para a história. Ruben Amorim joga para a Premier League na sexta feira, pelo que poderá assistir descansado ao jogo do Sporting. Já João Pereira, tem jogo na Turquia no próximo domingo, pelo que, a haver festejos, terão de ser contidos.