
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Leonino fez as contas e chegou à conclusão de que os cinco treinadores que passaram no Sporting CP desde que Frederico Varandas está à frente dos destinos do Clube ganharam apenas cerca de 60% dos seus jogos. Apesar dos maus resultados, Jorge Silas, com 62,96%, é o timoneiro com melhor percentagem de vitórias. Logo de seguida, surge José Peseiro, com 60%. O último lugar do pódio é ocupado por Marcel Keizer, com 59,52%. No entanto, na temporada de 2018/2019, o treinador holandês venceu dois títulos – Taça da Liga e Taça de Portugal. Nesta lista, incluímos Tiago Fernandes (66,67% de vitórias) e Leonel Pontes (que não venceu qualquer encontro), mas não fazemos a comparação com os restantes, fruto de terem realizado apenas três e quatro jogos, respetivamente. Jorge Silas assumiu o comando dos leões no dia 30 de setembro de 2019. Nessa ocasião, num jogo disputado no norte do país diante do Desportivo das Aves, a turma de Alvalade venceu, por 1-0, com Bruno Fernandes a converter, com sucesso, uma grande penalidade já nos minutos finais. No jogo seguinte, novo triunfo. Desta vez no Estádio José de Alvalade, frente ao LASK Linz, os comandados de Silas venceram os austríacos, por 2-1. No entanto, no jogo seguinte, quando nada o fazia esperar, o Sporting CP foi eliminado na Taça de Portugal pelo Alverca, por 2-0. Desde então, a vida de Silas não tem sido fácil.
Até ao momento, nos 27 jogos em que liderou os leões, o treinador português registou 17 triunfos, um empate e nove derrotas, ou seja, uma média de 62,96% de vitórias. Exceção feita a Tiago Fernandes e Leonel Pontes, que estiveram poucos jogos à frente da equipa principal, Jorge Silas, por pequena margem, apresenta a melhor percentagem de vitórias dos três treinadores em análise. No entanto, também é verdade que, contrariamente, por exemplo, a Marcel Keizer, que conquistou dois títulos, Silas, pelo menos na presente temporada, já não vai celebrar a vitória em qualquer trofeu.
Peseiro resistiu dez jogos
O primeiro treinador que Frederico Varandas teve enquanto responsável máximo do Sporting CP foi José Peseiro. Embora tenha sido contratado pela Comissão de Gestão liderada por Artur Torres Pereira, com Sousa Cintra na SAD, o Presidente anunciou, em campanha eleitoral, que José Peseiro seria o seu treinador. No entanto, após uma dezena de jogos, o treinador foi despedido. Nas dez partidas em que esteve ao comando dos leões, Peseiro ganhou seis vezes e perdeu quatro.
A vitória mais gorda que conseguiu aconteceu a 28 de outubro de 2018, no Estádio José de Alvalade, frente ao Boavista. Nessa ocasião, Nani, por duas vezes, e Bruno Fernandes apontaram os golos do triunfo leonino, por 3-0. Todavia, na partida seguinte, Peseiro haveria de ser despedido. Em jogo relativo à fase de grupos da Taça da Liga, o Sporting CP foi derrotado, em casa, pelo Estoril Praia, por 2-1. Wendel até inaugurou o marcador aos oito minutos, mas, já na parte final, um golo de Sandro Lima e um autogolo de André Pinto ditaram o desaire verde e branco. Nessa mesma noite, a Direção comunicou a José Peseiro que já não contava com ele.
Nesta estatística, estão incluídos apenas os jogos que Peseiro fez enquanto treinador do Sporting CP com Frederico Varandas a Presidente do Clube. Desta forma, os triunfos diante do Moreirense, por 3-1, do Vitória de Setúbal, por 2-1, do Feirense, por 1-0, e ainda o empate com o SL Benfica, a uma bola, foram excluídos da lista em causa.
Tiago Fernandes não perdeu e empatou em Londres
Na sequência do despedimento de Peseiro, Tiago Fernandes foi convidado para treinador interino. O filho de Manuel Fernandes liderou os destinos da equipa principal do Sporting CP apenas por três jogos. No entanto, não registou qualquer derrota, tendo, inclusive, empatado, a zero, no Emirates Stadium, com o Arsenal. De resto, o ex-treinador do Estoril Praia estreou-se com uma vitória nos Açores, por 2-1, frente ao Santa Clara.
Naquele que viria a ser o seu último jogo como técnico dos leões e o único no Estádio José de Alvalade, Tiago Fernandes triunfou, também por 2-1, sobre o Desportivo de Chaves. Bas Dost, por duas vezes, apontou os golos da vitória verde e branca.
Dois títulos para Marcel Keizer
O terceiro treinador contratado por Frederico Varandas, e o primeiro escolhido por si, foi Marcel Keizer. O treinador holandês chegou proveniente do Al Jazira e teve um começo implacável, somando sete vitórias consecutivas e contabilizando um total de 30 golos marcados e oito sofridos. A primeira derrota aconteceu frente ao Vitória de Guimarães no Afonso Henriques, por 1-0, no dia 23 de dezembro de 2018.
Em 42 jogos, Keizer venceu 25, empatou nove e perdeu oito, perfazendo uma percentagem de vitórias de 59,52%. Todavia, e apesar de, por exemplo, registar valores inferiores aos de José Peseiro e Jorge Silas, o treinador holandês conquistou dois títulos – Taça da Liga e Taça de Portugal –, curiosamente sempre frente ao FC Porto e sempre nas grandes penalidades. Nesta estatística, esses dois encontros, bem como o empate nos 90 minutos nas meias finais da Taça da Liga frente ao SC Braga, foram contabilizados como empates, apesar de, no fim das contas, os leões terem saído vencedores. Se fossem contabilizados como vitórias, Keizer subiria para 62,22% de vitórias.
No início da presente temporada, o Sporting CP foi goleado, por 5-0, pelo SL Benfica, empatou no Estádio dos Barreiros, a uma bola, com o Marítimo e foi ainda derrotado, em casa, por 3-2, pelo Rio Ave. Fruto destes maus resultados, Frederico Varandas entendeu que o treinador holandês já não servia mais os interesses do Clube e decidiu despedir Marcel Keizer. Seguiu-se Leonel Pontes.
Leonel Pontes nunca venceu
No curto período de tempo em que esteve como treinador interino do Sporting CP, Leonel Pontes não foi capaz de somar qualquer vitória. Em quatro jogos, o técnico dos sub-23 verdes e brancos registou três derrotas e um empate. Na estreia, o antigo treinador adjunto de Paulo Bento foi empatar, a uma bola, ao Estádio do Bessa, com o Boavista. A ‘gota de água’ viria a ser a derrota caseira diante do Rio Ave, por 2-1, em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Pelo meio, desaires frente ao PSV (3-2) e também diante do Famalicão FC (2-1).
Desta forma, se ainda tinha algumas hipóteses de continuar como treinador principal do Clube de Alvalade, as mesmas desvaneceram-se. A seguir, o Presidente do Sporting CP escolheu Jorge Silas para sucessor.
Atual Presidente do Clube de Alvalade pretende oferecer novo vínculo a futebolista que chegou ao emblema leonino no início da época 2018/19
|
O Sporting quer renovar contrato com Henrique Arreiol, sabe o Leonino. O médio de apenas 19 anos é uma das grandes promessas da Academia do Clube de Alvalade, sendo que a Direção liderada por Frederico Varandas - que vai perder uma das joias da formação para Inglaterra - quer 'amarrar' o jovem por vários anos.
Ao que o nosso Jornal, o jovem é muito bem cotado entre os responsáveis do emblema verde e branco e querem premiar o atleta pelas suas prestações. Com a onda de lesões a não dar tréguas esta época, o jovem de 19 anos já se estreou a titular, depois de ter chegado ao Clube com apenas 13 anos.
Em 13 de fevereiro de 2016, o Sporting, sob a orientação de Jorge Jesus, deslocou-se à Madeira e venceu o Nacional por 4-0. Antes do jogo, Bruno de Carvalho, então presidente do Clube, convidou Paulo Moreira e Nuno Mota, dois experientes elementos do departamento de prospeção liderado por Aurélio Pereira, a acompanharem a equipa.
Durante essa viagem, os dois especialistas aproveitaram a oportunidade para observar alguns jogos locais, destacando-se os dérbis entre Marítimo e Nacional. Foi nesse contexto que os olhares recaíram sobre Henrique Arreiol que viria a rumar a Alvalade no verão de 2018.
Na presente temporada desportiva de 2024/25, o médio soma já 19 partidas pela equipa B dos leões. Além do mais, marcou presença em cinco jogos disputados pela turma de juniores (sub-19), contabilizando ainda três jogos pela equipa principal (39 minutos.
Internacional sub-21 português tem estado afastado dos relvados desde o empate a duas bolas com o AVS, quando saiu ao intervalo do duelo na Vila das Aves
|
Rui Borges anunciou, esta sexta-feira, dia 14 de março, em conferência de imprensa, que Eduardo Quaresma está recuperado da lesão que o mantém afastado dos relvados desde o empate a duas bolas com o AVS, a 23 de fevereiro, pelo que vai ser convocado para o Sporting - Famalicão.
O jovem central, formado na Academia Cristiano Ronaldo, estava a ser um dos destaques da equipa do Sporting esta temporada, até ser obrigado a enfrentar uma fase com vários problemas físicos, que o deixaram afastado das quatro linhas durante quase um mês
O treinador Rui Borges abordou esta questão, e deu uma ótima notícia a todos os adeptos dos leões: "O Eduardo Quaresma está disponível para este jogo", começou por dizer, adicionando, de seguida, que Jeremiah St. Juste ainda não estará recuperado para o desafio com o Famalicão.
Além deste assunto, também falou de uma possível transferência de Viktor Gyokeres do Sporting no final da temporada, no seguimento das notícias que colocam Geovany Quenda na rota do Chelsea, questão que também foi comentada por Rui Borges.
Sobre o avançado sueco, disse o seguinte: "Estou preparado para ele amanhã fazer mais golos. Não estou focado na próxima época, mas sim nestes dois meses e meio. O Viktor é importante para Sporting e estou feliz por poder contar com ele pelo que dá diariamente. Quando não estiver, arranjaremos outro Viktor ou outro Harder", rematou Rui Borges, treinador do Sporting.
Presidente do emblema espanhol já prepara próxima temporada desportiva e equaciona avançar para contratação de pupilo de Rui Borges
|
O Real Madrid quer levar Viktor Gyokeres no mercado de verão. Os merengues estão a seguir o avançado do Sporting desde a temporada passada e poderão mesmo avançar no final da época, sendo que Florentino Pérez pode mesmo bater a cláusula do jogador cifrada nos 100 milhões de euros.
Segundo o Fichajes - portal espanhol especializado em transferências - Erling Haaland é o grande sonho dos merengues para reforçar o ataque, mas a chegada do norueguês ao clube da capital espanhola está cada vez mais difícil e já se estudam alternativas.
O Manchester United - que seguiu em frente na Liga Europa e que deverá continuar com Ruben Amorim como treinador na próxima época - também é apontado como possível destino, mas a ausência dos 'red devils' na Liga dos Campeões poderá afastar Viktor Gyokeres de rumar ao clube da Premier League
O pupilo de Rui Borges também já foi apontado como potencial reforço de outros emblemas da Premier League como Arsenal e Chelsea no mercado de verão, pelo que este poderá ser um nome disputado pelas equipas inglesas no próximo mercado de transferências.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 40 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.162 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 39 golos e fez nove assistências.