Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SÓCIOS FAZEM APELO A VARANDAS E PEDEM QUE PRESIDENTE DO SPORTING ACIONE 'MECANISMOS LEGAIS' A PROPÓSITO DA CONDENAÇÃO DE CÉSAR BOAVENTURA

Grupo de associados fala ainda em "inércia dos competentes órgãos da Federação Portuguesa de Futebol"

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

20 Fev 2024 | 16:52 |

Icon Comentário0

O 'Movimento Hoje e Sempre Sporting' emitiu esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, um comunicado apelando a Frederico Varandas que acione "todos os mecanismos legais à sua disposição no âmbito da justiça desportiva e não desportiva" depois da condenação de César Boaventura a três anos e quatro meses de prisão por crimes de corrupção.


O grupo de Sócios do Sporting - composto por Afonso Pinto Coelho, Alexandre Guerreiro, João Trindade, Jorge Lopes, José Carlos Estorninho, Roberto Carvalho e Vitor Afonso - lembra a "condenação judicial conhecida na passada semana de um agente desportivo próximo do anterior presidente do Sport Lisboa e Benfica, no âmbito de um processo de corrupção desportiva envolvendo um jogo da Primeira Liga de futebol profissional 2015-2016".


Confira o comunicado na íntegra:


"Conforme está consignado nos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, o Conselho Diretivo é o órgão colegial de administração do clube que tem a função geral de promover e dirigir as atividades associativas, praticando os atos de gestão, representação, disposição e execução de deliberações de outros órgãos, assim como, assumir a defesa dos interesses do clube em todos os fóruns de decisão.

Nesse sentido, e em função da condenação judicial conhecida na passada semana de um agente desportivo próximo do anterior presidente do Sport Lisboa e Benfica, no âmbito de um processo de corrupção desportiva envolvendo um jogo da Primeira Liga de futebol profissional 2015-2016, o Movimento "Hoje e Sempre Sporting" considera que o Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal, através da sociedade anónima desportiva (SAD) que gere o futebol, deve utilizar todos os mecanismos legais à sua disposição no âmbito da justiça desportiva e não desportiva, em instâncias


nacionais e internacionais.

Face à gravidade do sucedido, que mancha fortemente a verdade desportiva, a integridade das competições e o futebol português no seu todo, o Movimento "Hoje e Sempre Sporting" estranha a inércia dos competentes órgãos da Federação Portuguesa de Futebol perante este caso de comprovada corrupção.

Lisboa, 20 de Fevereiro de 2024

Afonso Pinto Coelho -Sócio SCP nº 43233-0

Alexandre Guerreiro -Sócio SCP nº 12656-0

João Trindade -Sócio SCP nº 232-0

Jorge Lopes -Sócio SCP nº 9115-0

José Carlos Estorninho -Sócio SCP nº 780-0

Roberto Carvalho -Sócio SCP nº 2699-0

Vitor Afonso -Sócio SCP nº 5163-0"


Futebol

Exclusivo Leonino - Dias Ferreira visa contratação de Palhinha pelo Sporting: "Seria uma..."

Antigo dirigente do Clube de Alvalade comentou rumor de um possível regresso do médio internacional português à equipa leonina

Exclusivo Leonino - Dias Ferreira considera que a chegada de João Palhinha seria excelente para a equipa do Sporting
Exclusivo Leonino - Dias Ferreira considera que a chegada de João Palhinha seria excelente para a equipa do Sporting

21 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

José Dias Ferreira afirma que João Palhinha seria uma bela aquisição por parte do Sporting. Nesta entrevista em Exclusivo para o Jornal Leonino, o antigo dirigente do Clube de Alvalade e conhecido adepto dos leões além de ter comentado este rumor, falou sobre a convocação da Seleção Nacional, opinou sobre a chegada de Rodrigo Zalazar e anteviu a final da Taça de Portugal com o Torreense.


Dias Ferreira: "São jogadores razoáveizinhos"


"Rui Silva, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão convocados? Concordo. Acho que podem acrescentar muito para o Mundial, são jogadores razoáveiznhos. Da perspetiva de Roberto Martínez devem ser atletas razoáveis", começou por dizer ao nosso Jornal.


De fora ficaram nomes como João Palhinha, Mateus Fernandes, Pote e Paulinho. Para o ex-candidato à presidência dos leões, estas escolhas não surpreendem, vindo de quem tomou a decisão. "Não tenho nada a dizer, já eram esperadas. Já conheço Martínez, não é de agora. Já está cá um tempinho para nós sabermos quais são as opções dele", frisou.

Dias Ferreira: "Palhinha? Seria uma excelente contratação"


Acerca do rumor de João Palhinha regressar a Alvalade, José Dias Ferreira não tem dúvidas sobre o impacto da sua chegada. "Acho que seria uma excelente contratação. Deve ter muito para dar. Acho que seria um médio com temperamento, capacidade e classe para substituir e fazer esquecer Morten Hjulmand" , falou.

O Sporting tem estado ativo no mercado com a contratação oficial de Zalazar e as possíveis chegadas de Pedro Lima e Issa Doumbia. O conhecido adepto do Sporting elogia a rapidez da direção liderada por Frederico Varandas. "Zalazar foi um dos melhores jogadores deste campeonato. No princípio até se falou que ia para o Benfica e eu fiquei até surpreendido que o Sporting não estivesse interessado. Mas pelo menos estava interessado e adiantado relativamente a eles. Acho que o Sporting está a tentar fazer a mesma política de outros anos e parece-me correta a contratação de jogadores da nossa Liga", opinou.

Dias Ferreira: "Temos que jogar com o Torreense como jogaríamos com o Benfica ou com o Porto"

Para finalizar, Dias Ferreira falou sobre a final da Prova Rainha diante do Torreense. O antigo presidente da MAG do Clube, entre 2009 e 2011, considera o Sporting favorito, porém sublinha que não se deve subestimar o adversário. "Espero que o Sporting ganhe, mas tem de tomar  consciência de que o Torreense é da Segunda Liga. Os jogadores do Torreense vão dar tudo para complicar a vida e, portanto, nós temos experiência suficiente para pensar que não podemos facilitar. Temos que jogar com o Torreense como jogaríamos com o Benfica ou com o Porto. Mas estou convencido que o Sporting vai terminar a época de uma forma bastante aceitável", concluiu.


Futebol

Alerta! Rui Borges e Sporting recebem sinal preocupante antes da final da Taça de Portugal

Peça importante dos leões voltou a falhar os trabalhos em Alcochete numa altura decisiva da preparação para a partida decisiva no Jamor

Morten Hjulmand não esteve presente no último treino liderado por Rui Borges e pode falhar final da Taça de Portugal
Morten Hjulmand não esteve presente no último treino liderado por Rui Borges e pode falhar final da Taça de Portugal

20 Mai 2026 | 17:50 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a preparar a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, mas Rui Borges voltou a receber notícias pouco animadoras em relação a uma das peças mais influentes do plantel leonino. Morten Hjulmand permaneceu ausente dos trabalhos no relvado e voltou a realizar apenas treino de ginásio, falhando assim mais uma sessão de preparação para o encontro decisivo do próximo domingo, no Jamor.


Depois de já não ter participado no treino de adaptação realizado na terça-feira, o médio dinamarquês também não marcou presença no regresso aos trabalhos em Alcochete, situação que mantém alguma apreensão no universo verde e branco a poucos dias da final da Taça de Portugal.


Recorde-se que Hjulmand regressou recentemente à competição depois da lesão sofrida no tornozelo frente ao Porto, na meia-final da Prova Rainha, disputada a 22 de abril. O capitão leonino reapareceu apenas na última jornada do campeonato, diante do Gil Vicente, encontro no qual foi titular e completou os 90 minutos.


Além do internacional dinamarquês, Rui Borges continua também sem poder contar com vários jogadores que integram o boletim clínico do Sporting. Zeno Debast, João Simões, Iván Fresneda, Fotis Ioannidis e Nuno Santos continuam entregues ao departamento médico.

O treinador leonino decidiu agora conceder um dia de folga ao plantel, estando o regresso aos treinos agendado para sexta-feira, altura em que será intensificada a preparação para a final frente ao Torreense, marcada para domingo, às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor.



Futebol

Selecionador de Portugal explica ausência de atleta do Sporting: "Não está no nível ideal"

Jogador falha convocatória decisiva da Seleção Nacional e timoneiro das seleção das quinas revelou todos os motivos por trás da decisão

Francisco Neto revelou que Telma Encarnação, avançada do Sporting, falhou a convocatória de Portugal devido à sua condição física
Francisco Neto revelou que Telma Encarnação, avançada do Sporting, falhou a convocatória de Portugal devido à sua condição física

20 Mai 2026 | 17:02 |

Icon Comentário0

Telma Encarnação é a grande ausência da convocatória de Portugal para os jogos frente à Letónia e Finlândia, a contar para a Liga das Nações, e Francisco Neto explicou detalhadamente os motivos que levaram à exclusão da avançada do Sporting. Telma já tinha falhado também a última chamada.


Francisco Neto: "Fisicamente não está no nível ideal"


"A Telma ainda não se encontra a 100 por cento. Temos estado em comunicação direta com o Sporting e, fisicamente, ainda não está no nível ideal para poder integrar esta convocatória", revelou o selecionador, esclarecendo a situação da avançada de 24 anos.


A ausência da internacional portuguesa abriu espaço ao regresso de Nádia Gomes às escolhas da equipa das quinas. O técnico português destacou o crescimento recente da jogadora nos Estados Unidos. "Temos vindo a segui-la de muito perto. No Chicago Red Stars tem tido mais protagonismo e é relevante o facto de que ainda está a ter a sua época, permitindo que a nível físico apresente níveis e disponibilidade para um jogo de alta intensidade muito boa e por isso fazia-nos sentido ter a Nádia connosco nesta altura, fruto da competência e desempenho no seu clube", explicou.

Francisco Neto: "A Seleção não é um espaço fechado"


Francisco Neto fez ainda questão de sublinhar que a porta da Seleção continua aberta a novas atletas. "A Seleção não é um espaço fechado. Estamos contentes que quem tem vindo de novo tem acrescentado. A irreverência das mais jovens tem sido muito importante para aliar às mais experientes. Esta variabilidade tem permitido o crescimento e aumenta a competitividade", afirmou.

Já sobre os encontros diante de Letónia e Finlândia, o selecionador reconheceu as dificuldades próprias desta fase da temporada, mas garantiu total ambição da equipa portuguesa. "As nossas jogadoras estão no final de época, na Letónia e Finlândia vão a meio. É um desafio extra. Queremos continuar na senda do que fizemos. Um Portugal dominante, altamente competitivo, a conseguir controlar os jogos e a ter protagonismo" , atirou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Pinotes Batista e a não chamada de desejo do Sporting à Seleção: "Não existem boas razões"
Futebol

Pinotes Batista e a não chamada de desejo do Sporting à Seleção: "Não existem boas razões"

20 Mai 2026 | 16:24

Icon Comentário0
Tão grande como os maiores da Europa! Campanha na Champions dispara Sporting no ranking
Futebol

Tão grande como os maiores da Europa! Campanha na Champions dispara Sporting no ranking

20 Mai 2026 | 13:47

Icon Comentário0
Última hora! Issa Doumbia já tem tudo acertado com o Sporting e valores do negócio são históricos
Futebol

Última hora! Issa Doumbia já tem tudo acertado com o Sporting e valores do negócio são históricos

20 Mai 2026 | 15:04

Icon Comentário0