
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de futebol feminino do Sporting já está em Reiquiavique, capital da Islândia, onde entre quarta-feira e sábado vai jogar a primeira ronda num mini-torneio de qualificação para a Liga dos Campeões. Joana Martins, Mégane Sauvé e Gabriela Vinhas são ausência por lesão.
O grupo orientado por Mariana Cabral terá o primeiro jogo na quarta-feira diante do Eintracht Frankfurt, a partir das 15h00. No sábado, dependendo do resultado, vai ter a segunda jornada da prova, frente à equipa vencedora do outro jogo do grupo (Minsk-Breidablik) ou a vencida deste jogo.
As verdes e brancas regressam à competição pela primeira vez desde 2018/19, quando ainda estavam sob o comando técnico de Nuno Cristóvão. A edição da competição desta temporada terminará em Lisboa, com o Estádio José Alvalade a receber a final, em maio.
Lista de convocadas: Alícia Correia, Ana Borges, Ana Capeta, Andrea Norheim, Andreia Bravo, Beatriz Fonseca, Brenda Pérez, Brittany Raphino, Catriona Sheppard, Cláudia Neto, Diana Silva, Filipa Ribeiro, Georgia Eaton-Collins, Hannah Seabert, Jacynta Galabadaarachchi, Maiara Niehues, Maísa Correia, Rita Fontemanha, Telma Encarnação, Vera Cid, Catarina Potra, Fátima Pinto.
Depois da vitória na Supertaça, as leoas entraram a vencer na Liga BPI, somando três importantes pontos na receção ao Estoril, por 3-0. A turma de Mariana Cabral confirmou o favoritismo e conquistou os três pontos, com golos de Maísa Correia (3’), Rita Fontemanha (17’) e Telma Encarnação (45+3’).
Rui Borges está encantado com exibições do guardião e SAD verde e branca prepara-se para abrir cordões à bolsa e fechar transferência
|
Rui Silva tem encantado os responsáveis do Sporting. O guardião chegou a Alvalade no mercado de janeiro, por empréstimo do Bétis, mas a SAD verde e branca irá desembolsar 4,75 milhões de euros para o segurar em definitivo no plantel comandado por Rui Borges.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o passe do internacional português ficará em posse do Sporting no final da época. No inverno, os leões pagaram 500 mil euros aos sevilhanos, mas ficou acordada a transferência pelo valor acima mencionado, numa “opção de compra que se pode tornar obrigatória mediante determinada condição”.
Com a possível conquista do título de campeão, o Sporting terá de contratar Rui Silva em definitivo, sendo que, ao montante acordado, acresce ainda 1 milhão de euros derivados de bónus. No entanto, a vontade da SAD é manter o guardião, que revolucionou a equipa desde a sua chegada.
Com contrato até 2028, Rui Silva pretende conquistar o campeonato nacional, a Taça de Portugal e voltar a ser presença assídua na seleção. Roberto Martínez fará, na próxima terça-feira, a convocatória para a Liga das Nações e o 'camisola 24' do Sporting espera estar entre os escolhidos.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 6 milhões de euros - já disputou 21 encontros, tendo sido utilizado ao longo de 1.890 minutos. No total, o guardião sofreu 17 golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos.
Saída de Alvalade vem sendo muito falada e há mais pormenores sobre os últimos tempos do ponta de lança internacional pela Suécia
|
Viktor Gyokeres vai sair do Sporting e, com o final da temporada, aproximam-se novas informações sobre os valores e destino pelos quais o sueco pode trocar Alvalade. Depois de ter sido noticiado que o avançado tem tudo acordado com o Arsenal, parece não haver entendimento.
Segundo informação divulgada pelo jornal Record, a SAD do Sporting não recebeu qualquer proposta, pelo que é impossível as partes envolvidas terem chegado a acordo. A mesma fonte adianta ainda que, fruto da importância dos próximos jogos, a Direção leonina só irá negociar no fim da temporada.
Para já, os métodos de Frederico Varandas são claros: o Sporting terá de receber 70 milhões de euros e, de preferência, anunciados só depois do próximo dia 1 de julho, de forma a ajudarem as contas do Clube de Alvalade e entrarem apenas no exercício 2025/26.
Certo é que o sueco - que já tem substituto apontado - deverá cumprir, diante do Vitória de Guimarães, a última partida no Estádio José Alvalade, que estará em ebulição para empurrar os leões à conquista do título. A partida tem pontapé de saída marcado para as 18h00 de sábado, dia 17 de maio.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
Futebolista que tem vários interessados na sua contratação revela o que espera dos próximos tempos, numa altura em que é cobiçado no mercado
|
Ousmane Diomande cumpriu, diante do Benfica, o 100.º jogo pelo Sporting. O central costa-marfinense tem sido o pilar da defesa leonina, desde a saída de Sebastián Coates, e é reconhecido pelos responsáveis verdes e brancos e grandes tubarões europeus, que pensam em contratá-lo no verão. No entanto, o 'camisola 26' quer conquistar o bicampeonato - único foco de momento.
"Sinto que já sou uma pessoa diferente e um jogador diferente. Mesmo durante esta época temos visto coisas muito especiais. No último jogo, os adeptos estavam por todo o lado e é simplesmente espetacular. Vamos dar tudo para os fazer felizes. Estamos a viver algo especial para o clube e para os adeptos. Queremos ser bicampeões! O Sporting precisa disso e nós queremos fazer história no Clube. Com o apoio dos adeptos, que sabemos que estão sempre connosco, só ficamos mais motivados para os dois jogos que faltam. Vamos estar preparados", disse, aos meios de comunicação leoninos.
"Jogo 100? É uma sensação espetacular"
Sobre a marca de 100 jogos, Diomande assegurou ser "uma sensação espetacular. O tempo passa depressa e joguei muitos jogos num curto espaço de tempo. Com todas as pessoas que acreditam em mim, continuo a trabalhar e espero poder jogar ainda mais jogos, é para continuar", admitiu, garantindo que, antes do dérbi, "nem sabia que estava tão perto dos 100 jogos"
Com mira posta na partida com o Vitória de Guimarães, o central do Sporting antevê o ambiente no Estádio, mas faz uma revelação aos adeptos: "Ainda não sei cantar [O Mundo Sabe Que], mas é algo que gosto de ouvir antes do jogo. Quero aprender a cantar a música para perceber mais. Sinceramente, é muito bom ouvi-la. A paixão dos adeptos é incrível, honestamente".
"Temos de ganhar o campeonato e a Taça"
"Sempre que acabamos um treino, eles estão lá. Estão sempre por perto e dão-nos sempre apoio, dentro e fora de campo. Estão connosco em todo o lado. É fantástico. Mesmo quando jogamos fora, depois dos jogos eles vêm receber-nos e mesmo às 2h00 da manhã estão em Alvalade à nossa espera. É uma loucura. Pergunto-me se eles chegam a dormir (risos). É de loucos e acredito que no sábado será ainda melhor. Já estamos focados, mas isso dá-nos uma motivação extra. Temos de os fazer felizes, sem dúvida. Ganhar o campeonato e a Taça", atirou Diomande.