Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING CP ESCLARECE CASOS DE NUNO MENDES E SPORAR

Em comunicado, os leões informam que as autoridades de saúde competentes para o efeito já reconheceram que os atletas podiam ter ido a jogo diante do Rio Ave FC e acusam FC Porto de pressionar Liga

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

19 Jan 2021 | 10:20 |

Icon Comentário0

O Sporting CP esclareceu, na passada segunda-feira, 18 de janeiro, as situações de Nuno Mendes e Andraž Šporar. Em comunicado, os leões informam que, depois de os atletas testarem, por duas vezes, negativo ao novo coronavírus, as autoridades de saúde competentes para o efeito já reconheceram que os atletas podiam ter ido a jogo diante do Rio Ave FC e, consequentemente, que podem ser opção para o clássico desta terça-feira frente aos dragões. O comunicado surge na sequência da posição tomada pelo FC Porto, que ameaçou não ir jogo, acusando a turma de Alvalade de estar a cometer um crime público. Na resposta, o Sporting CP diz esperar que, em virtude do “teor do Comunicado oficial, pela sua gravidade, seja devidamente analisado e punido pelos órgãos jurisdicionais competentes”, acrescentando que os dragões pretendem apenas pressionar “as autoridades de Saúde e a Liga de Portugal”. Os leões acrescentam que “A Sporting CP - Futebol, SAD não cederá a essas pressões e apela à Direção da Liga de Portugal para que faça o mesmo”. Confira o comunicado completo:

Em função do Comunicado de hoje da FC Porto - Futebol, SAD, a Sporting CP - Futebol, SAD refere o seguinte:
  1. A FC Porto - Futebol, SAD, fingindo não perceber o óbvio, entretém-se a pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades de Saúde e a Liga de Portugal. Espera-se que o teor do Comunicado oficial, pela sua gravidade, seja devidamente analisado e punido pelos órgãos jurisdicionais competentes.
  2. Não vale a pena, todavia, tentar poluir a opinião pública; a situação é muito simples e explica-se da seguinte forma:
2.1. Tal como o Director Clínico da Sporting CP - Futebol, SAD hoje comunicou, os jogadores Šporar e Nuno Mendes foram submetidos a testes PCR na passada quarta-feira, que vieram, na quinta-feira, dia 14, a revelar resultados positivos; 2.2. Atendendo a que a Sporting CP - Futebol, SAD sempre cumpriu escrupulosamente os planos de testagem e inclusive adoptou medidas adicionais com introdução de rastreio interno diário e tendo em conta a dissonância entre os resultados dos testes internos e os resultados dos testes efectuados na quarta-feira, a Sporting CP - Futebol, SAD considerou que esses resultados seriam, com toda a probabilidade, falsos positivos; 2.3. Por esse motivo e nesse contexto, a Sporting CP - Futebol, SAD submeteu os seus atletas a dois outros testes, em laboratórios de referência, feitos na sexta-feira, dia 15 e no sábado, dia 16; 2.4. Os resultados desses testes foram negativos, o que confirmou a convicção da Sporting CP - Futebol, SAD de que os primeiros resultados seriam “falsos positivos”; 2.5. Na posse desses resultados, a Sporting CP - Futebol, SAD contactou, nos termos regulamentares, a Autoridade de Saúde Territorialmente competente e o laboratório responsável pela realização daqueles exames; 2.6. Tanto o laboratório em causa como a Autoridade de Saúde Territorialmente competente reconheceram que, em função dos novos exames, os dois atletas em causa estavam em condições de ser considerados aptos para o jogo; 2.7. Sendo que, no momento actual, nenhum dos jogadores em causa consta da Plataforma oficial de identificação de casos positivos à COVID-19; 2.8. A actuação célere e responsável da Autoridade de Saúde deve ser enaltecida, pois permitiu repor uma flagrante injustiça – à semelhança, aliás, do que já havia sucedido com situação idêntica com outro jogador participante na Liga NOS;
  1. É pois, por essa razão, que a Sporting CP - Futebol, SAD considera que os seus jogadores estão aptos e, mediante opção técnica, poderão integrar a lista de convocados para o jogo a disputar amanhã, na meia-final da Taça da Liga, contra a FC Porto - Futebol, SAD.
  2. Ao, ameaçar, bem sabendo que se trata de ameaça vã, “repensar a participação na final four da Taça da Liga”, a FC Porto - Futebol, SAD apenas pretende que dois falsos positivos continuem a falsear a verdade desportiva.
  3. A Sporting CP - Futebol, SAD não cederá a essas pressões e apela à Direcção da Liga de Portugal para que faça o mesmo.
  4. Simultaneamente, a Sporting CP - Futebol, SAD exigirá à Direcção da Liga para que, tanto de ora em diante, como relativamente aos jogos já disputados, solicite a todos as SAD participantes o envio de cópias de todos os exames efectuados a todos os jogadores convocados por cada uma das SAD. Só com essa centralização se assegurará a transparência do sistema.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

João Gião é despedido do Nacional e novo técnico pode ser um ex capitão do Sporting

Treinador deixa madeirenses na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado à saída

João Gião é despedido do Nacional; Novo técnico dos madeirenses pode ser Custódio Castro, um ex capitão do Sporting
João Gião é despedido do Nacional; Novo técnico dos madeirenses pode ser Custódio Castro, um ex capitão do Sporting

31 Ago 2026 | 17:51 |

Icon Comentário0

O Nacional decidiu avançar para uma mudança no comando técnico após apenas quatro jornadas da Liga. João Gião deixa o cargo de treinador na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado a administração liderada por Rui Alves a tomar a decisão.


A saída do técnico, que orientou a equipa B do Sporting, acontece numa fase ainda muito precoce da temporada, com o Nacional a procurar uma reação imediata aos resultados obtidos neste arranque. Gião deixa assim o clube madeirense depois de apenas quatro jogos oficiais no campeonato.


Para o substituir, o nome de Custódio Castro surge como o principal candidato. O antigo jogador dos leões está livre depois de, na época passada, ter orientado o Alverca, estando agora bem posicionado para assumir o comando da equipa madeirense, segundo o jornal 'Record'.


A mudança acontece precisamente antes da visita da receção do Sporting ao Nacional, uma vez que os leões têm encontro marcado com os insulares na próxima jornada. Rui Borges e companhia poderão, assim, encontrar uma equipa com novo treinador no banco.

De recordar que Custódio representou a equipa principal do Sporting durante cinco temporadas e meia, entre 2001/02 e 2006/07. Pelo Clube de Alvalade, disputou um total de 122 jogos com a Listada verde e branca, apontando oito golos, que contribuíram para a conquista de um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, além de ter chega a envergar braçadeira de capitão.



Futebol

Novas funções de Issa Doumbia no Sporting dão que falar

Rui Borges parece ter encontrado, pelo menos para já, fórmula para tirar maior rendimento do médio italiano de 22 anos de idade

Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia ao lado de Sergi Altimira, recuando ligeiramente o médio do Sporting e aproximando-o do espanhol.
Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia ao lado de Sergi Altimira, recuando ligeiramente o médio do Sporting e aproximando-o do espanhol.

31 Ago 2026 | 16:49 |

Icon Comentário0

Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia, recuando ligeiramente o médio e aproximando-o de Sergi Altimira. A solução surgiu depois das dificuldades sentidas nos primeiros jogos da época e tem permitido distribuir melhor as responsabilidades defensivas, ao mesmo tempo que liberta o camisola 77 para aparecer mais vezes em zonas ofensivas.


O internacional sub-21 por Itália chegou ao Sporting com a missão de dar maior capacidade física e explosividade ao meio-campo. Os dois médios começaram a ser trabalhados em conjunto ainda durante a pré-temporada. A aposta manteve-se na estreia oficial frente ao Estrela da Amadora, mas a dupla revelou dificuldades para controlar o ritmo do encontro depois de uma entrada forte dos leões.


Os números desse encontro ajudam a explicar o desgaste de Altimira. O espanhol assumiu praticamente sozinho grande parte das tarefas defensivas, sendo o único dos dois a recorrer aos tackles, com uma eficácia de 85%. Também terminou com quase o dobro dos passes certos de Doumbia, 64 contra 34, e apresentou uma eficácia muito superior nos duelos, com 73,3% contra apenas 18,1 do italiano. Perante o Vitória de Guimarães, Doumbia melhorou defensivamente e até superou o companheiro nos duelos, 61 contra 53 por cento, e nos tackles, 61,5 contra 53%.


Foi precisamente depois desse encontro que Rui Borges introduziu a alteração que viria a produzir melhores resultados. Frente ao Alverca, Doumbia baixou ligeiramente no terreno e aproximou-se de Altimira, permitindo que os dois repartissem as missões defensivas. Com mais liberdade à frente do espanhol, o italiano passou a ter espaço para transportar a bola e procurar a baliza.

A estratégia voltou a ser utilizada diante do Rio Ave (4-0) e os efeitos foram novamente positivos. Doumbia apresentou uma prestação equilibrada e ainda assistiu Flávio Gonçalves para o primeiro golo. O técnico parece ter encontrado, pelo menos para já, a fórmula para tirar maior rendimento do médio de 22 anos.



Futebol

Craque que admitiu querer jogar no Sporting faz assistência na vitória sobre o Marselha (2-0)

Mónaco venceu no principado, em partida da segunda jornada da Ligue 1, e assumiu a liderança isolada do campeonato francês

Mónaco venceu o Marselha por 2-0; Eric Dier, defesa que admitiu querer jogar no Sporting, fez uma assistência.
Mónaco venceu o Marselha por 2-0; Eric Dier, defesa que admitiu querer jogar no Sporting, fez uma assistência.

31 Ago 2026 | 16:25 |

Icon Comentário0

O Mónaco venceu o Marselha por 2-0, no principado, em partida da segunda jornada da Ligue 1, e assumiu a liderança isolada do campeonato francês, com seis pontos conquistados em dois jogos. Eric Dier, defesa que admitiu querer voltar ao Sporting, fez uma assistência.


Paris Brunner foi a grande figura do encontro, ao apontar os dois golos da formação orientada por Filipe Luís. O avançado alemão abriu o marcador aos 13 minutos, ao ganhar nas alturas dentro da área e desviar de cabeça um cruzamento de Aleksandr Golovin.


Na segunda parte, Brunner voltou a fazer a diferença com um grande momento individual. Após receber um passe longo de Eric Dier, o dianteiro conduziu da direita para o centro, deixou Geoffrey Kondogbia e Egan-Riley para trás e rematou cruzado para o canto inferior esquerdo, sem hipóteses para Jeffrey de Lange.


Flávio Nazinho também esteve em destaque, tendo cumprido os 90 minutos pelos monegascos. O lateral-esquerdo português, formado no Sporting, parece estar a ganhar espaço nas opções e a afirmar-se como dono da posição neste arranque de temporada.

Com este triunfo, o Mónaco chega aos seis pontos e fica no topo da Ligue 1. Na próxima jornada, a equipa do principado terá um teste de exigência máxima, ao deslocar-se ao terreno do Paris Saint-Germain. Já o Marseille, com três pontos, ocupa o oitavo lugar e recebe o Paris FC na ronda seguinte.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"
Futebol

Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"

31 Ago 2026 | 15:58

Icon Comentário0
Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"
Futebol

Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"

31 Ago 2026 | 15:36

Icon Comentário0
Sporting gastou milhões em reforço, mas ainda não o pode usar: Detalhe está a complicar tudo
Futebol

Sporting gastou milhões em reforço, mas ainda não o pode usar: Detalhe está a complicar tudo

31 Ago 2026 | 13:46

Icon Comentário0