Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting de Amorim sob ataque: Muitos golos e pouca cabeça

Época dos leões tem sido impressionante, com muitas vitórias e um registo ofensivo avassalador, onde só falta uma coisa...

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

10 Nov 2024 | 12:01 |

Icon Comentário0

A época do Sporting tem sido marcada por grande caudal ofensivo. Em 10 jogos de campeonato, os leões marcaram 35 golos (3,5 por encontro), e 52 tentos em 17 partidas realizadas para todas as competições: os alicerces perfeitos para as 15 vitórias conseguidas ao longo da época. No entanto, os verdes e brancos pecam no jogo aéreo


O Sporting, equipa mais 'matadora' em Portugal, marcou apenas um golo de cabeça em toda o Campeonato 24/25. Curiosamente, foi Pedro Gonçalves - um dos mais baixos da equipa - a faturar, a passe de Trincão, na quinta jornada da Liga Portuguesa, frente ao Arouca. Para comparar, o Porto (segundo classificado) leva seis golos de cabeça esta época (22% do total), e o Benfica (terceiro classificado) soma sete (29% do total).


Se a comparação for feita com as épocas anteriores de Ruben Amorim em Alvalade, continuam a haver menos golos provenientes de cabeceamentos. Os leões, com Amorim, marcaram sempre entre 13% e 15% dos seus golos de cabeça: nove de 65 em 20/21; 11 de 73 em 21/22; 11 de 71 em 22/23; 12 de 96 em 23/24.


Destacar que neste período, os melhores marcadores de cabeça foram Paulinho (11) e Sebastián Coates (nove) - os dois saíram de Lisboa no verão, possivelmente uma das razões para um número menor de golos de cabeça em Alvalade esta época.

E se Viktor Gyokeres tem sido a resposta para a maior parte dos problemas do Sporting, não tem sido para este: o sueco, que já apontou 66 golos com a verde e branca para todas as competições, conta apenas cinco de cabeça. Nem sequer os centrais - Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande - que tinham sido arma ofensiva devido ao jogo de cabeça nas épocas anteriores, estão a conseguir fazer valer esse estatuto, com apenas um golo de cabeça entre os dois em 24/25: Inácio faturou logo no primeiro jogo da temporada, na Supertaça frente ao Porto. 



Futebol

Palhinha responde aos adeptos do Sporting que o assobiaram: “Os irracionais…”

Jogador que agora representa o Benfica foi recebido com alguns apupos assim que foi lançado a jogo no Portugal - País de Gales, em Alvalade

João Palhinha respondeu aos assobios de que foi alvo no Estádio José Alvalade, no regresso a uma casa onde viveu vários anos ao serviço do Sporting
João Palhinha respondeu aos assobios de que foi alvo no Estádio José Alvalade, no regresso a uma casa onde viveu vários anos ao serviço do Sporting

25 Set 2026 | 09:03 |

Icon Comentário0

João Palhinha respondeu aos assobios de que foi alvo no Estádio José Alvalade, no regresso a uma casa onde viveu vários anos ao serviço do Sporting. O atual médio do Benfica participou na vitória de Portugal frente ao País de Gales, por 1-0, e garantiu que a receção dos adeptos leoninos não o afetou.


João Palhinha: "Nada muda que seja sempre especial jogar aqui para mim"


“Não mexeu comigo, lembro-me perfeitamente quando foi com o João Mário, quando eu também já tinha criticado essa postura - ainda nem jogava no Benfica, estava no Fulham”, começou por afirmar na zona mista, recordando um episódio semelhante vivido pelo antigo companheiro.


Palhinha insistiu que mantém uma ligação especial ao estádio do Sporting, independentemente da reação das bancadas. “O que é importante para mim é ter a consciência tranquila e vou dar tudo pela seleção nacional independentemente dos estádios, seja no Dragão, em Alvalade. Nada muda que seja sempre especial jogar aqui para mim, não esqueço a história que vivi aqui”.

João Palhinha: "Os irracionais vão só olhar para o facto de eu estar no Benfica e assobiar"


Questionado diretamente sobre a mágoa dos Sportinguistas pela escolha de representar o Benfica, o médio separou os adeptos em dois grupos. “Acho que as pessoas... no futebol temos adeptos racionais e irracionais, e para mim, os racionais serão os que se lembram que o Palhinha ficou no pior momento do Clube e que fez tudo pelo Clube”.

“Isso é o que valorizo. Os irracionais vão só olhar para o facto de eu estar no Benfica e assobiar, como aconteceu hoje”, completou o internacional português, deixando uma resposta direta aos assobios escutados em Alvalade.

Sobre a opção de assinar pelo rival, Palhinha evitou entrar em grandes detalhes por se encontrar ao serviço da Seleção Nacional. “Estou extremamente feliz por representar o Benfica. O que passou, não posso falar, até porque estou na seleção, mas máximo respeito sempre pelo Sporting”.


Futebol

Avançado em risco de sair do Sporting a custo zero chamado por Rui Borges ao treino

Treinador do Clube de Alvalade não contou com 17 jogadores da equipa principal, que se encontram ao serviço dos respetivos países

Sporting regressou esta quinta-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo; Rui Borges chamou vários jovens, entre os quais Mauro Couto
Sporting regressou esta quinta-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo; Rui Borges chamou vários jovens, entre os quais Mauro Couto

24 Set 2026 | 17:26 |

Icon Comentário0

O Sporting regressou esta quinta-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, numa sessão marcada pelas muitas ausências provocadas pela pausa para os compromissos das seleções. Rui Borges não contou com 17 jogadores da equipa principal, que se encontram ao serviço dos respetivos países.


O treinador leonino teve à disposição os guarda-redes Kaique, Diego Callai e Francisco Silva, o defesa Eduardo Quaresma, os médios Sergi Altimira, João Simões e Pedro Lima e ainda o extremo Luís Guilherme. Perante este cenário, Rui Borges chamou cinco jogadores da equipa B para completar o grupo de trabalho.


Entre os 'reforços' da sessão estiveram os defesas Lucas Taibo e Rodrigo Dias, o médio Samuel Justo e os criativos Paulo Cardoso e Mauro Couto. O avançado de 20 anos foi, assim, uma das novidades, numa altura em que o mesmo acaba contrato no final da época e esteve perto de sair na última janela.


No boletim clínico, não há alterações de relevo. Ibrahima Ba continua a recuperar da recaída de uma lesão no joelho direito, embora já esteja na fase final do processo de recuperação. Moncef Zekri permanece igualmente entregue ao departamento médico, neste caso devido a um problema muscular, enquanto Nuno Santos continua afastado dos relvados, depois de ter ficado de fora desde a temporada passada.

O Sporting volta a treinar na sexta-feira, novamente durante a manhã e na Academia Cristiano Ronaldo. Rui Borges terá mais uma oportunidade para trabalhar com um grupo condicionado pela paragem internacional, enquanto aguarda pelo regresso dos jogadores chamados às respetivas seleções.



Futebol

Villas Boas goza com Varandas por causa da saída de Pote do Sporting

Presidente do Porto aproveita o primeiro lugar no campeonato nacional para disparar em todas as direções, incluindo ao Clube de Alvalade

André Villas-Boas lança provocação a Frederico Varandas sobre o empréstimo do Sporting de Pote à Fiorentina
André Villas-Boas lança provocação a Frederico Varandas sobre o empréstimo do Sporting de Pote à Fiorentina

24 Set 2026 | 16:45 |

Icon Comentário0

André Villas-Boas, presidente do Porto, abordou o reconhecimento internacional à qualidade dos jogadores do emblema azul e branco e deixou o que parece ser uma pequena referência provocatória à transferência de Pote, do Sporting para a Fiorentina, tendo em conta os valores dos jogadores muitas vezes falados.


A. V. Boas: "O Porto dispõe hoje do plantel mais valioso da sua história"


"O Porto dispõe hoje do plantel mais valioso da sua história, do jogador mais valioso do campeonato e de uma combinação de juventude, experiência internacional e formação da casa que nos dá motivos para acreditar. Preservar o núcleo competitivo da equipa campeã, reforçá-lo e continuar a valorizar os seus jogadores é parte do trabalho de construção de um clube mais forte e sustentável", começa por dizer, em mais uma edição da Revista Dragões.


De seguida, partiu para o ataque. "Curiosamente, aquilo que merece reconhecimento fora de portas provoca cegueira e coceira entre os especialistas do "Manto Marrom". Passaram o verão a fazer contas às nossas dificuldades financeiras e agora parecem particularmente incomodados por nos verem conservar talento e somar vitórias. Há avaliações que sobem com a camisola certa e desvalorizam o vizinho por obrigação editorial. Entre os potes dos sorteios e os preços que se atribuem ao talento, fica a pergunta: quanto vale um Pote? A resposta não pode depender da cor do cachecol de quem segura a calculadora", disparou.

André Villas-Boas referia-se a uma ideia partilhada publicamente por Frederico Varandas em fevereiro de 2025. "O mercado de janeiro é extremamente difícil, extremamente caro, o Manchester City pagou 60 milhões de euros pelo Nico González, quanto custaria um Pedro Gonçalves?", questionou, na altura.


Um ano e meio depois, o Clube emprestou Pote à Fiorentina, num negócio de 2,5 milhões de euros fixos, podendo receber mais 22,5 milhões caso a equipa italiana se veja obrigada a comprar a totalidade do passe do jogador. Para isso é preciso que o internacional português dispute 50% dos jogos, alinhando mais de 45 minutos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Treinador apontado ao Sporting apanha multa de 35 mil euros por chegar atrasado
Futebol

Treinador apontado ao Sporting apanha multa de 35 mil euros por chegar atrasado

24 Set 2026 | 16:13

Icon Comentário0
Neto admite que reza a todos os santinhos para que Abel rume ao Sporting: "Eu pago a viagem"
Futebol

Neto admite que reza a todos os santinhos para que Abel rume ao Sporting: "Eu pago a viagem"

24 Set 2026 | 15:51

Icon Comentário0
Varandas acusado de imitar Luís Filipe Vieira
Futebol

Varandas acusado de imitar Luís Filipe Vieira

24 Set 2026 | 12:01

Icon Comentário0