
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Pedro Sousa, chefe de redação do jornal 'Record', fez uso do seu espaço de opinião para assinar um texto sobre o momento do Sporting após as duas derrotas - para a o campeonato e Liga dos Campeões - que os leões arrecadaram nos três primeiros jogos com João Pereira aos comandos do Clube de Alvalade.
"O Sporting averbou a primeira derrota na Liga e logo em casa. João Pereira perdeu os dois jogos ‘a sério’ em que esteve no comando dos leões e, contrariamente ao que aconteceu na última terça-feira, a força do adversário não serve de atenuante", começou por escrever.
"Mesmo tratando-se da equipa-sensação da Liga, o Santa Clara tem muito menos argumentos do que o todo-poderoso Arsenal. A verdade é que, numa semana, os leões perderam garra, dinâmica e, acima de tudo, ideias. O Sporting destes dois últimos jogos foi uma caricatura mal-amanhada da fulgurante equipa da era Amorim", explicou Luís Pedro Sousa.
"Com tantas campainhas a tocar, João Pereira deu, pelo menos, um sinal positivo. Seria fácil, e até justo, colocar a tónica do discurso nos erros de arbitragem. Dois penáltis por marcar numa derrota tangencial têm efetivamente um elevado peso", admitiu.
"Podem ser a diferença entre um desaire surpreendente, e particularmente penalizador no atual contexto, e uma vitória, que, mesmo sofrida, seria geradora de menos intranquilidade. O novo treinador do Sporting preferiu focar-se no desempenho da equipa. Fez bem. O diagnóstico é o primeiro passo para eliminar a doença", rematou Luís Pedro Sousa.
Comandados de Rui Borges venceram no Estádio dos Arcos, por 3-0, e momentos após o apito final de Luís Godinho foram de muita sintonia e emoção
|
Após a vitória do Sporting sobre o Rio Ave por 3-0, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o plantel leonino aproveitou o momento para celebrar o triunfo de forma especial. A equipa, acompanhada pelos adeptos, celebrou em sintonia no Estádio dos Arcos.
Rui Borges, junto da sua mulher Ana Luísa e amigos, partilhou a celebração com os jogadores e respetivas famílias. Enquanto isso, os craques verdes e brancos tiraram fotos com Sócios e adeptos, numa demonstração de união após um importante triunfo.
Com a vitória, o Sporting mantém-se no primeiro lugar do campeonato nacional. O Clube de Alvalade lidera a tabela com 44 pontos, mais três do que o segundo classificado, Benfica, e mais quatro do que o Porto, embora os dragões tenham um jogo a menos.
O próximo jogo da equipa comandada por Rui Borges será de uma importância elevadíssima. O Sporting desloca-se à Alemanha para defrontar o Leipzig, em jogo referente à sétima jornada Liga dos Campeões e, por castigo da UEFA, não terá adeptos.
Recorde-se que o Sporting ocupa atualmente o 17.º lugar na tabela, com 10 pontos somados em seis jogos. É de salientar que os oito primeiros classificados passam diretamente aos oitavos de final, enquanto os classificados entre o nono e o 24.º lugar irão disputar a fase de play-offs.
Contratação milionária dos verdes e brancos começou temporada atual de forma irregular, mas Rui Borges parece ter feito aposta certeira
|
Zeno Debast foi titular na vitória do Sporting, por 3-0, diante do Rio Ave. O belga alinhou a médio, num duplo-pivot com Morten Hjulmand. Aa exibição do 'camisola 6' encheu o olho aos adeptos, que viram o defesa começar a temporada de forma irregular, com um desempenho algo desastrado na Supertaça, frente ao Porto.
Durante o jogo com os vilacondenses, Debast destacou-se especialmente pela sua eficácia no passe, acertando 42 das 44 tentativas realizadas. Esta precisão foi fundamental para garantir a fluidez do jogo ofensivo do Sporting, contribuindo também para os desequilíbrios criados no ataque. Além disso, o central não só ajudou na construção ofensiva como também se revelou eficaz no drible, registando três tentativas bem-sucedidas, o que deu maior profundidade e dinamismo à equipa.
Na vertente defensiva, Zeno mostrou-se igualmente comprometido, realizando cinco recuperações de bola importantes para anular as investidas do Rio Ave. A exibição em Vila do Conde reforçou a confiança na sua versatilidade, mostrando que o jovem belga poderá ser uma mais-valia no plantel de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 24 milhões de euros - cumpriu 24 encontros. Nos 1.592 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Futuro de jogador que ganhou título com o Clube de Alvalade vinha a ser muito debatido, mas assinar com o Manchester United parece estar fora de questão
|
Nuno Mendes está muito próximo de renovar com o PSG. Apesar dos rumores recentes que ligavam o ex Sporting a um reencontro com Ruben Amorim no Manchester United, os franceses têm intenções de segurar o lateral-esquerdo internacional português.
A informação está a ser avançada pelo L'Équipe, com o jornal gaulês a garantir que Luis Enrique será o principal impulsionador de um eventual prolongamento do vínculo do defesa. O técnico espanhol aprecia as características do jovem formado em Alcochete e não o quer perder.
Apesar de a imprensa local ter noticiado nos últimos dias que Nuno Mendes não estaria satisfeito com o salário, visto que não traduz a importância do jogador na equipa, parece que os dilemas estarão ultrapassados e o canhoto, que tem contrato até 2026, vai prolongar a ligação aos parisienses.
Recorde-se que Nuno Mendes começou nos juniores do Sporting em 2011, tendo representado a equipa principal entre 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem lançado por Ruben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões.
Ao longo da caminhada no plantel principal do Clube de Alvalade, o defesa-esquerdo conquistou uma Taça da Liga, uma Supertaça Cândido de Oliveira e um Campeonato Nacional, antes de rumar aos franceses do Paris Saint-Germain, no mercado de verão de 2021.