
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting já conhece a data e a hora do jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave. A partida vai realizar-se no próximo dia 22 de abril (terça-feira), às 20h45, em Paços de Ferreira – casa emprestada dos vilacondenses, dados os estragos provocados pelo mau tempo no Estádio dos Arcos.
A equipa leonina parte para o segundo jogo das semifinais da prova rainha em vantagem. Na passada quinta-feira, a formação orientada por Rui Borges venceu o Rio Ave (2-0), em Alvalade, no jogo da primeira mão. Os golos de Geny Catamo, aos 12 minutos, e de Viktor Gyökeres, na conversão de um penálti, já no tempo de compensação da primeira parte, permitem aos leões encarar o segundo “round” com relativo conforto.
Na edição 2024/25 da prova rainha, a equipa leonina já ultrapassou quatro adversários: Portimonense (2-1, em Portimão, na terceira eliminatória), Amarante (goleada caseira por 6-0, na quarta eliminatória), Santa Clara (vitória em Alvalade, por 2-1, após prolongamento, nos oitavos de final) e Gil Vicente (1-0, nos quartos de final, em Barcelos).
O Sporting procura repetir a presença na final da Taça de Portugal. Na época passada, a equipa orientada por Ruben Amorim foi derrotada pelo Porto (1-2, após prolongamento) no jogo decisivo, no Jamor. A última vez que os leões conquistaram a competição foi na temporada 2018/19, numa final ganha aos dragões no desempate por grandes penalidades. Na sua história, o Clube de Alvalade já conquistou 17 Taças de Portugal.
Antes da decisões nas meias-finais da prova rainha, a equipa do Sporting centra atenções no campeonato. Os leões querem reagir ao empate (1-1) diante do Braga e, na 29ª jornada. Têm encontro marcado com o Santa Clara, nos Açores - o apito inicial está agendado para as 18h do próximo sábado – e para o qual Pote já será opção.
Formação verde e branca realizou esta quinta feira, dia 10 de abril, mais uma sessão de treinos, com vista à próxima partida do campeonato nacional
|
Realizou-se, esta quinta feira, dia 10 de abril, mais uma sessão de treinos do Sporting, com vista à próxima jornada da Liga Portugal Betclic, onde os leões vão defrontar o conjunto do Santa Clara, nos Açores. Pedro Gonçalves voltou a dar sinais positivos, mas Rui Borges não se livrou de uma semana com mais algumas dores de cabeça.
Em relação à enfermaria, não há novidades de maior, o que, em si, são más notícias para o Sporting: Daniel Bragança, João Simões e Nuno Santos estão de fora até ao fim da temporada - mas Hidemasa Morita continua ser recuperar e voltou a não trabalhar com o resto do grupo, o que deve confirmar mesmo a sua ausência da próxima partida, contra o Santa Clara, como o Leonino já tinha avançado.
Para colmatar estas ausências, Rui Borges voltou a confiar na juventude das camadas jovens dos leões, e chamou quatro membros da Academia Cristiano Ronaldo: os centrais João Muniz e Bruno Ramos, e os médios Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol, foram os escolhidos para trabalhar com o plantel principal do Sporting esta quinta feira, por parte de Rui Borges.
Na próxima sexta feira, dia 11 de abril, continua o ciclo de preparação do Sporting para o jogo da 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic, contra o Santa Clara. A equipa às ordens de Rui Borges volta a treinar da parte da manhã, antes do treinador fazer a conferência de imprensa de antevisão à partida, por volta das 12h30.
Depois, os leões têm voo marcado para São Miguel, nos Açores, às 15h. A equipa concentra-se em Alvalade e segue para o Aeroporto Humberto Delgado. É esperado que a Onda Verde se faça sentir no apoio aos jogadores, uma vez que nas redes sociais têm sido feitos vários apelos nesse sentido.
Técnico verde e branco tem tido, no miolo do terreno, as maiores dores de cabeça em relação à formação de Alvalade, com muitos impedimentos
|
É uma informação de última hora, que traz más notícias para o Sporting. Rui Borges, treinador verde e branco, não vai poder contar com Hidemasa Morita na próxima partida dos leões, referente à 29ª jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Santa Clara.
Quem avançou com a informação foi Pedro Sousa, habitual comentador desportivo no canal NOW. Durante a transmissão de um programa de comentário futebolístico, o jornalista português confirmou as novidades a todos os que ouviam em casa.
"Posso assegurar que Morita não joga este fim de semana [nos Açores]", disse, então, Pedro Sousa, acerca da situação do médio nipónico do Sporting. O jogador deve continuar, assim, de fora, pelo menos até à próxima jornada da Liga Portugal Betclic.
Este novo desenvolvimento em relação aos problemas físicos de Hidemasa Morita vem piorar a situação do Sporting, principalmente no que se prende ao meio campo. Os leões contam já com Daniel Bragança e João Simões, os outros dois médios mais ofensivos da equipa, lesionados até ao final da época.
Pedro Gonçalves já regressou ao relvado, mas ainda não deverá estar pronto para o embate com o Santa Clara. Sendo assim, Rui Borges deverá ser forçado a optar de novo pela dupla composta por Morten Hjulmand e Zeno Debast no miolo do terreno.
Médio verde e branco tem estado afastado da competição desde que se lesionou gravemente, e precisou de ser operado para corrigir o problema
|
Daniel Bragança encheu os adeptos do Sporting de esperança com as suas declarações mais recentes. O médio dos leões está de fora da competição desde a partida com o Arouca, a 15 de fevereiro, quando se lesionou gravemente no joelho, e precisou de ser operado para corrigir o problema que contraiu.
O médio português, que vinha a realizar uma época de bom nível até à lesão, esteve presente na homenagem do Sporting a Aurélio Pereira, esta quinta feira, dia 10 de abril, e aproveitou para fazer uma atualização acerca da sua recuperação.
Em conversa com os jornalistas, Daniel Bragança respondeu a uma questão sobre o estado da sua recuperação: "Estou de muletas, falta pouco para tirá-las, mas lá está, é passo a passo. Já não é a minha primeira, estou a recuperar bem", atirou o médio do Sporting.
Fica, assim, patente, que a evolução da recuperação de Daniel Bragança está a desenvolver-se se forma positiva, com o jogador perto de abdicar das muletas de que ainda necessita. Tal como mencionou, não é a primeira vez que se lesiona gravemente e que precisa de cirurgia, pelo que essa experiência do passado poderá ser útil para enfrentar a paragem com que agora se depara.
Daniel Bragança é, de resto, um dos três jogadores do Sporting que estão de fora até ao final da temporada. Tal como o médio português, também João Simões e Nuno Santos lidaram com lesões esta época que obrigaram a operações e paragens prolongadas. Por outro lado, os leões parecem estar muito perto de voltar a ter Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita disponíveis.