
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Federação Portuguesa de Futebol revelou esta terça-feira um aumento significativo nos prémios atribuídos aos aos clubes participantes na Taça de Portugal masculina. De acordo com o comunicado, os prémios irão aumentar progressivamente à medida que as equipas avançam na competição, estabelecendo um novo recorde histórico nos valores atribuídos.
Conforme foi detalhado, na presente temporada, que marca o último ano de mandato de Fernando Gomes, o investimento na competição ascenderá a 4.698 milhões de euros, o que corresponde a um incremento de 24% em relação à edição de 2023/2024. A FPF esclareceu ainda que o clube vencedor da prova irá receber 325 mil euros, enquanto o finalista vencido terá direito a 175 mil euros.
Valor para os clubes:
- 1.ª eliminatória: 4 mil euros por clube
- 2.ª eliminatória: 5 mil euros por clube
- 3.ª eliminatória: 6 mil euros por clube
- 4.ª eliminatória: 8 mil euros por clube
- 5.ª eliminatória: 12 mil euros por clube
- 6.ª eliminatória: 16 mil euros por clube
- 7.ª eliminatória: 22 mil e 500 euros por clube
Além do que irão receber os clubes, foram, também, anunciados os valores para as transmissões dos jogos, quer seja em canal aberto ou em canal premium.
Verbas das transmissões:
- 3.ª eliminatória - 60 mil euros por jogo transmitido
- 4.ª eliminatória - 90 mil euros por jogo transmitido
- 5.ª eliminatória - 120 mil euros por jogo transmitido
- 6.ª eliminatória - 150 mil euros por jogo transmitido
- 7.ª eliminatória - 200 mil euros por jogo transmitido
- Final - 350 mil euros por jogo transmitido
Recordamos que os verdes e brancos, desde a entrada de Rúben Amorim, ainda não conseguiram conquistar este título, o único a nível nacional que falta ao técnico verde e branco. Na edição da época passada, poucos dias depois de se sagrarem campeões, acabaram por ser derrotados pelo Porto, por 2-1, após prolongamento.
Ao comando do Sporting, o técnico conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Treinador verde e branco tem um problema para o futuro, mas já parece estar a trabalhar para o resolver, dentro das soluções que estão disponíveis
|
O Sporting já prepara a partida da próxima sexta feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. Rui Borges recebeu uma má notícia no fim do último encontro, depois de Conrad Harder receber ordem de expulsão por parte do árbitro da partida, e foi obrigado a encontrar soluções no plantel verde e branco para ocupar o seu lugar.
O treinador do Sporting já parece ter escolhido quem será o suplente de Viktor Gyokeres no Sporting - Moreirense da 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Face a ausência do avançado dinamarquês, Rui Borges deverá chamar para o seu lugar o jovem Gabriel Silva, que representa as camadas de formação verdes e brancas.
O técnico transmontano dos leões ainda não sabe por quanto tempo vai ser obrigado a utilizar esta solução. O Sporting espera para perceber qual será o castigo aplicado a Harder, depois do cartão vermelho nos Açores, e de quanto tempo será a suspensão para o dinamarquês. Viktor Gyokeres, à sua frente, continua disponível, e Gabriel Silva aparece como solução.
Relembrar que este papel foi muitas vezes cumprido por Rafael Nel. Quando Viktor Gyokeres esteve lesionado, e Harder era o titular, foi sempre Nel a ser chamado para assumir o papel de suplente. O jogador está, agora, também ele lesionado, o que abre ainda mais a porta a Gabriel Silva.
O ponta de lança formado nas camadas jovens do Sporting tem sido um dos destaques da época dos leões. Com apenas 18 anos, tem estado em bom plano na equipa B verde e branca, onde apontou cinco golos em 18 jogos, sendo que estendeu os bons desempenhos à UEFA Youth League, onde também somou cinco tentos na presente edição.
Pedro Gonçalves esteve fora da competição durante largos meses e voltou a jogar na última jornada, na partida dos leões frente ao Santa Clara
|
A última partida do Sporting, frente ao Santa Clara, no passado dia 12 de abril, viu o regresso à competição de Pedro Gonçalves, conhecido no mundo do futebol como Pote. O jogador voltou após cerca de seis meses, e estava autorizado a jogar qualquer coisa como 15 minutos nos Açores. Essa situação, no entanto, alterou-se para a próxima partida.
No jogo em casa, contra o Moreirense, Pote tem autorização para jogar até 45 minutos, estando, neste momento, a decisão nas mãos de Rui Borges, treinador do Sporting - segundo avança o jornal Record. O treinador dos leões fica, assim, responsável pela gestão de um jogador que acredita ser muito útil para a equipa, apesar de a prioridade ser a sua recuperação por completo.
Em relação a Pote, as sensações parecem ser as melhores, dentro do possível. O médio do Sporting respondeu bem ao desafio nos Açores, sem dores ou qualquer outro tipo de mazelas, e assim deu um passo importante rumo à última fase do seu regresso, que terminará quando estiver completamente integrado no grupo de trabalho.
O médio verde e branco tem, de resto, trabalhado muito para que isso aconteça o mais rápido possível. Tem sido presença habitual na Academia Cristiano Ronaldo mesmo quando o plantel tem folgas, e nunca abdica do reforço muscular no ginásio das instalações do Sporting - exercício de complemento à atividade física que garante a melhor saúde dos músculos.
O plantel do Sporting e a equipa técnica esperam ansiosamente pelo retorno do jogador ao melhor nível, sendo que tem sido dado todo o espaço a Pote e confiança no período de recuperação. Jogue 45 minutos na próxima partida ou não, já se sabe que vai contar com muito apoio de família e amigos em Alvalade.
Médio do Braga é muito influente na manobra ofensiva, somando já seis golos e oito assistências que despertam interesse dos verdes e brancos
|
O Sporting está interessado em Rodrigo Zalazar. Tal como revela o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, o médio do Braga faz parte de uma lista de possíveis reforços para o meio-campo do Clube de Alvalade, mas as exigências Minhotas dificultam o negócio.
O centrocampista uruguaio tem sido destaque na formação orientada por Carlos Carvalhal e, face à falta de opções para o miolo, os verdes e brancos pensam no jogador que é conhecedor do futebol português, tendo também passagens por Espanha, Polónia e Alemanha.
No mercado de janeiro, Rodrigo Zalazar esteve muito perto de rumar ao Zenit, tendo inclusive viajado para os Emirados Árabes Unidos, onde fez exames médicos para assinar com a equipa russa. No entanto, a transferência, que seria realizada na casa dos 20 milhões de euros, falhou e o jogador voltou a Braga. O valor pedido pelo clube da cidade dos arcebispos torna um possível negócio bastante complicado para Frederico Varandas, Presidente do Sporting.
Na próxima temporada, o Sporting terá, caso não venda qualquer médio, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili - já oficializado - , Daniel Bragança e João Simões. Hidemasa Morita vai deixar Alvalade e Rui Borges ainda pode contar com alguns miúdos da formação, como Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol e Alexandre Brito. No entanto, os leões não descartam a hipótese de contratar mais um jogador de créditos firmados, para evitar percalços como o desta temporada.
Em 2024/25, Rodrigo Zalazar - avaliado em 16 milhões de euros - soma seis golos e oito assistências ao longo de 25 partidas com 1.668 minutos de utilização. O médio é muito influente no jogo dos Minhotos e, na época anterior, fez o gosto ao pé em oito ocasiões, fazendo o último passe para companheiros por 10 vezes.