Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Ago 2024 | 17:27 |
Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase liga da Champions, com o sorteio a ser simpático para a turma de Rúben Amorim.
Lembrar que, nesta fase de prova, os oito primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final, enquanto os emblemas que ficarem entre o nono e o 24.º disputarão um play-off. As restantes equipas serão eliminadas da prova e ficarão afastadas das competições europeias.
Os jogos em concreto ainda não têm data definida, mas as jornadas já têm data predefinidas:
Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025
No próximo sábado, a UEFA revelará a calendarização da fase liga da Champions.
Na edição 2022/23, última em que o Sporting tinha marcado presença, a turma de Rúben Amorim terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em seis encontros (duas vitórias, um empate e três derrotas). O Tottenham foi primeiro (11 pontos), o Eintracht Frankfurt segundo (10) e o Marselha quarto (6).
No que toca ao histórico frente a equipas gaulesas, o Clube de Alvalade, até agora, apresenta um registo positivo, que dá esperanças a Rui Borges
20 Jan 2026 | 11:49 |
O PSG será o 12.º emblema gaulês que será adversário do Sporting nas competições europeias. Muitas histórias, muitos duelos que se pautaram pelo equilíbrio, como aliás dizem os números. Diante de equipas gaulesas este será o 25.º jogo diante dos leões que apresentam um saldo, ainda assim, favorável, pois registam 11 vitórias, cinco empates e oito derrotas.
O atual campeão da prova vai juntar-se a outros emblemas que já desfilaram em Alvalade. A saber: Lille, Lyon, Marselha, Bordéus, Bastia, Auxerre, Monaco, Saint-Étienne, Montpellier, Metz e Sochaux. Total, 37 golos marcados, 28 sofridos. Em Alvalade, contar-se-á uma nova história, diante do colosso francês.
Jogo grande na Champions com o Sporting - que é destaque na UEFA - a vestir fato de gala para receber o gigante parisiense. Uma equipa recheada de estrelas, alguns dos melhores a nível planetário, numa noite especial nas bancadas de Alvalade que vão poder voltar a ver um dos ‘filhos’ da casa, Nuno Mendes.
Um obstáculo de exigência máxima, mais um nesta caminhada na liga milionária, que o emblema verde e branco terá de tentar ultrapassar até porque mantém intactas as ambições em continuar em prova após esta fase de liga da competição europeia.
Recorde-se que os leões entram em campo esta terça-feira, dia 20 de janeiro, frente ao Paris Saint-Germain. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões, diante da formação orientada por Luis Enrique, terá início às 20h00, em Alvalade.
Elemento fundamental do ataque dos leões tem regresso marcado para o próximo mês e fica de fora no jogo contra a equipa basca
20 Jan 2026 | 11:45 |
Fotis Ioannidis contraiu no encontro frente ao Vitória de Guimarães, a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup, um traumatismo no ligamento do joelho esquerdo, uma lesão semelhante à sofrida diante do Santa Clara, para a Liga, no início de novembro, e só volta em fevereiro.
A Unidade de Performance do Clube de Alvalade não quer arriscar um milímetro que seja no processo de recuperação do atacante grego, pois não pretende mais recaídas, não apontando um prazo específico para o retorno do avançado à competição.
No entanto, segundo é apurado pelo jornal A Bola, o camisola 89 poderá retornar no encontro diante do Nacional, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, em partida agendada para o fim de semana de 1 de fevereiro. Nesta perspetiva, Ioannidis falhará o encontro desta terça-feira com o PSG, o de sábado diante do Arouca e, ao que tudo indica, a deslocação a Bilbau para o encontro com o Athletic, referente à última jornada da fase regular da Liga dos Campeões.
A ausência do helénico para Rui Borges - que já fez a antevisão à partida frente ao PSG -, surge numa altura em que já foi confirmada a saída de Rodrigo Ribeiro rumo aos alemães do Augsburgo. O técnico tem recorrido, na posição específica de ponta de lança, a Rafael Nel, um jogador mais móvel do que Ioannidis.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Pilar dos leões foi alvo de um retrato aprofundado por parte do jornal francês, que recuou ao passado do mesmo antes do duelo com o PSG
20 Jan 2026 | 11:41 |
Rui Borges foi alvo de um retrato aprofundado do 'L’Équipe', que recuou ao passado do treinador do Sporting antes do duelo com o PSG, em Alvalade. A publicação francesa foi ouvir quem privou com o técnico leonino enquanto jogador. O jornal sublinha que o treinador - que conta com várias baixas para o duelo com o PSG - nunca chegou à elite enquanto futebolista.
L’Équipe: "Nunca saboreou a elite como jogador"
"Nunca saboreou a elite como jogador", escreve, contrastando o percurso discreto nas quatro linhas com o estatuto atual do técnico. Aos 44 anos, é apresentado como o homem forte do Sporting, depois de ter conduzido os leões à dobradinha na época passada, um feito que o clube não alcançava desde 2002.
Carlos Correia, antigo treinador e ex-presidente do Mirandela, reforça a ideia de que o perfil de líder já era visível nos tempos de jogador. "O Rui sabia unir o grupo, queria sempre perceber os diferentes exercícios, o porquê das coisas serem feitas", recorda ao diário desportivo. O dirigente destaca ainda traços que se mantêm intactos: "Era um estudante do jogo, com muita vontade de aprender, e sobretudo uma pessoa muito positiva".
Segundo o L’Équipe, a chegada de Rui Borges a Alvalade não foi isenta de desconfiança. Numa fase inicial, o treinador optou por adaptar o modelo, utilizando três centrais, num esquema mais próximo daquele que Ruben Amorim havia implementado. "Voltou ao seu sistema esta época", sublinham, apontando os resultados como prova da aposta certa.
Com um estilo de jogo atrativo e números expressivos, os "50 golos marcados em 18 jogos do campeonato", Rui Borges já deixou marca também na Europa, com três vitórias consecutivas em casa na Liga dos Campeões: "Trabalhou toda a carreira para um projeto como o do Sporting e não tenho dúvidas de que continuará a ter sucesso e chegará ao topo", disse Carlos Correia.
Sporting leva meia dezena de jogos sempre a perder e técnico diz: "Foi uma derrota nos detalhes"
20 Jan 2026 | 10:37