Futebol
Rui Borges falou sobre o 'caso Prestianni' antes do Sporting - Estoril: "É um problema"
26 Fev 2026 | 13:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Ago 2024 | 17:27 |
Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase liga da Champions, com o sorteio a ser simpático para a turma de Rúben Amorim.
Lembrar que, nesta fase de prova, os oito primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final, enquanto os emblemas que ficarem entre o nono e o 24.º disputarão um play-off. As restantes equipas serão eliminadas da prova e ficarão afastadas das competições europeias.
Os jogos em concreto ainda não têm data definida, mas as jornadas já têm data predefinidas:
Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025
No próximo sábado, a UEFA revelará a calendarização da fase liga da Champions.
Na edição 2022/23, última em que o Sporting tinha marcado presença, a turma de Rúben Amorim terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em seis encontros (duas vitórias, um empate e três derrotas). O Tottenham foi primeiro (11 pontos), o Eintracht Frankfurt segundo (10) e o Marselha quarto (6).
Antigo jogador da turma de Alvalade distinguiu o avançado leonino do ponta de lança do Benfica, os dois melhores marcadores do campeonato
26 Fev 2026 | 15:32 |
Paulinho Cascavel, antigo avançado do Sporting, avaliou o internacional colombiano, Luis Suárez, e compara-o ao grego do Benfica, Vangelis Pavlidis. Para o ex goleador, o jogador dos leões tem características mais interessantes do que o dianteiro dos encarnados.
Paulinho Cascavel: "É mais ágil, rápido e tem mais genica"
"O Suárez é mais mexido, liga mais o jogo, é mais ágil, rápido e tem mais genica do que o Pavlidis, que tem características igualmente fortes, mas é mais lento. O Suárez é um ratinho de área", disse o brasileiro, em entrevista ao jornal O JOGO.
O melhor marcador do campeonato de 1987/1988 não esquece que o cafetero tinha a complicada missão de substituir Viktor Gyokeres. " Não podemos esquecer-nos que o Suárez vem substituir o Gyokeres, um avançado que teve muito sucesso no Sporting. Nunca é fácil para um jogador fazer a diferença quando é sempre comparado com o seu antecessor", falou.
Vale lembrar que o atleta de 28 anos, na lista dos reforços mais letais nesta temporada do calendário europeu, está no primeiro lugar, confirmando o grande desempenho que está a demonstrar em campo, há frente de nomes como Luis Díaz.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 36 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.846 minutos que esteve em campo, o ponta-de-lança marcou 27 golos e fez quatro assistências.
Análise feita após o jogo do rival eterno trouxe à tona o Clube de Alvalade que surge como referência num ponto que está a dar que falar
26 Fev 2026 | 14:53 |
O Real Madrid garantiu a presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões depois de eliminar o Benfica, mas a exibição deixou dúvidas em Espanha. O jornal Marca refere que, apesar do apuramento, a equipa merengue não convenceu totalmente os adeptos, e que terá de apresentar-se num nível melhor, metendo o Sporting ao barulho.
O jornal defende que os leões ou o Manchester City, são equipas que, na ótica da publicação, apresentam argumentos coletivos mais consistentes, e que poderá representar um desafio ainda mais exigente. Os leões chegam a esta fase com estatuto reforçado, depois de terminarem no top 8 da fase de liga, o que lhes garante a condição de cabeça de série.
Vale lembrar que Thibaut Courtois, guarda-redes da equipa "merengue" declarou que gostaria de jogar frente ao emblema leonino. " Há muito tempo que não jogo contra o Sporting, tem um estádio bonito. É um adversário difícil, estão muito bem no campeonato português", disse, após o jogo.
Ao terminarem a fase de liga no sétimo lugar, penúltimo de acesso direto aos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Sporting evitou o play-off - ronda na qual tinham sido afastados na época passada pelo Borussia Dortmund - e ficaram com quatro adversários possíveis, entretanto reduzidos a dois: Real Madrid e Bodø/Glimt, da Noruega.
O sorteio dos oitavos de final — bem como das rondas seguintes — realiza-se em Nyon, na Suíça, esta sexta-feira, às 11h locais (12h em Lisboa). O enquadramento competitivo coloca o Sporting numa posição estratégica: já sabe que disputará a primeira mão fora de casa e decidirá a eliminatória no Estádio José Alvalade.
Treinador da equipa verde e branca realizou, esta quinta-feira, dia 26 de fevereiro, a conferência de imprensa de antevisão ao embate da 24.ª jornada
26 Fev 2026 | 13:53 |
Rui Borges abordou o encontro entre Sporting e Estoril, em conferência de imprensa, na Academia Cristiano Ronaldo. O treinador fez o ponto de situação sobre o boletim clínico do Clube de Alvalade, as eleições, a situação de Nuno Santos e ainda 'antevisão' ao sorteio da Champions League. Confira tudo o que disse.
Sporting favorito frente ao Estoril?
"Claramente não. Vai ser dos jogos mais difíceis que vamos ter ao longo da época. É uma equipa dinâmica no processo ofensivo, coisas parecidas connosco. Uma equipa que gosta de ter bola, com bons jogadores, nas suas ações ofensivas. Em alguns momentos tem alguns desequilíbrios, faz parte dos abusos que procuram, mas acredito que nos vai expor a problemas diferentes do que temos apanhado"
Real Madrid ou Bodo/Glimt na Champions League?
"Acima de tudo feliz, primeiro por entrarmos diretamente nos oitavos, depois por conseguirmos desfrutar desta competição. A equipa vai estar muito motivada a continuar esta caminhada fantástica"
Renovação?
"Estou focado no trabalho e muito focado no campeonato e continuar a marcar a história do Sporting"
É a fase mais decisiva da temporada?
"É importante ter os jogadores todos disponíveis. Não sei se é a fase mais importante. É natural que possam pensar assim, jogos de Taça, campeonato e Champions. É uma fase importante naquilo que é o desfecho das provas em que estamos. Em termos de motivação, a equipa vai estar ligada e super motivada. importante ter toda a gente"
Depois deste jogo, terá um jogo importante com o Porto...
"Estou focado no Estoril, nem sequer falei sobre o jogo com o Porto com ninguém. Este jogo com o Estoril vai ser dos mais difíceis. Temos que encarar como o mais difícil porque é o próximo. O nosso foco é o campeonato, estamos a correr atrás. Queremos ser primeiros"
O que espera do Estoril?
"Espero um Estoril ambicioso, pressionante. É uma equipa que mudou o sistema inicial de jogo, mantendo algumas dinâmicas em termos de posicionamentos. É uma equipa com variabilidade de posições e jogadores, cria coisas diferentes. Vai obrigar-nos a pensar coisas diferentes. É uma equipa que gosta de ter bola. É uma boa equipa no processo ofensivo"
Situação de Debast
"Está a treinar. Não vai a jogo por opção porque está a 100 por cento há poucos dias, mas está pronto para ajudar. Quando voltou, não estava a 100 por cento e vamos vendo a situação clínica do jogador. Sentia um desconforto e optámos por abrandar"
Aproxima-se o ato eleitoral do Sporting. Qual o posicionamento?
"O posicionamento é o Estoril. O meu papel é treinar e é nisso que me foco"
Nuno Santos e baixas
"O Gio está fora e o Mangas também. O Fotis está em dúvida. O regresso dele é idêntico ao Zeno, no sentido de ser uma lesão específica. De resto, o Nuno Santos está bem. O único problema é que esteve muito tempo parado. A decisão está lá, a qualidade, mas falta a parte física e atleta. Está a sentir-se cada vez melhor e disponível. O Pote... jás fizemos grandes jogos com o Pote e agora um sem ele. Neste caso jogou o Luís Guilherme, já jogou o Trincão. São todos importantes. O Luís Guilherme chegou agora e tem 70 por cento de drible. São jogadores diferentes, mas importantes. Fico feliz por ter mais soluções"
Equipa mais completa?
"É subjetivo o melhor momento... não perdemos identidade. A intensidade, baixámos um pouco num ou outro jogo, mas a qualidade esteve lá. Os 19 jogos demonstram a regularidade da equipa. Houve um jogo ou outro, mas é natural. Não sei se é o melhor momento. Começámos bem a época, tirando o jogo com o Porto, mas temos sido competentes. Não há um melhor momento. Talvez tenhamos mais jogadores a voltar. Nesta fase tivemos muita malta de fora. Tivemos que abdicar do playoff da Champions. Jogámos em Dormtund com muitos miúdos da B. Melhor ou pior não sei. A equipa do ano passado foi campeã, este ano estamos na luta"
Trabalho nestas semanas
"Foi importante porque treinámos mais um bocadinho. Normalmente não treinamos. Deram-nos mais treino, intensificar dinâmicas. Acredito que a repetição ajuda a interiorizar comportamentos. Esse estímulo é importante, ofensivo e defensivo. Deu para estimular, dentro da ideia de jogo. Criar o hábito mental daquilo que é o lado coletivo"
Real Madrid - Benfica e caso Vinícius - Prestianni
"Não vou entrar por aí. Já muitos treinadores falaram e bem. O racismo é um problema da sociedade, não só do futebol. Temos que estar cientes e fazermos o melhor. A nós, pais, cabe-nos fazer com que o mundo melhore nesse sentido. Creio que foi o Guardiola que falou nisso, nos professores, no papel deles. Hoje em dia os adolescentes e crianças são ensinados pelos professores também, mas nós pais temos essa responsabilidade de mostrar que somos todos iguais e aos poucos abolirmos através da educação. Em relação ao jogo, estive atento porque era um bom jogo para assistir e foi um bom jogo"