Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Ago 2024 | 17:27 |
Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase liga da Champions, com o sorteio a ser simpático para a turma de Rúben Amorim.
Lembrar que, nesta fase de prova, os oito primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final, enquanto os emblemas que ficarem entre o nono e o 24.º disputarão um play-off. As restantes equipas serão eliminadas da prova e ficarão afastadas das competições europeias.
Os jogos em concreto ainda não têm data definida, mas as jornadas já têm data predefinidas:
Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025
No próximo sábado, a UEFA revelará a calendarização da fase liga da Champions.
Na edição 2022/23, última em que o Sporting tinha marcado presença, a turma de Rúben Amorim terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em seis encontros (duas vitórias, um empate e três derrotas). O Tottenham foi primeiro (11 pontos), o Eintracht Frankfurt segundo (10) e o Marselha quarto (6).
Partida amigável para celebrar os 50 anos de independência do país africano começou de forma atribulada com conflitos entre adeptos e autoridade
15 Nov 2025 | 12:12 |
A Argentina venceu Angola, por 2-0, numa partida amigável, que teve desacatos entre adeptos e polícia antes do apito inicial e durante o jogo. Lionel Messi foi autor de um dos golos que ajudaram a derrotar a seleção africana, que tinha no onze Gelson Dala, antigo jogador do Sporting, com Pedro Bondo e Ary Papel no banco de suplentes.
O encontro começou, como esperado, com os atuais campeões do mundo a dominarem a posse de bola. No entanto, os angolanos foram tentando a sua sorte em contra-ataque. O marcador foi aberto apenas aos 43 minutos, por intermédio de Lautaro Martínez.
No segundo tempo, a situação foi semelhante. Apesar de a Argentina ter mais bola, a seleção de Angola foi tentando ferir o adversário com investidas rápidas, obrigando Geronimo Rulli a um par de defesas para evitar o empate no marcador.
Gelson Dala saiu aos 67' e Lionel Messi, que já tinha assistido Lautaro, acabou por fazer o 2-0 aos 82', após receber a bola do avançado do Inter. Ary Papel entrou aos 86 minutos e Pedro Bondo foi o único ex Sporting a não ser utilizado.
Vale recordar que Angola está fora do Campeonato do Mundo de 2026, após ter terminado o grupo D a qualificação africana no quarto lugar, com 12 pontos. Cabo Verde apurou-se de forma direta, com 23, e os Camarões vão ao play-off, com 19.
Frederico Varandas recordou lance que acabou por assegurar triunfo dos encarnados no dérbi e especialistas deram razão ao Presidente leonino
15 Nov 2025 | 11:32 |
Decorreu na última sexta-feira, 14 de novembro, mais uma Gala Rugidos de Leão. Frederico Varandas recordou que, na época 2019/20, o Sporting perdeu na Luz, aos 88', com um canto mal assinalado a favor do Benfica. Os encarnados vangloriaram-se da vitória e agora acusam os leões de terem conquistado três pontos irregulares nos Açores, frente ao Santa Clara, num lance idêntico. Jorge Faustino e Marco Ferreira já tinham confirmado a irregularidade do lance no dérbi.
Jorge Faustino: "Deveria ter sido assinalado pontapé de baliza"
"Eduardo Quaresma conseguiu, em esforço, roubar a bola a Vinicius. Depois de cortar a bola, esta ainda tocou no pé esquerdo do jogador do Benfica. Deveria ter sido assinalado pontapé de baliza", admitiu Jorge Faustino, à data dos acontecimentos, ao jornal Record.
Marco Ferreira: "Pontapé de canto mal assinalado"
Marco Ferreira fez um julgamento idêntico: "Disputa de bola junto à linha de baliza com a bola a ser tocada pelo defesa e ressaltar no avançado. Lance difícil de analisar pelo assistente. Pontapé de canto mal assinalado", escreveu".
Frederico Varandas relembrou ainda que, na primeira parte do duelo com o Santa Clara, Gabriel Batista, guardião dos açorianos, fez uma grande defesa a remate de Luis Suárez. O árbitro do encontro assinalou pontapé de baliza e não canto a favor do Sporting.
Fruto do golo de Morten Hjulmand, que deu a vitória ao Sporting já depois dos 90, o Benfica atirou-se à arbitragem e acusou os verdes e brancos de terem conquistado vários pontos com influência direta de decisões por parte dos juízes.
Médio deixou longo desabafo nas suas redes sociais e preocupou adeptos verdes e brancos, num momento em que passa período complicado
15 Nov 2025 | 10:28 |
Hidemasa Morita está a passar por um período muito difícil a nível pessoal. Depois do longo desabafo nas redes sociais, que preocupou os adeptos do Sporting, o médio iniciou um plano preventivo de reforço muscular, para tentar regressar à melhor forma competitiva.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, a publicação do médio em nada teve a ver com saúde mental, mas sim com os constantes problemas físicos dos quais tem sido alvo desde a temporada passada, perdendo o estatuto de titular no Sporting.
Afastado da seleção japonesa devido à pouca utilização em Alvalade e ao facto de não estar a 100%, Morita aproveita a pausa FIFA para tentar melhorar os índices físicos, tendo em vista o que resta da temporada do Sporting e o Campeonato do Mundo de 2026.
A maior competição de seleções do planeta joga-se daqui a uns meses e o médio está receoso de não estar em condições de ser chamado. Assim sendo, o 'camisola 5' do Sporting cumpre um plano rigoroso de reforço muscular, tentando reverter a situação que, no último ano e meio, o fez perder 21 jogos dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 11 milhões de euros - soma 14 partidas. Neste arranque de época, o médio internacional japonês disputou um total de 633 minutos, nos quais assistiu os companheiros por uma ocasião.