Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING JÁ SABE QUEM TERÁ PELA FRENTE NA LIGA DOS CAMPEÕES E SORTEIO FOI SIMPÁTICO

Leões estão de regresso à prova milionária, após ausência de uma temporada

Sporting já sabe quem terá pela frente na nova edição da Liga dos Campeões
Sporting já sabe quem terá pela frente na nova edição da Liga dos Campeões

29 Ago 2024 | 18:27 |

Icon Comentário0

Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase liga da Champions, com o sorteio a ser simpático para a turma de Rúben Amorim. 


Lembrar que, nesta fase de prova, os oito primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final, enquanto os emblemas que ficarem entre o nono e o 24.º disputarão um play-off. As restantes equipas serão eliminadas da prova e ficarão afastadas das competições europeias.


Os jogos em concreto ainda não têm data definida, mas as jornadas já têm data predefinidas: 

 Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025

 No próximo sábado, a UEFA revelará a calendarização da fase liga da Champions.


Na edição 2022/23, última em que o Sporting tinha marcado presença, a turma de Rúben Amorim terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em seis encontros (duas vitórias, um empate e três derrotas). O Tottenham foi primeiro (11 pontos), o Eintracht Frankfurt segundo (10) e o Marselha quarto (6).


Futebol

30 anos da tragédia very light: Sporting recorda morte de Rui Mendes

Esta segunda-feira, 18 de maio, Clube de Alvalade recorreu às redes sociais para lembrar falecimento trágico na final da Taça de Portugal de 1996

Esta segunda-feira, o Sporting assinalou o aniversário da morte de Rui Mendes, adepto verde e branco que perdeu a vida na final da Taça de Portugal de 1996
Esta segunda-feira, o Sporting assinalou o aniversário da morte de Rui Mendes, adepto verde e branco que perdeu a vida na final da Taça de Portugal de 1996

18 Mai 2026 | 14:58 |

Icon Comentário0

Passaram-se 30 anos desde uma das maiores tragédias da história do futebol português e o Sporting não deixou a data passar em branco. Esta segunda-feira, os leões assinalaram o aniversário da morte de Rui Mendes, adepto verde e branco que perdeu a vida na final da Taça de Portugal de 1996, após ser atingido por um very light lançado da bancada afeta ao Benfica, no Jamor.


O Clube de Alvalade recorreu às redes sociais para recordar Rui Mendes. O episódio continua profundamente marcado na memória dos Sportinguistas e do futebol nacional, sendo frequentemente apontado como um dos momentos mais negros vividos num recinto desportivo em Portugal.


A tragédia aconteceu a 18 de maio de 1996, durante a final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica. O encontro até tinha começado favoravelmente para os encarnados, com Mauro Airez a inaugurar o marcador logo aos nove minutos, mas o jogo acabaria inevitavelmente manchado por acontecimentos dramáticos nas bancadas do Estádio Nacional.


Foi nessa altura que Hugo Inácio, adepto do Benfica, lançou um 'very light' em direção à bancada sul do Jamor, acabando por atingir mortalmente Rui Mendes, adepto leonino de 36 anos. Apesar da gravidade da situação, a partida prosseguiu normalmente e o Benfica acabaria por vencer por 3-1, com um bis de João Vieira Pinto e um golo de Carlos Xavier para os verdes e brancos.

O responsável pelo lançamento do very light viria a ser condenado, em 1998, a quatro anos de prisão. Hugo Inácio acabaria por fugir da cadeia em 2000, permanecendo em fuga durante mais de uma década até ser novamente capturado em 2011. Anos mais tarde, em 2016, voltou a ser condenado a pena de prisão e proibido de entrar em recintos desportivos devido à posse de material pirotécnico.


Confira a publicação feita pelo Sporting: 


Futebol

Atenção! Ruben Amorim volta a ser sonho do Benfica e Sporting continua no centro da novela

Segundo a atualidade vivida no panorama do emblema rival, antigo treinador do Clube de Alvalade vê-se a regressar ao centro das atenções

Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, é novamente apontado ao Benfica como possível sucessor de José Mourinho
Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, é novamente apontado ao Benfica como possível sucessor de José Mourinho

18 Mai 2026 | 14:07 |

Icon Comentário0

Ruben Amorim é novamente apontado ao Benfica como possível sucessor de José Mourinho, numa altura em que Rui Costa procura uma solução forte para acalmar a contestação crescente. Apesar de o ex Sporting ter recusado uma primeira abordagem, o presidente das águias não desistiu da contratação.


Segundo o Correio da Manhã, Rui Costa decidiu assumir pessoalmente o processo e avançar para um derradeiro esforço junto de Ruben Amorim - que vê Rui Borges a aproximar-se de recorde seu. O líder do Benfica acredita que o passado do treinador, assumidamente ligado às águias enquanto adepto e antigo jogador, poderá pesar na decisão final, tentando convencer o técnico através de um discurso mais emocional do que propriamente financeiro.


A mesma fonte garante que, além da vertente sentimental, os encarnados apresentaram também um projeto desportivo ambicioso ao antigo treinador do Sporting. Ainda assim, Amorim mantém-se reticente em regressar ao ativo tão cedo, sobretudo depois da experiência pouco conseguida no Manchester United, clube que abandonou no início do ano.


No universo leonino, o tema não passa despercebido, até porque Ruben Amorim continua profundamente ligado à história recente do Sporting. Foi sob o comando do técnico português que os verdes e brancos quebraram jejuns históricos, conquistaram campeonatos e devolveram estabilidade competitiva ao Clube, tornando-se numa das figuras mais marcantes da última década.

Ainda de acordo com a mesma fonte, Rui Costa vê em Ruben Amorim o nome ideal para unir os adeptos do Benfica numa fase particularmente delicada. Caso falhe a contratação do ex Sporting, os encarnados deverão avançar em definitivo para Marco Silva, treinador que está em final de contrato com o Fulham e que surge como principal alternativa na lista das águias.


Recorde esta palestra de Amorim no Sporting:


Futebol

Com Mundial 2026 à vista, Sporting pode ter participação que impressiona

Campeonato do Mundo revela-se próxima e vários poderão ser os atletas dos verdes e brancos a representar a sua bandeira este verão

Já com Debast e Diomande com presenças confirmadas, vários poderão ser os jogadores do Sporting a juntar-se a esta lista do Mundial 2026
Já com Debast e Diomande com presenças confirmadas, vários poderão ser os jogadores do Sporting a juntar-se a esta lista do Mundial 2026

18 Mai 2026 | 13:33 |

Icon Comentário0

No ano em que a formação do Sporting alcançou os quartos de final da Champions League, os leões mostram que têm um plantel recheado de jogadores de alto nível, que poderão marcar presença no Mundial 2026. De Portugal a África, passando pela América do Sul, várias serão as bandeiras representadas pelos jogadores dos verdes e brancos. Numa projeção mais objetiva, podem ser dez os leoninos a atuar nos palcos do México, do Canadá e dos Estados Unidos.


Em semana de divulgação de convocatórias — sendo a de Roberto Martínez já esta terça-feira —, fazemos contas a um cenário que pode colocar dez leões a jogar no Campeonato do Mundo. Dois já estão confirmados: Zeno Debast, pela Bélgica, que, apesar da mais recente lesão, foi convocado por Rudi Garcia e, Ousmane Diomande, pela Costa do Marfim.


Por Portugal, pode dizer-se que há três jogadores praticamente garantidos: Rui Silva, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão. Há ainda outro nome que pode estar à porta da chamada, mas menos provável: Pedro Gonçalves, embora o momento abaixo de forma possa comprometer a convocatória.


Pelo Uruguai, a presença de Maxi Araújo é praticamente certa, tal como a de Rodrigo Zalazar, já anunciado como reforço para a próxima temporada. Também pela Colômbia, Luis Suárez já integra a lista de pré-convocados anunciada e deverá permanecer na convocatória final.

A presença leonina poderia ser ainda mais reforçada caso a Dinamarca de Morten Hjulmand, a Grécia de Vagiannidis e Fotis Ioannidis, a Geórgia e Moçambique de Geny Catamo tivessem conseguido carimbar o passaporte para a competição. Já Morita ficou fora da convocatória final do Japão, decisão que deixou o futebol nipónico de boca aberta. O Senegal de Faye estará presente, mas o extremo soma apenas uma internacionalização pela seleção principal, o que torna a sua convocatória improvável.


Até esta edição, o recorde de presenças leoninas em Mundiais aconteceu em 1966, ano em que Portugal alcançou o terceiro lugar. Essa seleção contou com oito leões em prova: Carvalho, Peres, Figueiredo, Lourenço, Hilário, João Morais, Alexandre Baptista e José Carlos.

Nos Mundiais de 2022 e 2018, foram sete os jogadores do Sporting presentes na competição. Em 2022, João Vieira Pinto, Hugo Viana, Pedro Barbosa, Nélson, Paulo Bento, Beto e Rui Jorge representaram Portugal. Já em 2018, as convocatórias dividiram-se por várias seleções: Rui Patrício, William Carvalho, Bruno Fernandes e Gelson Martins (Portugal), Coates (Uruguai), Acuña (Argentina) e Bryan Ruiz (Costa Rica).

Apenas Polga e Acuña jogaram no Sporting e se sagraram campeões do mundo. O brasileiro alinhou pelos leões depois de conquistar o Mundial, enquanto o argentino o fez antes dessa consagração. Resta agora esperar pelo desenrolar da competição para perceber se, em 2026, algum jogador de Rui Borges poderá juntar-se a essa lista.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Mateus Fernandes fala de momento delicado no West Ham: "Responsabilidade é nossa"
Futebol

Mateus Fernandes fala de momento delicado no West Ham: "Responsabilidade é nossa"

18 Mai 2026 | 11:04

Icon Comentário0
Sporting pode vir a pagar mais de 20 milhões por destaque da segunda divisão
Futebol

Sporting pode vir a pagar mais de 20 milhões por destaque da segunda divisão

18 Mai 2026 | 12:47

Icon Comentário0
Classificação direta para a Liga dos Campeões? Tudo o que o Sporting precisa
Futebol

Classificação direta para a Liga dos Campeões? Tudo o que o Sporting precisa

18 Mai 2026 | 12:31

Icon Comentário0