Futebol
Mangas marca na Serie A, mas vê festa estragada por jogador que saiu de borla do Sporting
13 Set 2026 | 16:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Ago 2024 | 18:27 |
Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase liga da Champions, com o sorteio a ser simpático para a turma de Rúben Amorim.
Lembrar que, nesta fase de prova, os oito primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final, enquanto os emblemas que ficarem entre o nono e o 24.º disputarão um play-off. As restantes equipas serão eliminadas da prova e ficarão afastadas das competições europeias.
Os jogos em concreto ainda não têm data definida, mas as jornadas já têm data predefinidas:
Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025
No próximo sábado, a UEFA revelará a calendarização da fase liga da Champions.
Na edição 2022/23, última em que o Sporting tinha marcado presença, a turma de Rúben Amorim terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em seis encontros (duas vitórias, um empate e três derrotas). O Tottenham foi primeiro (11 pontos), o Eintracht Frankfurt segundo (10) e o Marselha quarto (6).
Verdes e brancos pretendem prevenir a eventualidade do 'camisola 25' deixar Alvalade em janeiro, uma vez que reuniu vários interessados este verão
14 Set 2026 | 03:00 |
Tiago Gabriel é um dos nomes identificados pelo Sporting para reforçar o eixo defensivo caso Gonçalo Inácio deixe Alvalade no mercado de janeiro, sabe o Leonino. O central do Lecce, que passou pela formação verde e branca, surge como uma solução de reserva para um cenário de saída do atual capitão leonino.
Gonçalo Inácio permaneceu no Sporting depois de um verão em que voltou a despertar atenção no estrangeiro. Barcelona e Milan estiveram associados ao internacional português e, mais recentemente, também o Al Hilal de Inzaghi mostrou interesse, embora sem qualquer proposta ou negociação concreta. A SAD conseguiu segurar o camisola 25 no último mercado, mas está consciente de que o dossiê poderá voltar a ganhar força em janeiro.
O defesa tem contrato com o Sporting até junho de 2030 e está protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Frederico Varandas chegou mesmo a afastar publicamente uma saída durante o verão, numa altura em que Inácio fazia parte do grupo de jogadores que a estrutura pretendia manter, mas os leões não deixam de preparar possíveis cenários para o futuro, ainda que seja fulcral para Rui Borges.
É nesse contexto que surge Tiago Gabriel. O central de 21 anos afirmou-se no Lecce e já esteve no radar de outros clubes portugueses. No último mercado, Sporting e Benfica chegaram a ser apontados como interessados, assim como outro emblemas europeus, mas os italianos não mostraram disponibilidade para prescindirem do jogador.
Tiago Gabriel passou pela formação do Clube de Alvalade, entre 2014 e 2020, antes de prosseguir o seu percurso no Vitória de Setúbal e, posteriormente, no Estrela da Amadora, chegando ao Lecce, em 2025, onde tem vindo a afirmar-se no futebol profissional.
Orientados de Rui Borges acabaram dividir pontos fruto da igualdade alcançada já no tempo de descontos da partida. Suárez marcou de penálti
13 Set 2026 | 22:34 |
O Sporting empatou com o Famalicão a uma bola, neste domingo, com um golo nos descontos por parte da equipa da casa. Em partida válida para a 6.ª jornada da Liga Portugal Betclic, os leões saem do Minho com apenas um ponto e vários 'problemas' com a arbitragem, na ressaca do triunfo europeu diante do Galatasaray.
Numa partida disputada em Vila Nova de Famalicão, os verdes e brancos entraram a dominar para uns primeiros 45 minutos bastante 'quentinhos' e com poucas oportunidades de parte a parte. Luís Godinho foi merecedor de queixas dos leões logo desde o início, com um penálti por assinalar sobre Maxi Araújo aos 7'. De resto, a turma leonina ainda marcou por Flávio Gonçalves, num lance que foi anulado pelo VAR assinalando mão ao avançado (25').
No regresso dos balneários com o nulo, o Sporting voltou a tentar ir atrás do golo. Sem sucesso, Rui Borges optou por lançar duas peças para o ataque aos 65': Rodrigo Zalazar e Fotis Ioannidis. O único caminho da partida era a baliza dos minhotos, mas os leões tardavam em conseguir finalizar. O 1-0 chegaria apenas aos 81', com uma grande penalidade convertida por Luis Suárez, após falta de Pedro Bondo sobre o avançado grego. No entanto, o Famalicão acabaria por conseguir a igualdade, fruto de auto-golo de Gonçalo Inácio na tentativa de cortar a ação de Aubakar (90'+1), quando os homens da casa até já estavam reduzidos a dez unidades.
Com este empate - o segundo em sete jogos na presente temporada - os verdes e brancos somam 14 pontos no Campeonato Nacional e afastam-se ainda mais do Porto, que é líder, com 18, e acabam também por ver o Benfica isolar-se na 2.ª posição (16).
O emblema leonino volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 19 de setembro, frente ao Arouca. O encontro, a contar para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Vasco Seabra, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Veja os golos:
1-0:
1-1:
Antigo presidente do Grupo Stromp voltou a falar dos encontros de leões, dragões e águias no seu mais recente texto de opinião
13 Set 2026 | 16:49 |
Tito Arantes Fontes destacou a entrada vitoriosa do Sporting na Liga dos Campeões e aproveitou para estabelecer várias comparações com Porto e Benfica. O conhecido Sportinguista considerou que os leões souberam crescer no encontro com o Galatasaray e justificaram o triunfo por 3-1 em Alvalade.
T. Arantes Fontes: "Início do jogo foi sofrido e até inexplicável"
Na coluna ‘Um jogo de cavalheiros’, publicada no jornal Record, Tito Arantes Fontes começou por analisar a prestação do Sporting, reconhecendo algumas dificuldades iniciais. “O início do jogo foi sofrido e até inexplicável”, escreveu, antes de salientar a reação leonina e o golo de Geny Catamo, que permitiu equilibrar a partida.
O Antigo presidente do Grupo Stromp destacou depois a segunda parte da equipa de Rui Borges, com particular atenção para o penálti convertido por Luis Suárez e o livre direto marcado por Rodrigo Zalazar. “Na segunda parte o Sporting soube impor o seu jogo”, considerou, salientando ainda que os verdes e brancos poderiam ter aumentado a vantagem até ao final.
T. Arantes Fontes: "Foi mesmo uma vergonha"
Bem mais duro foi o comentário ao Porto, derrotado por 2-0 pelo Manchester City. Tito Arantes Fontes classificou a prestação dos dragões como um “jogo infantil, temeroso, caricato e medíocre” e foi ainda mais longe: “Foi mesmo uma vergonha!”.
O adepto leonino recorreu depois aos dados estatísticos para sustentar a crítica, lembrando a diferença de remates, oportunidades e defesas entre as duas equipas. Também não poupou o discurso do treinador portista após o encontro, ironizando com a avaliação de uma “exibição fantástica”.
Tito Arantes Fontes deixou igualmente várias provocações relacionadas com episódios do passado envolvendo o Porto e terminou a análise aos dragões com nova crítica. “O respeitinho pela UEFA é mesmo muito bonito!”, escreveu, contrapondo depois essa postura ao comportamento que considera existir nas competições nacionais.
O Benfica também não escapou. O autor criticou quem tentou dar ao encontro dos encarnados em Moreira de Cónegos uma dimensão comparável à Liga dos Campeões. “Habituem-se que a Champions é mesmo e só para quem tem e demonstrou estofo e mérito desportivo para lá poder estar e competir!”, rematou.