Futebol
Exclusivo Leonino - Sporting toma nova decisão sobre contratação de Wesley
12 Jan 2026 | 13:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Ago 2024 | 17:27 |
Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase liga da Champions, com o sorteio a ser simpático para a turma de Rúben Amorim.
Lembrar que, nesta fase de prova, os oito primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final, enquanto os emblemas que ficarem entre o nono e o 24.º disputarão um play-off. As restantes equipas serão eliminadas da prova e ficarão afastadas das competições europeias.
Os jogos em concreto ainda não têm data definida, mas as jornadas já têm data predefinidas:
Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025
No próximo sábado, a UEFA revelará a calendarização da fase liga da Champions.
Na edição 2022/23, última em que o Sporting tinha marcado presença, a turma de Rúben Amorim terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em seis encontros (duas vitórias, um empate e três derrotas). O Tottenham foi primeiro (11 pontos), o Eintracht Frankfurt segundo (10) e o Marselha quarto (6).
Internacional costa-marfinense continua a ser um dos jogadores leoninos com mais interessados no mercado de transferências
14 Jan 2026 | 09:19 |
A participação dos jogadores do Sporting na Taça das Nações Africanas de 2025 terminou de forma distinta para Ousmane Diomande e Geny Catamo, mas deixou um ponto em comum aos dois atletas. Ambos regressam agora a Alvalade após uma competição que funcionou como palco de exposição internacional, numa altura em que o CAN prossegue, já sem representantes do plantel orientado por Rui Borges.
Tanto o extremo como o defesa-central despertam a atenção de vários clubes europeus, que acompanham de perto a sua situação no Sporting. Esse interesse poderá ser retomado ainda nesta janela de mercado, dependendo de movimentações noutros plantéis, ou adiado para o final da época, quando reabrir o mercado de transferências de verão.
A situação de Ousmane Diomande assume contornos mais sensíveis, sobretudo devido ao cenário que se desenha em Inglaterra. O Crystal Palace continua atento ao central costa-marfinense e a eventual saída de Marc Guéhi, que está a ser seguido por clubes como Manchester City, Liverpool e Arsenal, poderá desencadear uma série de operações no mercado. Nesse contexto, o clube londrino vê o 'camisola 26' como uma opção viável para reforçar o eixo defensivo.
Perante este quadro, o Sporting procura assegurar a permanência do defesa de 22 anos até ao final da temporada. Ainda assim, a evolução desportiva de Diomande, aliada a uma possível presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões, poderá aumentar a sua projeção internacional e gerar novo interesse no próximo verão, abrindo a porta a um eventual encaixe financeiro significativo para os leões.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Central neerlandês continua a ser um dossiê pendente de resolver no Clube de Alvalade, mas defeso pode trazer novidades quanto à situação
14 Jan 2026 | 09:06 |
Jeremiah St. Juste poderá estar próximo de deixar de ser uma questão pendente no Sporting. O defesa-central, afastado do grupo de trabalho desde o último verão, tem fortes probabilidades de abandonar o Clube ainda nesta janela de transferências. Após ter rejeitado uma saída no arranque da temporada, depois de contactos com emblemas de Espanha e da Alemanha, o jogador neerlandês tem vindo a treinar à margem do plantel, na Academia Cristiano Ronaldo, enquanto se procura uma solução para o seu futuro.
Com vínculo válido apenas até ao final da presente época e um salário bruto anual a rondar os 3,2 milhões de euros, St. Juste voltou a despertar interesse no mercado, revela o jornal A Bola. Neste momento, existem abordagens oriundas de Espanha - onde o Valência o tem referenciado como alternativa, embora atrás de Justin de Haas, do Famalicão -, bem como contactos provenientes de outros campeonatos europeus em relação ao central de 29 anos.
Contratado ao Mainz em 2022/23 por cerca de 10 milhões de euros, o percurso de St. Juste em Alvalade ficou condicionado sobretudo pelos sucessivos problemas físicos, que o afastaram da competição em várias ocasiões. Ao serviço do Sporting, o defesa somou 80 jogos oficiais e apontou dois golos.
No início da temporada, a SAD do Sporting tentou viabilizar a sua transferência de forma a recuperar parte do investimento realizado, mas a recusa do jogador em sair acabou por ditar o seu afastamento das opções para o eixo defensivo. Apesar do número elevado de lesões no plantel ao longo da época, o seu regresso à equipa principal nunca esteve em equação.
Nesta fase, decorrem novos esforços para encontrar uma solução definitiva, numa altura em que o jogador tem mantido alguma presença nas redes sociais, onde partilha imagens de treino individual. Tudo indica que a ligação entre o Sporting e Jeremiah St. Juste estará perto de chegar ao fim.
'Camisola 8' dos verdes e brancos está fora das opções de Rui Borges há mais de um mês e meio, mas está cada vez mais perto de voltar a dar o seu contributo
14 Jan 2026 | 08:52 |
Pote está muito perto de regressar à competição, depois de ultrapassar a lesão muscular na coxa direita sofrida na véspera do encontro frente ao Bayern Munique, disputado a 9 de dezembro. O médio ofensivo poderá voltar a integrar as opções do Sporting já no duelo com o PSG, marcado para terça-feira, às 20h00, no Estádio José Alvalade, depois de um período de ausência superior a um mês e meio.
A temporada do internacional português tem sido marcada por várias interrupções devido a problemas físicos. Elemento habitual no onze inicial de Rui Borges, Pedro Gonçalves lesionou-se pela primeira vez a 8 de novembro, no triunfo frente ao Santa Clara (2-1), a contar para a Liga, jogo em que marcou o primeiro golo da equipa antes de sair com queixas na zona do quadril.
Após cerca de três semanas de recuperação, regressou à competição na receção ao Estrela da Amadora, a 30 de novembro, e manteve a titularidade no empate frente ao Benfica (1-1), no Estádio da Luz, onde voltou a marcar. No entanto, quando tudo indicava que estaria apto para cumprir os 90 minutos no jogo seguinte da Liga dos Campeões, em Munique, Pote voltou a lesionar-se no final de uma sessão de treino, conforme revelou o treinador na altura.
Nesta fase, além da recuperação física praticamente concluída, o foco passa também pela vertente mental, uma vez que o jogador do Sporting sofreu duas lesões musculares na mesma coxa num curto espaço de tempo. O regresso será feito de forma progressiva e cautelosa, com monitorização constante, de modo a evitar recaídas, informa o jornal Record.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.