Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING JÁ SABE QUEM TERÁ PELA FRENTE NA LIGA DOS CAMPEÕES E SORTEIO FOI SIMPÁTICO

Leões estão de regresso à prova milionária, após ausência de uma temporada

Sporting já sabe quem terá pela frente na nova edição da Liga dos Campeões
Sporting já sabe quem terá pela frente na nova edição da Liga dos Campeões

29 Ago 2024 | 17:27 |

Icon Comentário0

Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase liga da Champions, com o sorteio a ser simpático para a turma de Rúben Amorim. 


Lembrar que, nesta fase de prova, os oito primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final, enquanto os emblemas que ficarem entre o nono e o 24.º disputarão um play-off. As restantes equipas serão eliminadas da prova e ficarão afastadas das competições europeias.


Os jogos em concreto ainda não têm data definida, mas as jornadas já têm data predefinidas: 

 Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025

 No próximo sábado, a UEFA revelará a calendarização da fase liga da Champions.


Na edição 2022/23, última em que o Sporting tinha marcado presença, a turma de Rúben Amorim terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em seis encontros (duas vitórias, um empate e três derrotas). O Tottenham foi primeiro (11 pontos), o Eintracht Frankfurt segundo (10) e o Marselha quarto (6).


Futebol

Exclusivo Leonino: Ricardo teve vista privilegiada no treino antes do Bodø/Glimt - Sporting: "Único"

Adeptos dos leões viajaram para a Noruega para assistir o encontro da primeira mão dos oitavos da Champions League e viveram experiência para recordar

Exclusivo Leonino - Ricardo (à esquerda) está a viver algo único e espera triunfo do Sporting frente ao Bodø/Glimt, no encontro desta quarta-feira
Exclusivo Leonino - Ricardo (à esquerda) está a viver algo único e espera triunfo do Sporting frente ao Bodø/Glimt, no encontro desta quarta-feira

11 Mar 2026 | 12:49 |

Icon Comentário0

A partida entre Bodø/Glimt e Sporting, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, está a ser marcado pela presença de quatro adeptos do Sporting, que assistiram ao treino da equipa orientada por Rui Borges através do apartamento de Bruno Quadros, homem brasileiro que vive mesmo em frente ao Aspmyra Stadion. Neste Exclusivo Leonino, conversamos com Ricardo, um dos Sportinguistas, que está no condomínio viral e nos falou sobre a sua experiência e o que espera do jogo desta quarta-feira.


Ricardo: "Tinha visto uns vídeos do Tiktok do Bruno"


"Basicamente, tinha visto uns vídeos do TikTok do Bruno, achei muita piada a história dele, e dois dias antes de vir para aqui, disse ao Bruno: 'Olha, vou estar aí com uns amigos e queria-te convidar para a gente beber uma'. Ele deve ter achado estranho o contacto porque a malta contactava-o porque queria ficar lá em casa, queria ver o jogo à pala. Mas o homem disse que estava a receber centenas de mensagens. Entretanto, na segunda-feira à noite, aterrámos aqui (Noruega), mandei-lhe mensagem e, quando estávamos já a apanhar o autocarro para o centro, ele diz: 'Vocês estão no autocarro?, e respondi: 'Estamos'. O Bruno respondeu: 'Então desçam aqui no estádio que eu abro-vos a porta'. Pronto, abrimos a porta, comprámos umas cervejas e estivemos a noite toda a falar sobre coisas da vida", começou por revelar, sobre como tinha conseguido o contacto de Bruno Quadros.


Acerca da experiência de ver um estádio mesmo ao lado e dentro de um apartamento, o adepto leonino acha engraçado e comparou o Bodø/Glimt com uma equipa da Primeira Liga portuguesa - que o Sporting venceu há pouco tempo. "A experiência é muito engraçada. Nós no fundo estamos a jogar com o Moreirense da Champions League e aqui em Moreira de Cónegos da Noruega. É engraçado estar num prédio que está construído com vista para o estádio, não é? Portanto, alinhámos na brincadeira imediatamente", falou.

Ricardo: "Não vai voltar a repetir-se"


Ricardo e os seus amigos tiveram a oportunidade de puxar pelos atletas durante o treino da última terça-feira, algo que é indescritível para o adepto leonino. "Foi espetacular, cantámos músicas personalizadas para alguns jogadores, cantámos até mais não e foi muito engraçado porque foi diferente, foi único e não se vai voltar a repetir", assumiu.

Para finalizar, o adepto abordou a partida em si, e acredita na vitória e na passagem aos quartos de final, na qual confia que o adversário será o... Bayer Leverkusen. "Acho que a melhor equipa tem que ganhar, e embora o histórico recente nos diga que o Bodø/Glimt tem feito resultados completamente extraordinários contra alguns gigantes europeus, eu acho que o Sporting é bastante superior e acho que vamos ganhar 2-0 aqui.  Mas qualquer resultado, o empate ou a vitória do Sporting é excelente para depois irmos a Leverkusen", concluiu.


Futebol

Vitória do Sporting na Noruega pode ter papel chave para Portugal no ranking da UEFA

Verdes e brancos entram em campo esta quarta-feira, 11 de março, sendo que um triunfo facilita em muito as contas do país na competição

Portugal está muito perto de garantir o sexto lugar no ranking da UEFA, algo que pode ser facilitado pelo Sporting
Portugal está muito perto de garantir o sexto lugar no ranking da UEFA, algo que pode ser facilitado pelo Sporting

11 Mar 2026 | 12:36 |

Icon Comentário0

Portugal está muito perto de garantir o sexto lugar no ranking da UEFA, posição que permitiria ao país ter três clubes na Liga dos Campeões em 2027/28 - dois com entrada direta na fase de liga e um terceiro nas pré-eliminatórias. Algo para o qual o Sporting será chave.


Neste momento, Portugal ocupa esse mesmo lugar e tem uma vantagem de 2,254 pontos sobre os Países Baixos. Uma vitória do Sporting frente ao Bodø/Glimt, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, poderá desde já confirmar matematicamente essa posição.


A explicação está na forma como são atribuídos os pontos do ranking. Cada vitória numa competição europeia vale dois pontos para o coeficiente do país. Como Portugal iniciou a época com cinco clubes nas provas da UEFA, esses dois pontos são divididos por cinco, o que representaria um aumento de 0,400 no coeficiente nacional.


Do outro lado, os Países Baixos têm apenas um clube ainda em competição: o AZ Alkmaar, que disputa a Europa Conference League. Mesmo no cenário mais favorável - vencendo todos os jogos restantes e somando os bónus de qualificação - o máximo que poderia acrescentar ao coeficiente neerlandês seria 2,583 pontos.

Esses pontos seriam divididos pelas seis equipas neerlandesas que iniciaram a temporada europeia, o que limita o crescimento do coeficiente do país. Assim, se o Sporting vencer na Noruega, Portugal aumenta a vantagem e torna-se matematicamente inalcançável pela Holanda nesta época.


Entretanto, a jornada europeia continua para as equipas portuguesas. O Porto visita o Estugarda na Liga Europa, enquanto o Braga joga fora frente ao Ferencváros na Liga Conferência. Estes jogos poderão ainda aumentar mais a vantagem portuguesa no ranking europeu.


Futebol

A curiosa história por trás do capitão do Bodo/Glimt… e a ligação que cruza caminho com o Sporting

Antes do duelo com os leões, há uma história que ajuda a explicar a identidade dos noruegueses : a dinastia familiar que marca o clube há décadas

Patrick Berg representa a terceira geração de futebolistas de uma família ligada ao Bodo/Glimt, e será o capitão contra o Sporting
Patrick Berg representa a terceira geração de futebolistas de uma família ligada ao Bodo/Glimt, e será o capitão contra o Sporting

11 Mar 2026 | 12:17 |

Icon Comentário0

À entrada do Aspmyra Stadion, casa do Bodo/Glimt - que vai estar muito friolenta - , ergue-se uma estátua que simboliza uma das maiores lendas do futebol norueguês: Harald Berg, conhecido como "Dutte". Considerado o melhor jogador da história do clube, foi até apelidado de "o melhor amador do Mundo" por Eusébio após um Noruega–Portugal em 1967, encontro que terminou 1-2 e no qual o médio marcou pela seleção nórdica. Décadas depois, a ligação da família Berg ao clube continua viva através do atual capitão da equipa. Trata-se de Patrick Berg, seu neto e uma das figuras centrais da equipa que hoje defronta o Sporting.


Patrick Berg representa a terceira geração de futebolistas da família ligada ao Bodo/Glimt. O seu pai, Orjan Berg, também brilhou no futebol norueguês, tendo sido uma referência do Rosenborg antes de regressar ao clube da cidade situada junto ao Círculo Polar Ártico, onde atualmente exerce funções como diretor desportivo.


Formado no próprio Bodo/Glimt, o atleta de 28 anos estreou-se na equipa principal em 2014 e rapidamente se tornou peça fundamental no meio-campo. O médio é visto como o motor da equipa e um estratega na construção ofensiva, além de usar a braçadeira de capitão.


Depois de uma breve passagem pelo Lens, em 2022, regressou ao clube onde cresceu e consolidou-se como líder do plantel. Renovou recentemente contrato até 2028 e continua a escrever mais um capítulo da dinastia Berg no Bodo/Glimt, numa história familiar que atravessa gerações do futebol norueguês.

Vale lembrar que o Sporting volta a entrar em campo esta quarta-feira, dia 11 de março, frente ao Bodo/Glimt. O encontro, a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, diante da formação norueguesa, jogar-se-á às 20h00, na Aspmyra Stadion.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Mesmo que não seja campeão, Sporting pode entrar diretamente na Champions com 'ajudinha' do... Porto
Futebol

Mesmo que não seja campeão, Sporting pode entrar diretamente na Champions com 'ajudinha' do... Porto

11 Mar 2026 | 11:42

Icon Comentário0
Em estreia, Luís Guilherme prepara-se para ter papel fulcral no Bodø/Glimt - Sporting
Futebol

Em estreia, Luís Guilherme prepara-se para ter papel fulcral no Bodø/Glimt - Sporting

11 Mar 2026 | 11:32

Icon Comentário0
Raphinha respira de alívio! Ex Sporting conseguiu empate no último minuto no Newcastle - Barcelona
Futebol

Raphinha respira de alívio! Ex Sporting conseguiu empate no último minuto no Newcastle - Barcelona

11 Mar 2026 | 10:34

Icon Comentário0