Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Ago 2024 | 17:27 |
Manchester City (casa), Leipzig (fora), Club Brugge (fora), Arsenal (casa), Lille (casa), PSV (fora), Bolonha (casa) e o Sturm Graz (fora). São estes os adversários do Sporting na fase liga da Champions, com o sorteio a ser simpático para a turma de Rúben Amorim.
Lembrar que, nesta fase de prova, os oito primeiros classificados seguem para os oitavos-de-final, enquanto os emblemas que ficarem entre o nono e o 24.º disputarão um play-off. As restantes equipas serão eliminadas da prova e ficarão afastadas das competições europeias.
Os jogos em concreto ainda não têm data definida, mas as jornadas já têm data predefinidas:
Jornada 1: 17–19 de Setembro de 2024
Jornada 2: 1/2 de Outubro de 2024
Jornada 3: 22/23 de Outubro de 2024
Jornada 4: 5/6 de Novembro de 2024
Jornada 5: 26/27 de Novembro de 2024
Jornada 6: 10/11 de Dezembro 2024
Jornada 7: 21/22 de Janeiro de 2025
Jornada 8: 29 de Janeiro de 2025
No próximo sábado, a UEFA revelará a calendarização da fase liga da Champions.
Na edição 2022/23, última em que o Sporting tinha marcado presença, a turma de Rúben Amorim terminou no terceiro lugar do grupo D, com sete pontos em seis encontros (duas vitórias, um empate e três derrotas). O Tottenham foi primeiro (11 pontos), o Eintracht Frankfurt segundo (10) e o Marselha quarto (6).
Dupla que costuma atuar no corredor direito do conjunto de Alvalade esteve a trabalhar longe de Lisboa, ao serviço das respetivas seleções nacionais
19 Nov 2025 | 18:47 |
Rui Borges deve ser obrigado a descansar Iván Fresneda e Geny Catamo no próximo encontro do Sporting, a contar para a Taça de Portugal, contra o conjunto do Marinhense. Os dois jogadores verdes e brancos foram submetidos a muito desgaste enquanto estiveram ao serviço das respetivas equipas nacionais, na pausa para seleções FIFA que chega, agora, ao fim.
Depois de uma tripla folga concedida ao plantel, Rui Borges e a sua equipa técnica voltam aos treinos, esta quarta-feira, para continuar a preparação da partida com o Marinhense. Na próximo sessão, Rui Borges já vai ter alguns internacionais de volta, e começar a perceber os índices físicos que trazem das equipas nacionais.
Apesar da partida com o Marinhense apresentar um nível de dificuldade mais baixo que o normal, o Sporting enfrenta o Club Brugge, para a Liga dos Campeões, apenas alguns dias depois, e tem no horizonte, também, o dérbi com o Benfica, marcado para dia 5 de dezembro. Por isso, torna-se imperativo gerir o plantel, com especial atenção para os jogadores que somaram muitos minutos nas seleções.
Um desses casos é o de Iván Fresneda. O lateral direito espanhol esteve ao serviço da seleção sub-21 de Espanha durante a pausa para seleções FIFA. Apesar do golo e da assistência no último encontro, somou 180 minutos nas duas partidas que realizou, pelo que deve ser poupado por Rui Borges no próximo encontro. Vagiannidis não disputou o último jogo da Grécia, pelo que é favorito para a titularidade com o Marinhense.
Outro caso semelhante é o de Geny Catamo. O extremo moçambicano também foi totalista no duplo confronto de Moçambique, deixando, então, a porta aberta para a titularidade de Geovany Quenda, que apenas disputou 71 minutos nesta pausa para seleções FIFA, ao serviço da equipa sub-21 das quinas.
Jovem craque do Clube de Alvalade voltou a ser chamado para representar a sua equipa nacional, tendo sido figura de destaque durante a pausa de seleções
19 Nov 2025 | 18:36 |
Rui Borges viu Iván Fresneda ser a grande figura da Seleção de Espanha sub-21, no último jogo da 'Rojita'. O lateral-direito do Sporting voltou a ser chamado para representar a sua equipa nacional, tendo-se revelado muito importante para o triunfo no apuramento para o Campeonato da Europa do escalão.
A Espanha bateu a congénere da Roménia por 2-0, na última terça-feira, dia 18 de novembro, com uma assistência e um golo de Iván Fresneda. O lateral do Sporting foi eleito homem do jogo, naquela que também foi a sua estreia a marcar pela Seleção espanhola.
O jogador verde e branco mereceu destaque da Real Federação Espanhola de Futebol, pelo desempenho no jogo com a Roménia. O conjunto espanhol destacou a sua prestação pela equipa sub-21, preparando um conjunto de melhores momentos do lateral do Sporting, numa publicação que pode ser vista na rede social Instagram.
A Federação espanhola também recolheu a reação de Iván Fresneda à assistência e ao golo que marcou no jogo com a Roménia: "No primeiro golo fiz um cruzamento e a bola saiu redonda o Gonzalo Garcia que é um grande avançado e não perdoou".
"Depois foi uma jogada de entendimento e meti a a bola lá dentro (...) Sempre sonhei marcar pela seleção. Já o tinha feito pelo meu clube e agora consegui fazê-lo pela seleção", explicou, a terminar, Iván Fresneda, que agora regressa ao Sporting, com os índices de motivação em alta.
Jovem jogador do conjunto secundário verde e branco tem sido uma das figuras de destaque da formação que vai liderando a segunda divisão portuguesa
19 Nov 2025 | 18:29 |
Manuel Mendonça pode fazer a sua estreia pela equipa principal do Sporting no próximo jogo da Taça de Portugal, frente ao Marinhense. O treinador verde e branco, Rui Borges, prepara-se para estrear mais jogadores das camadas de formação do Clube de Alvalade no encontro o do próximo sábado, frente ao Marinhense, marcado para as 18h00.
Tal como fez na Taça da Liga, contra o Alverca, Rui Borges quer usar a formação do Sporting para suprir as ausências que se fazem sentir, e o pesado calendário dos leões. Tendo em conta o jogo da Liga dos Campeões alguns dias depois, os seis lesionados que tem no plantel, e a rotação que alguns internacionais tiveram durante a pausa de Seleções FIFA, o treinador considera importante introduzir algumas caras novas na equação.
A medida também pretende premiar o trabalho feito pelos jovens verdes e branco na equipa B dos leões. Segundo avança o jornal Record, um dos jogadores na pole position para se estrear na equipa principal é Manuel Mendonça, que tem estado em bom plano no conjunto secundário do Sporting, e que está de regresso dos trabalhos da seleção portuguesa sub-20.
Outro nome que estará perto de jogar na equipa principal é Gabriel Silva, que chegou a ser convocado por Ruben Amorim para uma deslocação ao Nacional. O avançado sabe que tem uma boa oportunidade para somar minutos ao mais alto nível, tendo em conta a lesão de Ioannidis, e a longa viagem de Luis Suárez de volta a Portugal.
De resto, nem só de estreias será feito o jogo da Taça de Portugal. Rui Borges mantém olhar atento nalguns jogadores da formação do Sporting que já se estrearam na equipa principal, e que podem voltar a merecer minutos, como Salvador Blopa, Flávio Gonçalves, Lucas Anjos ou Bruno Ramos. Os próximos treinos na Academia Cristiano Ronaldo serão importantes para as decisões do treinador verde e branco, sem esquecer que a equipa B joga apenas algumas horas depois da equipa principal, no domingo de manhã