Futebol
Medo? Treinador do Marselha recusa favoritismo contra o Sporting: "Vai ser duro"
22 Out 2025 | 18:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Out 2025 | 21:59 |
O Sporting venceu o Marselha (2-1), esta quarta-feira, dia 22 de outubro, em jogo a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões. Num jogo onde começaram a perder, os leões tiveram de se aplicar para conseguir a vitória. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Estádio de Alvalade, o jogo começou da pior forma para o Sporting, que sofreu o primeiro golo do encontro aos 14', por Igor Paixão. A turma de Rui Borges tentou reagir, mas com dificuldades. No entanto, no final do primeiro tempo, Emerson Royal viu o segundo amarelo, por simulação, e deixou o Marselha a jogar com 10 unidades.
Com mais um em campo, e em desvantagem no marcador, o Sporting entrou com tudo à procura da igualdade. Os leões criaram várias ocasiões de golo, até que Geny Catamo, que tinha acabado de entrar em campo, conseguiu encontrar as redes do Marselha, e deixar a partida empatada a uma bola. Os verdes e brancos mantiveram a pressão e foram recompensados, quando, aos 87', Alisson Santos rematou fora da área e fez o segundo da equipa de Alvalade.
Com esta vitória – a nona em 13 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges sobem à 12ª. posição da fase liga da Liga dos Campeões. Os leões somam, agora, seis pontos em três partidas disputadas, até ao momento, na Liga dos Campeões.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próximo domingo, dia 26 de outubro, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Ivo Vieira, jogar-se-á no Estádio João Cardoso, às 18h00.
Antigo jogador do Clube de Alvalade concedeu uma entrevista recentemente, onde lembrou a passagem pelos leões e pelo emblema gaulês
22 Out 2025 | 18:46 |
Delfim relembrou o pesadelo que viveu em Marselha, e que até hoje motiva um processo judicial, movido pelo antigo jogador. O ex Sporting concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde falou da passagem pelo campeonato francês, onde esteve cerca de 40 meses sem jogar, devido a uma lesão que não foi corretamente tratada.
"É estranho quando duas equipa que representei se vão confrontar na Champions. O Sporting, que me projetou ao mais alto nível, que fez de mim parte ou grande parte do profissional que acabei por vir a tornar e preparou-me para um desafio internacional que iniciou em França, ao serviço do Marselha, onde, sem dúvida, vivi momentos de grande pesadelo e de alguma magia também.", começou por explicar Delfim.
Delfim contraiu uma contratura, enquanto dormia, numa viagem de autocarro entre Marselha e Lyon, com a equipa. Seguiram-se vários diagnósticos e intervenções cirúrgicas. O jogador também falou dessa situação: "O processo está, neste momento, no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Felizmente, para mim saiu da alçada da justiça francesa. Em fevereiro último tive mais um parecer negativo por parte do Supremo Tribunal francês, o que não me surpreendeu, e, legitimamente, avancei para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Isto deixou de ser um processo, é indiscutivelmente uma causa, estou a viver, ou ainda a viver tudo o que me foi feito há mais de 23 anos, no início de julho de 2002 até os dias de hoje".
"Guardo algum desprezo por aqueles que usaram o Marselha (...) É um clube que, como disse, nada tenho contra o emblema e contra a instituição, mas sim contra aqueles que usaram e abusaram da posição que ocupavam no mesmo, porque o clube em si é um clube enorme, de grandes emoções que, sediado numa cidade onde se respira futebol", atirou, de seguida, o ex Sporting, não revelando rancor para com o emblema gaulês.
Terminou, com a revelação de que vai torcer pelo Sporting no encontro com o Marselha, e falou, ainda, da possibilidade do tricampeonato: "É um tónico de motivação muito positivo para os jogadores, é uma vontade muito grande da estrutura e de todos os adeptos".
Organismo de análise de dados relacionados com o futebol realizou um estudo para prever as posições de cada equipa na fase liga da prova milionária
22 Out 2025 | 18:36 |
A OPTA prevê que o Sporting dispute o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao Club Brugge. O supercomputador revelou ainda que os leões vão acabar a fase liga na 10ª posição da tabela classificativa, no mesmo dia em que o conjunto de Rui Borges disputa a terceira jornada da prova, com o Marselha.
A OPTA revelou, recentemente, os resultados do cálculo do seu supercomputador, que previu a classificação final da fase liga da Liga dos Campeões, com base na análise de vários dados relativos às 36 equipas que ainda se encontram em prova neste momento.
O Sporting é a melhor equipa portuguesa nos cálculos da OPTA, sendo que se prevê que os leões terminem no 10º. lugar da tabela classificativa da Liga dos Campeões, apenas dois lugares abaixo das posições que garantem passagem direta aos oitavos-de-final da competição.
A cumprir-se esta previsão da OPTA, o Sporting seria obrigado a disputar o play-off de apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Segundo o supercomputador, o adversário verde e branco nessa fase seria o Club Brugge, com base na classificação prevista para o clube belga - equipa que os leões defrontam na quinta jornada da fase liga da Champions.
Relembrar que o Sporting disputa, esta quarta-feira, 22 de outubro, o jogo da terceira jornada da fase liga da Liga dos Campeões, com o Marselha. Nesta fase da competição, até ao momento, os leões somam duas partidas disputadas - vitória por 4-1 frente ao Kairat Almaty, e derrota por 2-1, com o Nápoles.
Defesa-central gaulês, que ganhou o campeonato do mundo em 2018, concedeu uma entrevista ao L'Équipe, onde falou de pilar dos leões
22 Out 2025 | 18:28 |
Morten Hjulmand recebeu muitos elogios de Samuel Umtiti, numa entrevista, concedida recentemente ao jornal francês L'Équipe. O campeão do mundo de 2018 cruzou-se com o capitão verde e branco no Lecce, e contou algumas histórias dos tempos que passaram juntos.
"Quando cheguei ao Lecce [em 2022], o clube tinha acabado de ser promovido [à Serie A]. Ele [Hjulmand] era o capitão e eu senti que ele tinha a alma de um líder, apesar de não ser o mais velho, nem o mais experiente do plantel", começou por explicar Samuel Umititi, sobre o jogador do Sporting que não passa o melhor momento.
O campeão do mundo em 2018 prosseguiu: "Houve uma noite em que ele veio ao meu quarto para conversar comigo, para saber como eu me sentia. Eu tinha acabado de assinar e ainda não estava fisicamente pronto [para jogar], mas ele disse-me que a equipa contava comigo. Falou comigo como um capitão deve fazer, apesar do meu estatuto. Gostei muito dessa abordagem".
"Como a nossa equipa era recém-promovida e defendia muito, o nosso estilo de jogo não o ajudou a expressar as suas qualidades, porque tecnicamente ele estava um nível acima. É bom a ditar o ritmo do jogo, a recuperar bolas e tem um bom remate. Podemos não falar muito sobre ele, mas é indispensável para a equipa. E é muito parecido com o Hojberg, é verdade", atitou, de seguida, o jogador retirado, sobre o tempo de Morten Hjulmand no Lecce.
Terminou, com mais elogios, onde destaca também a personalidade do capitão do Sporting: "Tem todas as qualidades de um médio moderno, o físico, a técnica... Tem potencial para se tornar num jogador de topo. Tenho muito orgulho em ter participado na sua evolução. Além de um jogador muito bom, é também uma pessoa muito boa".