
Clube
Sporting despede-se de Aurélio Pereira e fala no enorme legado deixado pelo 'Senhor Formação'
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
O Sporting CP optou por não passar nos noticiários da Sporting TV nem escrever uma linha sobre as críticas contundentes que Jorge Silas fez ao Record, logo após o triunfo por 2-0 frente ao Boavista. O treinador esclareceu, no último domingo, as declarações de véspera sobre Bruno Fernandes, atirando-se ao jornal Record, que acusou de retirar do contexto as suas palavras sobre o ex-capitão. Tal como o próprio Record fez, o site do Clube optou por omitir a parte da conferência de imprensa onde o treinador verde e branco fez esses comentários, como se pode LER AQUI.
Em vésperas de um importante compromisso europeu, o Leonino sabe que a estrutura do futebol no Clube ficou bastante agastada com esta quebra de solidariedade por parte dos altos responsáveis da SAD. Ainda para mais quando ainda há pouco tempo, mais do que uma vez, Miguel Braga, assessor de comunicação do Sporting CP, insurgiu-se contra outros meios de comunicação social, nomeadamente o Jogo e o Público (LER AQUI e AQUI). Desta vez, imperou o silêncio.
Em contraste com a opção da comunicação do Sporting CP e editorial do jornal Record, a grande maioria dos outros meios de informação consideraram pertinente noticiar as palavras de Silas.
“Capa do Record é desonesta”
O treinador afirmou que “a capa do Record de hoje (domingo) é desonesta porque tira do contexto declarações minhas - como se eu tivesse posto em causa o profissionalismo de um jogador que admiro imenso, pelo qual tenho um reconhecimento e respeito enormes. É desonesto porque eu não me atirei ao Bruno, mas podem escrever que agora estou a atirar-me ao Record”. Jorge Silas esclareceu que "falou de uma situação que acontece no futebol com o Bruno, com o Silas, com toda a gente – a instabilidade que vivemos nos mercados de transferências. Acontece com todos os jogadores e foi a isso que me referi. Não disse que o Bruno não quis dar mais, o Bruno sempre quis. Ele é um dos melhores profissionais com que já trabalhei”.
As críticas do treinador foram contundentes, mas nem assim fizeram com que o Clube as entendesse merecedoras de destaque ou sequer referência. “Às vezes, em conversas com jornalistas, dizem-me que os clubes deviam ser mais abertos, que devia haver mais comunicação com os clubes. Como, se depois aparecem um ou dois mal-intencionados que pegam em coisas e deturpam o que dizemos? Assim não é possível haver essa comunicação. Querem vender mais jornais? Isso é outra coisa. Mas não faltem ao respeito a mim e ao Bruno porque o que disse não foi o que colocaram na capa”, concluiu Silas.
Poder da comunicação faz-se sentir
A comunicação do Sporting está nesta altura mais hierarquizada, fazendo-se sentir a sua força em todas as áreas, sejam da SAD ou do Clube. Nos últimos tempos foi criado o Conselho Estratégico de Comunicação, que inclui cinco pessoas como o Presidente Frederico Varandas e o vice Francisco Salgado Zenha, e exclui a responsável de comunicação (LER AQUI), pretendendo coordenar tudo o que diga respeito a mensagens e utilização de canais do Sporting CP. O Conselho Estratégico de Comunicação já decidiu que não quer deixar ‘à solta’ e sem coordenação as diversas áreas, nomeadamente as modalidades, que vão ter um controlo mais apertado. Neste últimos dias, noticiado em exclusivo pelo Leonino, as críticas de Miguel Albuquerque à equipa de hóquei em patins foram silenciadas (LER AQUI). Há dois dias, foi a vez do treinador da equipa principal de futebol ver as suas palavras omitidas nos canais de comunicação do Clube.
Clucomeça a 21 de abril e prolonga-se até 31 de maio, numa atualização regular que permite reorganizar a base associativa
|
O Sporting anunciou esta sexta-feira que vai avançar com o processo de remuneração de sócios, um procedimento que acontece de cinco em cinco anos. A iniciativa terá início no próximo dia 21 de abril e vai se prolongar até 31 de maio, sendo enviada uma versão digital do novo cartão de associado até ao final do processo. O cartão físico será entregue no início da época 2026/27.
A última renumeração aconteceu em 2020, no âmbito da campanha “Eu Sou – Renumeração 2020”, e permitiu ao Clube recuperar 8.141 sócios, ao mesmo tempo que angariou cerca de dois milhões de euros em quotizações. Um sinal claro da importância deste processo para a vitalidade financeira e institucional do clube.
Em março de 2024, o Sporting contava com 146.292 associados, dos quais 109.110 eram efetivamente pagantes, números que representam um recorde absoluto para o universo leonino. Estes dados mostram o crescimento sustentado da massa adepta sportinguista, num momento em que o clube atravessa uma fase desportiva positiva. A renumeração tem como objetivo atualizar a base de dados dos sócios e refletir a realidade atual do clube, tendo impacto direto, por exemplo na ordem numérica atribuída a cada associado. Este processo também contribui para a organização de futuras eleições e assembleias gerais.
O Sporting apela à participação de todos os sócios no processo, reforçando o papel de cada um na vida do clube. Com mais de 146 mil associados registados, os leões reforçam a sua posição como uma das maiores instituições desportivas de Portugal.
A equipa liderada por Rui Borges vê-se no segundo lugar da tabela classificativa, apenas a dois pontos do seu eterno rival. Com o apoio crescente e sentido dos adeptos nas últimas temporadas, o Sporting prepara-se para os próximos encontros e acredita na conquista do bicampeonato. É de recordar que o apoio dos adeptos tem sido cada vez mais notório nas últimas temporadas. O avançado sueco de 26 anos, Viktor Gyokeres, é a peça-chave da equipa liderada por Rui Borges, e tem vários clubes europeus interessados. O mais certo é que saia este verão de Alvalade.
Figura história do Clube de Alvalade foi responsável pela carreira de várias das maiores figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos
|
Aurélio Pereira morreu esta terça-feira, dia 8 de abril, aos 77 anos. O funeral da figura histórica do Clube de Alvalade realiza-se esta quinta-feira, dia 10 de abril, com missa marcada para as 13h15 na Igreja de São João Baptista, no Lumiar. A cremação decorre pelas 15h00 no Cemitério dos Olivais.
O velório está marcado para a véspera, quarta-feira, com abertura às 17h00 e fecho às 22h00, também na Igreja de São João Baptista. De todos os quadrantes e cores clubísticas chegam mensagens de despedida: Desde Cristiano Ronaldo Quaresma, Paulo Futre, João Palhinha, Ricardo, entre outros.
Irmão mais velho de Carlos Pereira, antigo jogador e treinador do Sporting, Aurélio também foi atleta leonino, mas nos escalões de formação. Seguiu depois a carreira de coordenador, e foi nesse papel que voltou ao clube verde e branco, para trabalhar nas camadas jovens, onde conquistou vários títulos.
Aurélio Pereira tornou-se assim uma figura incontornável e consensual da história do Clube de Alvalade, mas também do futebol português, tendo em conta o contributo que inúmeros jogadores - e muitos outros - deram à Seleção Nacional ao longo dos últimos anos.
"O 'Senhor Formação' será para sempre recordado como um dos maiores nomes da história do futebol nacional e, acima de tudo, da história do Sporting Clube de Portugal", sublinha o Sporting num comunicado lançado ao início da tarde desta terça-feira, dia 8 de abril.
Sócio n.º 1208-0 do Clube de Alvalade integrou a direção dos leões entre 1999 e 2000; Leões emitiram comunicado a lamentar falecimento
|
O Sporting emitiu uma nota informativa no site oficial, esta terça-feira, dia 8 de abril, para manifestar o seu pesar pela morte de Pedro Batalha Ribeiro. O sócio n.º 1208-0 do Clube de Alvalade integrou a direção dos leões na condição de diretor geral e de diretor de projetos imobiliários.
De recordar que Pedro Batalha Ribeiro foi “Diretor Geral e Diretor de Projetos Imobiliários do Sporting entre 1999 e 2009”, um período que compreendeu as direções de José Roquette, Dias da Cunha e de Filipe Soares Franco e faleceu assim aos 63 anos de idade.
"Aos familiares e amigos, o Sporting endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube", pode ler-se no comunicado emitido pelo emblema verde e branco, num dia marcado também pelo desaparecimento de Aurélio Pereira.
O antigo responsável pelo departamento de formação do Sporting, que 'descobriu', entre outros Cristiano Ronaldo, morreu esta terça-feira, aos 77 anos. O Sporting emitiu um comunicado, onde lembrou alguns dos talentos do futebol português descobertos por Aurélio Pereira.
"De Paulo Futre, a Luís Figo ou a Cristiano Ronaldo, mas também a talentos mais recentes, Aurélio Pereira é o grande responsável pela carreira de várias das figuras do futebol nacional nos últimos 40 anos", recordaram os verdes brancos (Recorde AQUI).