Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

SPORTING OMITE PALAVRAS DE SILAS E JUNTA-SE A RECORD

Comunicação do Clube não faz eco das críticas do treinador ao jornal desportivo. Há pouco mais de duas semanas, Miguel Braga não poupou outros órgãos de comunicação social

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting CP optou por não passar nos noticiários da Sporting TV nem escrever uma linha sobre as críticas contundentes que Jorge Silas fez ao Record, logo após o triunfo por 2-0 frente ao Boavista. O treinador esclareceu, no último domingo, as declarações de véspera sobre Bruno Fernandes, atirando-se ao jornal Record, que acusou de retirar do contexto as suas palavras sobre o ex-capitão. Tal como o próprio Record fez, o site do Clube optou por omitir a parte da conferência de imprensa onde o treinador verde e branco fez esses comentários, como se pode LER AQUI.


Em vésperas de um importante compromisso europeu, o Leonino sabe que a estrutura do futebol no Clube ficou bastante agastada com esta quebra de solidariedade por parte dos altos responsáveis da SAD. Ainda para mais quando ainda há pouco tempo, mais do que uma vez, Miguel Braga, assessor de comunicação do Sporting CP, insurgiu-se contra outros meios de comunicação social, nomeadamente o Jogo e o Público (LER AQUI e AQUI). Desta vez, imperou o silêncio.


Em contraste com a opção da comunicação do Sporting CP e editorial do jornal Record, a grande maioria dos outros meios de informação consideraram pertinente noticiar as palavras de Silas.


“Capa do Record é desonesta”

O treinador afirmou que “a capa do Record de hoje (domingo) é desonesta porque tira do contexto declarações minhas - como se eu tivesse posto em causa o profissionalismo de um jogador que admiro imenso, pelo qual tenho um reconhecimento e respeito enormes. É desonesto porque eu não me atirei ao Bruno, mas podem escrever que agora estou a atirar-me ao Record”. Jorge Silas esclareceu que "falou de uma situação que acontece no futebol com o Bruno, com o Silas, com toda a gente – a instabilidade que vivemos nos mercados de transferências. Acontece com todos os jogadores e foi a isso que me referi. Não disse que o Bruno não quis dar mais, o Bruno sempre quis. Ele é um dos melhores profissionais com que já trabalhei”.


As críticas do treinador foram contundentes, mas nem assim fizeram com que o Clube as entendesse merecedoras de destaque ou sequer referência. “Às vezes, em conversas com jornalistas, dizem-me que os clubes deviam ser mais abertos, que devia haver mais comunicação com os clubes. Como, se depois aparecem um ou dois mal-intencionados que pegam em coisas e deturpam o que dizemos? Assim não é possível haver essa comunicação. Querem vender mais jornais? Isso é outra coisa. Mas não faltem ao respeito a mim e ao Bruno porque o que disse não foi o que colocaram na capa”, concluiu Silas.

Poder da comunicação faz-se sentir

A comunicação do Sporting está nesta altura mais hierarquizada, fazendo-se sentir a sua força em todas as áreas, sejam da SAD ou do Clube. Nos últimos tempos foi criado o Conselho Estratégico de Comunicação, que inclui cinco pessoas como o Presidente Frederico Varandas e o vice Francisco Salgado Zenha, e exclui a responsável de comunicação (LER AQUI), pretendendo coordenar tudo o que diga respeito a mensagens e utilização de canais do Sporting CP. O Conselho Estratégico de Comunicação já decidiu que não quer deixar ‘à solta’ e sem coordenação as diversas áreas, nomeadamente as modalidades, que vão ter um controlo mais apertado. Neste últimos dias, noticiado em exclusivo pelo Leonino, as críticas de Miguel Albuquerque à equipa de hóquei em patins foram silenciadas (LER AQUI). Há dois dias, foi a vez do treinador da equipa principal de futebol ver as suas palavras omitidas nos canais de comunicação do Clube.


Clube

Godinho Lopes declara: "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting, exigindo apenas que..."

Antigo Presidente do emblema verde e branco também foi inquirido e confirmou algumas informações ao Ministério Público

Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho
Godinho Lopes, ex-presidente do Sporting, inquirido sobre Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado - para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). São ainda reveladas as declarações de Godinho Lopes.


O antigo Presidente do Sporting e da SAD, entre 2011 e 2013, afirmou ao Ministério Público que "Álvaro Sobrinho aceitou emprestar dinheiro ao Sporting Clube de Portugal, exigindo apenas que estivesse garantido por passes de jogadores, sendo que se o SCP vendesse os jogadores e não tivesse dinheiro para saldar o valor em dívida podia substituir os passes destes jogadores pelos passes de outros jogadores", pode ler-se.


De resto, o ex-líder dos leões ainda terá confirmado que o dinheiro que entrou em Alvalade "pertencia à sociedade Holdimo e que, nesta altura [à data dos contactos], com ligação à Holdimo apenas conheceu Álvaro Sobrinho", ainda assim, "anos mais tarde, foi-lhe dito que o dinheiro recolhido para emprestar ao Sporting Clube de Portugal tinha origem em várias pessoas de nacionalidade angolana, não tendo sido identificado qualquer nome", detalha o DCIAP. De resto, Godinho reiterou "desconhecer que o dinheiro pertencia ao BESA, e, no seu entender, este dinheiro pertencia à sociedade Holdimo".


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Clube

Varandas faz 'ultimato' a Álvaro Sobrinho por ações na Sporting SAD

Presidente dos verdes e brancos terá contactado a Holdimo para recuperar os 9% do capital social detidos pela empresa angolana

Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho
Sporting de Varandas quer recomprar parte da SAD detida por Álvaro Sobrinho

  |

Icon Comentário0

O Sporting contactou Álvaro Sobrinho - acusado de crime de branqueamento de capitais agravado -  para comprar a participação da Holdimo na SAD presidida por Frederico Varandas. A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que terá, segundo o diário desportivo, tido acesso ao despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).


"[Francisco Salgado Zenha] Esclareceu também que, ao longo das conversas que manteve com Álvaro Sobrinho manifestou àquele, de forma informal, o possível interesse do Grupo Sporting em adquirir, no futuro, a totalidade da participação social da sociedade Holdimo, se aquela quisesse vender. Contudo, frisou que, não houve nenhuma sequência formal a esta abordagem e, para além desta, não tem conhecimento de mais nenhuma intenção de venda da participação social por parte da sociedade Holdimo", escreve o DCIAP.


"Nesta matéria, esclareceu que, caso a sociedade Holdimo pretenda vender no mercado a sua participação social, face à lei da oferta e da procura, pode obter, por cada ação, um valor superior ou inferior ao valor unitário de €1,00 que atualmente lhe está atribuído", pode ler-se no documento, que conclui o resumo da inquirição a Zenha referindo que o dirigente leonino "disse desconhecer a origem do dinheiro aplicado pela sociedade Holdimo na Sporting SAD e no Sporting Clube de Portugal", pode ler-se no despacho.


Recorde-se que, depois da recompra dos VMOC's, por parte do Sporting de Frederico Varandas ao Novo Banco, a presença da Holdimo no capital social da SAD ficou bastante reduzida, passando de uma percentagem a rondar os 30% para um valor perto dos 13%.

De resto, no passado, a empresa de Álvaro Sobrinho, quando tinha 30% das ações, detinha um administrador executivo -, Nuno Correia da Silva -, tendo, posteriormente, o mesmo passado a não executivo. Ao dia de hoje, a Holdimo não tem qualquer administrador na SAD verde e branca, o que se explica pela perda de força da empresa no capital social - atualmente nos 9%.



Futebol

DEPOIS DO ESCÂNDALO EM GUIMARÃES, SPORTING RECEBE MÁS NOTICIAS RELACIONADAS COM A ARBITRAGEM

Leões perderam diante dos vimaranenses com grande penalidade fantasma assinalada por João Pinheiro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O árbitro escocês William Collum foi designado pela UEFA para dirigir o encontro entre o Sporting e os austríacos do Sturm Graz, agendado para a próxima quinta-feira, 14 de dezembro, às 20h00, no Estádio José Alvalade, e as memórias não são as melhores.


O árbitro internacional escocês terá o suporte dos compatriotas Francis Connor e David McGeachie como assistentes, enquanto Kevin Clancy desempenhará o papel de quarto árbitro, e o inglês Stuart Attwell ficará encarregue do VAR.


William Collum já dirigiu três encontros do Sporting. Curiosamente, o último foi um autêntico pesadelo para os verdes e brancos, com o escocês a arbitrar a deslocação dos leões ao reduto do LASK, em 2019/20, que terminou com uma pesada derrota, por 3-0, então sob o comando de Jorge Silas.


Antes dessa partida, William Collum tinha estado no Sporting - Real Madrid, na Liga dos Campeões, durante a temporada 2016/17, com os leões de Jorge Jesus a saírem derrotados, por 2-1, com um golo de Karim Benzema já bem perto do fim.

A primeira experiência de Collum num jogo do Sporting remonta a 2012/2013, quando o Clube de Alvalade defrontou o Metalist, na Ucrânia, num confronto da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, que terminou empatado a uma bola.


O jogo diante do Sturm Graz servirá apenas para cumprir calendário, dado que a turma de Rúben Amorim já assegurou uma vaga no play-off de acesso aos oitavos-de-final da prova e não tem possibilidade de alcançar o primeiro lugar do grupo D, que pertence à Atalanta.

Confira aqui o backstage da partida contra o Vitória de Guimarães:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro
Clube

"Uma mensagem em nome do Sporting" - craque dos leões deixa nota em momento duro

 

Icon Comentário0
Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting
Clube

Ministério Público acusa Álvaro Sobrinho de falcatrua milionária na SAD do Sporting

 

Icon Comentário0
Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026
Clube

Antigo dirigente do Sporting quer que atual direção continue em Alvalade para lá de 2026

 

Icon Comentário0