Futebol
Indecisões de Rui Borges? Quem segue na frente para ser titular no Sporting
05 Dez 2025 | 07:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Mar 2020 | 23:10 |
Após a derrota frente ao FC Famalicão (LER AQUI), Jorge Silas confirmou que já não é treinador do Sporting CP e anunciou que Rúben Amorim será o seu sucessor: “Quero pedir desculpa aos Sócios e adeptos do Sporting CP, porque o Sporting CP e a sua história exigem muito mais do que isto. Quero também dizer que este é o meu último jogo no Sporting CP. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ter a chance de aprender coisas que nunca iria aprender”.
Silas aproveitou a ocasião para deixar rasgados elogios a Rúben Amorim, mas disse também que vai precisar da ajuda de todos: “Sobre o Rúben digo o que disse quando estava no Casa Pia. Será um grande treinador, é jovem, tem muito pela frente. Vai precisar de muita ajuda, de todos. Vem para um desafio enorme. Como ex-colega e amigo desejo-lhe o melhor. Digo que precisará de muita ajuda, porque é um desafio para gente de coragem, num contexto difícil. Vem para aqui um grande treinador”.
O ex-treinador leonino revelou também que esta foi uma decisão tomada depois da eliminação da Liga Europa: “É uma decisão mais do que pensada, que começou a ser pensada após o jogo da Turquia e que foi tomada na sexta-feira, sem volta atrás. Foi tomada por várias razões que não vou enumerar”.
Relativamente aos motivos da saída, Silas não se alongou, mas foi dizendo que a relação com Frederico Varandas e Hugo Viana foi sempre leal: “Não acho que a Direção tenha feito algo de mal. Não é por isso que saio. Saio porque entendo que realmente tenho ideias. Tenho pelo prazer de treinar e se não estou bem num sítio entendo que devo mudar, tal como o Sporting CP o pode fazer. A minha relação com o Presidente e o Hugo é muito honesta e leal. Não nos andámos a enganar. Gostamos muito do Sporting CP. Nunca queremos perder um jogo, mas às vezes perdemos. Não acho que seja essa a razão da minha saída. Acho que quando chegamos as coisas estavam bem pior. Houve evolução na equipa, acho que poderá até evoluir ainda mais, mas por esta e outra razão não foi possível”.
Jorge Silas disse, ainda, que foi uma honra representar o Sporting CP: “Foi um orgulho representar o Sporting CP. Acho que realmente numa ou outra situação poderíamos ter feito mais, acho que todos o podíamos ter feito. Esta decisão baseia-se no pensar no Sporting CP, pois o Clube tem de pensar na próxima temporada, para não voltar a ter os dissabores que teve nesta. O mais natural é sairmos e o Sporting CP pensar noutro treinador, que comece já a trabalhar com os jogadores e a sua ideia. O soberano aqui é o melhor do Sporting CP”.
Clube de Alvalade ficou a conhecer o seu adversário das meias-finais da competição, além das datas e horários desta fase
05 Dez 2025 | 08:12 |
Com o triunfo do Vitória de Guimarães sobre o Porto, por 3-1, na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Sporting ficou a conhecer o seu adversário para as meias-finais da Allianz Cup. Além disso, já todas as informações relativas à final four da competição foram divulgadas.
Assim sendo, de um lado os leões vão defrontar os vimaranenses - últimos a garantir um lugar nesta fase da competição -, enquanto Benfica e Braga medem forças do outro. Na final, em caso de vitória, a turma de Rui Borges pode vir a encontrar as águias ou minhotos.
Para já, aquilo de que o Sporting tem a certeza é de que a meia-final diante do Vitória de Guimarães é disputada a 6 de janeiro, uma terça-feira, pelas 20h00. O Benfica - Braga é no dia seguinte, pelo mesmo horário. A final da competição está marcada para 10 de janeiro (sábado), também às 20h00. Todos estes jogos serão disputados em Leiria.
Vale lembrar que, para chegar a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram dos autores dos golos do Sporting.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
Mapa de castigos dos jogos referentes à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic já foi divulgado e os leões terão muito que pagar
05 Dez 2025 | 07:56 |
Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou o mapa de castigos dos jogos referentes à 12ª jornada do campeonato. Pedro Proença decidiu fazer do Sporting exemplo e multar os leões antes do dérbi frente ao Benfica por mensagens para o rival no decorrer da partida diante do Estrela da Amadora.
Contas feitas, a Direção de Frederico Varandas foi sancionada em 9.183 euros. Neste bolo, grande parte das multas estão relacionadas com o comportamento dos adeptos leoninos, sobretudo devido a mensagens para o Benfica, em tom pré-dérbi.
Mais especificamente, o Sporting vai desembolsar 683 euros devido a cânticos considerados insultuosos para com os encarnados - "adeptos afectos ao clube Sporting CP, entoaram em uníssono, de forma clara, audível e perceptível, a seguinte frase: "Benfica é merda, filhos da p***"", afirma o CD - e ainda 3.825 euros por faixas com provocações.
"De referenciar também que os artefactos pirotécnicos despoletados não atingiram qualquer agente desportivo nem fizeram interromper o jogo. (...) Ao minuto 26, na Bancada Topo Sul, Setor A14 - fora da ZCEAP, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa Sporting CP identificados através de indumentária alusiva ao clube, exibiram duas tarjas por breves minutos com as seguintes inscrições: "Aceitam-se Apostas..." e "Esta semana haverá quantos comunicados??". Não sendo possível aferir a dimensão exata das tarjas referidas, as mesmas teriam medidas superiores às regulamentas (1m x 1m). (...) Após o final do jogo, na Bancada Topo Sul, Setor A14 - fora da ZCEAP, ocupada exclusivamente por adeptos da equipa Sporting CP identificados através de indumentária alusiva ao clube, exibiram uma tarja por breves minutos com a seguinte inscrição: "Na 6a, nós e vocês de garras afiadas!! JL76" Não sendo possível aferir a dimensão exata da tarja referida, a mesma teria medidas superiores às regulamentas"", justifica ainda o organismo da FPF.
A acrescer ao total, o Sporting ainda recebeu uma multa de 3.190 euros pela utilização de pirotecnia por parte dos adeptos, além de 1.530 euros de atraso no regresso dos balneários para a segunda parte do encontro diante do Estrela da Amadora - a quem os leões acabaram por vencer, por 4-0.
Jogador português continua a tentar regressar às opções de Rui Borges após mais de um ano parado devido a lesão grave no joelho direito
05 Dez 2025 | 07:43 |
Nuno Santos continua a dar passos em frente na sua recuperação. Depois de ter iniciado corrida e sprints no relvado, o jogador já incluiu bola nos exercícios que tem vindo a realizar, continuando a fazer esta espécie de 'pré-temporada' antes de entrar nas opções do Sporting.
Segundo revela o jornal Record, o 'camisola 11' dos leões está confortável nos sprints e não demonstra ter perdido a confiança nem medo de recaída com a introdução do esférico nos seus mais recentes exercícios. Nuno Santos mostra, no entanto, alguma ansiedade para voltar a jogar.
No que diz respeito à Unidade de Performance do Sporting, esta pretende que o jogador leve todo o tempo necessário nesta fase da recuperação, para que não corra o risco de regressar demasiado cedo e voltar à estaca zero. No entanto, a confiança de ambas as partes está nos píncaros.
Vale lembrar que o ala se lesionou há já mais de um ano, a 27 de outubro de 2024, no decorrer do jogo da 9.ª jornada da Liga 2024/25, em Famalicão. Nuno Santos acabou por contrair uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito e foi sujeito a intervenção cirúrgica.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).