Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING PODE TER MAIS TRÊS BAIXAS DE PESO PARA CLÁSSICO DIANTE DO PORTO, MAS RÚBEN AMORIM NEGA ESTRATÉGIA

Clube de Alvalade defronta os dragões no próximo dia 18 de dezembro pelas 20h15 para a 14.ª jornada da Liga

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Dez 2023 | 10:00 |

Icon Comentário0

Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves e Marcus Edwards também fazem parte do leque de jogadores que correm o risco de estarem de fora do Clássico diante do Porto, da 14.ª jornada da Liga Betclic Portugal, por acumulação de amarelos. O trio conta atualmente com três amarelos para cada e se voltarem a ver nos próximos dois embates (Gil Vicente e Vitória SC) podem desfalcar os leões.


Numa situação ainda mais preocupante estão Sebastián Coates, Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand, que somam quatro cartões amarelos e encontram-se em sério risco de não enfrentarem o Porto. Questionado sobre se iria gerir a equipa em torno destas sanções, Rúben Amorim, treinador dos leões, distanciou-se. “Obviamente que não vamos fazer isso porque são três pontos em jogo”, defendeu.


O Sporting encontra-se a passar por um ciclo de exigência máxima nas quatro competições. Enfrenta, esta segunda-feira, a formação do Gil Vicente, em casa, para a 12.ª jornada da Liga. Com o desaire do Benfica diante do Moreirense (0-0), em caso de vitória, os verdes e brancos podem saltar para a liderança isolada.


Na ronda seguinte, o Clube de Alvalade entrará em campo, em Guimarães, num terreno habitualmente complicado para os leões. Recorde-se que na época passada os verdes e brancos venceram por 2-0, com golos de Pedro Gonçalves e de Arthur Gomes.

Já a 18 de dezembro, os verdes e brancos terão o chamado duelo de exigência máxima diante do Porto concorrente direto ao título. Atualmente, os dragões encontram-se em igualdade pontual com o Sporting mas a turma de Alvalade conta com um jogo a menos.



Futebol

Pinotes Batista visa possível renovação de Rui Borges no Sporting: "Apesar de concordar..."

Intenção por parte da estrutura verde e branca, face à prolongação do contrato do técnico de Mirandela, não passou despercebida a conhecidos adeptos

André Pinotes Batista, Alexandre Mestre e Bruno Mascarenhas apoiam a continuidade de Rui Borges no Sporting, embora haja alguém que não concorde com o 'timing'
André Pinotes Batista, Alexandre Mestre e Bruno Mascarenhas apoiam a continuidade de Rui Borges no Sporting, embora haja alguém que não concorde com o 'timing'

20 Mar 2026 | 12:08 |

Icon Comentário0

Unanimidade em torno da renovação do contrato de Rui Borges com o Sporting. André Pinotes Batista, André Mestre e Bruno Mascarenhas apoiam a continuidade do treinador de Mirandela à frente da equipa verde e branca, embora o primeiro elemento deste trio não concorde totalmente com o 'timing' da mesma.


André Pinotes Batista: "A ressaca de uma noite épica não deve desviar-nos dos princípios da boa gestão"


"Apesar de concordar desde a primeira hora com a renovação de Rui Borges, entendo que a ressaca de uma noite épica não deve desviar-nos dos princípios da boa gestão", referiu o deputado socialista, em declarações ao jornal Record, numa alusão clara à vitória (5-0) de terça-feira, sobre o Bodø/Glimt, na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.


"O presidente confia no treinador e o treinador no presidente, pelo que o final da época seria a melhor altura para fazer balanços e renovações", prosseguiu o também comentador, vincando: "Esta é a opinião de alguém que acha que, independentemente do desfecho da época, o Sporting deve renovar com um treinador competente."

Alexandre Mestre: "Esta renovação surge no momento certo"


Quem também não tem dúvidas em relação a isso é Alexandre Mestre, antigo secretário de Estado do Desporto e Juventude. "Esta renovação surge no momento certo. Mostra que Rui Borges é fator-chave do projeto, motivando todos para as exigentes frentes desta época e também do futuro", preconizou, à mesma fonte.

Mestre desvia-se um pouco de Pinotes Batista na vertente da gestão. Para o advogado, a renovação do técnico campeão nacional "é um ato de gestão inteligente e eficaz de uma SAD que conhece bem as virtudes da máxima 'em equipa que ganha não se mexe'. O que se pretende é alcançar mais vitórias mantendo a estabilidade".       

Bruno Mascarenhas: "É uma renovação merecida. O Sporting está em condições de voltar a ganhar o título esta temporada"

Também Bruno Mascarenhas, vereador do Chega na Câmara Municipal de Lisboa e antigo dirigente do Clube, alinha na teoria do bom ato de gestão, independentemente do timing escolhido. Até porque, no seu entender, "é normal que as conversas" entre Frederico Varandas e Rui Borges "tenham começado há já bastante tempo" e prossigam agora, um dia depois de o presidente do Sporting ter iniciado o seu terceiro mandato.

"É uma renovação merecida, pois atingir esta fase da Liga dos Campeões com o mérito que o treinador demonstrou não está ao alcance de todos. Constitui também um reforço interno da autoridade do treinador", sublinhou Mascarenhas, também ao mesmo jornal, acentuando outro aspeto que justifica a continuidade do técnico em Alvalade.

"O Sporting está em condições de voltar a ganhar o título esta temporada. Mas, ser já uma das oito melhores equipa da Europa faz, inevitavelmente, com que esta época já seja um grande sucesso", considerou o licenciado em Relações Internacionais.


Futebol

Todos os números daquele que deverá ser o novo contrato de Rui Borges com o Sporting

Renovação do vínculo que liga o técnico dos verdes e brancos a Alvalade já está em marcha e há várias informações relativas ao mesmo

Rui Borges deverá ter um aumento salarial com a renovação de contrato com o Sporting, mas cláusula manter-se-á inalterada
Rui Borges deverá ter um aumento salarial com a renovação de contrato com o Sporting, mas cláusula manter-se-á inalterada

20 Mar 2026 | 11:59 |

Icon Comentário0

A renovação de Rui Borges já entrou numa fase concreta no Sporting e começa a ganhar forma nos bastidores. Houve uma primeira reunião entre as partes na quinta-feira, ao início da noite, que serviu para dar o pontapé de saída num processo que é visto como relativamente simples de fechar — ainda que sem pressas.


Para já, a ideia passa por negociar com calma, mas com bases bem definidas. Com Frederico Varandas já confirmado para o novo mandato (2026-2030), a intenção da SAD é clara: prolongar o vínculo do treinador por mais dois anos, estendendo o contrato atual, que termina em junho de 2027.


Além da duração, também o salário será revisto. Neste momento, Rui Borges aufere cerca de 1 milhão de euros brutos por ano, valor que deverá subir no novo acordo, refletindo o crescimento e os resultados alcançados desde que assumiu a equipa.


Já no que diz respeito à cláusula de rescisão, não estão previstas alterações. O valor deverá manter-se nos 20 milhões de euros, tal como foi definido aquando da chegada ao Sporting. Ainda assim, tudo isto está a ser delineado de acordo também com as intenções dos seus representantes.

Com vontade clara de ambas as partes em continuar e com os principais pontos já alinhados, o processo deverá avançar sem grandes obstáculos. Falta apenas acertar detalhes e o tempo para oficializar, mas tal está previsto de ficar concluído antes do final da temporada.



Futebol

Lyon - Celta de Vigo: Afonso Moreira entra em 'resgate', mas sonho europeu chega ao fim

Franceses e galegos mediram forças na tarde desta quinta-feira, dia 19 de março, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa

O Lyon foi eliminado da Liga Europa pelo Celta de Vigo, ao ter perdido por 2-0, esta quinta-feira. Afonso Moreira, entrou aos 61 minutos do lado francês
O Lyon foi eliminado da Liga Europa pelo Celta de Vigo, ao ter perdido por 2-0, esta quinta-feira. Afonso Moreira, entrou aos 61 minutos do lado francês

20 Mar 2026 | 11:18 |

Icon Comentário0

Num encontro a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, o Lyon de Afonso Moreira, ex Sporting - que reuniu com Rui Borges -, saiu derrotado em casa pelo Celta de Vigo por 2-0. Desta forma, os franceses foram eliminados da competição, isto depois do agregado da eliminatória ter ficado fixado em 3-1 a favor dos espanhóis.


A primeira parte começou com os visitantes a demonstrarem maior vontade de controlar o jogo. Contudo, aos 19 minutos, Moussa Niakhaté foi expulso, obrigando a equipa francesa a jogar com menos um jogador durante grande parte do encontro. Dominik Greif manteve a baliza intacta, levando a partida empatada a zero para o intervalo.


No segundo tempo, os celestes dominaram a posse de bola e inauguraram o marcador aos 61 minutos, quando Javier Rueda recebeu um passe de Hugo Álvarez e finalizou para o fundo das redes. Momentos depois, Rueda, que atravessava um bom momento, teve nos pés o segundo golo depois de ganhar as costas à defesa francesa numa jogada em que, em vez de rematar, optou por procurar Ferran Jutglá.


Com o português Afonso Moreira já em campo, o Lyon continuou a ser pressionado. Assim, os visitantes aumentaram a vantagem, selando a eliminatória em tempo de desconto (90'+2) com Jutglà a aproveitar o espaço nas costas da defesa do Lyon e a concretizar no frente a frente com o guardião adversário.

Agora fora da Liga Europa, a equipa comandada por Paulo Fonseca não vence qualquer jogo oficial desde 15 de fevereiro. A formação da Galiza tem agora encontro marcado com o Freiburg nos quartos-de-final, que recebeu e venceu o Genk por 5-1.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador que chegou em janeiro mostra-se frustrado no Sporting
Futebol

Jogador que chegou em janeiro mostra-se frustrado no Sporting

20 Mar 2026 | 11:04

Icon Comentário0
Sporting procura voltar a encher os bolsos na Champions, mas Gyökeres também pode ajudar
Futebol

Sporting procura voltar a encher os bolsos na Champions, mas Gyökeres também pode ajudar

20 Mar 2026 | 10:42

Icon Comentário0
Porto - Estugarda: Ex Sporting tenta salvar alemães, mas dragões voam para os 'quartos'
Futebol

Porto - Estugarda: Ex Sporting tenta salvar alemães, mas dragões voam para os 'quartos'

20 Mar 2026 | 09:48

Icon Comentário0