Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Set 2025 | 07:59 |
Boas notícias para Rui Borges: Hidemasa Morita e Ousmane Diomande podem somar minutos no Sporting - Kairat, válido para a primeira jornada da Liga dos Campeões. Afastados devido a lesão, os dois jogadores não serão titulares, mas podem ser opções a partir do banco, com o tempo de utilização previamente definido.
De acordo com informações reveladas pelo jornal A Bola, apesar de o central e o médio não se terem juntado ao plantel verde e branco no treino da última terça-feira, 16 de setembro, estes estão na fase final da recuperação das respetivas mazelas. Posto isto, é provável que já integrem os trabalhos de hoje.
No entanto, o mesmo não se pode dizer de Geny Catamo. A mesma fonte escreve que o internacional moçambicano ainda não teve 'luz verde' do departamento médio do Sporting, o que significa que Geovany Quenda deverá ser novamente titular.
O 'camisola 10' junta-se a Daniel Bragança, Nuno Santos e Rui Silva como disponíveis para o encontro, uma vez que o guarda-redes do Clube de Alvalade também não deverá somar minutos, vendo o seu lugar ocupado por João Virgínia, como já aconteceu frente ao Famalicão.
O Sporting volta a entrar em campo na quinta-feira, dia 18 de setembro, frente ao Kairat Almaty. O encontro diante da turma liderada por Rafael Urazbakhtin, válido para a primeira jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Estádio José Alvalade e tem pontapé de saída agendado para as 20h00.
Futebolista de 24 anos de idade tem contrato com o emblema alemão até junho de 2027, mas deverá antecipar saída para rumar a Alvalade
01 Set 2026 | 17:43 |
É negócio fechado. Ruby Grant, médio de 24 anos que já se encontra em Lisboa para reforçar a equipa de futebol feminino do Sporting. A internacional jovem inglesa prepara-se para deixar o Bayer Leverkusen e integrar a equipa de Micael Sequeira.
A futebolista tem contrato com o emblema alemão até junho de 2027, mas deverá antecipar a saída para rumar a Alvalade, segundo o portal 'zerozero'. Desde que chegou à Alemanha, em janeiro de 2025, proveniente do Hacken, a jogadora disputou 36 encontros oficiais, 33 dos quais na Bundesliga, tendo apontado um golo.
Formada no Arsenal, onde chegou ainda bastante jovem e se estreou pela equipa principal aos 16 anos, a médio centro passou também pelo futebol universitário dos Estados Unidos, ao serviço da University of North Carolina. Antes de chegar à Alemanha, representou o Hacken, tendo participado em 28 partidas durante 2024, com dois golos e duas assistências.
Habitualmente utilizada no meio-campo, Ruby Grant destaca-se pela versatilidade na zona central e conta ainda com experiência nas seleções jovens de Inglaterra. A sua chegada permitirá ao técnico leonino ganhar mais uma solução para o setor intermediário.
As leoas têm vindo a mexer bastante no plantel durante este mercado e Grant será a próxima novidade. A equipa prepara a estreia oficial no campeonato e na UEFA Women’s Europa Cup, depois de ter vencido o Real por 3-0 no mais recente encontro particular.
Futebolista canhoto surgiu esta terça-feira, dia 1 de setembro, na lista de jogadores inscritos pelos leões no portal da Liga Portugal Betclic
01 Set 2026 | 16:42 |
Moncef Zekri já está oficialmente inscrito pelo Sporting na Liga Portugal e passa, assim, a estar disponível para Rui Borges. O lateral esquerdo marroquino, de apenas 17 anos, já leva mais de uma semana de trabalho em Alvalade, mas aguardava pela conclusão de todo o processo documental para poder ser utilizado em jogos do campeonato.
O atraso esteve relacionado precisamente com a idade do jogador. Por ser menor de idade, foi necessária documentação adicional proveniente do Mechelen, antigo clube do defesa, bem como a validação por parte da FIFA. O compatriota de Yassine Bono, guarda-redes do Al Hilal, tem assim tudo em ordem para se estrear pelos leões.
O jovem reforço vai utilizar a camisola 18 e já poderá ser opção para Rui Borges na próxima jornada, diante do Nacional, encontro marcado para sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. Trata-se de mais uma alternativa para o treinador leonino para o lado esquerdo da defesa.
Zekri chegou a Alvalade proveniente do Mechelen, da primeira divisão belga, num negócio avaliado em 3 milhões de euros fixos, aos quais podem acrescer mais 1 milhão de euros em objetivos. O lateral assinou inicialmente um contrato válido até junho de 2029, uma vez que ainda não tinha atingido a maioridade.
O vínculo contempla, contudo, uma particularidade: quando completar 18 anos, a 20 de setembro, o contrato será automaticamente prolongado até junho de 2031. Com a inscrição finalmente regularizada, o ala fica agora à disposição de Rui Borges e poderá começar a lutar por minutos na equipa principal do Sporting.
Clube inglês aumentou componente fixa do valor, mas reduziu montante previsto em objetivos, cenário que não mereceu aval dos leões
01 Set 2026 | 16:22 |
O Sunderland voltou à carga por Geny Catamo e apresentou uma nova proposta ao Sporting pelo extremo moçambicano. A oferta, contudo, não convenceu a SAD leonina, uma vez que o valor só chega aos 40 milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos, ficando abaixo da fasquia pretendida pelos verdes e brancos.
De acordo com a informação divulgada pelo A Bola, o clube inglês já tinha avançado anteriormente com uma proposta de 30 milhões de euros fixos, aos quais poderiam acrescer mais 10 milhões em variáveis. Nesta segunda abordagem, o clube inglês aumentou a componente fixa, mas reduziu o montante previsto em bónus, cenário que voltou a não merecer o aval dos leões.
A posição mantém-se, assim, inalterada. Face à distância entre as exigências leoninas e a proposta apresentada pelo conjunto da Premier League, ganha força a possibilidade de o internacional moçambicano permanecer no Clube de Alvalade.
Geny Catamo continua a ser uma peça importante para Rui Borges e iniciou a temporada em bom plano. Na época passada, o extremo participou em 47 encontros, tendo contribuído com oito golos e quatro assistências. Já em 2026/27, soma dois jogos disputados e duas assistências.
De resto, Rui Borges recebeu uma garantia importante da estrutura leonina, liderada por Frederico Varandas. Além de Geny Catamo também Gonçalo Inácio é considerado um figura nuclear, pelo que a dupla não vão deixar Alvalade nesta reta final do mercado.