
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tem sido um dos assuntos mais falados nos últimos dias: as trocas de acusações entre Pedro Proença e Fernandes Gomes. O antigo Presidente da Liga de Clubes, agora dirigente máxima da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, terá, recentemente, afirmado que Fernando Gomes (antigo Presidente da FPF, e candidato a Presidente do Comité Olímpico português) o apoiava na candidatura ao Comité de Executivo da UEFA. Gomes desmentiu, e o verniz estalou entre os dois.
O Sporting já reagiu, em comunicado, aos acontecimentos que se têm desdobrado com várias críticas de parte a parte. Os leões começaram por escrever: "O Sporting Clube de Portugal acompanha com grande preocupação os recentes acontecimentos que envolvem a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e as suas potenciais repercussões na representação do futebol português junto da UEFA".
Prosseguiram: "Num momento importante para o futuro do futebol nacional, em que estão em causa projectos estruturantes como a organização do Campeonato do Mundo de 2030 e a candidatura ao Campeonato da Europa de Futebol Feminino de 2029, o Sporting CP considera fundamental que Portugal mantenha uma voz activa e influente nos órgãos de decisão do futebol europeu", explicaram os responsáveis verdes e brancos.
Adicionaram, ainda, o seguinte: "Uma eventual perda de representação portuguesa no Comité Executivo da UEFA poderá comprometer a defesa dos interesses do futebol, fragilizando a posição de Portugal nas grandes decisões estratégicas do futebol europeu e mundial".
Terminaram, da seguinte forma: "O Sporting CP reforça, por isso, a necessidade de estabilidade, bom senso e responsabilidade na gestão do futebol nacional, para que o país continue a ser um interlocutor respeitado e relevante no panorama internacional", remataram os responsáveis de Alvalade, numa altura onde já são muitos os emblemas que reagiram à polémica. Relembrar que o Sporting também teve, recentemente, um diferendo com o TAD.
Avançado sueco dos leões voltou a bater recordes e a estabelecer registos tremendos ao serviço do emblema de Alvalade, e não deve abrandar
|
É o maior destaque da equipa do Sporting desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023, há menos de dois anos. Com os dois golos marcados frente ao Estrela da Amadora, Viktor Gyokeres deu um salto para a história do emblema verde e branco.
No dérbi de Lisboa contra a equipa da Amadora, o avançado sueco dos leões marcou o seu 84º e 85º golos com a Listada verde e branca. Com esses números, Viktor Gyokeres garante, desde já, entrada no top 20 de melhores marcadores de sempre da história do Sporting. Relembrar que o Arsenal estará muito interessado no jogador.
O avançado internacional pela Suécia tem mantido uma média incrível de golos no Sporting, e com menos de dois anos de Clube, já se tornou no 19º melhor marcador de sempre de leão ao peito. À sua frente está, agora, Marinho, com apenas mais um golo - ou seja, Viktor Gyokeres deverá, nas próximas partidas, continuar a subir na tabela histórica dos leões.
Em relação à Liga, leva 30 golos marcados até ao momento, e persegue, agora, os 34 marcados por Bas Dost e Jonas, em 16/17 e 17/18, respetivamente. Acima deles, Jardel com 42 golos em 2001/2002, e Yazalde, que estabeleceu o recorde com 46 golos marcados, em 73/74.
Com os dois golos frente ao Estrela da Amadora, ambos através da marca da grande penalidade, Viktor Gyokeres também deu um passo em frente numa lista curiosa: é o segundo jogador com mais penáltis concretizados em Portugal desde a entrada do VAR. Está a apenas um de Taremi, que entretanto já deixou o campeonato português.
Gunners contrataram, recentemente, um elemento que pode ser um trunfo importante para tirar o avançado sueco do Clube verde e branco
|
O interesse do Arsenal, clube do norte de Londres, em Viktor Gyokeres, não é novo. No entanto, há um dado que parece estar a mudar a situação, e não trazer boas notícias para o Sporting. Falamos da contratação de Andrea Berta, novo diretor desportivo dos gunners, apresentado no passado domingo, dia 30 de março.
O novo homem forte do futebol do Arsenal chega proveniente do Atlético Madrid e é, desde logo, um grande apreciador das qualidades de Viktor Gyokeres, segundo avançou o The Athletic, conceituada publicação britânica. O plano será mesmo fazer do sueco a prioridade em termos de contratações para o próximo verão.
Viktor Gyokeres não é o único nome na lista do Arsenal, apesar de ser o mais consensual. O cenário de sonho dos gunners seria Alexander Isak, também sueco, do Newcastle, mas os valores pedidos serão altos de mais. Por outro lado, Benjamin Sesko, outro dos nomes na lista dos ingleses, reúne menos consenso que o avançado do Sporting.
O Arsenal não é, de resto, o único clube que segue de perto Viktor Gyokeres e que já fez saber do seu interesse, com, por exemplo, Barcelona e Bayern Munique na mesma situação. No entanto, os gunners são o clube onde o avançado sueco aparece mais acima na lista de prioridades, uma vez que um ponta de lança de referência tem sido um forte desejo de Arteta nas últimas temporadas, posição que tem estado salvaguardada nos outros emblemas mencionados.
Resta perceber, agora, por que valores irá o Sporting negociar o Viking de Alvalade. A cláusula aponta para os 100 milhões de euros, mas haverá um acordo para negociar o avançado por menos - resta saber qual será a margem deste compromisso entre as duas partes, e por que valores Gyokeres acaba efetivamente por deixar o Clube.
Jovem defesa central belga chegou ao Clube de Alvalade no início da temporada, mas ganhou rapidamente o seu espaço e importância no plantel
|
Zeno Debast tem sido um dos destaques da época do Sporting. O defesa central de origem tem jogado muitas vezes no meio campo esta ano - mas a mudança parece estar a compensar, uma vez que o jogador não para de valorizar desde que Rui Borges o colocou no miolo do terreno.
O jovem central belga chegou aos leões no verão de 2024, proveniente do Anderlecht, a troco de qualquer coisa como 15,5 milhões de euros. Entrou logo no onze com Ruben Amorim, manteve o seu lugar no plantel com a chegada de João Pereira, mas disparou para outros patamares com a entrada de Rui Borges e a adaptação ao meio campo.
De facto, este novo destaque de Zeno Debast na equipa do Sporting está a dar frutos a olhos vistos. Na última atualização do portal especializado no mercado do futebol, o Transfermarkt, o jogador aparece valorizado em seis milhões de euros (dos 18 para os 24), quando comparado com a última avaliação existente - uma prova de que os desempenhos não têm passado ao lado de ninguém. Relembrar que o jogador também se tornou titular na sua seleção.
O belga, que tem atuado a médio dos últimos meses, tem vindo a crescer e a desenvolver algumas características por estar nessa zona específica no terreno: tem ganho confiança, o que o faz ser mais vocal e assumir um papel de maior liderança dentro do campo. Rui Borges, treinador do Sporting, é o primeiro a reconhecer estas capacidades a Zeno Debast.
"Falei com o Zeno quando cheguei, porque tem perfil, personalidade fantástica para um miúdo de 20 anos. Facilmente será um líder no futuro, será um bom capitão. Tem características adaptáveis, sabe que a equipa precisa disso, ajuda, ouve — a personalidade dele é fantástica—,adapta-se, não se queixa por não jogar na posição dele, está sempre disponível, feliz no dia a dia", tinha dito o treinador dos leões em conferência de imprensa do jogo com o Estoril, no início de março.