Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

TAD dá razão ao Sporting: FPF de Fernando Gomes tentou prejudicar leões à descarada

Pedro Proença é agora o novo presidente e Clube de Alvalade espera mudanças significativas nos critérios e na forma como é gerido o organismo

Fernando Gomes foi substituído por Pedro Proença na FPF e Sporting não esquece deficiências da gestão no passado
Fernando Gomes foi substituído por Pedro Proença na FPF e Sporting não esquece deficiências da gestão no passado

26 Mar 2025 | 08:42 |

Icon Comentário0

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) retirou a suspensão de oito jogos a Nuno Santos, e a multa a Matheus Reis, na sequência de um castigo do Conselho de Disciplina (CD) da antiga direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), liderada por Fernando Gomes, derivado dos acontecimentos da Supertaça, diante do Porto. O Sporting está furioso com a situação, uma vez que se sente prejudicado.


Segundo o acórdão do recurso apresentado pelos leões, revelado pelo jornal Record, o TAD prova que, durante a Supertaça, o vidro do camarote do Estádio Municipal de Aveiro partiu-se devido às paupérrimas condições de segurança apresentadas e não pelos festejos dos jogadores dos verdes e brancos.


De acordo com o documento, o Sporting acusa o antigo CD de "encobrir" a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), grandes responsáveis pelo sucedido, uma vez que a estrutura estava já danificada "com a falta de uma das quatro fixações" e com as restantes "danificadas pela corrosão" e "sem revestimento protetor".


Segundo os "testes de resistência do guarda-corpos, caso o mesmo estivesse em perfeitas condições, a estrutura seria capaz de resistir a um impacto de 122 kgs, uma força que o extremo leonino seria incapaz de provocar com um pontapé, ainda mais a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo como sucedia na altura", escreve o diário desportivo.

A CMA nunca apresentou provas que culpassem diretamente os jogadores do Sporting, contrariamente ao que fez a Direção de Frederico Varandas, que, no documento em questão, aponta ainda para um caso semelhante, na Supertaça de 2020, entre Benfica e Porto. No entanto, dada a ausência de feridos, a autarquia aveirense voltou a encobrir a situação, para não admitir condições deficitárias no recinto desportivo.


Depois do que foi apresentado pelos verdes e brancos, sem a CMA ou a FPF terem contraposto o TAD acabou por ilibar Nuno Santos, Matheus Reis e a Sporting SAD. Agora, resta saber o desfecho da situação e se a forma como o CD é gerido sofre alterações, como pediram os leões.

Confira os melhores momentos de Nuno Santos, frente ao Portimonense:


Futebol

Exclusivo Leonino - Defesa do Sporting continua sem renovar e pode sair a custo zero

Negociações estagnaram nos últimos meses, mas vontade de pupilo de Rui Borges é a de prolongar vínculo com o Clube num futuro próximo

Exclusivo Leonino - Jogador do Sporting ainda não renovou contrato com os leões e corre risco de abandonar Alvalade a custo zero
Exclusivo Leonino - Jogador do Sporting ainda não renovou contrato com os leões e corre risco de abandonar Alvalade a custo zero

29 Set 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

A situação contratual de Matheus Reis continua num impasse. Apesar de o Sporting ainda não ter renovado contrato com o jogador, a verdade é que a SAD, liderada por Frederico Varandas, quer mesmo prolongar o vínculo com o atleta brasileiro, sabe o Leonino.


Com contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 45 milhões de euros, o futebolista corre o risco de sair a custo zero, uma vez que está perto de ficar livre para assinar por um novo emblema já a partir do próximo mês de janeiro.


O Sporting e jogador prosseguem com as negociações para oficializar a renovação. A vontade de Frederico Varandas é 'amarrar' ainda mais o futebolista de 30 anos e prolongar por, pelo menos, um ou dois anos o novo vínculo. Apesar de não ser um titular, ao que o nosso Jornal apurou, a sua experiência e polivalência são trunfos de que Rui Borges não abdica.


O jogador é tido como um exemplo de trabalho no balneário, sendo também, a par de Rui Silva e Nuno Santos, dos únicos jogadores com 30 ou mais anos. Numa equipa tão jovem como a do Sporting, Frederico Varandas já decidiu que quer rever a situação contratual do canhoto, que acabou por não abandonar Alvalade.

Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 203 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.



Futebol

Iturralde dá chapada de luva branca aos 'especialistas': "Golo do Sporting é legal e não há penálti"

Ex juiz analisou alguns dos principais casos da sétima jornada da Liga Portugal Betclic, que viu leões vencerem no reduto do Estoril (1-0)

Iturralde González fala em lances limpos no Estoril e Sporting, duelo que leões venceram por 1-0, na Amoreira
Iturralde González fala em lances limpos no Estoril e Sporting, duelo que leões venceram por 1-0, na Amoreira

28 Set 2025 | 23:44 |

Icon Comentário0

Iturralde González analisou alguns dos principais casos da sétima jornada da Liga Portugal Betclic, que terminou com vitória do Sporting sobre o Estoril (1-0). O ex-juiz internacional refere que, no lance do golo de Luis Suárez não há qualquer irregularidade, bem como no lance de possível grande penalidade entre Maxi Araújo e Felix Bacher. 


"Percebe-se, desde o momento do remate de Luis Suárez, que o guarda-redes vê como a bola sai do pé do avançado. A bola é rematada ao poste mais distante do guarda-redes, no caso ao esquerdo, e o outro jogador do Sporting, Pote, pára o movimento, ou seja, não só não se faz à bola como nem sequer se mexe. Portanto, não interfere com a visão do guarda-redes", começou por dizer ao jornal Record.


Iturralde González: "Para mim, é um golo legal"


O antigo árbitro explicou porquê: "Outra coisa seria se o Pote se mexesse e tentasse jogar a bola, porque, se assim fosse, como estava em fora-de-jogo, poderíamos falar em interferência. Mas aqui não há interferência física e, embora ele esteja próximo do guarda-redes, também não há interferência visual. Para mim, é um golo legal", disse ao jornal Record.

Iturralde González: "Para mim não há penálti"


De seguida abordou o lance entre Maxi Araújo e o jogador do Estoril: "Para mim não há penálti porque é o jogador do Estoril que invade o espaço do defesa do Sporting. Maxi Araújo já está no ar, o braço dele não se movimenta em momento algum em busca do contacto e é o jogador do Estoril quem invade o espaço do defesa no momento em que este tenta fazer o corte. É uma jogada normal de futebol, nada mais", resume Iturralde González.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na próxima quarta-feira, dia 1 de outubro, frente ao Nápoles. O encontro, a contar para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Antonio Conte, jogar-se-á no Estádio Diego Armando Maradona, às 20h00.


Futebol

João Diogo Manteigas acusado de querer imitar um ex presidente do Sporting

Rival nas eleições ao ato eleitoral do Benfica acusa jurista de ser o responsável pela cena de violência que aconteceu na Assembleia Geral do clube da Luz

Um dos candidatos à presidência do Benfica acusou adversário de querer imitar Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting
Um dos candidatos à presidência do Benfica acusou adversário de querer imitar Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting

28 Set 2025 | 22:37 |

Icon Comentário0

Luís Filipe Vieira apontou o dedo, este domingo, a João Diogo Manteigas, dizendo que o rival nas eleições à presidência do Benfica foi o responsável pela cena de violência que aconteceu na Assembleia Geral do clube da Luz. Acusou ainda o mesmo de querer imitar Bruno de Carvalho - que deu nega a um novo jogador do Porto.


L.F. Vieira: "Há um quer imitar o Bruno de Carvalho. O Manteigas, mas é muito pequenino para o Bruno de Carvalho"


"Há um que quer imitar o Bruno de Carvalho. O Manteigas, mas é muito pequenino para o Bruno de Carvalho. Os benfiquistas também têm culpa porque têm de se mobilizar e estar nas AG's. Os novos estatutos vão tornar o Benfica ingovernável. Foi aprovado por uma minoria, cerca de 8 mil", começou por dizer em entrevista ao canal Now.


O antigo dirigente máximo das águias diz que João Diogo Manteigas é perigoso para o emblema encarnado: "Vou dar-lhe um exemplo. Qualquer relatório e contas do Benfica vai para ser aprovado, como ontem foi chumbado, passado 30 dias é votado novamente e se for chumbado a direção cai. Quem permitiu estes estatutos? Manteigas esteve muito interventivo no voto eletrónico. Benfica não pode estar nas mãos destes mentores. Eles querem fazer um ataque ao poder do Benfica".

L.F. Vieira: "João Diogo Manteigas controla os adeptos benfiquistas mais radicais"


De seguida, debruçou-se sobre a invasão à Academia de Alcochete, em 2018, e fez um paralelismo com a realidade do Benfica: "Ninguém deu ordens para atacar a Academia do Sporting, foram esses grupos organizados que tomaram iniciativa própria. O Benfica não tem claques. João Diogo Manteigas controla os adeptos benfiquistas mais radicais. Não têm interesses nenhuns, querem destruição completa", vincou.

Sob a liderança de Bruno de Carvalho, o Sporting alcançou várias conquistas em diversas modalidades. No futebol, apesar de não ter conquistado o título mais desejado - o Campeonato Nacional - conseguiu venceu a Taça de Portugal, a Supertaça e a Taça da Liga.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Andebol do Sporting tem objetivo ambicioso para a Liga dos Campeões
Futebol

Exclusivo Leonino - Andebol do Sporting tem objetivo ambicioso para a Liga dos Campeões

28 Set 2025 | 22:25

Icon Comentário0
Ex Sporting pode receber quase 14 milhões de euros, se for atirado porta fora
Futebol

Ex Sporting pode receber quase 14 milhões de euros, se for atirado porta fora

28 Set 2025 | 22:00

Icon Comentário0
Ousmane Diomande dá notícia soberba ao Sporting
Futebol

Ousmane Diomande dá notícia soberba ao Sporting

28 Set 2025 | 21:52

Icon Comentário0