
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) retirou a suspensão de oito jogos a Nuno Santos, e a multa a Matheus Reis, na sequência de um castigo do Conselho de Disciplina (CD) da antiga direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), liderada por Fernando Gomes, derivado dos acontecimentos da Supertaça, diante do Porto. O Sporting está furioso com a situação, uma vez que se sente prejudicado.
Segundo o acórdão do recurso apresentado pelos leões, revelado pelo jornal Record, o TAD prova que, durante a Supertaça, o vidro do camarote do Estádio Municipal de Aveiro partiu-se devido às paupérrimas condições de segurança apresentadas e não pelos festejos dos jogadores dos verdes e brancos.
De acordo com o documento, o Sporting acusa o antigo CD de "encobrir" a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), grandes responsáveis pelo sucedido, uma vez que a estrutura estava já danificada "com a falta de uma das quatro fixações" e com as restantes "danificadas pela corrosão" e "sem revestimento protetor".
Segundo os "testes de resistência do guarda-corpos, caso o mesmo estivesse em perfeitas condições, a estrutura seria capaz de resistir a um impacto de 122 kgs, uma força que o extremo leonino seria incapaz de provocar com um pontapé, ainda mais a recuperar de uma lesão no joelho esquerdo como sucedia na altura", escreve o diário desportivo.
A CMA nunca apresentou provas que culpassem diretamente os jogadores do Sporting, contrariamente ao que fez a Direção de Frederico Varandas, que, no documento em questão, aponta ainda para um caso semelhante, na Supertaça de 2020, entre Benfica e Porto. No entanto, dada a ausência de feridos, a autarquia aveirense voltou a encobrir a situação, para não admitir condições deficitárias no recinto desportivo.
Depois do que foi apresentado pelos verdes e brancos, sem a CMA ou a FPF terem contraposto o TAD acabou por ilibar Nuno Santos, Matheus Reis e a Sporting SAD. Agora, resta saber o desfecho da situação e se a forma como o CD é gerido sofre alterações, como pediram os leões.
Confira os melhores momentos de Nuno Santos, frente ao Portimonense:
Internacional português tem vários clubes interessados na sua contratação e Borussia Dortmund chegou a fazer proposta aos leões no mercado de inverno
|
45 milhões de euros é o valor que o Sporting está disposto a receber para deixar sair Gonçalo Inácio. O internacional português tem vários clubes interessados na sua contratação e podia ter abandonado Alvalade em janeiro, mas Frederico Varandas recusou uma proposta o Borussia Dortmund.
O jornal A Bola recorda a investida dos alemães, que não chegaram sequer aos 40 milhões de euros, vendo a proposta recusada pela SAD leonina. No entanto, o diário desportivo garante que "os sinais são de que propostas vão surgir" no verão, com o Manchester United muito atento, tendo como trunfo Miguel Pinho, agente do central e de... Bruno Fernandes.
A mesma fonte refere que, em Inglaterra, há outros emblemas com o 'camisola 25' bem referenciado, mas que qualquer um dos clubes já está a par de que, se não for apresentada uma proposta mínima de pelo menos 45 milhões de euros, Gonçalo Inácio não vai sair de Alvalade.
Com contrato válido até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros, Inácio também tem pretendentes fora da Premier League - que chegou a recusar recentemente - e da Bundesliga. Em Espanha, foi noticiado o interesse do Real Madrid, que tem vivido um calvário com lesões de centrais.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 32 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.413 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou cinco golos e fez três assistências.
Extremo brasileiro é reforço dos verdes e brancos para a próxima temporada e custa aos cofres do Clube de Alvalade cerca de 1,5 milhões de euros
|
Aldia Silva Almeida, mãe de Alisson Santos, confirmou que o extremo vai ser reforço do Sporting na próxima temporada. Os leões demonstraram interesse no jogador já no mercado de inverno e conseguiram fechar negócio com o Vitória, estando o brasileiro já a treinar na Academia Cristiano Ronaldo.
"Mais uma conquista do meu filho", escreveu, junto de uma imagem do jovem com a camisola dos verdes e brancos, partilhando também um vídeo de uma visita de ambos ao Estádio José Alvalade, na partida frente ao Bolonha, na Liga dos Campeões. "Glorias a Deus. Tu és maravilhoso. Mais uma vitória", lê-se.
A União de Leiria tinha uma opção de compra pelo atleta no valor de 750 mil euros. No entanto, o futebolista recusou assinar em definitivo pelo emblema de Lis e, desta forma, acelera a sua integração numa realidade diferente como é o Sporting, sendo que o jogador estava ansioso pela mudança.
No entanto, a Direção liderada por Frederico Varandas paga um valor a rondar os 1,5 milhões de euros para contratar o futebolista em definitivo. O Vitória fica ainda com 10% de uma futura-venda, acreditando que, futuramente, o extremo irá render ao Clube de Alvalade.
Esta temporada, com a camisola da União de Leiria, Alisson Santos - avaliado em 250 mil euros - soma 18 encontros. No total, o brasileiro foi utilizado ao longo de 1.089 minutos, nos quais fez o gosto ao pé por seis ocasiões, não registando qualquer assistência na conta pessoal.
Confira as publicações:
Jovem da formação verde e branca tem sido regularmente chamado aos treinos por Rui Borges, que já terá transmitido informação ao futebolista
|
Eduardo Felicíssimo vai ser titular diante do Estrela da Amadora. Perante uma enorme quantidade de baixas no meio-campo do Sporting, Rui Borges vê-se obrigado a fazer alterações no onze inicial dos leões, em partida válida para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Com Morten Hjulmand suspenso, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves ainda lesionados, Zeno Debast deixa o centro da defesa e junta-se ao meio-campo. No entanto, ao lado do belga a dúvida levanta-se para Rui Borges, mas o técnico já terá tomado a decisão de ser o 'camisola 73' a segurar o lugar.
A situação obriga também a mexidas na defesa, com os verdes e brancos a terem dois regressos. Jeremiah St. Juste e Eduardo Quaresma não estão lesionados e podem ser opção para o treinador dos leões, que está a a analisar os últimos detalhes para o duelo.
Em 2024/25, Eduardo Felicíssimo soma já 14 partidas pela equipa B do Sporting, com dois passes para golos. Além disso, marcou presença em seis jogos disputados pela turma de juniores (sub-19), nos quais apontou duas finalizações certeiras em seis encontros registados. Na equipa principal tem apenas quatro jogos.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - , diante da turma liderada por José Faria, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Gomes.